É, vamos ver conforme as coisas forem aparecendo.PEDRO PAULO REZENDE
Da equipe do Correio
O Comando da Aeronáutica escolheu os finalistas do Programa F-X2, que pretende adquirir 120 caças para unificar a frota de combate da Força Aérea Brasileira (FAB). Foram selecionados os caças F-18 Super Hornet, da norte-americana Boeing; Rafale F3, da francesa Dassault; e Gripen NG, da sueca Saab. Foram eliminados o Eurofighter Typhoon, de um consórcio europeu formado por Alemanha, Espanha, Itália e Reino Unido; o Lockheed-Martin F-16Br, dos Estados Unidos, e o Sukhoi Su-35BM russo, a grande surpresa do processo.
O ministro de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger, defendia uma cooperação maior com Moscou e já obtivera a promessa de importantes parcerias estratégicas, inclusive a fabricação conjunta de um avião invisível ao radar. Por sua vez, o Itamaraty se preparava para receber o presidente Dmitri Medvedev no fim do mês. Três acordos na área militar e de segurança estão previstos para serem firmados, mas, no momento decisivo, a transferência de tecnologia do Su-35Bm não se confirmou. "Isso não impede a progressão em outras áreas, como a de cibernética militar e de produção de lançadores espaciais", afirmou Unger, por meio de um assessor, ao Correio.
Segundo uma fonte da chancelaria russa, a transferência de tecnologia dependeria de um dos acordos a serem firmados no fim do mês, que trata especificamente da proteção da propriedade intelectual. Por isso não foi explicitada no RFI.
Os seis fabricantes receberam em junho um pedido de informações (RFI, sigla em inglês) sobre custo, performance, armamentos, manutenção e pacotes tecnológicos e de compensação comercial. Os questionários foram entregues à Aeronáutica no início de agosto. Nessa fase, a Lockheed-Martin, que oferecera o caça invisível ao radar F-35 Lightning, o avião preferido do comandante Juniti Saito, foi obrigada pelo Departamento de Estado a oferecer um produto menos sofisticado, o F-16Br.
Ontem mesmo, a FAB deu início à segunda etapa do processo. Os três finalistas receberam um pedido de proposta (RFP, sigla em inglês) e terão até o final de dezembro para detalhar cada um dos itens exigidos pela Aeronáutica. A decisão sobre o vencedor da concorrência deve sair no ano que vem.
Segundo uma das companhias eliminadas, a decisão deve beneficiar a Dassault. A transferência completa das linhas de código dos softwares dos concorrentes é um ponto básico nas exigências brasileiras. Para cumpri-la, a Boeing necessitaria de aprovação expressa do Congresso dos Estados Unidos. O Gripen NG, por sua vez, ainda não tem o futuro assegurado. A Saab ainda não fechou nenhuma venda para a Suécia. O país aceita participar do projeto se a Noruega — que já está comprometida com o F-35 norte-americano —, quiser adquirir o avião. A fabricação seriada ocorreria em 2014, ano previsto para abrir a linha de produção.
Na primeira etapa, o Programa F-X2 prevê a aquisição de 36 aparelhos a um custo máximo de US$ 2,5 bilhões. As primeiras entregas ocorreriam em 2014.
TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil ... 200824.htmMedo dos EUA tira russos de lista da FAB
Pesou na escolha dos finalistas para o fornecimento de caças ao Brasil a crescente presença militar russa na Venezuela
O modelo francês Dassault Rafale é o favorito para vencer a disputa; chances do americano F-18 e do sueco Gripen NG são pequenas
IGOR GIELOW
SECRETÁRIO DE REDAÇÃO DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
Uma calculada manobra política, influenciada por pressões sutis vindas de Washington, definiu os finalistas da disputa pelo fornecimento dos novos caças da Força Aérea Brasileira. Para surpresa dos meios militares, a Rússia ficou de fora e os Estados Unidos, dentro.
O favorito é o francês Dassault Rafale, e a escolha deverá ser feita no começo de 2009.
Pesou na escolha do governo, adiantada ontem pelo "Painel" da Folha, a crescente presença militar russa na região, por cortesia do antiamericanismo radical do governo Hugo Chávez na Venezuela e das restrições de Washington para fornecer material bélico para Caracas.
Além de já ter vendido cerca de US$ 4 bilhões em armas, incluindo jatos semelhantes aos que oferecia ao Brasil, Moscou tem estreitado sua relação com Chávez, realizando manobras navais no Caribe, enviando bombardeiros estratégicos para treinamento e prometendo parcerias na área nuclear.
Como já negocia a compra de helicópteros de ataque russos, ainda que com dificuldades devido a interesses divergentes, a FAB estimou que estaria se alinhando ao "eixo bolivariano" se também se equipasse com caças Sukhoi -a despeito do fato de o avião ser geralmente considerado superior por analistas ao Rafale, ao sueco Gripen NG e ao americano F-18, os finalistas da disputa.
Sinalização
Além disso, diplomatas americanos fizeram chegar ao governo, por meio de contatos com adidos militares, sinalizações de que Washington não reagiria bem a uma eventual escolha russa.
A pressão naturalmente é velada, incluindo no rol de retaliações hipotéticas limitações de fornecimento tecnológico a empresas brasileiras como a Embraer, mas a mensagem central foi a de que a opção francesa não seria malvista -para bom entendedor, o recado foi dado. De todo modo, a inclusão da Boeing (com o F-18) na disputa final significa uma deferência aos EUA. Isso porque as chances americanas são, se for o caso de acreditar no discurso do governo, quase nulas devido à tradicional restrição americana a transferências de tecnologia militar.
Isso dificulta as coisas também para o Gripen, um avião pequeno que foi reformulado para ter maior autonomia de combate, pois boa parte de seus componentes é americana.
Assim, as apostas ficam com o Rafale, um caça cujo desempenho no Afeganistão vem sendo elogiado, mas que sofre críticas no mercado pelo alto custo unitário (algo como 70 milhões de euros) e de manutenção. Mas é produto francês, que geralmente usa fornecedores não-americanos, e o ministro Nelson Jobim (Defesa) já decretou a França como a parceira estratégica do Brasil em seu ainda encalacrado Plano Nacional de Defesa.
Com tudo isso, parece estar perto do fim a novela da compra dos caças de emprego múltiplo pela FAB, que começou no governo FHC. O negócio prevê a compra inicial de 36 aviões, a custos iniciais especulados em US$ 2 bilhões a serem financiados, mas que na verdade podem ser bem maiores já que a idéia é substituir toda a frota de Mirage-2000, AMX e F-5 ao longo dos anos -são cerca de 120 aeronaves.
A nota da FAB de ontem ainda lembra que deverá haver compensações industriais e capacitação tecnológica do Brasil para a produção de novas gerações de caças, exigência que vem desde a primeira concorrência, cancelada em 2003.
Como isso se dará é uma incógnita, mas é certo que a beneficiária será a Embraer, que é parceira histórica da FAB e a única empresa brasileira capaz de absorver tal processo.
Editado pela última vez por knigh7 em Qui Out 02, 2008 3:33 am, em um total de 1 vez.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
http://g1.globo.com/Noticias/Economia_N ... 56,00.htmlFAB seleciona três finalistas para concorrência de compra de caças
Novo caça da Aeronáutica será escolhido entre F-18, Rafale e Gripen.
Vencedor será anunciado até 2009, segundo Força Aérea
A Aeronáutica anunciou nesta quarta-feira (1º) que selecionou três empresas entre as seis concorrentes para o fornecimento de novos caças supersônicos para Força Aérea Brasileira (FAB), o chamado Projeto FX-2.
Fazem parte da nova etapa da concorrência de fornecedores a americana Boeing (fabricante do F-18 Super Hornet), a francesa Dassault (Rafale) e a sueca SAAB (Gripen). Foram excluídas do processo a russa Sukhoi (SU-35) - considerada pelos especialistas a favorita no processo, a americana Lockheed Martin (F-16) e o consórcio europeu Eurofighter (Typhoon).
Wikipedia Commons
O francês Rafale (acima) e o sueco Gripen: Brasil vai comprar 36 aparelhos. (Foto: Wikipedia Commons)De acordo com comunicado divulgada pelo comando da Aeronáutica, o vencedor do processo será escolhido até 2009, da nova lista de três, para que o Brasil compre 36 aeronaves que integrarão o primeiro lote para entrega a partir de 2014.
Os novos caças multi-emprego deverão ter expectativa de vida útil de, no mínimo, 30 anos. De forma gradativa, a FAB deverá substituir os atuais caças Mirage 2000, F-5 e AMX. O valor total do processo não foi definido.
A Aeronáutica comunicou que, para a seleção, foram avaliadas as informações fornecidas pelas empresas participantes da concorrência, "considerando aspectos referentes às áreas operacional, logística, técnica, Compensação Comercial (offset) e transferência de tecnologia para a Indústria Nacional de Defesa".
A instituição também informou que pretende aprofundar a avaliação dos sistemas de armas à luz dos requisitos operacionais estabelecidos pela comissão gerencial do Projeto F-X2, criada em maio deste ano, para a nova frota.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
http://quest1.jb.com.br/extra/2008/10/0 ... 19094.htmlFAB escolherá entre caças de França, Suécia e EUA
REUTERS
SÃO PAULO - A Força Aérea Brasileira escolheu os caças Rafale (da francesa Dassault), Gripen (da sueca Saab) e F-18 Super Hornet (da norte-americana Boeing) para seguirem na disputa do programa de renovação da frota de aviões de combate da Aeronáutica, denominado F-X2.
A decisão deixa de fora o Su-35, fabricado pela russa Sukhoi e recentemente adquirido pelo governo venezuelano. Também foram descartados da concorrência o Eurofighter Typhoon (de um consórcio europeu) e o norte-americano Lockheed F-16.
As seis fabricantes haviam recebido em junho um pedido de informações da FAB, que agora reduziu o número de concorrentes de seis para três. A decisão sobre o vencedor deve sair no ano que vem. A intenção do Brasil é adquirir 36 aeronaves em um primeiro lote, que deve começar a ser entregue a partir de 2014.
- Eu acho que tudo indica que poderemos ter aviões americamos, porque é o único que pode ser entregue de imediato - disse o professor Expedito Bastos, pesquisador de assuntos militares da Universidade Federal de Juiz de Fora, que estranhou a eliminação do Su-35.
- Em termos de avião, sim (o Sukhoi seria a melhor escolha). Estou falando tecnicamente. O Sukhoi é um excelente avião, nos atenderia muito bem. Agora, resta saber se transfeririam tecnologia. Nós não sabemos - disse o professor em entrevista à Reuters.
O Brasil tem insistido na exigência de transferência de tecnologia em suas futuras compras de equipamentos militares, o que poderia complicar a escolha do avião da Boeing. Isso porque o governo norte-americano tem de autorizar a transferência de tecnologia e já embargou a venda de aviões brasileiros com componentes norte-americanos para a Venezuela.
Mas, em nota à imprensa após o anúncio da decisão da FAB, a fabricante norte-americana sinalizou que a transferência tecnológica não seria problema.
- A Boeing vê com bons olhos o estabelecimento de parcerias de longo prazo com a Força Aérea Brasileira, a indústria brasileira e o governo do Brasil - diz a nota.
Por outro lado, o governo brasileiro vem buscando uma parceria próxima com a França, país fabricante do Rafale, na área de equipamentos militares.
Recentemente o ministro da Defesa, Nelson Jobim, anunciou, para o final do ano, a assinatura de um acordo de cooperação entre Brasil e França, que será sacramentado durante visita do presidente francês, Nicolas Sarkozy, ao país.
De acordo com o ministro, o pacto inclui a fabricação no Brasil de helicópteros EC-725 pela Helibrás --subsidiária da francesa Eurocopter--, parceria para o desenvolvimento da parcela convencional do submarino nuclear brasileiro --que terá como modelo o Scórpene da francesa DCNS-- e a cooperação para o reaparelhamento e qualificação de tropas do Exército.
- Eu acho que essa aproximação (com a França) não vai trazer muita coisa para a gente aqui. Eu acho que eles não vão transferir tecnologia como o ministro da Defesa está pensando - ponderou o professor.
Já sobre o Gripen, opção de fabricação sueca que também foi um dos três escolhidos pela FAB, Bastos afirmou não acreditar que o caça seria o ideal para as necessidades brasileiras.
- Eu não vejo o Gripen como uma solução. O Gripen foi desenvolvido para países pequenos, nós somos um país de escala continental - disse.
[20:16] - 01/10/2008
- knigh7
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje ... 1998,0.phpFAB renovará frota com F-18, Rafale ou Gripen
Aeronáutica diz que aeronave escolhida deve permitir o processo de transferência tecnológica, além de servir de base a projetos nacionais
Roberto Godoy
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O Comando da Aeronáutica definiu ontem o rumo tecnológico da aviação de combate do País, ao menos até 2040. Ao selecionar três caças entre os quais será escolhido o novo jato supersônico padrão da Força Aérea, os técnicos indicaram que a aeronave terá de permitir desenvolvimento permanente, servir de base a projetos nacionais da indústria aeronáutica e permitir o processo de transferência tecnológica exigido pelo governo.
Mais que isso: precisará, necessariamente, apresentar recursos de furtividade - no desenho, nos materiais utilizados na construção ou por meio de sistemas de bordo, para reduzir sua detecção por sensores eletrônicos. Radares, por exemplo.
Os três modelos - o americano F-18 E/F, o francês Rafale e o sueco Gripen NG - "representam o estado da arte dessa engenharia de alta sofisticação, permitindo ao País absorver conhecimentos sensíveis", acredita o ministro da Defesa, Nelson Jobim. A Comissão Gerencial dos Projetos F-X2 quer uma plataforma de múltiplo emprego para substituir, até 2025, as frotas atualmente em uso: 12 jatos Mirage 2000C/B, 57 F-5M e 53 caças bombardeiro AMX. O plano prevê a incorporação inicial de 36 aeronaves a um custo estimado de US$ 2,5 bilhões.
A meta, todavia, contempla de 120 a 150 aviões de combate, de ao menos três diferentes versões - superioridade aérea, ataque tático e bombardeio de precisão -, em operação ao longo dos próximos 35 anos. A desativação dos meios em uso no momento - e passando por procedimentos de modernização - será realizada durante oito anos, de 2015 a 2023.
A escolha dos três finalistas, anunciada ontem pela manhã, deixou de fora as propostas menos viáveis. O Eurofighter europeu saiu por conta de fatores como alto preço, acima de 80 milhões cada, e de um desconforto diplomático - a proposta pouco hábil do governo britânico de manter policiais próprios em aeroportos brasileiros, controlando passageiros com destino à Grã-Bretanha. O Su-35 russo esbarrou no projeto, impressionante, porém em rápida superação de conceitos, e pelo desinteresse dos fornecedores, aparentemente mais preocupados em atender à demanda de seu melhor cliente na região, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, dono de uma conta na indústria de defesa local que se aproxima de US$ 5,5 bilhões. O F-16 americano, submetido ao Comando da Aeronáutica pela Lockheed-Martin, em substituição ao novíssimo F-35, foi superado pelo F-18 E/F Super Hornet, da Boeing.
Até março de 2009 a escolha definitiva será anunciada e, pela vontade do brigadeiro Juniti Saito, o contrato receberá as assinaturas no dia 7 de setembro. A entrega dos primeiros aviões está prevista para 2014.
Nos próximos meses, segundo nota do Comando da Aeronáutica, serão detalhados aspectos já considerados na pré-seleção: operação, logística, suporte técnico, compensações comerciais e transferência de tecnologia para a indústria nacional.
O lote de abertura, com 36 caças, eventualmente será entregue de acordo com peculiaridades da FAB. Nesse caso, parte do pacote, admitiu ontem a noite um brigadeiro da área técnica, poderia ter a integração final feita no Brasil, provavelmente nas instalações da Embraer no município de Gavião Peixoto, região de Araraquara.
O Projeto F-X2 será discutido na segunda quinzena de dezembro durante visita do presidente da França, Nicolas Sarkozy, ao Brasil. O chefe de Estado francês vai formalizar um amplo pacote de cooperação na área militar. Há uma dúvida, ainda pendente. Ninguém sabe de que maneira a Boeing Company vai tirar do governo americano a autorização para transferir a avançada tecnologia do F-18 E/F, "cláusula inarredável" da encomenda brasileira.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Prezados Moderadores,
Foi-se criado um tópico, como enquete sobre o FX2. Entretanto, está se discutimdo o mesmo tema deste. Por isso, há foristas que postam a mesma matéria nos 2 tópicos, muitas questões que foram debatidas e resolvidas abrem-se no outro tópico.
Sugiro que se feche um desses 2 tópicos, a fim de que se possa acompanhar melhor a evolução e evitar a repetição de discussões e temas.
Atenciosamente
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Ola cara,knigh7 escreveu:O Rafale é uma excelente plataforma (embora tenha manutenção cara, mais complicada).cb_lima escreveu: Sugiro que tomemos cuidado com acusacoes ou suspeitas e por favor tentemos elevar o nivel das discussoes ja que sao aeronaves (as 3) que em ultima analise irao elevar em muito a capacidade de combate da FAB.
[]s
CB_Lima
O grande problema é que se pode fazer uma oferta (RFP) "menos boa" devido a um "excesso de confiança" na vitória.
Você, talvez como mora em Washington, e não no Brasilnão deva saber que a ocorrência de ilegalidades em processos como esse é possível. Se você quiser partir para uma posição um pouco ingênua, é todo direito seu. Mas houve, sim, escândalos de corrupção no FX1, bem como ´há um certo burburinho ocorrendo neste processo.
O Jobim chegou na base aérea de Anápolis (naquele dia do discurso fatídico, no qual cantou a vitória do Rafale) acompanhado, dentro do carro oficial dele, de 2 lobistas franceses. É esse o comportamento que um Ministro da Defesa deve ter em pleno processo de seleção? Eu vou ficar quieto diante de disso?
Caso eu transgrida alguma norma do DefesaBrasil posso ser punido sem problema algum. Mas claro, enviarei minha defesa. Agora, quanto a receber concelhos (direta ou indiretamente) favor poupar-me. Não estou aqui para isso.
Atenciosamente
Bom, honestamente a minha opniao foi mais no sentido de nos 'policiarmos' em pr'o da valorizacao do debate.
Eu nao duvido que qualquer tipo de irregularidade possa ocorrer em qualquer lugar do mundo (ver por aqui nos EUA a concorrencia dos 'tankers' da USAF a loucura que 'e!!
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Aquele discurso do NJ foi ruim? Claro que foi... foi pessimo... nao ha duvida... mas ao que parece ele esta segurando a onda e honestamente se a coisa 'e tao ruim assim mesmo... pelo menos 'e o Rafale (triste maneira de vencer sim... concordo 10000% contigo caso isso seja comprovado, mas 'e a realidade da politica e ja nao seria a primeira vez mesmo)... mas fazer o que? Por isso dei a minha opniao para tentar nos policiar.
O que acontece 'e que 'na minha opniao' eu nao sei o que realmente acrescenta ao debate ficarmos somente nos baseando na parte negativa dele como ponto de apoio das nossas conversas. Nao sou tao ingenuo assim mas tambem nao consigo achar o beneficio do 'disse me disse' de acusar aquele ministro ou representante do governo de corrupcao (ou suspeita disso).
Sei la... nesse tipo de acusacoes e suspeitas perdemos muito o valor real dos debates principalmente levando-se em consideracao que aparentemente nao faremos nada para acusar tais representantes do governo de 'corrupcao'.
Mas essa 'e a minha opniao como leitor. No fim das contas fica por conta de cada um contanto que obedecamos as regras de bom convivio o que voce assim como eu obedecemos.
Bola para frente...
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[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima 
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Perfeito, Knigh7... Uma mensagem recheada de bom senso.knigh7 escreveu: Só que o Gripen chegou a final exclusivamente por méritos próprios, da aeronave, uma vez que a Suécia não é um major player internacional, não faz parte do concelho de segurança da ONU, não tem um PIB gigantesco, não tem presidente fazendo pressão, não tem influência da Marinha Brasileira (pois não serve para NAE)etc.
A FAB tem mais informações sobre aS aeronaveS que nós.
É um GRANDE ATESTADO DE CONFIANÇA DA FAB na plataforma GRIPEN.
Mostra também que a FAB não está cheia de tapados, como alguns insinuam.
Mas tem mais coisa aí... Por exemplo: soltar a short-list no momento em que o Mangabeira Unger está em viagem à Rússia significa deixar o cara se virar para explicar a eles a eliminação do Su35 da disputa. Sem dúvida uma situação embaraçosa...
Pode ser um sinal de que há uma disputa velada entre o NJ e o MU. Por hora, o NJ leva vantagem. Mas vamos ver se a alardeada preferência do NJ pelo Rafale vai se confirmar...
Os americanos têm muito poder de fogo nessas situações... E os suecos não têm tão poucas chances assim não. Tem muita gente na FAB que prefere o caça sueco. Mas vamos esperar para ver qual o peso deles no processo.
Mapinguari
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Podem sair uns cala-boca dessa viagem. Para compensar a não-inclusão do Su-35 na short-list.cicloneprojekt escreveu:Entre uma porção de coisas que eu não consigo entender, está essa viagem do MU. Que ele volte de lá com uns S-300PMU-2, ou os Pantsir.soultrain escreveu:[
Este pormenor do colega Higgins é interessante:
Não sei se sou o único a perceber, mas nesta divulgação senti a mão maquiavélica da disputa de poder interna do ambiente palaciano: prevista para dezembro, a nota é solta agora quando MU está em viagem à Russia.
E o Short List, dispensa a aeronave de origem russa.
Mapinguari
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Acho que é este o ponto principal. Todos são ótimos e, com qualquer um deles, a FAB estará muito bem servida.projeto escreveu:Lima,
Concordo plenamente.
Um desses caças deverá ser em poucos anos o principal avião da FAB e, provavelmente, a espinha dorsal da aviação de combate. Todos são plenamente capazes de cumprir essa missão.
Abraços
Mapinguari
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Será que o Professor Expedito ignora o modelo de Gripen oferecido à FAB? Esse papo de "desenvolvido para países pequenos já não cola há muito tempo. Aliás, nunca colou...knigh7 escreveu: Já sobre o Gripen, opção de fabricação sueca que também foi um dos três escolhidos pela FAB, Bastos afirmou não acreditar que o caça seria o ideal para as necessidades brasileiras.
- Eu não vejo o Gripen como uma solução. O Gripen foi desenvolvido para países pequenos, nós somos um país de escala continental - disse.
[20:16] - 01/10/2008
Mapinguari
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Knight,knigh7 escreveu:soultrain escreveu:
Isso é irrelevante, eu até posso ser presidente de administração da LM...
Knigh, se ocupa um cargo de responsabilidade está pouco preparado, você mesmo aqui neste forum e outros corrompe.
O que eu quero dizer com isto?
Corromper não é só dinheiro, pelo contrário, a maioria da corrupção não envolve dinheiro, mas favores, troca de informação confidêncial e outros pormenores.
Mas já agora sabe quantas empresas cotadas em bolsa (algumas das maiores) nos EUA e na Europa foram apanhadas com a boca na botija com dinheiro mesmo? Estou a falar de um numero alto na casa das dezenas e muitas fabricantes de armamentos.
[[]]'s
Suborno é dar valores (não apenas materiais, é claro) no qual se envolve uma ilegalidade.
Estou me referindo a suborno do caso do FX:
Uma empresa concorrente vai assediar como um político?
Voce citou informações privilegiadas. Não há hipótese de suborno em caso de informações privilegiadas, para um poítico. No tocante a informações uma empresa pode dar ao conhecimento de que tem provas de algo. Mais aí não é suborno.
A hipótese de suborno no caso do FX seria, sim por meios financeiros.
A minha empresa NÃO suborna e casos como esses.
P. S.: eu vou manter a compostura com relação a sua agressão sem motivo com a palavras "está pouco preparado"
Peço desculpa, não fui correcto consigo.
Mas não consigo ficar impávido quando se taxa um povo como isto ou aquilo, baseado no diz que disse.
A corrupção, os favores etc, correm livres no mundo, não há país ou "cultura empresarial" livres deste flagelo, algumas bem grandes têm orçamentos de Marketing a contar com isso abertamente e chamam lobby ou mesmo estratégias de Marketing, veja a LM, a Boeing, a EADS, a Dassault, a Enron, a Anderson Consulting, a Worldcom, a Ericsson, a Nokia, a Siemens, a VW, a Lucent, a Alcatel, a Raytheon etc etc etc etc. Todas estas empresas ou tiveram expostos publicamente casos de corrupção ou eu tive contacto do caso directamente.
Não faltam casos em todas as culturas, ocidentais, orientais, África, América do Sul, América do Norte, Ásia, Europa, Austrália, Polo Norte e Polo Sul, a corrupção não é exclusiva dos povos latinos, o nosso problema é que não a sabemos fazer bem e é tudo em aberto e mais descontraido.
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"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento"

NJ
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Eu fico chateado quando começam a levantar esse tipo de suspeita e acusação.
As vezes me parece que não somos sérios e que não temos capacidade de conduzir uma concorrência séria e limpa.
Ou que existe um único país ou concorrente que tem conchavos, que compra políticos e oficiais. Como se não houvesse uma boa proposta de todos os concorrentes. E como se isso fosse um fato consumado!
Ou então interpretamos como verdade absoluta a opinião de terceiros, que não estão envolvidos de forma alguma no processo, mas que nos agrada sob o ponto de vista do que achamos bom ou certo.
Só gostaria que se acusasse de forma direta e não velada.
Trazer a suspeição ao ambiente não vai nos ajudar em nada se não for acompanhada de fatos.
Infelizmente, levantar acusações, de maneira geral, tem sido uma prática comum, não só aqui no nosso meio. Espero que não seja cultural.
Eu só espero que no ano que vêm saia um escolhido dentre os 3 finalistas, que a decisão seja colocada para a aprovação do Conselho de Defesa e que todos saibam que foi um processo conduzido com lisura, para o bem do país de da FAB.
Desculpem o tom do post.
Abraços
As vezes me parece que não somos sérios e que não temos capacidade de conduzir uma concorrência séria e limpa.
Ou que existe um único país ou concorrente que tem conchavos, que compra políticos e oficiais. Como se não houvesse uma boa proposta de todos os concorrentes. E como se isso fosse um fato consumado!
Ou então interpretamos como verdade absoluta a opinião de terceiros, que não estão envolvidos de forma alguma no processo, mas que nos agrada sob o ponto de vista do que achamos bom ou certo.
Só gostaria que se acusasse de forma direta e não velada.
Trazer a suspeição ao ambiente não vai nos ajudar em nada se não for acompanhada de fatos.
Infelizmente, levantar acusações, de maneira geral, tem sido uma prática comum, não só aqui no nosso meio. Espero que não seja cultural.
Eu só espero que no ano que vêm saia um escolhido dentre os 3 finalistas, que a decisão seja colocada para a aprovação do Conselho de Defesa e que todos saibam que foi um processo conduzido com lisura, para o bem do país de da FAB.
Desculpem o tom do post.
Abraços
Alberto -
- soultrain
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Pelo que leio e vejo parece-me que se passou algo parecido a isto:
O BRASIL quer comprar o que melhor lhe sirva, sem acontecer um novo FX1, o MD tem um entendimento e um sector da FAB tem outro sobre este "melhor sirva", porque têm perspectivas diferentes, um operacional outro estratégico.
Resolveram fazer um processo de escolha directa, com RFI, RFP etc, tudo sem vazar para fora, mas ai o tal sector viu que a escolha iria ser estratégica e decidiu por a boca no trombone, passou o RFI para os média, fez e publicou a short list que achou melhor à rebelia do MD, condicionando a escolha final. Assim não podem ser acusados de nada e é muito difícil reverter a solução
Estou longe?
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O BRASIL quer comprar o que melhor lhe sirva, sem acontecer um novo FX1, o MD tem um entendimento e um sector da FAB tem outro sobre este "melhor sirva", porque têm perspectivas diferentes, um operacional outro estratégico.
Resolveram fazer um processo de escolha directa, com RFI, RFP etc, tudo sem vazar para fora, mas ai o tal sector viu que a escolha iria ser estratégica e decidiu por a boca no trombone, passou o RFI para os média, fez e publicou a short list que achou melhor à rebelia do MD, condicionando a escolha final. Assim não podem ser acusados de nada e é muito difícil reverter a solução
Estou longe?
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"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento"
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- soultrain
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Projecto e CB Lima,
Concordo em absoluto.
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Concordo em absoluto.
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"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento"
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