Mais motores eficientes para o Rafale
Air & Cosmos 2228, 23 de julho
Até o ano de 2012, o Rafale deve ter motores com maior disponibilidade e custos de manutenção reduzidos. Snecma voo está testando a M88-4E.
Esta nova norma, anteriormente chamado Pack TCO (a um custo total de propriedade), tem sido testado em vôo por primeira vez em 22 março Istres, a do CEV (Flight Test Center) Rafale MO2 (desenvolvimento de aeronaves),.
Desde então, mais de 30 voos foram realizados os necessários 70 anos para a qualificação desta nova norma. O objetivo da norma-4E está a reduzir o custo de propriedade dos motores a jato M88 e com intervalos mais longos entre as inpectiuons dos módulos principais aumentando o tempo de vida do quente e peças rotativas. Snecma, não quer indicar exatamente quanto o custo de propriedade será reduzida, mas indica que, para alguns elementos da parte quente, é possível retirar até 3 inspecções na vida.
Hot Peças
Com esta nova evolução do M88, 20% do motor é modificado com melhorias no estator e rotor módulos de alta pressão (HP) peças.
Os seis andares compressor a HP que já tinha sofrido uma forte modernização com o passo 4 (M88-2 E4), adota retificador novo, um novo cárter traseiro e um material novo e melhorado para o seu quinto disco.
A turbina HP recebe novas lâminas redesenhado com arrefecimento. Finalmente, a M88-4E tem a mesma massa que os M88-dois. "Uma das exigências da nova norma devem ser transparentes a partir da perspectiva da aeronave em relação ao" padrão-M88 2, explica Michel Caunes, M88 diretor de Operações.
Os primeiros testes em 25 de vôo permitiu testar uma configuração do motor em primeiro lugar, uma mistura entre standard e-2E-4E. A segunda configuração, totalmente 4E, foi instalado na aeronave e está sendo testado por dez dias. "O objetivo é mostrar que a instalação do motor é idêntica para o avião." Estes testes validam a equivalência de todas os parâmetros do envelope.
Enquanto isso uma campanha de resistência executado no CEPR Saclay onde o motor é empurrado em seu máximo. "Pode-se, portanto, calcular o comprimento máximo da vida", diz Jerome Bonini, engenheiro da M88 na Snecma chefe.
Snecma prevê uma qualificação da M88, 4E e os primeiros embarques de Dassault para finais de 2011,. ao entrar para o serviço de 2012 nas forças francesas
O primeiro avião será equipado última parcela do francês 3. Além disso, no final de 2011, a M88-4E será da produção Snecma único padrão, tanto para a França e para clientes de exportação. Espera-se que todos os M88 em serviço será colocada a este nível, através da introdução gradual módulos de-4E durante as operações de manutenção.
"A modularidade do M88 permite que este conjunto de normas", disse Michel Cannes.
Eco
A cama do primeiro teste da M88-4E começou em setembro de 2009 e continuou com a primeira campanha na câmara de simulação de altitude em Saclay em fevereiro passado.
O programa bloco TCO é baseado em uma pesquisa, desenvolvimento e produção de contratual notificados em 2008 pela DGA. Consiste em introduzir um número de evolução tecnológica, estudados e validados durante a PEA (plano de estudo upstream) ECO.
Para 9t impulso
A PEA ECO - que validou a evolução da embalagem TCO - também ajudou a demonstrar a exequibilidade de um M88 de um impulso maior, 7,5-9 t.
Esta M88 mais potente, chamada M88 9-(ex-M88-X, CF. C & A No. 2181), está entre a especificação UAE como parte da possível compra do caça francês. Alegadamente, o M88 deverá integrar mais poderoso compressor novo LP com um diâmetro maior, a fim de aumentar o fluxo do motor de 65 kg / 72 kg para / s.
Os três andares do módulo será DAM (vaned discos monobloco). O rácio de compressão também será aumentado nas proporções mostradas no programa ECO (inclusive uma taxa de compressão de 27).
maior do motor, o consumo mais pesado da Europa sobre uma taxa de compressão de apenas 26 de
sem variáveis IGV sem duplo de refrigeração do canal, qual?