Sobre o KC-390
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38797
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5951 vezes
- Agradeceram: 3350 vezes
Re: Sobre o KC-390
Aos poucos está saindo a certificação. Se toda ela puder ser cumprida ainda este ano melhor.
Muito curioso para ver os testes na Antártida.
Muito curioso para ver os testes na Antártida.
Carpe Diem
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 62073
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6459 vezes
- Agradeceram: 6821 vezes
- Contato:
Re: Sobre o KC-390
FCarvalho escreveu: Qui Mai 13, 2021 4:57 pm Aos poucos está saindo a certificação. Se toda ela puder ser cumprida ainda este ano melhor.
Muito curioso para ver os testes na Antártida.
Nem me fales. É a Antártida (que penso já estar encaminhada com aquilo do Alaska) e especialmente as pistas de terra, que também não me parecem esse horror todo, pois um muito maior já fez sem problemas:
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38797
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5951 vezes
- Agradeceram: 3350 vezes
Re: Sobre o KC-390
Pois é. Se esse gorducho aí consegue, e já faz tempo, o nosso modelo que é muito mais esbelto não deixará nada a desejar.
O Alaska deve ser a ponta de lança para demonstrar, e provar, a capacidade do avião em operar em ambientes sob gelo e frio, como na Antártida.
Agora é só esperar. Quem sabe quando Papai Noel chegar. Ou até antes disso.
O Alaska deve ser a ponta de lança para demonstrar, e provar, a capacidade do avião em operar em ambientes sob gelo e frio, como na Antártida.
Agora é só esperar. Quem sabe quando Papai Noel chegar. Ou até antes disso.
Carpe Diem
- cabeça de martelo
- Sênior
- Mensagens: 40391
- Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
- Localização: Portugal
- Agradeceu: 1191 vezes
- Agradeceram: 3001 vezes
Re: Sobre o KC-390
Já coloquei o vídeo no FD, é com esta que a minha pontuação negativa vai superar o P44...
- gogogas
- Sênior
- Mensagens: 2238
- Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
- Agradeceu: 53 vezes
- Agradeceram: 230 vezes
Re: Sobre o KC-390
Além deste protótipo , existe mais algum em operação na Embraer ? No vídeo aparece 1 , outro foi acidentado ! Será que este protótipo será repassado para a FAB ?
Gogogas !
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38797
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5951 vezes
- Agradeceram: 3350 vezes
Re: Sobre o KC-390
A Embraer está operando ainda com o primeiro avião de série da FAB a título de substituir o protótipo acidentado que deu perda total.
O segundo protótipo continua operando normalmente. Quando o processo de homologação da aeronave terminar, o avião da FAB será entregue devolvido. Ou outro avião terá seu destino decidido pelo orçamento da FAB mais para frente.
O segundo protótipo continua operando normalmente. Quando o processo de homologação da aeronave terminar, o avião da FAB será entregue devolvido. Ou outro avião terá seu destino decidido pelo orçamento da FAB mais para frente.
Carpe Diem
- Pablo Maica
- Sênior
- Mensagens: 9010
- Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
- Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
- Agradeceu: 322 vezes
- Agradeceram: 563 vezes
Re: Sobre o KC-390
Comando da Aeronáutica quer reduzir pedido de aeronaves KC-390 da Embraer
Por Fernando Valduga 26/05/2021 - 21:14
A Força Aérea Brasileira emitiu hoje um comunicado informando sua decisão de revisar a compra de aeronaves KC-390 da Embraer.
No comunicado o Comando da Aeronáutica informa de devido a atual situação econômica no planeta por causa da COVID-19, precisou rever os planos para adquirir as 28 aeronaves KC-390 do plano original.
O comunicado diz ainda que foram iniciadas as conversas para avaliar um novo número de pedidos firmes da aeronaves, sem detalhar no momento quantas aeronaves serão definidas, informando apenas que o número será reduzido, bem como a taxa de produção anual.
Segue abaixo o comunicado do CECOMSAER:
A crise sanitária que o mundo vem enfrentando desde o fim de 2019 tem provocado reflexos na conjuntura econômica global, com impactos também na situação fiscal e orçamentária brasileira. Como consequência, os recursos destinados ao setor de defesa vêm sofrendo restrições que causam limitações diretas nos projetos estratégicos das Forças Armadas.
Nesse contexto, a Força Aérea Brasileira, mantendo seu compromisso com as metas orçamentárias e em consonância com o cenário atual, decidiu rever os caminhos a serem seguidos na continuidade do contrato de produção da aeronave KC-390 com a Embraer. Devido à complexidade deste tema, é necessário considerar os diversos aspectos que impactaram diretamente esta tomada de decisão.
A questão principal refere-se ao número previsto de 28 aeronaves do atual contrato, o qual, neste momento, tem se mostrado superior à realidade orçamentária da Força, tanto para aquisição, quanto ao suporte logístico ao longo do tempo.
Desde o início de sua operação, a frota de aeronaves KC-390 vem apresentando excepcionais índices de disponibilidade e despachabilidade, resultando em uma capacidade muito superior em volume e agilidade no transporte de cargas e pessoal, fatores observados com sucesso durante as as diversas missões realizadas ao longo de 2020 e 2021.
Assim, considerando a conjuntura socioeconômica atual e os altos índices de desempenho das unidades já entregues, o Comando da Aeronáutica entende que o escopo contratual deve ser reavaliado, com foco na melhor adequação da produção e nos interesses públicos.
Cabe ressaltar que, mesmo em um cenário economicamente estável, reavaliações e modificações contratuais no mercado da aviação internacional ocorrem com frequência, por se tratar de uma área dinâmica e que envolve cifras vultosas.
Em síntese, após uma série de análises orçamentárias e estudos operacionais iniciados em 2019, fundamentados nas previsões legais em vigor, foi determinado pelo Alto-Comando da Aeronáutica o início do processo de negociação contratual junto à Embraer. O objetivo será reduzir o número total de aeronaves entregues, com base no atual contrato, e buscar uma cadência de produção de 02 aeronaves por ano, fatores considerados adequados observando-se os aspectos operacionais, logísticos e financeiros.
Por fim, a Força Aérea Brasileira reforça que considera a Embraer uma parceira estratégica na implementação de soluções e desenvolvimento de produtos tecnológicos, que têm sido fundamentais para o pleno cumprimento de sua missão constitucional. Tal fato é evidenciado pelos projetos conjuntos que estão em curso, como o estudo para a concepção de veículos aéreos não tripulados e o desenvolvimento conceitual de uma nova aeronave de transporte leve.
Brasília, 26 de maio de 2021.
Centro de Comunicação Social da Aeronáutica
https://www.cavok.com.br/comando-da-aer ... da-embraer
Mas para enfiar um catatau de $ em 2 aviões usados e que vão realmente ser usados a plena capacidade só deus sabe quando... ai não importa a realidade orçamentária da força.
Um abraço e t+
Por Fernando Valduga 26/05/2021 - 21:14
A Força Aérea Brasileira emitiu hoje um comunicado informando sua decisão de revisar a compra de aeronaves KC-390 da Embraer.
No comunicado o Comando da Aeronáutica informa de devido a atual situação econômica no planeta por causa da COVID-19, precisou rever os planos para adquirir as 28 aeronaves KC-390 do plano original.
O comunicado diz ainda que foram iniciadas as conversas para avaliar um novo número de pedidos firmes da aeronaves, sem detalhar no momento quantas aeronaves serão definidas, informando apenas que o número será reduzido, bem como a taxa de produção anual.
Segue abaixo o comunicado do CECOMSAER:
A crise sanitária que o mundo vem enfrentando desde o fim de 2019 tem provocado reflexos na conjuntura econômica global, com impactos também na situação fiscal e orçamentária brasileira. Como consequência, os recursos destinados ao setor de defesa vêm sofrendo restrições que causam limitações diretas nos projetos estratégicos das Forças Armadas.
Nesse contexto, a Força Aérea Brasileira, mantendo seu compromisso com as metas orçamentárias e em consonância com o cenário atual, decidiu rever os caminhos a serem seguidos na continuidade do contrato de produção da aeronave KC-390 com a Embraer. Devido à complexidade deste tema, é necessário considerar os diversos aspectos que impactaram diretamente esta tomada de decisão.
A questão principal refere-se ao número previsto de 28 aeronaves do atual contrato, o qual, neste momento, tem se mostrado superior à realidade orçamentária da Força, tanto para aquisição, quanto ao suporte logístico ao longo do tempo.
Desde o início de sua operação, a frota de aeronaves KC-390 vem apresentando excepcionais índices de disponibilidade e despachabilidade, resultando em uma capacidade muito superior em volume e agilidade no transporte de cargas e pessoal, fatores observados com sucesso durante as as diversas missões realizadas ao longo de 2020 e 2021.
Assim, considerando a conjuntura socioeconômica atual e os altos índices de desempenho das unidades já entregues, o Comando da Aeronáutica entende que o escopo contratual deve ser reavaliado, com foco na melhor adequação da produção e nos interesses públicos.
Cabe ressaltar que, mesmo em um cenário economicamente estável, reavaliações e modificações contratuais no mercado da aviação internacional ocorrem com frequência, por se tratar de uma área dinâmica e que envolve cifras vultosas.
Em síntese, após uma série de análises orçamentárias e estudos operacionais iniciados em 2019, fundamentados nas previsões legais em vigor, foi determinado pelo Alto-Comando da Aeronáutica o início do processo de negociação contratual junto à Embraer. O objetivo será reduzir o número total de aeronaves entregues, com base no atual contrato, e buscar uma cadência de produção de 02 aeronaves por ano, fatores considerados adequados observando-se os aspectos operacionais, logísticos e financeiros.
Por fim, a Força Aérea Brasileira reforça que considera a Embraer uma parceira estratégica na implementação de soluções e desenvolvimento de produtos tecnológicos, que têm sido fundamentais para o pleno cumprimento de sua missão constitucional. Tal fato é evidenciado pelos projetos conjuntos que estão em curso, como o estudo para a concepção de veículos aéreos não tripulados e o desenvolvimento conceitual de uma nova aeronave de transporte leve.
Brasília, 26 de maio de 2021.
Centro de Comunicação Social da Aeronáutica
https://www.cavok.com.br/comando-da-aer ... da-embraer
Mas para enfiar um catatau de $ em 2 aviões usados e que vão realmente ser usados a plena capacidade só deus sabe quando... ai não importa a realidade orçamentária da força.
Um abraço e t+
- BRAZIL7.62
- Intermediário
- Mensagens: 188
- Registrado em: Qua Out 04, 2006 2:24 pm
- Agradeceu: 2 vezes
- Agradeceram: 20 vezes
Re: Sobre o KC-390
Por que eu ainda tomo susto com uma notícia dessa. isso é Brasil minha gente! Mto triste!
- Cassio
- Sênior
- Mensagens: 1352
- Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
- Agradeceu: 56 vezes
- Agradeceram: 489 vezes
Re: Sobre o KC-390
E tem forista aqui que ainda acredita em FAB com uma dúzia de widebodies e uma centena de Gripen...
- Pablo Maica
- Sênior
- Mensagens: 9010
- Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
- Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
- Agradeceu: 322 vezes
- Agradeceram: 563 vezes
Re: Sobre o KC-390
Se for uma dúzia de widebodies no GTE eu até acredito, é a única unidade da FAB que está sempre equipada no estado da arte e superdimensionada.Cassio escreveu: Qua Mai 26, 2021 10:29 pm E tem forista aqui que ainda acredita em FAB com uma dúzia de widebodies e uma centena de Gripen...
Um abraço e t+
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 62073
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6459 vezes
- Agradeceram: 6821 vezes
- Contato:
Re: Sobre o KC-390
BRAZIL7.62 escreveu: Qua Mai 26, 2021 10:19 pm Por que eu ainda tomo susto com uma notícia dessa. isso é Brasil minha gente! Mto triste!
Em ocasiões como essa eu vou ao Fórum dos Argentinos: a realidade deles é tão mais FEIA do que a nossa que acabo ficando com dó e meio que me consolo, tem gente buena que tá muito pior do que nós...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- ECorreia
- Intermediário
- Mensagens: 265
- Registrado em: Qui Fev 22, 2018 12:31 am
- Agradeceu: 58 vezes
- Agradeceram: 50 vezes
Re: Sobre o KC-390
Na última reunião da CREDN, o Comandante da FAB disse que se o orçamento continuasse baixo, teria de reduzir o número de encomendas do KC-390.
Pelo visto, o Congresso e/ou Executivo não deu perspectiva. O Comandante expôs e a resposta veio. Vamos ver se a Embraer consegue reverter...
Pelo visto, o Congresso e/ou Executivo não deu perspectiva. O Comandante expôs e a resposta veio. Vamos ver se a Embraer consegue reverter...
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 62073
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6459 vezes
- Agradeceram: 6821 vezes
- Contato:
Re: Sobre o KC-390
ECorreia escreveu: Qua Mai 26, 2021 10:43 pm Na última reunião da CREDN, o Comandante da FAB disse que se o orçamento continuasse baixo, teria de reduzir o número de encomendas do KC-390.
Pelo visto, o Congresso e/ou Executivo não deu perspectiva. O Comandante expôs e a resposta veio. Vamos ver se a Embraer consegue reverter...
Assisti a fala do MinDef no $enado, filme de terror, pegava também os Programas das outras Forças mas o mais impressionante foi a menção sem rodeios sobre a pior consequência dos eternos contingenciamentos: quando se chega ao Produto Final, depois de tanta demora, ele já está obsoleto (citou expressamente o SSN como exemplo).
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- ECorreia
- Intermediário
- Mensagens: 265
- Registrado em: Qui Fev 22, 2018 12:31 am
- Agradeceu: 58 vezes
- Agradeceram: 50 vezes
Re: Sobre o KC-390
De fato. Foi uma que durou mais de 3h (depois de 3h cortaram o áudio)...
Aliás, vc viu? (coloquei no tópico do PROSUB)
Aliás, vc viu? (coloquei no tópico do PROSUB)