Re: Marinha do Japão
Enviado: Sáb Nov 21, 2020 6:57 am
Isto vai dentro da 30 FFM ele sai pela parte traseira de dentro do navio, tem 11 metros de comprimento.
Este projeto foi engavetado pelo alto custo, na época o mastro integrado não estava pronto e o sistema de propulsão waterjet tem um custo muito elevado e o casco era hibrido aço, alumínio e fibra de carbono.
Low Concept DD20 - 2008
Preço estimado - US$700
Preço desejado US$500 milhões.
2700t vazio 4500t carregado
Comprimento - 129m
Largura - 18.8m
Velocidade acima de - 36Kt
Sistema de combate MFR - FCS-3B
Armamento
Otobreda 76mm x 1
CIWS 30mm x 1
VLS x 16
Sea Ram Rim-116 x 1
SSM Type 90 x 8
TCM Mod Hos0 303 triple 324mm x 2
TCM Faj x 2
Heli x 1
Rhib x 2
Tripulação - 100
DD30 -30FFM
Preço US$500 milhões.
3900t vazio 5500t carregado
Comprimento - 130m
Largura - 16m
Velocidade acima de - 30Kt
Sistema de combate OYQ-1
Armamento
Mk45 mod4
VLS x 16 pode ser instalado mais 16.
Sea Ram Rim-116 x 1
RWs 12.5mm x 2
SSM type 17 x 8
TCM Mod Hos0 303 triple 324mm x 2
Heli x 1
Rhib x 2
USV+UUV+EMD
Tripulação - 90
USV
UUV
EMD
FCarvalho escreveu: ↑Dom Nov 22, 2020 8:58 pm Valeu akivrx78, ótima informações. Obrigado.
Uma dúvida. 2 set significa 2 sistemas individualmente?
Dois sistemas completos para cada navio, como estão construindo 2 navios da mesma classe por ano todos os contratos são para dois sistemas completos
Só nestes valores apontados por ti tem-se mais de 175 milhões de dólares em sistemas, por baixo, se entendi corretamente a descrição dos itens.
Correto.
No caso da MB, quase tudo teria de ser negociado com fornecedores externos, inclusive japoneses, para compor a oferta eventual desses navios para uma FFM 30 BR.
Não sei como seria muitos dos sistemas quem detêm a propriedade intelectual e o MD japonês que bancou o desenvolvimento, eles projetam, produzem um protótipo, testam, e depois de tudo ok, eles fornecem o projeto pronto para uma empresa apenas fabricar.
A TRDI ou ATLA tem 1800 funcionários, divididos em 6 departamentos com 5 centros de pesquisa e 3 campos de testes.
900 funcionários administrativos
500 cientistas e engenheiros
400 militares
Tem orçamento anual de US$1.6 Bilhão.
Dos sistemas que listaste, podemos inferir algumas questões:
OYQ-1 Sistema de Combate C4I - temos o nosso SISCONTA Mk 4, mas ele apesar de todos os avanços não será utilizado nas Tamandaré. Os japoneses teriam disposição de alocar a ele as capacidades necessárias para poder compor oferta à MB de forma que a relação custo x benefício para a elevação de nível do sistema nacional valesse a pena?
Eles estão na decima quinta geração de sistemas de combate, o OYQ-1 vai ser um sistema completamente novo ele trabalha em rede utilizando o Link22, este sistema é que gerencia os dados de outros sistemas do navio e compartilha com outros navios e centro de comando, o valor do OYQ-1 se refere ao hardware quem compõe o sistema, o console do CIC e o software de gerência dos dados.
No cado do SISCONTA Mk 4 eu não tenho a mínima ideia, mas parece que eles tem muita experiencia no assunto.
OQQ-11 Sistema de Sonar submarino - salvo engano a MB está trabalhando em um sistema sonar, mas ainda muito incipiente para ser operacional/efetivo. Aí entra a questão do fornecimento externo novamente. Os franceses através da Omnisys tem um sistema que oferecem através daquela empresa, com transferência de tecnologia e suporte no país. É um dos sistemas de forte concorrência para ser integrado às fragatas Tamandaré. O outro sistema é o da Atlas Krupp.
Sistema de sonares o MD que desenvolve a empresa apenas fabrica.
OQQ-25 Sistema de Sonar de superfície - desconheço este tipo de sistema. Do que se trata? Alguma inovação solicitada pela marinha imperial?
Eles tem dois sistemas um varre somente alvos submarinos outro varre apenas navios.
RWS Sistema Remoto para Metralhadora 12.5mm ou 20mm - temos a CORCED da Ares que está em testes pela MB. É um produto que tem qualidades para compor a defesa aproximada do navio. No caso das FFT o sistema alemão com canhão de 20mm parece ser o preferido pela MB. Mas isto pode mudar no futuro em novos negócios para outros navios.
Esta sem a arma, se instala a metralhadora quando quiser para evitar ficar exposta ao tempo.
USV+UUV+EMD sistemas comprados para testes adaptados para FFM30 - de que se trata estes sistemas?
São os Veículo submarino operado remotamente utilizados na guerra anti minas, como eles queriam um navio mais versátil eles incluíram estes equipamentos antes utilizados somente em navios dedicados a esta missão.
MT30 Tubina a Gás - aqui uma decisão importante terá de ser tomada quanto ao desempenho que se espera estes navios tenham no AS. A marinha já tem grande experiência com motores a turbina, assim como os seus custos não são baratos de manter e comprar. A opção pelos propulsão a motores diesel nas FFT diz respeito à tentativa da marinha em economia de meios e de custos quanto ao navio, que de certa forma justifica-se por ser um navio relativamente leve e pequeno. Mas este não é o caso das FFM. A melhor combinação deverá levar em conta economicidade, simplicidade, desempenho e durabilidade. Escolhas difíceis.
Não se sabe se o valor do contrato significa somente a turbina ou o sistema de propulsão completo falta os dois motores a diesel MAN V28/33D STC eu acho que eles são importados da Alemanha.
Mk45 mod4 - o modelo do canhão de vante poderá ser o mesmo das FFT, no caso um Oto Melara 76 Super Rapid. Menor e mais barato, mas também eficaz em sua categoria.
OAX-3 Sensor de detecção infravermelho com mira laser - o que é este sistema? Ele é independente ou está atrelado a outro do navio?
E uma mira independente para auxiliar outros sistemas de combate do navio.
NOLQ-3E Sistema de Guerra Eletrônica ESM/ECM - a marinha vem trabalhando no seu próprio sistema de ESM/ECM mas ele ainda não alcançou um patamar de modernidade e operacionalidade suficiente que lhe reserve um lugar nas Tamandaré. Assim, talvez ele seja mais uma oportunidade de as empresas japonesas oferecerem seus préstimos a fim de oportunizar este espaço.
NOLQ-3D
https://ja.wikipedia.org/wiki/%E6%B5%B7 ... 5%E7%BD%AE
Sistema de gerra eletrônica o MD que desenvolve a empresa apenas fabrica.
Apesar de não ter sido mencionado, os sistemas de radar são uma parte importantíssima dos componentes do navio, e uma das mais caras também. Neste sentido, todas as forças tem projetos de desenvolvimento de radares para diversos tipos de aplicações, inclusive navais, como o Gaivota X da marinha. Acredito que esta também possa ser uma oportunidade de empresas japoneses conseguirem espaço e capacidade de desenvolvimento junto ao MD e ffaa's ao cooperar nos diversos projetos existentes, de forma a torná-los possíveis a eventuais navios ofertados à marinha, dentre outros empregos em que terão parte.
http://www.jwing.net/news/8598
OPY-2 esta aqui 2 sets completos para 2 navios por US$43 milhões, Mitsubishi Denki
Este radar com 4 antenas faz 3 funções na mesma antena, controle de tiro, varredura aérea e varredura marítima.
Como a MB em tese só deve começar a pensar em um segundo lote de fragatas lá pelo metade da próxima década, e quiçá em navios de maior porte somente a partir da década de 2030, a indústria japonesa e o seu governo teriam estes dez anos para promover seus produtos e, principalmente, a integração de PDI na área de Defesa dos dois países.
Como se pode ver muita coisa quem tem a propriedade intelectual é o MD, mesmo se a iniciativa privada quiser vender tudo depende das negociações entre os governos.
Não é preciso dizer que os investimentos japoneses na infraestrutura da indústria naval nacional seria muito bem vinda, para além do que já possuem aqui.
A Mitsui esta produzindo navios na China.....os comentários do video são bem interessantes.
abs
Duas coisas me chamaram muito a atenção. Uma, o MD japonês desenvolver os próprios sistemas que deseja e depois mandar fabricar. E ai, as empresas que se virem para conseguir o contrato. Ótima ideia. Permite obter os menores custos de produção e o retorno financeiro do investimento. E outra, uma vez que o produto é de propriedade intelectual do governo, ele tem a liberdade para negociá-lo com quem quiser. Isto é ótimo para nós pois possibilitar uma interlocução entre governos e a indústria no Brasil que outros países não podem oferecer.Como se pode ver muita coisa quem tem a propriedade intelectual é o MD, mesmo se a iniciativa privada quiser vender tudo depende das negociações entre os governos.
Podes dizer sobre o que estão falando? Para estarem produzindo na China e não no Japão, deve haver motivos muito fortes.A Mitsui esta produzindo navios na China.....os comentários do video são bem interessantes.
FCarvalho escreveu: ↑Seg Nov 23, 2020 12:19 amDuas coisas me chamaram muito a atenção. Uma, o MD japonês desenvolver os próprios sistemas que deseja e depois mandar fabricar. E ai, as empresas que se virem para conseguir o contrato. Ótima ideia. Permite obter os menores custos de produção e o retorno financeiro do investimento. E outra, uma vez que o produto é de propriedade intelectual do governo, ele tem a liberdade para negociá-lo com quem quiser. Isto é ótimo para nós pois possibilitar uma interlocução entre governos e a indústria no Brasil que outros países não podem oferecer.Como se pode ver muita coisa quem tem a propriedade intelectual é o MD, mesmo se a iniciativa privada quiser vender tudo depende das negociações entre os governos.
Podes dizer sobre o que estão falando? Para estarem produzindo na China e não no Japão, deve haver motivos muito fortes.A Mitsui esta produzindo navios na China.....os comentários do video são bem interessantes.
Mais uma vez grato pelas respostas.
abs
FCarvalho escreveu: ↑Ter Nov 24, 2020 6:52 pm É a primeira vez que vejo um navio ser construído em função de um radar, e não o contrário.
Com certeza esse valor é algo totalmente exorbitante para um navio de guerra. E olha que eles nem serão maiores que a Classe Kirov soviética.
Mas parece haver uma tendência de elevar cada vez mais a tonelagem de deslocamento dos navios de projeto moderno.
Como se diz por aí, a história dá voltas.
abs