Primeros F-16MLU de la FACH, el 8 de Septiembre

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Carlos Lima
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#616 Mensagem por Carlos Lima » Ter Set 26, 2006 6:17 pm

Citação:
Ou seja, fica claro q a vida útil não é somente 1000 hs como vc quis dar entender...

Lamento decirte que no es así….
Lo que dice el “chefe da comissão que comprou o Mirage” es bastante claro….después de las 1.000 honras de vuelo, se somete el avión a una CARISIMA reconstrucción (caso a caso) y así puede volar otras 1.000 horas (o 7 años para la FAB)…
Con ese modo de pensar, los Mirage III “solo necesitaban” un overhaule mayor….nada más…!!!!, y así tenerlos hasta el 2025 (o más...)….


A diferença é que os nossos M2k podem voar mais 1000 horas até que seja necessário um upgrade estrutural que vocês tem que fazer HOJE nos seus F-16MLU. :wink:

O resto foi muito bem explicado pelos colegas...

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
PRick

#617 Mensagem por PRick » Ter Set 26, 2006 6:27 pm

Não se trata aqui de falar mal dos F-16, ou bem dos M-2000.

É preciso termo em mente que a melhor configuração de um caça interceptor, superioridade área é a asa em delta integral e baixa. De tal forma que a asa e a fuzelagem sejam uma só, formando um bloco compacto de alta carga alar e capaz de suportar mais forças g´s que qualquer caça.

Não só as estruturas do M-3 e dos M-2000 são eternas, o segundo é capaz de suportar forças de até 13 g´s. Os EUA tiveram um delta para intercpetação o DELTA DART(F-106), alguém tem em seu avatar uma foto dele. Este caça ficou em serviço nos EUA por mais de 20 anos, não teve um substituto e só deu baixa já na década de 1980. O segredo da longevidade da célula é a configuração.

A asa delta surgiu para conciliar alta penetração aerodinâmica e grande carga alar, permitindo ainda, uma grande armazenagem de combustível. Porém, ela não permitia vôos em baixa velocidade e a grande perda de energia em altos graus de ângulos de ataque. Resumo, não era um avião manobrável em baixas altitudes, na verdade, perigoso. Além de necessitava grandes pistas. Uma vez que não existem flaps nos bordos de fuga da asa, por conta da presença dos elevons. Por este motivo, a Dassault abandonou a asa delta para os Mirages F-1.

Porém, com lançamento dos F-16, e a instabilidade artificial. A Dassault percebeu que poderia usar a configuração delta, sem as várias das antigas desvantagens, ou seja, os M-2000 manobram bem em baixa velocidade, porém, a perda de energia continua alta quando comparados a outros caças. O segredo para tornar um caça delta em um caça altamente manobrável está nos canards. No caso dos M-2000 se optou por uma configuração mais para superioridade aérea e intercpetção, aptou-se então por canards menores e fixos.

Sob o ponto de vista estrutural os F-16 são o oposto dos M-2000, uma configuração de caça-bombardeiro, ataque e apoio serrado. Com baixa carga alar e alta potência dos motores. Resultado, uma célula que além de ser muito mais fraca estruturalmente, atua numa parte do espaço aéreo que mais sacrifica a célula, a baixa altura.

Os países que usam os 02 caças, fazem o mesma coisa, abaixo de 5.000 metros para missões diversas usam o F-16. Acima de 5.000 metros e para superioridade aérea usam os M-2000. O M-2000 pode ser usado como caça-bombardeiro, mas não é indicado para ataque e apoio serrado. O inverso ocorre com os F-16, seu pior desempenho é superiodade e interceptação aérea.

Não estou aqui comparando as diversas versões com os sistemas delas, mas as células dos dois aviões. A multifuncionalidade sempre será relativa.

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Matheus
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#618 Mensagem por Matheus » Ter Set 26, 2006 6:45 pm

Degan escreveu:
Ou seja, fica claro q a vida útil não é somente 1000 hs como vc quis dar entender...


Lamento decirte que no es así….
Lo que dice el “chefe da comissão que comprou o Mirage” es bastante claro….después de las 1.000 honras de vuelo, se somete el avión a una CARISIMA reconstrucción (caso a caso) y así puede volar otras 1.000 horas (o 7 años para la FAB)…
Con ese modo de pensar, los Mirage III “solo necesitaban” un overhaule mayor….nada más…!!!!, y así tenerlos hasta el 2025 (o más...)…. :wink:

Ou seja, é o tempo previsto que ficará na FAB não precisando de nenhuma manutenção em escala maior, mas não é o fim da vida útil como sugeres.
Peruanos com seus M2K RDM e Mig-29A,


Los Mig-29 peruanos son “C”, no “A”…y 3 de ellos pueden usar R-77 y los demás (18 en total) usan R-27, además, todos usan WBR de 4° generación (Archer) que el M2kC no tiene….

patético, contra o Brasil são super Migs, contra os chilenos são chatarras usando mísseis com validade duvidosa e que no vuelan...Mirage 2000 S530 + R.99 são suficientes para qualquer dos vizinhos antes da chegada dos Su-30

Equador com os C-7 e Jaguar(com os Ce já fica meio complicado)


Los Kfir Ecuatorianos son C-10, con electrónica superior al M2kC y F-5M, además, los Jaguar ya los dieron de baja…

Como já te responderam, C-10 não existe nenhum operacional, é uma modernização apresentada por Israel mas que ninguém ainda comprou. Os CE equatorianos não tem nada melhor que os F-5M(a não ser o Python4) em aviônica além de carecer de BVR(os nossos já foram comprados), datalink e apoio AEW.

Venezuela com seus Mirages e F-16


Esos F-16 tienen misiles Python 4 de 4° generación y son más de 20 aviones…


Pero, no tiene BVR nem apoio AEW. E tem aviônica do fim dos anos 70...a do Mirage recebeu upgrade ao padrão S4 dos 90'.

Não quis dizer que os Mirage 2000 sozinhos acabam com qualaquer força aérea vizinha, quis dizer que são suficientes em conjunto com o restante da força(após modernizações). Inclusive é suficiente contra outras forças aéreas não vizinhas tb.... :wink:




Carlos Mathias

#619 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Set 26, 2006 7:02 pm

Essas não vizinhas então...Molezinha! :D




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#620 Mensagem por Degan » Ter Set 26, 2006 10:29 pm

Os F-5M estão chegando gradativamente em operação e aptos a operar misseis BVR e o escolhido foi o Derby, vale lembrar que a disponibilidade de aviões de combate da FA peruana não é das melhores, resta saber se por exemplo, os Mig-29 aptos a operar misseis R-77 estão operacionais no momento ...


Eso lo se amigo...pero eso tampoco niega lo que yo digo....
En resumen, todos pueden apurar sus proyectos...también los peruanos, y así modernizar, dar operatividad y en un extremo, hasta comprar....

De fato, O Kfir C-10, no existe, o modelo CE operado pelo Equador é uma aeronave feita sob requisição da FA equatoriana, contam com radar Elta 2034, SPS-45 RWR, um novo cockpit, 02 MFDs e utilizam Pythoon 4, temos somente 06 aeronaves convertidas para este padrão, o restante continua no padrão C.2/7.


Plinio....
Puse el link oficial de IAI (Israel Aircraft Industries)....te lo repito:
http://www.iai.co.il/Default.aspx?docID ... 48&lang=en
“Extrañamente, nombra los mismo instrumentales que tu dices, y te recuerdo que el radar Elta El/m-2032 SIEMPRE ha tenido capacidad BVR....Ecuador aparentemente no ha comprado Derby...pero en el momento que lo necesite no tendrá problema alguno....
Esa versión de radar Elta es de antena mucho mayor al del F-5TIII y sin ninguna duda mayor al del F-5M, teniendo además mucho más potencia por la capacidad de generación del J-79...
Por último, Ecuador ha tenido serios problemas de pagos (nadie está libre de problemas...), así que el resto de su flota no se actualiza por ese motivo....que se soluciona con US$...y los US$ aparecen para la defensa cuando se necesitan...

Se pegarmos e compararmos o recheio eletronico de ambos, verás que o do F-5M é muito superior....


No tengo problemas, espero tus datos....

Os F-16A/B venezuelanos mesmo operando mísseis Pythoon 4, não ossuem capacidade BVR e operacionalmente se falando, não são mais de 20 unidades, tanto que o governo venezuelano comprou os Su-30 justamente para preencher a lacuna operacional que os F-16s estão abrindo em virtude do bloqueio que os americanos estão impondo a eles para manter estas aeronaves em atividade...


Plinio....es oficila que Venezuela no tiene problemas operacionales con el F-16....por algo estuvieron en CRUSEX...y como el tema es Mirage 2000C v/s F-16A/B venezolano....creo que los Súper 530 no superan la mayor cantidad de aviones y su MUY superior capacidad WVR....

A diferença é que os nossos M2k podem voar mais 1000 horas até que seja necessário um upgrade estrutural que vocês tem que fazer HOJE nos seus F-16MLU.


No es cierto que los F-16MLU de la FACH necesiten AHORA overhaul, es oficial que los aviones recibirán el FALCON UP cuando entren en overhaul....
Jane´s dice que tienen 3.000 horas de uso promedio...suponiendo solo 5.000 horas de vida del “frame”....tienen aún en promedio 2.000 horas de vida, antes de entrar al overhaul y ganar 20 años más de vida con el FALCON UP.... :wink:

Ex-Dutch F-16s for Chile due before September

Joris Janssen Lok JDW Correspondent
The Hague

The first of 18 ex-Netherlands Lockheed Martin F-16AM/BM fighter aircraft sold to Chile will be delivered to Santiago in August-September.

The EUR153 million (USD180.5 million) contract covering the transfer of 11 F-16AM single-seat and seven F-16BM twin-seat fighters was signed at Leeuwarden Air Base, the Netherlands, on 16 December 2005.

According to officials, the aircraft will be ferried to Chile in three batches of six, flown by Royal Netherlands Air Force (RNLAF) pilots.

The first batch to be delivered will comprise three F-16AMs and three F-16BMs.

The second and third batch will comprise four F-16AMs and two F-16BMs each and are to be flown to Chile in February 2007 and May-June 2007 respectively.

The 18 aircraft are all in Mid-Life Update (MLU) configuration, similar to Block 52 F-16C/Ds, at the M2 software standard. This includes the automatic target hand-off system for ground attack and an expanded-capability intra-flight datalink able to link eight aircraft but not the capability to use the theatre-wide Link 16 tactical datalink.

The aircraft acquired by Chile were built between 1982 and 1988 and all have logged around 3,000 flight hours. A number of them have already been taken out of active service, but others are still in front-line squadron service and will be decommissioned over the next months, officials said.

All aircraft are to be prepared for delivery to Chile at Woensdrecht Air Base, the Netherlands, including a USD7.5 million work package awarded to Lockheed Martin to remove sensitive hardware and software that is not included in the Chilean deal.

Items to be removed include the capability to deliver B61 nuclear weapons and the capability to employ AGM-88 High-speed Anti-Radar Missiles.

Four Chilean pilots are currently in the Netherlands for conversion training on the F-16AM/BM, but a training programme will also be set up in Chile.

The RNLAF will keep 96 F-16AMs and 12 F-16BMs in service. Now that 18 F-16s have been sold to Chile and a further three are to be sold to Jordan (delivery planned for October 2006), only three F-16BMs and five F-16AMs of the Dutch fleet continue to be available for sale.

In addition, Belgium has 12 F-16AMs and two F-16BMs available for sale, for a combined total from the two countries of 22 MLU aircraft. Belgian Defence Minister Andre Flahaut on 7 December 2005 categorically denied rumours that surplus Belgian and Netherlands F-16s were to be sold to Pakistan.


O resto foi muito bem explicado pelos colegas...


.... :wink:

Não se trata aqui de falar mal dos F-16, ou bem dos M-2000.


Totalmente de acuerdo

É preciso termo em mente que a melhor configuração de um caça interceptor, superioridade área é a asa em delta integral e baixa. De tal forma que a asa e a fuzelagem sejam uma só, formando um bloco compacto de alta carga alar e capaz de suportar mais forças g´s que qualquer caça.


1) No es cierto que “la mejor configuración” para cazas sea delta....
2) Los deltas al tener gran superficie de sustentación tienen baja carga alar...
3) Tienen el problema de perder mucha energía en los giros cerrados...
4) No tiene nada que ver la configuración del ala con la capacidad de soportar “g”...ambos aviones soportan 9g....

Não só as estruturas do M-3 e dos M-2000 são eternas, o segundo é capaz de suportar forças de até 13 g´s. Os EUA tiveram um delta para intercpetação o DELTA DART(F-106), alguém tem em seu avatar uma foto dele. Este caça ficou em serviço nos EUA por mais de 20 anos, não teve um substituto e só deu baixa já na década de 1980. O segredo da longevidade da célula é a configuração.


No amigo...las estructuras no son “eternas”:

Mirage III:
Segundo uma alta fonte da Aeronáutica, os Mirage da FAB serão gradativamente retirados do serviço ativo, por fim de vida útil, devendo estar completamente fora de uso em 2005. Hoje, esses caças voam sem radar e têm disponibilidade de apenas 44%.

http://www.defesanet.com.br/noticia/fabgap/

Mirage 2000:
Dassault is always keen to emphasize the longevity of the Mirage 2000. The airframe life has been increased to 7,500 hours and is guaranteed to 5,000 hours.

http://www.mirage-jet.com/AIRFRAME/MAIN ... inte_1.htm

Respecto a los 13,5g….claro que los alcanza, también el F-16, Gripen, Efa, etc...
El punto es que matas vida útil y aumentas desproporcionadamente los costos de overhaul...

Respecto al F-106.....lindo avión de otra época, un clásico como el English Electric Lightning, interceptor puro, tenía condiciones similares a F-4 en dog figther, pero más aceleración. Fue reemplazado por el F-15 en 1972 y pasó a la Guardia Nacional hasta 1988.....
Si su configuración fuera la ideal, todos los aviones posteriores serían deltas...

A asa delta surgiu para conciliar alta penetração aerodinâmica e grande carga alar, permitindo ainda, uma grande armazenagem de combustível. Porém, ela não permitia vôos em baixa velocidade e a grande perda de energia em altos graus de ângulos de ataque. Resumo, não era um avião manobrável em baixas altitudes, na verdade, perigoso. Além de necessitava grandes pistas. Uma vez que não existem flaps nos bordos de fuga da asa, por conta da presença dos elevons. Por este motivo, a Dassault abandonou a asa delta para os Mirages F-1.


Muy de acuerdo, además, permitía diseñar alas de baja “razón de aspecto”, pero “gruesas” para poder tener fuerza estructural con la tecnología de la época....

Porém, com lançamento dos F-16, e a instabilidade artificial. A Dassault percebeu que poderia usar a configuração delta, sem as várias das antigas desvantagens, ou seja, os M-2000 manobram bem em baixa velocidade, porém, a perda de energia continua alta quando comparados a outros caças. O segredo para tornar um caça delta em um caça altamente manobrável está nos canards. No caso dos M-2000 se optou por uma configuração mais para superioridade aérea e intercpetção, aptou-se então por canards menores e fixos.


Muy de acuerdo....y dejemos claro que los doble canard modernos son OTRA COSA...
El Mirage 2000 no eligío no ser doble canard....eso es como decir que "optó" por tener peores características... :?

Sob o ponto de vista estrutural os F-16 são o oposto dos M-2000, uma configuração de caça-bombardeiro, ataque e apoio serrado. Com baixa carga alar e alta potência dos motores. Resultado, uma célula que além de ser muito mais fraca estruturalmente, atua numa parte do espaço aéreo que mais sacrifica a célula, a baixa altura.


En eso no estamos de acuerdo....
1) El F-16 (y su diseño aerodinámico) nació como caza dog figther liviano...no como caza bombardero....
2) Te recuerdo que el mirage 2000N/D siempre fue de ataque...y es delta....
3) No es que el F-16 tenga MUCHA potencia en sus motores, sucede que el Mirage 2000 siempre a tenido problemas de potencia...
4) La carga alar del F-16 es mayor....
5) Decir que la célula del F-16 es más “fraca” que la del Mirage 2000, hay que demostrarlo....
6) El F-16 no actúa en baja altura porque puede, es multirrol, el Mirage 2000C no...

Os países que usam os 02 caças, fazem o mesma coisa, abaixo de 5.000 metros para missões diversas usam o F-16. Acima de 5.000 metros e para superioridade aérea usam os M-2000. O M-2000 pode ser usado como caça-bombardeiro, mas não é indicado para ataque e apoio serrado. O inverso ocorre com os F-16, seu pior desempenho é superiodade e interceptação aérea.


En eso tampoco estamos de acuerdo....
7) No hay antecedentes de esa “supuesta” preferencia del Mirage 2000 como caza, más aún, hay países que usan el Mirage 2000 casi exclusivamente para ataque, como Perú y la India....
8) Ningún aviín de alta performance (como el F-16 o Mirage) es eficiente en ataque cerrado....
9) Es absolutamente falso que el peor desempeño del F-16 sea como caza de superioridad aérea e interceptor...

Não estou aqui comparando as diversas versões com os sistemas delas, mas as células dos dois aviões. A multifuncionalidade sempre será relativa.


Puede ser....pero eso hay que demostrarlo...

Ou seja, é o tempo previsto que ficará na FAB não precisando de nenhuma manutenção em escala maior, mas não é o fim da vida útil como sugeres.


Yo no lo sugiero....se supone que estarán hasta que llegue FX....

patético, contra o Brasil são super Migs, contra os chilenos são chatarras usando mísseis com validade duvidosa e que no vuelan...Mirage 2000 S530 + R.99 são suficientes para qualquer dos vizinhos antes da chegada dos Su-30


No amigo...Chile no tiene Mirage 2000C...y te recuerdo que:
1) Ese es el tema
2) La Fach tiene F-5 modernizado con capacidad WBR de 4ª generación hace años, igual que AEW y BVR...
3) Qué el Mirage 2000 sea compatible con el R-99 en data Link debes demostrarlo, pues usar comunicación de vos... :roll:

Como já te responderam, C-10 não existe nenhum operacional, é uma modernização apresentada por Israel mas que ninguém ainda comprou. Os CE equatorianos não tem nada melhor que os F-5M(a não ser o Python4) em aviônica além de carecer de BVR(os nossos já foram comprados), datalink e apoio AEW.


Eso ya lo contesté...
Te lo precento...vivo y en servicio en la FAE

Imagem

Pero, no tiene BVR nem apoio AEW. E tem aviônica do fim dos anos 70...a do Mirage recebeu upgrade ao padrão S4 dos 90'.


Ambos aviones tienen tecnología de los ´80...PUNTO...

Não quis dizer que os Mirage 2000 sozinhos acabam com qualaquer força aérea vizinha, quis dizer que são suficientes em conjunto com o restante da força(após modernizações). Inclusive é suficiente contra outras forças aéreas não vizinhas tb....


Pues eso no es lo que pareces decir...luego de tus respuestas... :roll:




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
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Matheus
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#621 Mensagem por Matheus » Ter Set 26, 2006 11:07 pm

Embora tu seja chato vou te responder...

>No amigo...Chile no tiene Mirage 2000C...y te recuerdo que:
1) Ese es el tema
2) La Fach tiene F-5 modernizado con capacidad WBR de 4ª generación hace años, igual que AEW y BVR...
3) Qué el Mirage 2000 sea compatible con el R-99 en data Link debes demostrarlo, pues usar comunicación de vos...


creio que não comprendeu o que falei, quando os chilenos fazem comparações com os peruanos(como nas eternas discussões no fach-extraoficial), falam que os Migs peruanos não voam, que sua eletrônica é bastante inferior a ocidental da mesma época, que os R-27 são mísseis com baixa probabilidade de acerto, que os R-77 não estão validados, blá, blá. Como agora a comparação é com o Brasil, os Mig peruanos se revestem de superpoderes....ninguém aqui disse que o Mirage tem datalink....é por voz mesmo...o que os peruanos vão fazer para interceptar as vozes, acaso possuem boas plataformas sigint? ou tu não saber que os R-99 operavam em conjunto com os MIII?

>Eso ya lo contesté...
Te lo precento...vivo y en servicio en la FAE

se vc olhar abaixo do canopi o que está escrito??? Kfir CE.....

>Ambos aviones tienen tecnología de los ´80...PUNTO...

que ano foram fabricados os F-16 da Venezuela? que ano foram modificados os Mirage franceses?

>Pues eso no es lo que pareces decir...luego de tus respuestas...

ou talvez não é o que vc quer entender....se tivessemos o CN chileno aí sim os Mirage destruiriam tudo sozinho....




PRick

#622 Mensagem por PRick » Qua Set 27, 2006 2:07 am

Degan,

Vc continua o mesmo, nossos M-3 estão em serviço desde 1972, portanto, em 2005 estavam completando mais de 30 anos de serviço. Eles foram retirados de serviço pq seus sistemas estavam totalmente obsoletos, a maioria das cálulas ainda podem voar muito bem, mas não justificavam nenhuma atualização de sistemas. Este foi motivos do fim dos M-3, muito mais que qualquer fadiga estrutural.

O texto que vc postou fala da expectativa da fábrica quando fez o M-2000, ou seja, pelo menos 5.000 horas sem qualquer revisão ou reparo, estimativa de pelo menos 7.500 hs, que foi ampliada para 8.000 horas depois. Já falei, cuidado com textos retirados da internet, os dados mudam com o tempo, e muitas das páginas não sofrem atualizações.

Mas como já cansei de falar, as garantias e certificações de fábrica devem ser verificadas na prática. O que vemos é quase nenhuma célula dos M-2000 retirada de serviço por fadiga estrutural, nenhum reforço necessário nas revisões estruturais, já o F-16...

Quanto ao F-16 possuirem mais carga alar que os M-2000, só pode ser alguma piada, ja havia postado aqui, o M-2000 tem muitooooo mais carga alar que o F-16.

Vc sabe o que é um caça-bombardeiro diurno? O F-16 foi concebido assim, capaz de combate aéreo com mísseis WVR. Depois sofreu adaptações, mas ele foi concebido como caça-bombardeiro leve, ataque e apoio serrado.

Por sinal estava revendo os textos sobre o M-2000C e encontrei o seguinte sobre alcance de combate. Isto demonstra claramente as vantagens da configuração asa delta integral. São numeros impressinantes dado o peso máximo de decolegem de 17.500kgs.

Combat Range

• 1,361 km (845 miles / 756 nm) with 18 250 kg (551 lb.) bombs
• 1,480 km (920 miles / 800 nm) with four 250 kg (551 lb.) bombs
• 1,539 km (956 miles / 855 nm) with two AM.39 Exocets and one 1,300 liter drop tank
• 1,593 km (989 miles / 885 nm) with two ARMAT ASMs, two Magic AAMs and one 1,300 liter drop tank
• 1,593 km (989 miles / 885 nm) with two Super 530 AAMs, two Magic AAMs and one 1,300 liter drop tank
• 1,969 km (1,223 miles / 1,094 nm) with four Belouga bombs, two Magic AAMs and two 1,700 liter drop tanks


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#623 Mensagem por Pablo Maica » Qua Set 27, 2006 12:06 pm

Não adinta tentar debater contra o ufanismo cego pessoal... a razão nunca entra em cena... :? :? :?



Um abraço e t+ :D




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#624 Mensagem por Plinio Jr » Qua Set 27, 2006 12:21 pm

Citação:
Os F-5M estão chegando gradativamente em operação e aptos a operar misseis BVR e o escolhido foi o Derby, vale lembrar que a disponibilidade de aviões de combate da FA peruana não é das melhores, resta saber se por exemplo, os Mig-29 aptos a operar misseis R-77 estão operacionais no momento ...

Eso lo se amigo...pero eso tampoco niega lo que yo digo....
En resumen, todos pueden apurar sus proyectos...también los peruanos, y así modernizar, dar operatividad y en un extremo, hasta comprar....


Sem sombra de dúvidas que todos podem modernizar ou mesmo comprar em uma situação mais drástica, mas existe um grande detalhe, isto demanda tempo, não é feito de uma hora para outra...este será o problema enfrentado pelos países que estão com suas aeronaves paradas por problemas de manutenção, carecendo de modernizações ou mesmo para compra de novas aeronaves...

Citação:
De fato, O Kfir C-10, no existe, o modelo CE operado pelo Equador é uma aeronave feita sob requisição da FA equatoriana, contam com radar Elta 2034, SPS-45 RWR, um novo cockpit, 02 MFDs e utilizam Pythoon 4, temos somente 06 aeronaves convertidas para este padrão, o restante continua no padrão C.2/7.
Plinio....
Puse el link oficial de IAI (Israel Aircraft Industries)....te lo repito:
http://www.iai.co.il/Default.aspx?docID ... 48&lang=en
“Extrañamente, nombra los mismo instrumentales que tu dices, y te recuerdo que el radar Elta El/m-2032 SIEMPRE ha tenido capacidad BVR....Ecuador aparentemente no ha comprado Derby...pero en el momento que lo necesite no tendrá problema alguno....
Esa versión de radar Elta es de antena mucho mayor al del F-5TIII y sin ninguna duda mayor al del F-5M, teniendo además mucho más potencia por la capacidad de generación del J-79...

Por último, Ecuador ha tenido serios problemas de pagos (nadie está libre de problemas...), así que el resto de su flota no se actualiza por ese motivo....que se soluciona con US$...y los US$ aparecen para la defensa cuando se necesitan...


Os Kfir CE deles realmente podem operar mísseis como o Derby, embora não os tenha no momento, mas voltamos ao que comentei acima, se ocorrer uma situação de conflito , eles não terão tempo hábil para modernizar as demais aeronaves e terão em operação, poucas aeronaves habilitadas para usar os Derbys.

No que refere-se a performace de aeronave, claro que um Kfir CE é superior a nossos F-5s modernizados, mas tenho sérias duvidas se eletronicamente ele é superior aos nossos F-5M, que estão sendo modernizados recentemente,diria eu no mínimo se equivalem neste aspecto, mas enquanto o Kfir supera o F-5 em perfomace, nós os superamos em números...

Citação:
Os F-16A/B venezuelanos mesmo operando mísseis Pythoon 4, não ossuem capacidade BVR e operacionalmente se falando, não são mais de 20 unidades, tanto que o governo venezuelano comprou os Su-30 justamente para preencher a lacuna operacional que os F-16s estão abrindo em virtude do bloqueio que os americanos estão impondo a eles para manter estas aeronaves em atividade...

Plinio....es oficila que Venezuela no tiene problemas operacionales con el F-16....por algo estuvieron en CRUSEX...y como el tema es Mirage 2000C v/s F-16A/B venezolano....creo que los Súper 530 no superan la mayor cantidad de aviones y su MUY superior capacidad WVR....


Mesmo estando o exercício Cruzex deste ano é sabido que os F-16 A/B não possuem a mesma disponibilidade de tempos atrás e mesmo tendo em inventário mais de 20 aeronaves, a quantidade deles em operação deve ser muito menor...




¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
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Slip Junior
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#625 Mensagem por Slip Junior » Qua Set 27, 2006 12:43 pm

Os Estados Unidos suspenderam a exportação de quaisquer tipos de material e serviço de uso militar (excetuando-se armas de fogo e munições) para a Venezuela no dia 17 de agosto de 2006.

https://www.pmdtc.org/docs/frnotices/71 ... ezuela.pdf

Abraços




Carlos Mathias

#626 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Set 27, 2006 1:07 pm

Ué, mas o povo não vive dizendo que tá tudo normal por lá?




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Sintra
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#627 Mensagem por Sintra » Qua Set 27, 2006 7:48 pm

Sob o ponto de vista estrutural os F-16 são o oposto dos M-2000, uma configuração de caça-bombardeiro, ataque e apoio serrado. Com baixa carga alar e alta potência dos motores. Resultado, uma célula que além de ser muito mais fraca estruturalmente, atua numa parte do espaço aéreo que mais sacrifica a célula, a baixa altura.



:shock: Baixa carga alar?!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! O F-16?!!! Qual deles?
Um F16 block 15 ou 30, vá, está certo, um Mitsubishi F2 idem, mas a ultima coisa que eu diria de um block50/60 era que este tem uma baixa carga alar, muito pelo contrário...
Apenas por curiosidade deixo aqui um jogo, tentem encontrar um caça tático a jacto desde 1950 que tenha uma maior carga alar que o F16I que a IDF/AF (força aérea Israelita) recebeu estando ambos em "maximum weight at the takeoff", ou seja peso máximo, combustível, armas, à descolagem, são bem capazes de descobrir que não existe nenhum...
Sim, isso mesmo, nestas condições um F104G Starfighter tem menos carga alar, um F4E Phantom tem menos carga alar, um F101 Vodoo tem menos carga lar, um Draken, um Matusalem III, etc, etc, etc...
A 23587kg com umas asas de 28m2, baixa carga alar é a ultima coisa que diria do assunto.
E se não acreditam em mim, creio que podem acreditar num senhor chamado Roy Brabrook, segunda página...
http://www.armada.ch/04-2/complete_04-2 ... pg%2080%22




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Matheus
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#628 Mensagem por Matheus » Dom Out 01, 2006 10:37 am

Chile – LAU-129/A Launchers and Support for F-16 Mid-Life Update Aircraft

WASHINGTON, September 28, 2006 - The Defense Security Cooperation Agency notified Congress of a possible Foreign Military Sale to Chile of LAU-129/A launchers and support for F-16 Mid-Life Updated aircraft as well as associated equipment and services. The total value, if all options are exercised, could be as high as $ 123 million.

The Government of Chile has requested a possible sale for 28 LAU-129/A launchers, support equipment, spare and repair parts, program support, publications, documentation, personnel training, training equipment, contractor technical and logistics personnel services and other related elements of program support for F-16 Mid-Life Update aircraft. The estimated cost is $123 million.
The proposed sale will contribute to the foreign policy and national security of the United States by helping to improve the security of a friendly country that has been and continues to be an important force for political stability and economic progress in South America. Chile has deployed forces to numerous different peacekeeping operations around the world and plays a significant role in Haiti. Chile firmly supports our current efforts in the Global War on Terror. Its willingness to deploy to peacekeeping and humanitarian operations while U.S. forces are occupied elsewhere has had a significant impact on regional, political, and economic stability and serves U.S. national security interests.
Chile is modernizing its antiquated Air Force fleet. As the Chilean Air Force equips these aircraft so that they can launch modern missiles and become operational, it plans to retire its entire French Mirage aircraft fleet. The proposed sale of this equipment and support will not affect the basic military balance in the region.

Fuente: http://www.dsca.osd.mil/PressReleases/3 ... _06-60.pdf



Interessante, soma-se então 123mi com os 185mi da compra dos MLU mais mísseis e teremos uma quantia de mais de 300mi. Ou seja, não é só os 10mi por aeronave que se pinta por aqui. Embora bastante superior ao Mirage 2kC acredito que a FAB não dispunha deste dinheiro para a compra do caça "tampão". Ainda mais que gastaram 96mi parcelados e com armamento incluído, aviões revisados, ferramental e treinamento. Antes que venha o Degan a bromear, é lógico que eu preferia os MLU que os Matusalem!




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#629 Mensagem por Degan » Dom Out 01, 2006 8:29 pm

Embora tu seja chato vou te responder...


MCD-SM, ¿por qué ese comentario?, ¿con quién o con qué he sido “chato”?.
Te aclaro que solo he sido MUY preciso con los datos, y no he emitido “juicios de valor”...

creio que não comprendeu o que falei, quando os chilenos fazem comparações com os peruanos(como nas eternas discussões no fach-extraoficial), falam que os Migs peruanos não voam, que sua eletrônica é bastante inferior a ocidental da mesma época, que os R-27 são mísseis com baixa probabilidade de acerto, que os R-77 não estão validados, blá, blá.


Y....???, qué tiene que ver el foro “Fach-extraoficial” con migo o con mis comentarios....??

Como agora a comparação é com o Brasil, os Mig peruanos se revestem de superpoderes....ninguém aqui disse que o Mirage tem datalink....é por voz mesmo...o que os peruanos vão fazer para interceptar as vozes, acaso possuem boas plataformas sigint? ou tu não saber que os R-99 operavam em conjunto com os MIII?


No amigo...sabes perfectamente de lo que hablo, no lo desvíes:
Mirage 2.000C de la FAB v/s Mig-29C de la FAP.....

se vc olhar abaixo do canopi o que está escrito??? Kfir CE.....


Por segunda vez te lo explico...Kfir CE es el nombre original del que ahora se conoce como Kfir C-10...igual que originalmente el Mirage 2.000 5Mk2 se llamó Mirage 2.000-9...
Te recuerdo que aquí se decía que el Kfir C-10 NO EXISTIA...

que ano foram fabricados os F-16 da Venezuela? que ano foram modificados os Mirage franceses?


Los F-16 venezolanos entraron en servicio en 1983....los Mirage 2.000C de Francia entraron en servicio en 1984....
Las modificaciones de los Mirage 2.000C para llevarlos a RDI son de 1987....cuando recién existió ese radar y la capacidad de usar el Súper 530D...(Versión S4)...
En resumen...todos son de los ´80 (recuerda que Francia estaba (y está) bastante atrasada en tecnología radar respecto a USA).

ou talvez não é o que vc quer entender....se tivessemos o CN chileno aí sim os Mirage destruiriam tudo sozinho....


Gran argumento... :roll:

Vc continua o mesmo, nossos M-3 estão em serviço desde 1972, portanto, em 2005 estavam completando mais de 30 anos de serviço. Eles foram retirados de serviço pq seus sistemas estavam totalmente obsoletos, a maioria das cálulas ainda podem voar muito bem, mas não justificavam nenhuma atualização de sistemas. Este foi motivos do fim dos M-3, muito mais que qualquer fadiga estrutural.


Esa es tu opinión, pero sitios WEB especializados dicen otra cosa...

A vida útil remanescente é mínima, o suporte de célula e de motor é incerto

http://www.defesanet.com.br/noticia/fabgapIII/III.htm

O texto que vc postou fala da expectativa da fábrica quando fez o M-2000, ou seja, pelo menos 5.000 horas sem qualquer revisão ou reparo, estimativa de pelo menos 7.500 hs, que foi ampliada para 8.000 horas depois. Já falei, cuidado com textos retirados da internet, os dados mudam com o tempo, e muitas das páginas não sofrem atualizações.


Yo leo claramente otra cosa (nada de 8.000 horas, ni menos que esas hora de vida sean SIN overhaul.... :wink: ):

Dassault is always keen to emphasize the longevity of the Mirage 2000. The airframe life has been increased to 7500 hours and is guaranteed to 5000 hours

http://www.mirage-jet.com/AIRFRAME/MAIN ... inte_1.htm

Respecto a dsconfiar de las WEB, en el caso del Mirage 2.000, lamentablemente no se puede hacer otra cosa, ya que el fabricante no indica nada. En el caso del F-16, Lockheed Martín si:

The airframe is designed for 8,000 hours of operation (more than 26 years of service at 25 flight hours/month) without a depot-level inspection or overhaul.

http://www.lockheedmartin.com/wms/findP ... i=0&sc=400

Mas como já cansei de falar, as garantias e certificações de fábrica devem ser verificadas na prática. O que vemos é quase nenhuma célula dos M-2000 retirada de serviço por fadiga estrutural, nenhum reforço necessário nas revisões estruturais, já o F-16...


1) Los Mirage 2.000 han volado mucho menos que los F-16 y en forma especializada....los Mirage 2.000 no son multimisión, excepto los “-5”...muy recientes...
2) No hay antecedentes de que “algunos” Mirage 2.000 no necesitaran “refuerzos” estructurales. Datos de un amigo del Perú contaba de un “orden del fabricante” que dejaba los aviones en tierra hasta recibir alguna modificación....aunque esto es más común de lo que se cree, no existen páginas WEB del Mirage 2.000 que entregue GRAN parte de la información. Como es f-16.net....

Quanto ao F-16 possuirem mais carga alar que os M-2000, só pode ser alguma piada, ja havia postado aqui, o M-2000 tem muitooooo mais carga alar que o F-16.


Amigo...¿sabes lo que es carga alar?....
Te lo explico: Es el peso del avión dividido por los metros cuadrados de superficie de sus alas.....

Vc sabe o que é um caça-bombardeiro diurno? O F-16 foi concebido assim, capaz de combate aéreo com mísseis WVR. Depois sofreu adaptações, mas ele foi concebido como caça-bombardeiro leve, ataque e apoio serrado.


De que hablas hombre...todo equivocado:
1) El F-16 nación como caza puro, sin capacidad de ataque.
2) Nació con radar de control de fuego, por lo que no era diurno (no confundas capacidad BVR con capacidad “All Water”
3) Jamás ha sido concebido para “apoyo cerrado” (CAS), es ridículo crear un avión de altas prestaciones para ese tipo de misiones, no vuela bien lento y su maniobrabilidad a esa velocidad es pobre. Un avión CAS es un A-10 o Su-25....

Por sinal estava revendo os textos sobre o M-2000C e encontrei o seguinte sobre alcance de combate. Isto demonstra claramente as vantagens da configuração asa delta integral. São numeros impressinantes dado o peso máximo de decolegem de 17.500kgs.


Buenos números, pero nada del otro mundo (todo SIN CFT), “Radius” no “Range”:

Combat Radius [F-16C]

740 nm (1,370 km) w/2 2,000-lb bombs + 2 AIM-9 + 1,040 US gal external tanks
340 nm (630 km) w/4 2,000-lb bombs + 2 AIM-9 + 340 US gal external tanks
200 nm (370 km) + 2 hr 10 min patrol w/ 2 AIM-7 + 2 AIM-9 + 1,040 US gal external tanks

http://www.fas.org/man/dod-101/sys/ac/f-16.htm

295 nm (340 miles; 547 km) on a hi-lo-hi mission with six 454 kg (1,000 lb)

http://www.danshistory.com/f16.html

1,361 km (845 miles / 756 nm) with 18 250 kg (551 lb.) bombs


Me gustaría ver un Mirage 2.000C con 18 bombas de 500lb….

Não adinta tentar debater contra o ufanismo cego pessoal... a razão nunca entra em cena...


Inténtalo aportando algo.... :roll:

Sem sombra de dúvidas que todos podem modernizar ou mesmo comprar em uma situação mais drástica, mas existe um grande detalhe, isto demanda tempo, não é feito de uma hora para outra...este será o problema enfrentado pelos países que estão com suas aeronaves paradas por problemas de manutenção, carecendo de modernizações ou mesmo para compra de novas aeronaves...


Cuidado, existe una GRAN diferencia:
Perú usa aviones con capacidad BVR de alta performance desde hace una década....para ellos llevar todo a un % de alistamiento razonable y dotar al 100% de sus a Mig poder usar R-77 no es lo mismo que adquirir esas capacidades desde cero.
Ellos ya soportan localmente esos sistemas (no confundir falta de dinero con falta de capacidades).

Os Kfir CE deles realmente podem operar mísseis como o Derby, embora não os tenha no momento, mas voltamos ao que comentei acima, se ocorrer uma situação de conflito , eles não terão tempo hábil para modernizar as demais aeronaves e terão em operação, poucas aeronaves habilitadas para usar os Derbys.


Claro....siempre que el conflicto sea muy rápido....pero generalmente estos conflictos tienen un tiempo de “calentamiento” largo.

No que refere-se a performace de aeronave, claro que um Kfir CE é superior a nossos F-5s modernizados, mas tenho sérias duvidas se eletronicamente ele é superior aos nossos F-5M, que estão sendo modernizados recentemente,diria eu no mínimo se equivalem neste aspecto, mas enquanto o Kfir supera o F-5 em perfomace, nós os superamos em números...


No veo por qué tus dudas acerca de la electrónica....
Tanto el Elta/m-2032 como el GRIFO tienen capacidades que varían mucho entre una versión pensada para aviones livianos, pequeños y de poca potencia eléctrica, a otros como upgrades de F-16...son radares de capacidades MUY diferentes.
El Kfir C-10 tiene una antena de radar MUCHO más grande que la del F-5....
No veo NADA en que el F-5M supere al Kfir C-10, excepto el Data Link y el R-99, que no es una ventaja del avión...

Mesmo estando o exercício Cruzex deste ano é sabido que os F-16 A/B não possuem a mesma disponibilidade de tempos atrás e mesmo tendo em inventário mais de 20 aeronaves, a quantidade deles em operação deve ser muito menor...


Es oficial que USA respeta su contrato de soporte al 100%

Os Estados Unidos suspenderam a exportação de quaisquer tipos de material e serviço de uso militar (excetuando-se armas de fogo e munições) para a Venezuela no dia 17 de agosto de 2006.


Ups..... :oops:
Buen dato Slip...por eso digo que los F-16 de Venezuela no funcionan.... :cry:

A 23587kg com umas asas de 28m2, baixa carga alar é a ultima coisa que diria do assunto.
E se não acreditam em mim, creio que podem acreditar num senhor chamado Roy Brabrook, segunda página...


Yo lo dije.....
Con una sola aclaración....la carga alar depende de la misión, ya que no “necesariamente” para misiones de caza el F-16 TIENE que portar CFT y/o Bombas....

Interessante, soma-se então 123mi com os 185mi da compra dos MLU mais mísseis e teremos uma quantia de mais de 300mi.


Primera noticia...esperemos la compra real y el costo final.....




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
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#630 Mensagem por Matheus » Dom Out 01, 2006 8:49 pm

Degan,

como queira, vou repetir o que disse antes para ser mais claro.

Infelizmnte, a compra dos Mirages 2000, aliada as demais plataformas da FAB dão conta de qualquer de nossos vizinhos. Individualmente Os MIG-29 peruanos são os únicos que poderiam abater os Mirages com seus R-77, mas acredito que com o apoio dos R-99, isso poderia ser revertido. Os demais aviões de nossos vizinhos carecem de mísseis BVR e apoio AEW.
Acredito inclusive que a FAB com 50 F-5BR, 54 A-1M e os 12 Mirage 2000, R-99 e demais aviões, com armamentos modernos, seriam capazes de contrapor a FACh com seus 28 F-16, 16 F-5 e os Elkan, o Condor e demais aeronaves.

Ficariam 16 F-5Ch - 16F-5BR
20 Elkan - 20 A-1M
28 F-16C/MLU- 34 A-1M/34 f-5BR/ 12 Mirage 2000
1 Condor - 5 R-99


Talvez, quando termine as modernizações da FAB a Fach já conte com mais F-16 e AEW o que poderia pesar a balança para o lado chileno.




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