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Re: Super Tucano News
Enviado: Qua Jul 14, 2010 5:00 pm
por Bolovo
Não seria.
Esse avião voa a 65 mil pés. Sabe a quantos chega o Rafale? 55.
Re: Super Tucano News
Enviado: Qua Jul 14, 2010 5:10 pm
por Justin Case
Bolovo escreveu:Não seria.
Esse avião voa a 65 mil pés. Sabe a quantos chega o Rafale? 55.
Amigos,
O limite de 55.000 pés é uma restrição imposta pela segurança do piloto.
Voar acima dessa altitude somente é permitido se houver a possibilidade de utilizar vestimenta pressurizada.
O risco, não desprezível para qualquer aeronave, é de ocorrer uma despressurização da cabine.
Abraços,
Justin
Re: Super Tucano News
Enviado: Qua Jul 14, 2010 5:18 pm
por Alcantara
Justin Case escreveu:Bolovo escreveu:Não seria.
Esse avião voa a 65 mil pés. Sabe a quantos chega o Rafale? 55.
Amigos,
O limite de 55.000 pés é uma restrição imposta pela segurança do piloto.
Voar acima dessa altitude somente é permitido se houver a possibilidade de utilizar vestimenta pressurizada.
O risco, não desprezível para qualquer aeronave, é de ocorrer uma despressurização da cabine.
Abraços,
Justin
E daí essa diferença de 10 mil pés (3000 metros)? Nenhum interceptador precisa chegar ao mesmo nível do alvo, as "seis horas". A diferença (de altitude e/ou ângulo de ataque) seria coberta tranquilamente por qualquer míssil ar-ar de curto alcance disponível no Brasil.
Re: Super Tucano News
Enviado: Qua Jul 14, 2010 5:21 pm
por Bolovo
E daí que o cara perguntou sobre o Super Tucano. Leiam o topico, por favor.
Re: Super Tucano News
Enviado: Qua Jul 14, 2010 5:22 pm
por Alcantara
Bolovo escreveu:E daí que o cara perguntou sobre o Super Tucano. Leiam o topico, por favor.
Lido e respondido acima. Leia o tópico por favor.
Re: Super Tucano News
Enviado: Qua Jul 14, 2010 5:23 pm
por Bolovo
hahaha Alcantara, não faça isso...
Re: Super Tucano News
Enviado: Qua Jul 14, 2010 5:26 pm
por Alcantara
Bolovo escreveu:hahaha Alcantara, não faça isso...
Diga por favor
(By Chuck Norris)...
Re: Super Tucano News
Enviado: Qua Jul 14, 2010 5:28 pm
por Carlos Lima
Acho díficil um ST conseguir chegar perto de uma aeronave dessas.
Muito mesmo, pois não tem velocidade, não tem razão de subida e lá por 65k pés ou mesmo 55k a coisa é mais complicada em termos de interceptação.
[]s
CB_Lima
Re: Super Tucano News
Enviado: Qua Jul 14, 2010 5:34 pm
por joao fernando
Daqui a pouco, o nosso FX vai ser mais ST´s. Vamos parar com isso pessoal
Re: Super Tucano News
Enviado: Qua Jul 14, 2010 9:18 pm
por Bolovo
Alcantara escreveu:Bolovo escreveu:hahaha Alcantara, não faça isso...
Diga por favor
(By Chuck Norris)...
Vc tá fazendo eu desmentir eu mesmo ou coisa do tipo, tá um papo loco da porra
enfim, nos dois estamos certos
Re: Super Tucano News
Enviado: Qua Jul 14, 2010 10:22 pm
por Alcantara
Re: Super Tucano News
Enviado: Qua Jul 14, 2010 10:44 pm
por Skyway
Gente, vamos lá...
O Phantom Eye voa a 65mil pés e pode chegar a cerca de 270km/h, com certeza essa velocidade não é a 65mil pés. O que quer dizer que a 65mil pés ele vai estar voando mais devagar.
Logo, um ST teria velocidade para acompanhar? sim, teria. Mas isso e nada é quase a mesma coisa.
O ST não tem capacidade para voar tão alto, e isso é simples de se ver, ele é um treinador/COIN, projetado para isso...ele não foi projetado para interceptar a altíssimas altitudes.
"Ah, mas qualquer míssil de curto alcance cobre essa distância..." Não, não cobre. Vamos lá para a explicação...você tem uma aeronave voando a 65mil pés com dois motores de 150cv movidos a hidrogênio...qual assinatura térmica você espera receber disso? Ai você tem uma aeronave pequena como o ST, voando muito mais alto para o que foi projetada e mesmo assim a quilômetros abaixo do nível de voo do Phantom Eye.
Já foi provado por A+B que um míssil Ar-Ar de curto alcance não é uma arma válida para o ST por simples incapacidade física da aeronave. Ela não tem energia suficiente para extrair o melhor do míssil, e isso acaba capando literalmente as capacidades da arma. Então você tem um míssil de curto alcance, que tem um alcance máximo, em linha reta sem curvas abruptas em torno de 7/8km, e que lançado de uma plataforma como o ST, cai para uns 4km no máximo. E se o ST estiver alto, muito devagar, qual alcance imagina que o míssil vai ter? E o alvo estando a quilometros ACIMA? Povavelmente, muito provavelmente, o míssil nem chegaria no alvo.
Lógico, isso tudo presumindo que o seeker do míssil trave em um motor de 150cv movido a hidrogênio a 65mil pés...
E respondendo a pergunta original do colega, feita antes de toda essa discussão e celeuma..não, não daria um bom interceptador para uma aeronave do tipo Phantom eye.
Um abraço.
Re: Super Tucano News
Enviado: Qua Jul 14, 2010 11:37 pm
por Alcantara
Skyway escreveu:"Ah, mas qualquer míssil de curto alcance cobre essa distância..." Não, não cobre. Vamos lá para a explicação...você tem uma aeronave voando a 65mil pés com dois motores de 150cv movidos a hidrogênio...qual assinatura térmica você espera receber disso? Ai você tem uma aeronave pequena como o ST, voando muito mais alto para o que foi projetada e mesmo assim a quilômetros abaixo do nível de voo do Phantom Eye.
Já foi provado por A+B que um míssil Ar-Ar de curto alcance não é uma arma válida para o ST por simples incapacidade física da aeronave. Ela não tem energia suficiente para extrair o melhor do míssil, e isso acaba capando literalmente as capacidades da arma. Então você tem um míssil de curto alcance, que tem um alcance máximo, em linha reta sem curvas abruptas em torno de 7/8km, e que lançado de uma plataforma como o ST, cai para uns 4km no máximo. E se o ST estiver alto, muito devagar, qual alcance imagina que o míssil vai ter? E o alvo estando a quilometros ACIMA? Povavelmente, muito provavelmente, o míssil nem chegaria no alvo.
Sky... 65 mil pés contra 55 mil pés... 10 mil pés de diferença... isso da o que? 3000 mil metros? 3 km... qualquer míssil muquirana de hoje em dia tem mais de 10 km de alcance.
Descontado o "fator de empuxo" que uma aeronave de alto desempenho (isto é, de alta velocidade) pode dar ao míssil (ampliando a sua energia), descontando o fato do míssil ter que usar a potencia do motor para vencer a gravidade e, finalmente, descontando o fato de que a grandes altitudes a força do motor é menor (menor pressão atmosférica, menor empuxo), ainda assim creio que um míssil IR de curto alcance venceria a distancia e acharia o seu alvo.
Mas veja bem. Estamos conjecturando sobre alvo a 65 mil pés e interceptador a 55 mil.
Não sei se o ST chega a essa altitude sem alguma preparação especial. Alias, não sei nem se ele realmente chega a essa altitude (com preparação especial ou não), mas é bom lembrar que ele tem 1600 cavalos de potencia... um UAV turbohélice grande, do tipo Heron tem, se eu não me engano, uns 1200 cv... e chega lá.
E outra coisa.
Não estou dizendo que o ST é um
super-hiper-mega interceptor fuderation a grandes altitudes. Todos nós sabemos que ele não foi
DESENHADO pra isso. Conjectura-se aqui uma EVENTUAL missão de inteceptação, que no meu mode de ver as coisas, teria os seus percalços, as suas dificuldades, mas que poderia sim ser realizada.
Abraços. E boa noite a todos!
Re: Super Tucano News
Enviado: Qua Jul 14, 2010 11:42 pm
por Skyway
A pergunta do colega é quanto ao uso do ST na interceptação de um Phantom Eye, e foi isso que respondi.
Se for pra "conjecturar" sobre um interceptador qualquer, vamos falar de um Mig-25, por que não?
Nos atendo a realidade e principalmente a pergunta do colega, o ST voa, no máximo, a 35mil pés. Faça as contas.
Interceptador a 55mil pés contra um alvo a 65mil pés, é possível, mas não tem absolutamente nada a ver com a pergunta feita.
Um abraço!
EDIT: Um UAV tipo Heron TP, chega no máximo a 40mil pés.
Re: Super Tucano News
Enviado: Qui Jul 15, 2010 9:20 am
por Wingate
Aos amigos,
Obrigado pelos comentários sobre minha pergunta que me permitiram visualizar as possibilidades (ou impossiblidades) de se usar o Super Tucano para interceptação dessa aeronave específica.
Considerando a utilização crescente de UAV's em todo o mundo, tanto para reconhecimento como também para missões de patrulha e ataque, creio que o Super Tucano seria economicamente uma solução viável para interceptação de determinados tipos de UAV's convencionais (menos avançados que o do exemplo discutido).
Valeu!!!
Roberto