Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.
Moderador: Conselho de Moderação
-
Mapinguari
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 6 vezes
Mensagem
por Mapinguari » Sex Nov 21, 2008 12:34 pm
Carioca escreveu:cicloneprojekt escreveu:
Segundo a MB a opção por corvetas será descontinuada.
Coitados dos CC....
Atenção para as questões de semântica...
O que são as Inhaúma e a Barroso, senão fragatas leves?
O que seriam os futuros NPaOC de 1.600 t, senão corvetas?
Tudo é uma questão de interpretação...
Mapinguari
-
gaitero
- Sênior
Mensagem
por gaitero » Sex Nov 21, 2008 12:54 pm
Vale lembrar aqui, que as FREMM seriam consideradas Destroyers no Brasil.
Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
-
Barao Vermelho
- Avançado
Mensagem
por Barao Vermelho » Sex Nov 21, 2008 1:55 pm
Se a MB cogita ser uma potência reginal os investimentos serão pesados, do contrario seria somente uma troca por embarcações mais novas e diante das riquezas recentemente descobertas tenho certeza que dinheiro e algo que não vai faltar para nossas forças, acho que a MB deveria investir em Destroyers tipo o KDX II e Fragatas pesadas como as FREEM, quanto a parte de submarinos acho que deveriamos adotar um numero maior de Subs tipo 8 Scorpenes com AIP isso e indiscutivel pq se vamos pensar em custo com AIP então não podemos ter um subs nucleares, pq o custo para manter um unico sub nuclear e no minimo 10x o custo de manutenção de um com AIP, da mesma forma que condeno construir um Sub Nuclear e o mesmo ser armado somente com torpedos ai e ridiculo.
Avançar sempre, combater até o fim, sem rendição nem retirada!
-
PRick
Mensagem
por PRick » Sex Nov 21, 2008 3:17 pm
Luís Henrique escreveu:Tem uma notícia sobre a oferta da Coréia ao Brasil do KDX2 e la fala que a preferência do MD é pela versão antiaérea da FREMM.
Ou seja, a FREDA.
Não se preocupem que teremos Aster 30...
A FFG é ótima, mas esse nome FREDA, é muito estranho prefiro FREMM AAé.
[ ]´s
-
Mapinguari
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 6 vezes
Mensagem
por Mapinguari » Sex Nov 21, 2008 4:24 pm
gaitero escreveu:Vale lembrar aqui, que as FREMM seriam consideradas Destroyers no Brasil.
Acho que não. Seriam fragatas mesmo, pela MB.
Mapinguari
-
pafuncio
- Sênior
- Agradeceu: 29 vezes
- Agradeceram: 5 vezes
Mensagem
por pafuncio » Sex Nov 21, 2008 5:06 pm
A FREDA seria um sonho, difícil de acreditar.
Foi postado aqui um esboço de uma FREMM modified, com 24 Micas VLS na lateral do hangar, não ?
Imaginaram um cenário idílico? 32 + 24 = 56 mísseis em uma Fragata FREDA fodona !!!
salu2, alexandre.
"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
-
Bourne
- Sênior
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 21 vezes
Mensagem
por Bourne » Sex Nov 21, 2008 6:03 pm
Dificil de acreditar seria nas Horizon ou KDX III. A FREDA (nome de mulher be...
) é algo esperado, o mínimo que se pode exigir em matéria de defesa AA para a MB.
-
Bolovo
- Sênior
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Mensagem
por Bolovo » Sex Nov 21, 2008 6:06 pm
O MICA VLS é muito caro, tá loco. Coloca ASTER 30/15 e complementa com uns Umkhonto IR/R.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
-
pafuncio
- Sênior
- Agradeceu: 29 vezes
- Agradeceram: 5 vezes
Mensagem
por pafuncio » Sex Nov 21, 2008 6:39 pm
Mas daí ficaríamos nas 32 células.
A vantagem do Mica seria enxertá-los na lateral do hangar, aumentando o número de mísseis. Acho que o bicho é mais compacto que os demais concorrentes ...
Seria possível o mesmo com Umkhontos ?
Ou o melhor é ficar nos 32 Asters 15 e 30 ?
-------------------------------------------
KDX III, penso impossíveis. E acho a FREDA (nome de alemã pelancuda) fodona uma baita máquina, um paradigma tecnológico similar aos velhos encouraçados Minas Gerais e São Paulo, pós-Dreadnought ...
Acho que talvez venha uma versão downgrade, uma FREMM anti-aérea, sem todos os chiches da FREDA.
salu2, alexandre.
"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
-
gaitero
- Sênior
Mensagem
por gaitero » Sáb Nov 22, 2008 1:55 pm
Mapinguari escreveu:gaitero escreveu:Vale lembrar aqui, que as FREMM seriam consideradas Destroyers no Brasil.
Acho que não. Seriam fragatas mesmo, pela MB.
Já surgiu um comentario muito grande sobre isto em um outro fórum.
E venceu destroyer, mas a interpretação é livre, observe que as FREMM só são chamadas de fragatas pois eles tem o Horizon. Mas as KDX II por exemplo são destroyers, e assim vai.
Observe aqui no brasil, os contratorpedeiros (destroyers) são mais leves que as Fragatas Type 22.
Meu comentário só e válido para explicitar, o que nosso colega disse a cima, ''vamos continuar tendo napocs, ou corvetas''. E as corvetas que não são nada mais que simples fragatas leves, e fragatas como as FREMM que não são mais que destroyers, e por ai vai.
-
Carioca
- Intermediário
Mensagem
por Carioca » Sáb Nov 22, 2008 8:10 pm
E torpedeiras de alta velocidade em grande quantidade? teriamos trabalho garantido para 2TEN, justificando a quantidade de GM que a EN forma todo ano, alem de garantir efetiva proteção aos pontos que devem ser protegidos..
Non Multa Sed Multum
-
LeandroGCard
- Sênior
- Agradeceu: 69 vezes
- Agradeceram: 812 vezes
Mensagem
por LeandroGCard » Dom Nov 23, 2008 12:34 am
Carioca escreveu:E torpedeiras de alta velocidade em grande quantidade? teriamos trabalho garantido para 2TEN, justificando a quantidade de GM que a EN forma todo ano, alem de garantir efetiva proteção aos pontos que devem ser protegidos..
Imagino que você queira dizer missileiras, pois ataques com torpedos à partir de pequenas embarcações estão obsoletos desde a década de sessenta.
Por serem pequenas e poderem levar pouco combustível e equipamento as missileiras tem curto alcance, baixa capacidade de detecção e dificuldade de se proteger contra ataques. Só funcionam bem em litorais pequenos e entrecortados, onde podem se esconder nos meandros da costa e atacar de surpresa um inimigo que passa. Não é bem o caso do litoral do Brasil. Além disso, dentro do distância do litoral que uma torpedeira pode alcançar um avião é mais rápido e eficiente. Por tudo isso as missileiras hoje são usadas basicamente em regiões onde o clima tende a ser ruim a ponto de prejudicar a operação de aviões uma boa parte do ano. Ou por países que não podem pagar por nada melhor.
Talvez até fossem úteis em caso de emergência, ajudando a complicar a defesa de uma eventual frota atacante, mas não acho que comprar ou construir um grande número delas seria uma boa solução para o nosso país.
Leandro G. Card
-
Marino
- Sênior
- Agradeceu: 134 vezes
- Agradeceram: 630 vezes
Mensagem
por Marino » Dom Nov 23, 2008 11:43 am
LeandroGCard escreveu:Carioca escreveu:E torpedeiras de alta velocidade em grande quantidade? teriamos trabalho garantido para 2TEN, justificando a quantidade de GM que a EN forma todo ano, alem de garantir efetiva proteção aos pontos que devem ser protegidos..
Imagino que você queira dizer missileiras, pois ataques com torpedos à partir de pequenas embarcações estão obsoletos desde a década de sessenta.
Por serem pequenas e poderem levar pouco combustível e equipamento as missileiras tem curto alcance, baixa capacidade de detecção e dificuldade de se proteger contra ataques. Só funcionam bem em litorais pequenos e entrecortados, onde podem se esconder nos meandros da costa e atacar de surpresa um inimigo que passa. Não é bem o caso do litoral do Brasil. Além disso, dentro do distância do litoral que uma torpedeira pode alcançar um avião é mais rápido e eficiente. Por tudo isso as missileiras hoje são usadas basicamente em regiões onde o clima tende a ser ruim a ponto de prejudicar a operação de aviões uma boa parte do ano. Ou por países que não podem pagar por nada melhor.
Talvez até fossem úteis em caso de emergência, ajudando a complicar a defesa de uma eventual frota atacante, mas não acho que comprar ou construir um grande número delas seria uma boa solução para o nosso país.
Leandro G. Card
Leandro: BZ.
"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
-
ciclope
- Sênior
- Agradeceram: 1 vez
Mensagem
por ciclope » Qui Nov 27, 2008 11:27 am
A marinha terá: fragatas FREMM, NEPAOCs é submarinos convencionais e um nuclear!
Para tirar gualquer dúvida imaginem como séria a logistica dessa frota.
-
gaitero
- Sênior
Mensagem
por gaitero » Ter Dez 09, 2008 4:50 pm
Marino, pode adiantar alguma coisa sobre o primeiro lote?
Agora me deixarão em dúvida será 3, 4 ou 6 unidades????