Leopard 1A5 do EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
eligioep
Sênior
Sênior
Agradeceu: 402 vezes
Agradeceram: 341 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#616 Mensagem por eligioep » Qua Fev 11, 2009 10:46 am

RobsonBCruz escreveu:......Se eu não me engano, cada esquadrão de cavalaria mecanizada é composto de um pelotão de comando, um pelotão de apoio e três pelotões de cavalaria mecanizada.

Cada pelotão de cavalaria mecanizada é composto de:
comando = 1 jeep
exploradores = 4 jeeps c/metraladoras (2) e rádios (2)
blindados = 2 EE-9 Cascavel e 1 EE-11 Urutu
apoio = 1 jeepão c/morteiro rebocado
Pergunto aos entendidos (no bom sentido): Como ficará (ou deveria ser) a composição com a nova família de blindados médios s/rodas? Um abraço.
Robson
Robson,
não existe Pel Apoio num Esquadrão C Mec.
Cada Pel C Mec se compõe de 3 EE9 (Cmt+2 Sgt); 4 Jeep (hoje são todos radio e arma) para exploradores; 1 EE11 para GC; 1 EE11 ou pick-up para morteiro (embarcado) ou LRover 130 com o novo Mrt 120 a reboque.
Na nova doutrina, faz falta uma arma anti carro, tipo AT4/Karl Gustav ou superior e umas 2 armas anti-tudo, tipo canhão 20 ou 30mm instalado numa VBTP(vide Bradley c/canhão 30mm).
Experiência de 7 anos em Esqd C Mec!!

Guerra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 135 vezes

#617 Mensagem por Guerra » Qua Fev 11, 2009 10:54 am

helio escreveu:Amigos
Sobre esta discussão sobre qual seria mais apropriado em TO urbano (sobre rodas ou lagartas) vou listar as vantagens e desvantagens de cada um:

Se eu tivesse que escolher um blindado para lutar numa localidade eu escolheria o mais barato.
Eu penso que um exército com duas brigadas blindadas não tem culhão para colocar esses blindados dentro de um cidade para luatr. A não ser que o grosso do inimigo esteja naquela localidade, e seja uma batalha decisiva, de resto, eu acho que o melhor é o infante a pé mesmo. Blindado só na primeira fase do ataque, e olha lá.

A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
eu sou eu
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez

#618 Mensagem por eu sou eu » Qua Fev 11, 2009 11:10 am

eligioep escreveu:
RobsonBCruz escreveu:......Se eu não me engano, cada esquadrão de cavalaria mecanizada é composto de um pelotão de comando, um pelotão de apoio e três pelotões de cavalaria mecanizada.

comando = 1 jeep
Pergunto aos entendidos (no bom sentido): Como ficará (ou deveria ser) a composição com a nova família de blindados médios s/rodas? Um abraço.
Robson
Robson,
Cada Pel C Mec se compõe de 3 EE9 (Cmt+2 Sgt); 4 Jeep (hoje são todos radio e arma) para exploradores; 1 EE11 para GC; 1 EE11 ou pick-up para morteiro (embarcado) ou LRover 130 com o novo Mrt 120 a reboque.
Na nova doutrina, faz falta uma arma anti carro, tipo AT4/Karl Gustav ou superior e umas 2 armas anti-tudo, tipo canhão 20 ou 30mm instalado numa VBTP(vide Bradley c/canhão 30mm).
Sgt Guerra

aproveitando a deixa, poderia me dizer o composição de um esquadrão de cavalaria blindada, e a quantidade total de M113 num Bib

Imagem

o amor é lindo
Pereira
Sênior
Sênior
Agradeceu: 6 vezes
Agradeceram: 1 vez

#619 Mensagem por Pereira » Qua Fev 11, 2009 12:34 pm

Os Es C Mec recebem apoio aéreo próximo por parte da AvEx ?
Ou ainda não há doutrina para isso ?

RobsonBCruz
Sênior
Sênior
Agradeceu: 451 vezes
Agradeceram: 235 vezes

#620 Mensagem por RobsonBCruz » Qua Fev 11, 2009 1:33 pm

eligioep escreveu:

comando = 1 jeep
Robson
Robson,
Valeu, Eligioep.
Eu tinha postado com base em uma revista bem antiga (T&D com mais de 10 anos).
A composição que você detalhou está bem melhor.
Você acha que muda alguma coisa com a nova família de blindados sobre rodas ou apenas se substituirá o velho pelo novo, nas mesmas quantidades?

Um abraço.

Robson

Moccelin
Sênior
Sênior
Agradeceram: 2 vezes

#621 Mensagem por Moccelin » Qua Fev 11, 2009 6:09 pm

RobsonBCruz, a idéia da nova família de blindados sobre rodas é justamente substituir os velhos por novos E preencher as lacunas existentes hoje. Por isso vemos que o "Urutu III" tem previsão de viatura com diversas especializações diferentes. E provavelmente deva se evoluir e substituir os Jipes por veículos com, pelo menos, uma blindagem leve, o que não foi feito na década de 70, mesmo tendo uma opção (Jararaca).

Agora resta esperar, sentado, pra ver o que vai acontecer, ou se daqui a 20 anos estaremos vendo os encartes do "Urutu III" igual vemos os encartes do Urutu original (Versões ambulancia, porta morteiro, anti-aéreo, etc, tudo que a gente não tem).

The cake is a lie...
RobsonBCruz
Sênior
Sênior
Agradeceu: 451 vezes
Agradeceram: 235 vezes

#622 Mensagem por RobsonBCruz » Qui Fev 12, 2009 8:39 am

vilmarmoccelin escreveu:RobsonBCruz, a idéia da nova família de blindados sobre rodas é justamente substituir os velhos por novos E preencher as lacunas existentes hoje. Por isso vemos que o "Urutu III" tem previsão de viatura com diversas especializações diferentes. E provavelmente deva se evoluir e substituir os Jipes por veículos com, pelo menos, uma blindagem leve, o que não foi feito na década de 70, mesmo tendo uma opção (Jararaca).

Agora resta esperar, sentado, pra ver o que vai acontecer, ou se daqui a 20 anos estaremos vendo os encartes do "Urutu III" igual vemos os encartes do Urutu original (Versões ambulancia, porta morteiro, anti-aéreo, etc, tudo que a gente não tem).
Vamos torcer para ser diferente desta vez.

Um abraço,

Robson

ciclope
Sênior
Sênior

#623 Mensagem por ciclope » Qui Fev 12, 2009 9:09 am

E o que esoeramos todos do forum. 8-]

jauro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 212 vezes
Agradeceram: 610 vezes

#624 Mensagem por jauro » Qui Fev 12, 2009 1:04 pm

Os Es C Mec recebem apoio aéreo próximo por parte da AvEx ?
Ou ainda não há doutrina para isso ?
Há doutrina para isso sim, todos os que podem vir a ser Vanguarda de uma tropa recebem Apoio Aéreo Aproximado, e aí se incluem os Esqd C Mec.

"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
gaitero
Sênior
Sênior

#625 Mensagem por gaitero » Qui Fev 12, 2009 2:32 pm

Assim podemos concluir que em um cenário urbano (1% do território nacional) a utilização de um blindado sobre rodas nos moldes do VBTP-MR, faz-se necessário, pois além de o custo ser mais baixo, este possui algumas facilidade, como: Manobrabilidade, velocidade e uma certa resistência a avarias leves.

Em Áreas consideradas urbanizadas, a utilização mista de veículos blindados sob rodas e sob esterias seria interessante. (20% do território nacional)

''Residem em areas Urbanas e urbanizadas atualmente 80% da população brasileira.''

Já em ambientes Considerados Rurais no Brasil, (79% do território nacional). Faz-se necessária a utilização de blindados sob esteiras.

Partindo deste pressuposto, CHARRUA e VBTP-MR jáááá.....

Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Agradeceu: 413 vezes
Agradeceram: 259 vezes

#626 Mensagem por Glauber Prestes » Qui Fev 12, 2009 7:30 pm

falando do Leo, alguém mora no Rio, perto da Vila Militar, porque dá pra fotografar o liugar onde os Leo aparentemente vão ficar. Dá pra ver da ponte que passa em cima da linha do trem, do lado do BLog, indo para o Círculo Militar.

http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
gil eanes

#627 Mensagem por gil eanes » Sáb Fev 14, 2009 10:21 pm

Immortal Horgh escreveu:
ciclope escreveu:Agora me explica o porquê desse povo ficar falando em reativar o projeto Osório se já foi dito varias vezes que o Brasil não é o lugar ideal para se utilizar MBTs, por tanto o exercito não precisa de muitos o que inviabiliza uma cadeia de produção sustentável? :wink:

Existem áreas onde se pode e onde não se pode operar MBT's aqui no Brasil, isso não tem nada à ver com não ser lugar ideal. A reativação do Osório seria uma coisa importante, pois com uma modernização no projeto, daria ao EB um dos melhores CC do mundo e fabricado no país. O principal MBT da França é o Leclerc, e eles tem apenas 400, na Inglaterra o Challenger II e são 390 e no Brasil nossa força de MBT's deverá ser de 400 Leopard e 80/90 M-60, então precisaríamos de algo em torno de uns 500/600 Osório, logo seria mais do que dois dos principais exércitos europeus.

[ ]s

Caracas.......e eu que fico suspenso do fórum por insulto......

Paisano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 649 vezes
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#628 Mensagem por Paisano » Dom Fev 15, 2009 11:58 am

gil eanes escreveu:
Immortal Horgh escreveu:
Existem áreas onde se pode e onde não se pode operar MBT's aqui no Brasil, isso não tem nada à ver com não ser lugar ideal. A reativação do Osório seria uma coisa importante, pois com uma modernização no projeto, daria ao EB um dos melhores CC do mundo e fabricado no país. O principal MBT da França é o Leclerc, e eles tem apenas 400, na Inglaterra o Challenger II e são 390 e no Brasil nossa força de MBT's deverá ser de 400 Leopard e 80/90 M-60, então precisaríamos de algo em torno de uns 500/600 Osório, logo seria mais do que dois dos principais exércitos europeus.

[ ]s

Caracas.......e eu que fico suspenso do fórum por insulto......
Prezado gil eanes,

Poderia, por gentileza, indicar o "problema" detectado por você e que foi objeto desse seu post?

Um abraço.

ciclope
Sênior
Sênior

#629 Mensagem por ciclope » Dom Fev 15, 2009 5:52 pm

tambem gostaria de saber. :roll:

Dieneces
Sênior
Sênior
Agradeceu: 9 vezes
Agradeceram: 10 vezes

#630 Mensagem por Dieneces » Seg Fev 16, 2009 3:07 am

Gil Eanes , como intrépido navegador que é , parece que dessa vez viajou além do cabo da maionese... :wink: :D

Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Responder