Jobim: viagem Paris-Rússia. Jogada de mestre!

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#616 Mensagem por Bolovo » Dom Fev 10, 2008 5:38 pm

Onde que tem a Koslova tudo nisso?




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

#617 Mensagem por orestespf » Dom Fev 10, 2008 5:45 pm

Bolovo escreveu:Onde que tem a Koslova tudo nisso?


Leia o fragmento, que posto abaixo, do texto original postado pelo Marino:

Vamos conferir a partir de duas visões, de uma brasileira que trabalha no programa espacial russo; e de uma francesa naturalizada brasileira – personagens que não habitam o mundo da mídia, e que tem voz graças às novas tecnologias.

O acordo com a Rússia:

A Rússia já tem um acordo com o Brasil para transferência de tecnologias em foguetes. Tem vários acordos com a Índia e China, com a Coréia do Sul, entre outros países menos votados.
Nenhum país gosta de transferir tecnologia para outro. O interesse russo é que, se quiserem manter ou ampliar mercado, precisarão ceder algumas tecnologias estratégicas. Esta é a lógica de um possível acordo com transferência de tecnologia.
Mesmo assim, esse acordo terá que ser muito bem analisado por outras razões. Uma delas é que a FAB (Força Aérea Brasileira) não tem conhecimento nem cultura operacional para assimilar a troca de fornecedores cativos, diz o engenheiro.
Por isso mesmo, o caça ideal para o Brasil seriam os F-16, dos Estados Unidos, ou o Mirage-2000 (de segunda mão), modelos mais simples. Aviões mais sofisticados – como o Su-35, Rafale, EF-200, F-18 ou Gripen – significariam apenas esbanjamentos de dinheiro.


Tente obter um perfil desta pessoa e tire suas conclusões.


Abraços,

Orestes




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

#618 Mensagem por Carlos Lima » Dom Fev 10, 2008 5:49 pm

orestespf escreveu:
Bolovo escreveu:Onde que tem a Koslova tudo nisso?


Leia o fragmento, que posto abaixo, do texto original postado pelo Marino:

Vamos conferir a partir de duas visões, de uma brasileira que trabalha no programa espacial russo; e de uma francesa naturalizada brasileira – personagens que não habitam o mundo da mídia, e que tem voz graças às novas tecnologias.

O acordo com a Rússia:

A Rússia já tem um acordo com o Brasil para transferência de tecnologias em foguetes. Tem vários acordos com a Índia e China, com a Coréia do Sul, entre outros países menos votados.
Nenhum país gosta de transferir tecnologia para outro. O interesse russo é que, se quiserem manter ou ampliar mercado, precisarão ceder algumas tecnologias estratégicas. Esta é a lógica de um possível acordo com transferência de tecnologia.
Mesmo assim, esse acordo terá que ser muito bem analisado por outras razões. Uma delas é que a FAB (Força Aérea Brasileira) não tem conhecimento nem cultura operacional para assimilar a troca de fornecedores cativos, diz o engenheiro.
Por isso mesmo, o caça ideal para o Brasil seriam os F-16, dos Estados Unidos, ou o Mirage-2000 (de segunda mão), modelos mais simples. Aviões mais sofisticados – como o Su-35, Rafale, EF-200, F-18 ou Gripen – significariam apenas esbanjamentos de dinheiro.


Tente obter um perfil desta pessoa e tire suas conclusões.


Abraços,

Orestes


Putz! :shock: :shock:

Obrigado pela informacao.

Triste isso... :cry:

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
PRick

#619 Mensagem por PRick » Dom Fev 10, 2008 5:52 pm

EDSON escreveu:Parece que tem um bando de pessoas mal informadas na nossa imprensa.

Já não acretitava muito na imprensa de hoje em diante só acredito em contratos assinados e pagos.


Não aguento mais brasileiro redicularizando brazileiro.


:lol: :lol: :lol: Não existe porque se espantar com a mídia, e suas incapacidades, o que se deve fazer é relativizar, pensar a respeito de qualquer informação, mesmo livros técnicos ou especializados podem trazer erros, como podemos ver o JANE´s sobre o São Paulo.

São vários modos de agir errado, desde o ufanismo, até o niilismo puro. Dos que só elogiam produtos estrangeiros, dos que só vêem qualidades nos que os países desenvolvidos fazem.

Eu diria que nascer no Brasil, não faz alguém ser brasileiro. Tem muita gente que vive aqui, mas não é brasileiro. :wink:

[ ]´s




Editado pela última vez por PRick em Dom Fev 10, 2008 5:54 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#620 Mensagem por Bolovo » Dom Fev 10, 2008 5:54 pm

Os primeiros dois parágrafos até lembra a Koslova. O último eu creio que não seja, porque eu lembro da opinião dela sobre o assunto e era bem diferente dessa. SDS




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

#621 Mensagem por orestespf » Dom Fev 10, 2008 6:18 pm

Bolovo escreveu:Os primeiros dois parágrafos até lembra a Koslova. O último eu creio que não seja, porque eu lembro da opinião dela sobre o assunto e era bem diferente dessa. SDS


Está enganado, Bolovo, está enganado. O que ela mais postou aqui é sobre "esbanjamento de dinheiro" nos projetos militares desenvolvidos no Brasil. Idem para compras de equipamentos sofisticados, principalmente para um cenário onde não se usaria. Além do mais, da o sexo da pessoa, capacitação profissional, país em que trabalha e opinião tão conhecida dos DBistas... Seria muita coincidência...

Abraços,

Orestes




Avatar do usuário
Suntzu
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 206
Registrado em: Dom Set 24, 2006 11:29 pm
Localização: Macapá

#622 Mensagem por Suntzu » Dom Fev 10, 2008 6:19 pm

visões, de uma brasileira que trabalha no programa espacial russo;

Por isso mesmo, o caça ideal para o Brasil seriam os F-16, dos Estados Unidos, ou o Mirage-2000 (de segunda mão), modelos mais simples. Aviões mais sofisticados – como o Su-35, Rafale, EF-200, F-18 ou Gripen – significariam apenas esbanjamentos de dinheiro.
O acordo com a França


E esta idiota desta engenheira, sendo brasileira e tupiniquim não estaria lá só esbanjando dinheiro também.




...aquele que conhece o inimigo e a si mesmo, lutará cem batalhas sem perigo de derrota;
aquele que não conhece nem o inimigo e nem a si próprio, será derrotado em todas as batalhas...

SUNTZU
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

#623 Mensagem por orestespf » Dom Fev 10, 2008 6:23 pm

PRick escreveu:
EDSON escreveu:Parece que tem um bando de pessoas mal informadas na nossa imprensa.

Já não acretitava muito na imprensa de hoje em diante só acredito em contratos assinados e pagos.


Não aguento mais brasileiro redicularizando brazileiro.


:lol: :lol: :lol: Não existe porque se espantar com a mídia, e suas incapacidades, o que se deve fazer é relativizar, pensar a respeito de qualquer informação, mesmo livros técnicos ou especializados podem trazer erros, como podemos ver o JANE´s sobre o São Paulo.

São vários modos de agir errado, desde o ufanismo, até o niilismo puro. Dos que só elogiam produtos estrangeiros, dos que só vêem qualidades nos que os países desenvolvidos fazem.

Eu diria que nascer no Brasil, não faz alguém ser brasileiro. Tem muita gente que vive aqui, mas não é brasileiro. :wink:

[ ]´s


Muito bom texto, Lima, muito lúcido.

E em relação ao autor deste texto, o Nassif, é bom que se diga que ele organiza todo os anos um encontro sobre Defesa em São Paulo. Se não me engano, somente ele e o Expedito Bastos do UFJF Defesa receberam uma honraria (medalha) do EB, entre todos os civis até hoje. Não me lembro qual. Segundo o Expedito, foi a partir desta homenagem que os dois ficaram muito amigos, sendo que o Nassif sempre o cita em seus artigos.

Não estou referendando o Nassif só porque tem ligação e proximidade com o Expedito, citei isso para mostrar que o cara tem boas fontes (que entendem do assunto, e não apenas o citado por mim), bem como é um conhecedor e admirador de assuntos militares. Este não é um Godoy da vida.


Abração,

Orestes




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

#624 Mensagem por orestespf » Dom Fev 10, 2008 6:25 pm

Suntzu escreveu:
visões, de uma brasileira que trabalha no programa espacial russo;

Por isso mesmo, o caça ideal para o Brasil seriam os F-16, dos Estados Unidos, ou o Mirage-2000 (de segunda mão), modelos mais simples. Aviões mais sofisticados – como o Su-35, Rafale, EF-200, F-18 ou Gripen – significariam apenas esbanjamentos de dinheiro.
O acordo com a França


E esta idiota desta engenheira, sendo brasileira e tupiniquim não estaria lá só esbanjando dinheiro também.


Menos SunTzu, bem menos. Esta citada engenheira é um membro muito respeitado do DB, que já postou muito aqui e é merecedora de todo o nosso respeito, não só por ser uma DBista, mas pela grande capacidade e eloqüência que possui.


Abraços,

Orestes




valter
Júnior
Júnior
Mensagens: 50
Registrado em: Qui Dez 20, 2007 7:17 pm
Localização: São Paulo

#625 Mensagem por valter » Dom Fev 10, 2008 6:27 pm

E SI NÃO FOI A KOSLOVA???????? :shock:
A TIAZINHA VAI SOLTAR OS CACHORROS. :oops: :oops:




Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#626 Mensagem por Paisano » Dom Fev 10, 2008 6:42 pm

orestespf escreveu:
Suntzu escreveu:
visões, de uma brasileira que trabalha no programa espacial russo;

Por isso mesmo, o caça ideal para o Brasil seriam os F-16, dos Estados Unidos, ou o Mirage-2000 (de segunda mão), modelos mais simples. Aviões mais sofisticados – como o Su-35, Rafale, EF-200, F-18 ou Gripen – significariam apenas esbanjamentos de dinheiro.
O acordo com a França


E esta idiota desta engenheira, sendo brasileira e tupiniquim não estaria lá só esbanjando dinheiro também.


Menos SunTzu, bem menos. Esta citada engenheira é um membro muito respeitado do DB, que já postou muito aqui e é merecedora de todo o nosso respeito, não só por ser uma DBista, mas pela grande capacidade e eloqüência que possui.


Abraços,

Orestes


Apoiado 100%.




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

#627 Mensagem por orestespf » Dom Fev 10, 2008 6:57 pm

valter escreveu:E SI NÃO FOI A KOSLOVA???????? :shock:
A TIAZINHA VAI SOLTAR OS CACHORROS. :oops: :oops:


Ela estava on line, pelo menos até o horário do meu último post, achei que fosse comentar algo.

Deixo bem claro que seja quem for, devemos respeitar a opinião. Se por algum motivo e em poucos pontos eu divergi/divirjo da Koslova, não significa que ela esteja errada e eu o certo, longe disso. Além do mais ela tem suas opiniões (sobre o que quer que seja) formadas sobre sólidas bases de seus conhecimentos. Isso pra mim é mais do que suficiente para ter a honra de ter convivido com tão honrada pessoa.

Por fim, acredito que foi sem maldade de sua parte, mas achei meio pejorativo chamar a Koslova de "tiazinha", afinal é uma jovem mulher de 31 anos (se não me engano, e já me desculpando com a mesma pela minha indelicadeza em revelar a sua idade). :wink:


Abraços,

Orestes




Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

#628 Mensagem por Penguin » Dom Fev 10, 2008 7:03 pm

Adriano escreveu:
PRick escreveu:
zela escreveu:
Jin Jones escreveu:
Bolovo escreveu:A China está desenvolvendo o seu J-XX.


Alem de uma provavel carreira solo, num eventual caça de 5ª ger., até porque ela xupinhou tudo q. podia de tecnologia dos "ESPERTOS RUSSOS" 8-] , a CHINA deve provavelmente juntar-se com outros paises para desenvolver outros caças avançados.

E não podemos esquecer os Japas, que vão fazer o YF-23.

É isso q. me refiro Orestes, as nações devem se unir para poderem ter alternativas p/ o equip. USA ou Russo. Seguindo esse raciosinio, creio q. o Br deve em algum momento, pegar carona nesses projetos.

ATT.




Jin



YF-23 japones???


Para mim isso não passa de uma manobra para forçar os EUA a cederem os F-22. Os programas militares do Japão são absurdamente caros, e um caça de 5ª geração seria mais absurdo ainda. Falar em fazer, é bem diferente de fazer.

[ ]´s


O F-22 está "aparentemente" uma geração a frente dos demais principalmente por um motivo: baixa assinatura.
Quem garante que o desenvolvimento tecnológico de radares, sensores IR, etc, não vai tornar esse aspecto irrelevante nos próximos 10 ou 15 anos?

Num cenário hipotético desses, mais valem 300 SU-35 com R-77 ramjet, etc por US$ 80 mi a unidade ou 150 F-22A com AIM-120C ou D por US$ 200 mi a unidade???

O F-35 está indo pelo mesmo caminho.... insuportavelmente caro...O maior diferencial destes caças de 5º geração está na tecnologia stealth, que ninguém pode garantir que ainda será efetiva daqui 10 ou 15 anos...

Ou estou errado?

Abraços,

Adriano


Adriano,

Parace mais provavel que a Russia adquira algumas centenas de PAK-FA do que de Su-35.

[]'s




Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

#629 Mensagem por Marino » Dom Fev 10, 2008 7:05 pm

Apesar de ser uma "coluna social", o Anselmo Góis é mais um a escrever que a Rússia não pretende transferir tecnologia.
Ninguem consegue copiar a matéria?




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

#630 Mensagem por orestespf » Dom Fev 10, 2008 7:09 pm

jacquessantiago escreveu:
Adriano escreveu:
PRick escreveu:
zela escreveu:
Jin Jones escreveu:
Bolovo escreveu:A China está desenvolvendo o seu J-XX.


Alem de uma provavel carreira solo, num eventual caça de 5ª ger., até porque ela xupinhou tudo q. podia de tecnologia dos "ESPERTOS RUSSOS" 8-] , a CHINA deve provavelmente juntar-se com outros paises para desenvolver outros caças avançados.

E não podemos esquecer os Japas, que vão fazer o YF-23.

É isso q. me refiro Orestes, as nações devem se unir para poderem ter alternativas p/ o equip. USA ou Russo. Seguindo esse raciosinio, creio q. o Br deve em algum momento, pegar carona nesses projetos.

ATT.




Jin



YF-23 japones???


Para mim isso não passa de uma manobra para forçar os EUA a cederem os F-22. Os programas militares do Japão são absurdamente caros, e um caça de 5ª geração seria mais absurdo ainda. Falar em fazer, é bem diferente de fazer.

[ ]´s


O F-22 está "aparentemente" uma geração a frente dos demais principalmente por um motivo: baixa assinatura.
Quem garante que o desenvolvimento tecnológico de radares, sensores IR, etc, não vai tornar esse aspecto irrelevante nos próximos 10 ou 15 anos?

Num cenário hipotético desses, mais valem 300 SU-35 com R-77 ramjet, etc por US$ 80 mi a unidade ou 150 F-22A com AIM-120C ou D por US$ 200 mi a unidade???

O F-35 está indo pelo mesmo caminho.... insuportavelmente caro...O maior diferencial destes caças de 5º geração está na tecnologia stealth, que ninguém pode garantir que ainda será efetiva daqui 10 ou 15 anos...

Ou estou errado?

Abraços,

Adriano


Adriano,

Parace mais provavel que a Russia adquira algumas centenas de PAK-FA do que de Su-35.

[]'s


Olá Jacques,

não foi o que disse um texto postado aqui recentemente. O presidente da Rosoboronexport disse que a força aérea russa comprará mais de uma centena de caças antes de iniciar a compra de PAK-FA.

Não me lembro onde se encontra tal notícia, talvez eu esteja errando em alguma coisa, mas a essência é a que eu coloquei aqui. Não estou afirmando que serão centenas de SU-35-1, mas o mesmo presidente da estatal russa já declarou que os russos comprarão este caça em "boas" quantidades.

Corrijam-me se eu estiver errado.


Abraços,

Orestes




Responder