Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
Enviado: Sex Ago 13, 2010 5:11 pm
Amigos,Pepê Rezende escreveu:Essa é uma questão complicada... Não varre, mas muita gente questiona o uso de um pivô como o empregado no Irbis E e no Raven (olha os britânicos-italianos-suecos copiando os russos). Uma das grandes vantagens dos radares de varredura eletrônica é a eliminação dos equipamentos mecânicos, fontes de avarias. Para ampliar a varredura, o Irbis-E e o Raven reintroduzem motores e trazem mais um elemento complicador ao projeto. No PAK-FA a solução é mais interessante. Antenas adicionais cobrem os pontos cegos do equipamento.Carlos Mathias escreveu: Me responde uma coisa só.
Essa antena do Rafale, consegue varrer a 120º do eixo do avião?
A propósito, sou um dos que gosta de uma varredura maior. Acho que compensa o risco dentro de uma filosofia de manutenção como a russa, onde, com problemas, todo o equipamento é substituído. Numa filosofia ocidental, onde se busca o problema, pode causar atrasos desnecessários.
Abraços
Pepê
Outra consideração a ser feita é que as partes de controle e acionamento de uma antena móvel ocupam espaço no cone do radar, obrigando a um posicionamento da antena mais à frente, deixando também espaço para a movimentaçao.
Uma antena fixa pode ser colocada em uma posição mais traseira (maior diâmetro no cone, maior área), permitindo que sejam utilizados mais módulos T/R na AESA.
Creio que outro conceito que está sendo desenvolvido é o de utilizar antenas adicionais, na lateral da aeronave, para complementar a varredura.
Seria bom se pudéssemos participar desse desenvolvimento.
Abraços,
Justin