TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
DELTA22
Sênior
Sênior

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#61066 Mensagem por DELTA22 » Sáb Out 15, 2011 3:18 pm

glauberprestes escreveu:
Boss escreveu:Aposto que estamos mais atrasados que o Barrichelo em corrida de F1 quanto às PEMs, daí quando todos os grandes tiverem, o nanico vai tentar e vai ser sabotado, embargado, e quando estiver quase conseguindo por forças próprias, vão jogar um acordo que proíbe sua fabricação, e o trouxa vai assinar.
Acho que não... Acho que eu já ouvi falar de um programa nessa área...
:D :wink:

"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#61067 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Out 15, 2011 3:39 pm

DELTA22 escreveu:
glauberprestes escreveu: Acho que não... Acho que eu já ouvi falar de um programa nessa área...
Se eu não me engano chama-se Thor...

(o programa)
[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
marcelo bahia
Sênior
Sênior
Agradeceu: 16 vezes
Agradeceram: 16 vezes

#61068 Mensagem por marcelo bahia » Sáb Out 15, 2011 3:44 pm

Noticias

E-bomb: el fin del mundo civilizado en una lata de cerveza

Ildefonso Gonzalez sábado, 20 de marzo de 2010

Este artículo fue publicado en el número 9 de Revista Atenea

http://www.reservistavoluntario.es/modu ... r=0&sid=57

Ahora bien, la e-bomba no es un coto exclusivo de Estados Unidos, si bien es el país más interesado en su investigación y uso por ser el más vulnerable ante un ataque de pulso electromagnético dada la fuerte tecnificación de su Ejército y de su sociedad civil en general, según afirmó en 2004 una comisión del Congreso creada ad hoc cuatro años antes. Prácticamente cualquier país tecnológico e innovador cuenta actualmente con un programa de investigación sobre la e-bomba y estoy seguro de que varios de los más avanzados poseen armas reales. Me estoy refiriendo a Estados Unidos e Israel por descontado, pero también a Reino Unido, Francia, Alemania, Italia, Japón, Rusia y Australia. Sospecho que China y Taiwán tienen programas activos, así como República Checa, India, las dos Coreas, España y, probablemente, Brasil, Georgia, Pakistán e Irán, asegura Williscroft.
Sds.

Editado pela última vez por marcelo bahia em Sáb Out 15, 2011 7:41 pm, em um total de 1 vez.
Diplomata Alemão: "- Como o senhor receberá as tropas estrangeiras que apoiam os federalistas se elas desembarcarem no Brasil??"

Floriano Peixoto: "- Com balas!!!"
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2723 vezes
Agradeceram: 1112 vezes

#61069 Mensagem por J.Ricardo » Sáb Out 15, 2011 5:06 pm

...

Editado pela última vez por J.Ricardo em Sáb Out 15, 2011 5:31 pm, em um total de 1 vez.
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Brasileiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 239 vezes
Agradeceram: 548 vezes

#61070 Mensagem por Brasileiro » Sáb Out 15, 2011 5:29 pm

Gente, essa bomba desenvolvida pelo IEAv é uma bomba de "bombear" fluidos, e não uma bomba de "explodir", de fazer buum. Não tem nada a ver :lol:

abraços]

----------------
amor fati
prp
Sênior
Sênior
Agradeceu: 138 vezes
Agradeceram: 430 vezes

#61071 Mensagem por prp » Sáb Out 15, 2011 6:50 pm

:shock: [003] [003] [003]
Fail.
desculpe marcelo, não resisti. :D

marcelo bahia
Sênior
Sênior
Agradeceu: 16 vezes
Agradeceram: 16 vezes

#61072 Mensagem por marcelo bahia » Sáb Out 15, 2011 7:40 pm

:lol: :lol: :lol: Nem eu!! Essa foi PHoda!!

Já editei o post e retirei a notícia aberrante!

Sds.

Diplomata Alemão: "- Como o senhor receberá as tropas estrangeiras que apoiam os federalistas se elas desembarcarem no Brasil??"

Floriano Peixoto: "- Com balas!!!"
Justin Case
Sênior
Sênior
Agradeceu: 146 vezes
Agradeceram: 230 vezes

#61073 Mensagem por Justin Case » Sáb Out 15, 2011 8:10 pm

Amigos,

Lembram daquele surfista que ficou preso em Miami, acho, ao tentar embarcar?
Parece que tinha um equipamento na bagagem. Era uma "pump", mas ele disse que era uma "bomb".
Em português é tudo igual (bomba), mas em inglês faz uma diferença. :)
Abraços,

Justin

Bender

#61074 Mensagem por Bender » Sáb Out 15, 2011 8:24 pm

Sávio Ricardo escreveu:
Bender escreveu:Pode ficar sossegado Juliano,que no ano que vem tudo se ajeita em um simples café da manhã...

Os melindrosos entrarão com o seu já tradicional e reconhecido mundialmente pão frances e nós com a rosquinha como sempre.

Portanto,não é preciso pressa...aliás!!!! Não entendo essa aflição e ansiedade para que o Brasil entre logo com a rosquinha! :shock: Há....!!! o café tá esfriando! :twisted:

SDS.
Que fique bem claro que é o Brasil a entrar com a rosca e não o brasileiro.

O brasileiro só "cede" a rosca gentilmente ao pessoal de Brasilia.

:lol: :lol: :lol:

Bão ver seus posts denovo Bender... Voltei... :roll:
Meu chará Ricardo,a nossa rosca já não nos pertence à tempos,foram confiscadas e ficam em casulos,aprisionadas em uma existência controlada como no filme Matrix,onde o governo com mandiocas robóticas as "nutrem" sempre com farta dose de areia,que é de praxe, para o uso durante 5 meses de trabalhos forçados e ininterruptos por ano.

O Guru jp deveria opinar sobre este grave assunto de forma mais poética...

Abraços!

sapao
Sênior
Sênior
Agradeceu: 54 vezes
Agradeceram: 253 vezes

#61075 Mensagem por sapao » Sáb Out 15, 2011 11:35 pm

Boss escreveu:Aposto que estamos mais atrasados que o Barrichelo em corrida de F1 quanto às PEMs, daí quando todos os grandes tiverem, o nanico vai tentar e vai ser sabotado, embargado, e quando estiver quase conseguindo por forças próprias, vão jogar um acordo que proíbe sua fabricação, e o trouxa vai assinar.
igual ao submarino nuclear?

[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
DELTA22
Sênior
Sênior

#61076 Mensagem por DELTA22 » Sáb Out 15, 2011 11:50 pm

DELTA22 escreveu:
glauberprestes escreveu: Acho que não... Acho que eu já ouvi falar de um programa nessa área...
cb_lima escreveu: Se eu não me engano chama-se Thor...

(o programa)
[]s
CB_Lima
Imagem ...

[]'s.

Junker
Sênior
Sênior

#61077 Mensagem por Junker » Dom Out 16, 2011 1:48 am

THOR não seria o programa de pesquisas sobre geradores de pulso eletromagnético, do CTA?
TECNOLOGIA DE USO AEROESPACIAL

Destinado a promover a capacitação tecnológica da aeronáutica e da indústria aeroespacial brasileira, as ações do programa possibilitam o atendimento da necessidade da Aeronáutica em deter o conhecimento de tecnologias de ponta e estrategicamente sensíveis, de modo a gerar a adequada independência para o desenvolvimento de equipamentos e sistemas aeroespaciais. Tal capacitação gera reflexos em toda a sociedade, por meio do fomento, coordenação e apoio ao complexo industrial aeroespacial brasileiro e ao desenvolvimento de mão de obra altamente especializada.

(...)

Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico Aeroespacial no Centro Técnico Aeroespacial

A ação tem como finalidade ampliar o conhecimento tecnológico existente nas áreas aeronáutica e espacial de forma a permitir a capacitação da indústria nacional para o desenvolvimento e produção de novos produtos e tecnologias. Os principais projetos de pesquisa suportados pela ação são: materiais absorvedores de radiação eletromagnética (MARE), sensores de infravermelho (Sinfra II), gerador de pulso eletromagnético (THOR), espectroscopia por imageamento e processamento de imagem em tempo real (Piter).

As principais atividades de pesquisa suportadas pela ação são: manutenção da pesquisa e desenvolvimento aeroespacial, laboratório de radiação ionizante, revitalização dos laboratórios de lasers, serviço de proteção radiológica do CTA, segurança e higiene do trabalho do CTA e apoio à pesquisa em guerra eletrônica. As principais metas físicas, por projetos de pesquisa, realizadas em 2007 foram:

• Sensor de Infravermelho (Sinfra II): caracterização de10 detectores de acordo com a especificação prevista em projeto (valor para a detectividade de 9 x 1011 cm Hz1/2/W, para comprimento de onda de 4.4 m) e apresentação do trabalho intitulado "Modified LPE System Used tool diffuse Cd (cádmio) to obtain InSb Infrared Detectors" publicado em revista especializada "Journal of Crystal Growth" e apresentado no "15th International Conference on Crystal Growth". Salt Lake City - USA / Data: 17/08/2007;

• Materiais Absorvedores de Radiação Eletromagnética (MARE): elaboração de 9 (nove) Relatórios Técnicos Parciais referentes à execução das diferentes áreas de atuação do Projeto MARE, a saber: produção de MARE pelo uso de aditivos magnéticos e pelo uso de aditivos dielétricos; adequação de infra-estrutura para execução do Projeto; desenvolvimento de metodologias para a caracterização eletromagnética de MARE; medidas de RCS de alvos simples e complexos; predição de RCS via software; proposição de aplicação gerenciada de MARE em alvos complexos; desenvolvimento de MARE para altas temperaturas (300-100ºC); e desenvolvimento de filmes finos absorvedores de microondas;

• Gerador de Pulso Eletromagnético (THOR): realização de estudos, ensaios e pesquisas, cujos resultados constam em diversos relatórios técnicos: Relatório de Ensaios Elétricos do Gerador de Compressão de Fluxo (RE Nº.003/ASD/C/07); Relatório de Engenharia – Análise da Geometria do Feixe de Elétrons em um Vircator (RENG Nº.006/ASD/C/07); Relatório de Engenharia – Análise da Intensidade do Feixe de Elétrons em um Vircator (RENG Nº.007/ASD/C/07); Relatório de Ensaios Dinâmicos do Gerador de Compressão de Fluxo Magnético (RE Nº.009/ASD/C/07); Relatório de Engenharia – "Análise da Influência da Variação da Altura da Cavidade Ressonante no Desempenho de um Vircator" (RENG Nº.013/ASD/C/07); Relatório de Engenharia – "Análise da Influência do Rasgo da Cavidade Ressonante no Desempenho de um Vircator"(RENG Nº.015/ASD/C/07); e Relatório de Engenharia – "Análise da Influência da Variação da Distância entre o Catodo e a Cavidade Ressonante no Desempenho de um Vircator" (RENG Nº.019/ASD/C/07);

• Processamento de Imagens em Tempo Real (PITER): implantação do ambiente computacional “Soft Real Time”; realização de pesquisa em reconhecimento de padrões em visada Nadir, oblíqua e com câmeras móveis; e realização de pesquisa sobre cálculo de trajetórias para navegação 2D e 3D; e

• Espectroscopia por Imageamento: elaboração de relatório técnico com 28 espectros de alvos de diferentes materiais obtidos em medições de campo e de laboratório.
Pág. 144/145:
http://www.cgu.gov.br/Publicacoes/Prest ... eVI/VI.pdf

DELTA22
Sênior
Sênior

#61078 Mensagem por DELTA22 » Dom Out 16, 2011 2:13 am

"Gerador de pulso eletromagnético (Thor)"

- Vai do Wikipedia mesmo para evitar entrar em "tecniquês": :oops: :mrgreen:
"Pulso eletromagnético (PEM) é um pulso de alta energia de largo espectro que se propaga pelo espaço que gera um campo elétrico defasado de um campo magnético, cuja frente de onda pode danificar componentes eletrônicos de estado sólido inseridos no campo em questão."
[]'s.

AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#61079 Mensagem por AlbertoRJ » Dom Out 16, 2011 2:17 am

As demonstrações de PEM que eu vi em vídeo e reportagens foram meio que inúteis devido à energia necessária para a sua geração. Não me pareceu algo prático.
Acredito mais em PEM nuclear, que parece não estar ao nosso alcance.

[]'s

Alberto -
DELTA22
Sênior
Sênior

#61080 Mensagem por DELTA22 » Dom Out 16, 2011 2:45 am

Depende. Como é um pulso, é uma alta energia em um curto espaço de tempo. Não tenho como afirmar, mas acredito que o programa da FAB leva isso em consideração.

Um bom vídeo:
http://videos.howstuffworks.com/discove ... -video.htm

[]'s.

Responder