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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Seg Out 10, 2011 7:56 pm
por Penguin
soultrain escreveu:Desde o desenvolvimento do B-2, o primeiro verdadeiramente com baixa assinatura em todos os aspectos e frequências (mas caríssimo), também se desenvolveram radares que permitem contrapor essa vantagem e a electrónica desenvolve-se a uma velocidade alucinante, a forma é imutável.

Talvez por isso os EUA tenham optado pelo F-35 com uma assinatura muito maior que F-22 e B-2, não sei.
Os cacas atuais, incluindo o F-35, ainda nao sao tailless como o bombardeiro B-2 e UCAVs. Talvez com a tecnologia atual, a confuguracao tailess nao seja adequada para cacas.

Jah as artes dos conceitos do Next Generation Fighter (F-X), tanto da Boeing qt da Northrop Grumman sao ambas tailless:

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As artes dos conceitos do programa do novo bombardeiro ou Bomber 2018 ( http://en.wikipedia.org/wiki/Next-Generation_Bomber / http://www.govexec.com/dailyfed/1007/103107g1.htm ), todas aprofundam e evoluem em relacao as caracteristicas do B-2 cujo primeiro voo ocorreu em 1993, ou seja tecnologia da decada de 80. De la para ca a tecnologia avancou um bocado. O que era muito caro e dificil naquela epoca, hoje pode nao ser:

Conceito da Boeing/Lockheed Martin:
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[]s

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Seg Out 10, 2011 9:10 pm
por Makenshi
Esses do meio parecem caças de invasores extra-terrestres :)

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Seg Out 10, 2011 9:25 pm
por Penguin
Makenshi escreveu:Esses do meio parecem caças de invasores extra-terrestres :)
Curiosamente todos tailless e com as tomadas de ar na parte superior da fuselagem.

[]s

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Seg Out 10, 2011 10:07 pm
por Matheus
Deve ser para diminuir a capacidade de captação dos radares em terra pois esconde a entrada das turbinas.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Seg Out 10, 2011 10:08 pm
por Brasileiro
soultrain escreveu:Aqui vai bem isto:

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Pois é, Soultrain. Este gráfico revela muito bem as distorções que residem nas definições sobre o que é ou o que não é um caça de quinta geração.

Na verdade, tenho a impressão de que um Rafale 'modelo 2012' possui muitos sistemas eletrônicos que um F-22 original nem sonharia em ter, mesmo sendo considerado um caça de 5ª geração já na década de 90.

Então chegaremos a um dilema: Um Rafale 'modelo 2015' seria mais quinta geração do que um F-22 'modelo 2005'?
A segunda pergunta seria: Se viessem de graça, eu escolheria qual deles?


abraços]

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Seg Out 10, 2011 10:19 pm
por marcelo bahia
F-22, sem dúvidas!!!

Sds.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Seg Out 10, 2011 10:29 pm
por Penguin
Brasileiro escreveu:
soultrain escreveu:Aqui vai bem isto:

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Pois é, Soultrain. Este gráfico revela muito bem as distorções que residem nas definições sobre o que é ou o que não é um caça de quinta geração.

Na verdade, tenho a impressão de que um Rafale 'modelo 2012' possui muitos sistemas eletrônicos que um F-22 original nem sonharia em ter, mesmo sendo considerado um caça de 5ª geração já na década de 90.

Então chegaremos a um dilema: Um Rafale 'modelo 2015' seria mais quinta geração do que um F-22 'modelo 2005'?
A segunda pergunta seria: Se viessem de graça, eu escolheria qual deles?


abraços]
Esse grafico acima eh de autoria da Eurofighter. Um tanto exagerado. Eh uma peca publicitaria na guerra contra a LM.

O F-22 segue o padrao de upgrades incrementais, os usuais blocks:

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[]s

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Ter Out 11, 2011 3:01 am
por Rodrigoiano
soultrain escreveu:Desde o desenvolvimento do B-2, o primeiro verdadeiramente com baixa assinatura em todos os aspectos e frequências (mas caríssimo), também se desenvolveram radares que permitem contrapor essa vantagem e a electrónica desenvolve-se a uma velocidade alucinante, a forma é imutável.

Talvez por isso os EUA tenham optado pelo F-35 com uma assinatura muito maior que F-22 e B-2, não sei.

Prezado soultrain, há mais de dez anos atrás, lembro de ter lido numa revista que a França teria um projeto de radar que detectaria o B-2. Eram vários sítios circulares de radares, interligados via supercomputador. Naquela época já se falava ser capaz de detectá-los, pois, segundo a matéria, eram muito potentes, capazes e sobrepostos, o que neutralizava a baixíssima assinatura do bombardeiro. Já a Rússia parece ter satélites capazes de detectar o momento que tais aeronaves decolariam das bases.

gde abraço

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Ter Out 11, 2011 7:36 am
por soultrain
Rodrigo,

Não sei dizer em especifico, mas é uma info interessante sabes mais?

Santiago,

Onde está o exagero? Ali estão dados bem concretos. Em relação ao F-22, ainda faltam uns anos até ter disponível algumas coisas já disponiveis em outros caças TOP.

Eu preferia ter qualquer caça ao F-22, o seu custo beneficio não é adequado para o meu país. Para os EUA talvez seja.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Ter Out 11, 2011 8:16 am
por NovaTO
O maior problema para um Rafale "Discreto" x um 5ª G "de nascimento" como o F-35, PAKFA, F-22; é exatamente a furtividade passiva, conseguida através do shape furtivo. Ou seja, o shape furtivo (formas, material e baia de armas internas) mais o uso passivo de sensores permite uma vantagem inquestionável. Aquela tabela de colocar todos os quesitos de um 5ª geração, e não ter o principal que é a furtividade só demonstra os 4ªG tem limites e não dá para ir além.

[]'s

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Ter Out 11, 2011 8:26 am
por Penguin
soultrain escreveu:Rodrigo,

Não sei dizer em especifico, mas é uma info interessante sabes mais?

Santiago,

Onde está o exagero? Ali estão dados bem concretos. Em relação ao F-22, ainda faltam uns anos até ter disponível algumas coisas já disponiveis em outros caças TOP.

Eu preferia ter qualquer caça ao F-22, o seu custo beneficio não é adequado para o meu país. Para os EUA talvez seja.
Dados concretos da Eurofighter?!

Se "extrema agilidade" for isso... :twisted:


F-22 eh um capitulo a parte. Estao pagando o custo do pioneirismo. Necessario ou nao. Mas essa eh uma outra historia.
De qq forma fico impressionado quando penso que o 1o voo dele ocorreu em 1997 (15 anos atras) e jah estava equipado com radar AESA e sistemas como o AN/ALR-94 com mais de 30 antenas embutidas na fuselagem (na parte superior e inferior).

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Ter Out 11, 2011 9:58 am
por Rodrigoiano
soultrain escreveu:Rodrigo,

Não sei dizer em especifico, mas é uma info interessante sabes mais?

Santiago,

Onde está o exagero? Ali estão dados bem concretos. Em relação ao F-22, ainda faltam uns anos até ter disponível algumas coisas já disponiveis em outros caças TOP.

Eu preferia ter qualquer caça ao F-22, o seu custo beneficio não é adequado para o meu país. Para os EUA talvez seja.

Soul era uma Super Interessante que falava do radar francês, mas não encontrei a edição. Fuçando na net, achei um link de uma revista em inglês, mas não sei se é o mesmo sistema (acho que não, pois o deste link parece ser mais novo/moderno). http://www.nxtbook.com/nxtbooks/aw/dti1 ... artpage=32

Gde abraço

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Ter Out 11, 2011 10:14 am
por AlbertoRJ
Esse é um radar passivo da Thales chamado HA100 Homeland Alerter:

http://defense-update.com/events/2007/s ... ow07ad.htm
http://www.thalesgroup.com/Pages/PressR ... x?id=13287

[]'s

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Ter Out 11, 2011 11:04 am
por Penguin

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Ter Out 11, 2011 11:20 am
por AlbertoRJ
São radares 2D mas seriam (ou são) capazes de detectar aeronaves stealth.

[]'s