#60947
Mensagem
por orestespf » Sáb Out 08, 2011 11:22 pm
Entusiasta (by Aurélio): que ou quem se dedica vivamente a alguma coisa, ou por ela se exalta, se toma de arrebatamento, se entusiasma.
Hoje o Brasil tem dois aviões de combate, entre seus três, que são de 2ª Geração (F-5 e A-1/AMX), e um (Mirage 2000/F-2000) que é considerado um caça de 3ª Geração. Porém já faz mais de 10 anos que o país tenta (e não passa disto) adquirir um caça genuinamente de 4ª Geração. Na lista final, a atual, temos dois caças verdadeiramente de 4ª Geração (Rafale e Gripen NG) e um caça de 3ª Geração que foi "elevado" a categoria de 4ª G (F/A-18 SH).
A geração de um avião de combate não se resume, apenas, a eletrônica embarcada; isto poderia ser feito em praticamente qualquer caça (havendo reserva energética para tal). A geração deve se balizar essencialmente na concepção inicial do projeto, ou seja, para aquilo que o mesmo foi projetado. Por exemplo, o Gripen foi projetado para ser genuinamente um caça de 4ª G, então a "variante" (sem trocadilho pejorativo) Gripen NG é igualmente um caça de 4ª G. Já o F/A-18não, este nasceu como um caça de 3ª G, mas que evoluiu com o tempo e chegou a versão "SH", moderna e eficaz, mas não a ponto de ser chamado de um caça verdadeiramente de 4ª Geração.
Opiniões são opiniões, as divergências merecem respeito, sempre.
Pois bem, se para darmos um salto tecnológico está incrivelmente difícil -- e me refiro ao salto de caças de 2ªG/3ªG para um 4ªG -- imagina ousar uma parceria com alguma nação para concepção, desenvolvimento, etc. de um caça de 5ªG!?!?!
Penso assim (= achismo): existiam duas possibilidades para o Brasil se "aventurar" em um caça de 5ªG, isto é, EUA e Rússia. No que tange ao primeiro, me lembro dos comentários do ex-ministro Nelson Jobim na ocasião de uma visita aos EUA após um "flerte" do comandante Saito; tenho por mim que ele simplesmente disse "não tem como, precisamos de algo diferente", então... Quanto ao segundo (Rússia) a possibilidade de um caça de 5ªG (PAK-FA) viria com uma sinalização através do SU-35 BM, coisa que não aconteceu. Leitura minha: dissemos não a um caça de 5ªG, então qualquer conjectura agora já não mais procede. Ou alguém assumirá que houveram erros??? Se é que existiram...
Caros amigos, a exaltação inerente ao entusiasta é óbvia, mas os pés devem firmar-se no chão... A realidade é que os F-5M servem apenas para mostrar equilíbrio junto aos A-4 argentinos, estes (F-5M) estão longe de suportar as novas aquisições chilenas e venezuelanas. A modernização dos F-5 (e também dos A-1), sem falar da aquisição dos M-2000, não nos elevou a um novo patamar tecnológico; jamais! O que aconteceu na prática: saímos de combates aéreos através de armas de cano para combates WVR e e BVR mais eficientes (não necessariamente no estado da arte), ou seja, atualizamos aquilo que já estava pra lá de ultrapassado (combates da época da 2ª WW e no máximo da guerra do Vietnã -- sendo muito otimista). Se ainda não me fiz claro: saímos de uma Brasília (sem trocadilhos) para um Gol Mil com ar, direção e trio elétrico (sem ofensa de natureza alguma).
Agora, as coisas não mudam por aí (quero dizer, aqui), basta um presidente(a) ir a determinado país para se associar que estamos interessados naquilo que o outro pensa ter um dia. Como exemplo cito a visita do Cmd. Saito e que gerou um interpretação (conveniente???) de que estaríamos adquirindo Gripens C/D. Colocam-se no lugar do Cmd. Saito: entrar para a história como o comandante da FAB que fez de tudo para adquirir apenas caças tampão para a FAB??? Sim, o M-2000 chegou já em sua gestão; por que pensar que ele faz questão de arrumar um tampão para o tampão (o M-2000)? Isto não procede pra mim, só se houver total falta de bom-senso e lucidez (que não é o caso do Cmd. Saito).
Por outro lado, não há mal algum em ver o Brasil dizer que pensa em ter um caça de 5ªG e que pensa em entrar em parceria/cooperação com algum país que pensa da mesma forma. Isto faz parte do jogo político, seja para se ter algo de fato e concreto, seja para fazer pressão para facilitar e/ou sinalizar a terceiros que detêm conhecimentos/tecnologias e que hoje nos impede, seja para fazer as retóricas de sempre, seja para mandar recados a vizinhos próximos e/ou além mar. Daí a dizer que algo de concreto existe... Há muita distância!
Só existe um discurso que hoje pode ser usado pelos entusiastas, pela FAB, parte do governo e até do cidadão comum: "não se esqueça da minha Caloi" (frase usada em comerciais televisivos em véspera de Natal nos anos 70 e 80), isto é, não se esqueça que existe uma short list que atende de certa forma aquilo que preciso de fato; ou ainda, olhe para o óbvio e me dê aquilo que preciso para ontem. Se não fui claro: dei-me um Gripen NG, um Rafale ou um F/A-18 SH (qualquer um deles é a própria "Caloi"; aqui); não se esqueça de mim (ou do papel que exerço no país -- defesa).
Talvez não tenha sido suficientemente claro sobre o que penso, mas tentarei mais uma vez: se existe um sonho de termos um 5ªG em algum momento, participando de um desenvolvimento com terceiros ou não, tudo bem, será sempre bem-vindo, porém o "chão" atual exige que a etapa da vida não seja queimada, ou seja, que um 4ªG venha urgentemente, com ou sem transferência de tecnologia. Só para ser mais objetivo ainda: dizem que os pilotos venezuelanos não estão aptos para operar os SU-30 que compraram (muito para eles?), não diriam o mesmo em relação ao Brasil? Ou seja, não diriam que sonhar em ter um caça de 5ªG é muito para quem operou durante décadas (e até hoje) caças de 2ªG?
Vejam, o Chile e a Venezuela optaram por caças de 3ªG (F-16 e SU-30, respectivamente) com eletrônica embarcada de 4ªG. Irmos (queimarmos etapas) para um caça genuinamente de 4ªG) já seria um salto tecnológico extremo! Como pensar em desenvolver algo (caça de 5ªG) se nem sabemos ao certo o que isto é? Atualmente só existe um operacional, o F-22, todo "bugado"; e algo que chamam de 5ªG que é o F-35 e o PAK-FA, mas que só o tempo dirá se realmente são. Penso assim: um passo de cada vez, mas passos bem dados e seguros.
Abraços a todos.
Editado pela última vez por
orestespf em Dom Out 09, 2011 1:27 am, em um total de 2 vezes.