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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Enviado: Ter Mar 23, 2010 7:01 pm
por PRick
EDSON escreveu:Então a pergunta é:
O helicóptero EC 725 siguinifica o quê nas forças aramadas?
A FAB não quere a MB não quer ?
Não é isso que está se discutindo, mas a configuração dos EC_725 para cada uma das forças, a MB quer por exemplo capacidade de lançar Am-39. A FAB quer REVO, e configuração C-SAR para algumas unidades, etc.. Por exemplo, os EC-725 não foram homolagados para os AM-39, isso terá que ser feito, a certificação da nova configuração.
Para a FAB e o EB, seriam a versão C-SAR, de transporte comum e VIP.
Para a MB, ASupW e transporte comum.
[]´s
Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Enviado: Ter Mar 23, 2010 7:06 pm
por marcelo l.
PRick escreveu:marcelo l. escreveu:A pergunta que faço é se houve aditivo é que não estava no edital, por que não estava?
Por que e não estava para Helibrás, também para outros concorrentes ou seja, teria aditivo e ficaria mais caro de qualquer jeito.
Como não sabemos o teor do contrato, nem dos aditivos, não dá para ter qualquer certeza, porém, como o contrato é para 50 helos, sendo que cada força tem seus requisitos de configuração, é de se esperar muitos ajustes no contrato inicial, por meio de aditivos. E não existiu um edital, afinal, trata-se de um compra direta, negociada entre governos. Porque a oferta original para helos era somente para a FAB.
[]´s
Ou seja, quem leva-se a compra, teria que se ajustar o preço. Sei não mas parece tempestade em copo d´água.
Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Enviado: Ter Mar 23, 2010 10:06 pm
por pafuncio
O lance é que o Walter e o Marino não tem dado pitaco nesta seara.
Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Enviado: Ter Mar 23, 2010 11:22 pm
por Carlos Mathias
E...?
Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Enviado: Ter Mar 23, 2010 11:24 pm
por PRick
marcelo l. escreveu:PRick escreveu:
Como não sabemos o teor do contrato, nem dos aditivos, não dá para ter qualquer certeza, porém, como o contrato é para 50 helos, sendo que cada força tem seus requisitos de configuração, é de se esperar muitos ajustes no contrato inicial, por meio de aditivos. E não existiu um edital, afinal, trata-se de um compra direta, negociada entre governos. Porque a oferta original para helos era somente para a FAB.
[]´s
Ou seja, quem leva-se a compra, teria que se ajustar o preço. Sei não mas parece tempestade em copo d´água.
Sim, é o que parece, os perdedores e inconformados ficam querendo achar chifre em cabeça de vaca.
[]´s
Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Enviado: Ter Mar 23, 2010 11:42 pm
por brisa
pafuncio escreveu:O lance é que o Walter e o Marino não tem dado pitaco nesta seara.
E daí????
Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Enviado: Ter Mar 23, 2010 11:54 pm
por Bolovo
pafuncio escreveu:O lance é que o Walter e o Marino não tem dado pitaco nesta seara.
O Walter sim.
Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Enviado: Ter Mar 23, 2010 11:55 pm
por Carlos Mathias
E...?
Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Enviado: Qua Mar 24, 2010 9:10 am
por kekosam
O CM mudou o ham ham pelo E...?
Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Enviado: Qua Mar 24, 2010 10:46 am
por wagnerm25
Carlos Mathias escreveu:E...?
Enquanto os monstrinhos russos não decolam, fiquemos com o melhor produto da região.
http://englishrussia.com/index.php/2008 ... erleaders/
Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Enviado: Qua Mar 24, 2010 1:35 pm
por marcelo l.
Ao meu ver pelo que li e sei, o negócio dos helicopteros tem haver com uma demanda da Petrobrás que se uniu a das forças armadas...
A idéia em si era com o EC-725 capacitar a indústria brasileira (já que a Helibrás é considerada legalmente como brasileira) com uma produção viável para termos uma plataforma militar.
Por isso, escolheu um helicoptero que iria necessitar de ajustes através de aditivos pelo que estou agora compreendendo, isso me leva ao F-X-2, fala-se de caça nacional vale a pena qualquer risco e olha que no caso do EC-725 ainda tem as compras da Petrobrás para impulsionar toda a produção, são se não estou enganado entre este modelo e o civil, 72 unidades com provavelmente a Petrobrás ainda comprará mais.
Ou seja, em termos de projeto industrial parece-me mais viável que 36 caças, já que teríamos demanda interna, agora resta saber se os ajustes necessários são factiveis para cada arma.
Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Enviado: Qua Mar 24, 2010 7:52 pm
por Penguin
Muito pertinente o trecho do texto abaixo:
PROJETO F-X2
ALGUNS COMENTÁRIOS A RESPEITO NA ANTEVÉSPERA DA DECISÃO
Brig. do Ar. Res. Teomar Fonseca Quírico
Piloto de Caça - Turma de 1970
http://www.abra-pc.com.br/
(Forum no27, fev 2010)
[...]
Além disso, minha experiência com eles passa pela definição do canhão que equiparia a série das nossas aeronaves AMX. Poucos sabem, mas nossos protótipos de A-1 foram ensaiados com o canhão DEFA 554, uma versão melhorada daqueles canhões que equipavam nossos Mirage III. Pois bem, depois de toda uma campanha de ensaios feita com o DEFA 554, na hora em que fomos colocar nosso pedido de compra para a série, nossos amigos franceses colocaram tanta dificuldade e tanto sobrepreço que, a despeito de todo o gasto que teríamos para ensaiar um novo canhão, saiu mais barato e conveniente trocarmos de armamento e começarmos tudo de novo, com um novo canhão de um outro país que poderia, inclusive, ser produzido no Brasil!
Essa experiência ruim continua com a gestão do contrato da troca dos helicópteros “Puminha” pelo Super-Puma onde, a despeito de contratualmente constar a implantação de um banco de provas do motor, para evitar o tremendo gasto das revisões gerais feitas na França,
tivemos que suar várias camisas para convencer nossos amigos gauleses a simplesmente cumprirem as cláusulas previstas contratualmente com que eles haviam concordado e assinado! E saí da logística sem saber se eles efetivamente cumpriram o contrato ou se estamos até hoje mandando nossas turbinas para fazerem revisão geral na França! E falando em logística, só quem trabalhou nessa área para saber o elevadíssimo custo de manutenção dos produtos franceses, quase que inviabilizando, economicamente, a operação desses equipamentos.
Quanto à transferência de tecnologia, bem, basta alguém procurar saber hoje, passadas algumas dezenas de anos, qual é o índice de nacionalização dos nossos helicópteros Esquilos montados em Itajubá para se ter uma idéia da filosofia francesa em relação ao assunto.
Um companheiro antigo da Força costuma dizer que a diferença entre o americano e o francês é que o americano pouco ou nada entrega, mas aquilo que ele se comprometeu a entregar ele o faz; já o francês, promete que vai entregar mundos e fundos e, ao final, apesar de compromissado e assinado, pouco ou nada entrega!
[...]
Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Enviado: Qua Mar 24, 2010 8:01 pm
por Ilya Ehrenburg
Santiago escreveu:Muito pertinente o trecho do texto abaixo:
PROJETO F-X2
ALGUNS COMENTÁRIOS A RESPEITO NA ANTEVÉSPERA DA DECISÃO
Brig. do Ar. Res. Teomar Fonseca Quírico
Piloto de Caça - Turma de 1970
http://www.abra-pc.com.br/
(Forum no27, fev 2010)
[...]
Além disso, minha experiência com eles passa pela definição do canhão que equiparia a série das nossas aeronaves AMX. Poucos sabem, mas nossos protótipos de A-1 foram ensaiados com o canhão DEFA 554, uma versão melhorada daqueles canhões que equipavam nossos Mirage III. Pois bem, depois de toda uma campanha de ensaios feita com o DEFA 554, na hora em que fomos colocar nosso pedido de compra para a série, nossos amigos franceses colocaram tanta dificuldade e tanto sobrepreço que, a despeito de todo o gasto que teríamos para ensaiar um novo canhão, saiu mais barato e conveniente trocarmos de armamento e começarmos tudo de novo, com um novo canhão de um outro país que poderia, inclusive, ser produzido no Brasil!
Essa experiência ruim continua com a gestão do contrato da troca dos helicópteros “Puminha” pelo Super-Puma onde, a despeito de contratualmente constar a implantação de um banco de provas do motor, para evitar o tremendo gasto das revisões gerais feitas na França,
tivemos que suar várias camisas para convencer nossos amigos gauleses a simplesmente cumprirem as cláusulas previstas contratualmente com que eles haviam concordado e assinado! E saí da logística sem saber se eles efetivamente cumpriram o contrato ou se estamos até hoje mandando nossas turbinas para fazerem revisão geral na França! E falando em logística, só quem trabalhou nessa área para saber o elevadíssimo custo de manutenção dos produtos franceses, quase que inviabilizando, economicamente, a operação desses equipamentos.
Quanto à transferência de tecnologia, bem, basta alguém procurar saber hoje, passadas algumas dezenas de anos, qual é o índice de nacionalização dos nossos helicópteros Esquilos montados em Itajubá para se ter uma idéia da filosofia francesa em relação ao assunto.
Um companheiro antigo da Força costuma dizer que a diferença entre o americano e o francês é que o americano pouco ou nada entrega, mas aquilo que ele se comprometeu a entregar ele o faz; já o francês, promete que vai entregar mundos e fundos e, ao final, apesar de compromissado e assinado, pouco ou nada entrega!
[...]
Dá no mesmo. Compremos dos russos, então!
Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Enviado: Qua Mar 24, 2010 8:22 pm
por jumentodonordeste
Eu concordo Ilya.
SU-35 + PAK-FA = AMERICA BRASILIS.
Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Enviado: Qua Mar 24, 2010 8:22 pm
por alexmabastos