Página 4054 de 5742
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Enviado: Sáb Out 01, 2011 5:03 pm
por DELTA22
Para você ver, dá espaço para 'zilhões' de interpretações... Eu que sou meio "marcha-lenta" para entender as coisas, fico igual minhoca no asfalto!!
Acho que realmente a solução para nos dar tempo seria uma solução mais racional para este momento.
[]'s.
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Enviado: Sáb Out 01, 2011 5:14 pm
por AlbertoRJ
Pois é Delta, essa solução do "leasing/compra" de Gripens mais uma revitalização do M2000 seria mesmo a ideal mas apenas se o projeto conjunto de um caça de quinta geração já estivesse garantido e em andamento, o que não é o caso. Daí surge outro problema.
Por isso é que não dá para entender terem recusado a participar do PAK.
[]'s
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Enviado: Sáb Out 01, 2011 5:21 pm
por Carlos Mathias
Só lembrando que a proposta russa incluía o leasing de 12 ou mais SU-27SKM, com cláusula de recompra, e retirados diretamente da FAer russa.
Era pega e sair voando.
Isso até os primeiros Su-35BM chegarem.
E óbvio, a participação no PAK-FA.
Trocaram tudo isso por aluguel de Gripen.
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Enviado: Sáb Out 01, 2011 5:44 pm
por Carlos Lima
AlbertoRJ escreveu:Pois é Delta, essa solução do "leasing/compra" de Gripens mais uma revitalização do M2000 seria mesmo a ideal mas apenas se o projeto conjunto de um caça de quinta geração já estivesse garantido e em andamento, o que não é o caso. Daí surge outro problema.
Por isso é que não dá para entender terem recusado a participar do PAK.
[]'s
Y e p.
A não ser que (como sempre) nós continuemos a nivelar a nossa aviação de caça "por baixo"

... o que historicamente é meio que uma tradição:
P-47 / Meteor / F-80 / TF-33 / MIII (aleluia) / F-5 / F-5 Aggressor com pedaço faltando / M2k Saindo de serviço / F-5 "Modernizado" / F-5 "Jordânia"

...
Acho que as únicas vezes que compramos algo mais ou menos atual foi o P-47, O Meteor (que usamos para ataque ao solo

) e os MIII. O resto... foi avião para "aliados", Programas de "Assistência" , avião saindo de serviço ou encostado tomando poeira no deserto.
Leasing ou coisa parecida tem que ser quando uma solução de alto nível está sendo negociada (tipo a Itália que fez Leasing de F-16 e Tornado F3 quando estava esperando Typhoon).
No caso da Rep. Tcheca e Hungria é que fazia parte da entrada desses países na OTAN (e ganhar alguma mesada) atualizar a sua av. de caça e daí o Leasing pareceu uma boa idéia embora hoje em dia existam investigações na Rep. Tcheca sobre o $$$$$ que rolou por debaixo dos panos.
A que ponto chegamos
[]s
CB_Lima
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Enviado: Sáb Out 01, 2011 5:52 pm
por DELTA22
AlbertoRJ escreveu:Pois é Delta, essa solução do "leasing/compra" de Gripens mais uma revitalização do M2000 seria mesmo a ideal mas apenas se o projeto conjunto de um caça de quinta geração já estivesse garantido e em andamento, o que não é o caso. Daí surge outro problema.
Por isso é que não dá para entender terem recusado a participar do PAK.
[]'s
Acredito que os russos não ficariam nada tristes se quiséssemos entrar no projeto do T-50. Eles, sempre que podem, nos oferecem parcerias (não entro no mérito se realistas ou não, neste caso)... Não sei a que nível isso estaria hoje, mas talvez seja o caso de baixarmos o nariz e pedirmos para entrar no projeto com verdadeiro interesse de cooperação.
[]'s.
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Enviado: Sáb Out 01, 2011 7:54 pm
por faterra
Hein! Alguém chamou?

Sukhoi T-50 PakFa - Russia AF - Moscow, Zhukovsky - August 13, 2011
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Enviado: Sáb Out 01, 2011 8:09 pm
por faterra
Falando em uma Força de dissuação de respeito...

Sukhoi`s T-50 PakFa, Su-35BM Super Flanker e Su-34 FullBack - Russia AF - Moscow, Zhukovsky - Augusto 14, 2011
New formation. T-50, Su-35, Su-34
Com estas aves de rapinas tomando conta dos céus da Rússia, rapidinho os russos terão uma nova epidemia - dor no pescoço...

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Enviado: Sáb Out 01, 2011 8:41 pm
por gribel
DELTA22 escreveu:osolamaalua escreveu:(...)
5- Hoje a situação um pouco mais crítica é do F-5 cujas algumas células estão apresentando grande desgate, principalmente de turbina. Creio que os F5 jordanianos vão substituir essas células.
(...)
Destaco este ponto 5.
Talvez, uma hipótese mais imediatista, seria a compra (ou leasing, não sei...) de Gripens C/D para substituir os F-5, esticar a vida dos M-2k até 2015/16 com alguns novos sistemas pontuais, cancelar o F-X2 de vez e partir para um projeto conjunto de caça 5ª G para um horizonte de 5 anos a partir de hoje. Acho, sinceramente, a melhor solução!
[]'s.
Sob o ângulo dos custos de logística e treinamento, não seria mais racional e viável os mirages? A não ser que se tenha em plano os Gripens NG depois.
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Enviado: Sáb Out 01, 2011 8:50 pm
por DELTA22
gribel escreveu:DELTA22 escreveu:Destaco este ponto 5.
Talvez, uma hipótese mais imediatista, seria a compra (ou leasing, não sei...) de Gripens C/D para substituir os F-5, esticar a vida dos M-2k até 2015/16 com alguns novos sistemas pontuais, cancelar o F-X2 de vez e partir para um projeto conjunto de caça 5ª G para um horizonte de 5 anos a partir de hoje. Acho, sinceramente, a melhor solução!
[]'s.
Sob o ângulo dos custos de logística e treinamento, não seria mais racional e viável os mirages? A não ser que se tenha em plano os Gripens NG depois.
Qual Mirage? O M-2k não acrescentaria nada à Força. O M-2k-5/9 não sei se estão/estarão disponíveis. Se há substituto do F-5 com ganhos operacionais e mantendo um gasto comedido de manutenção, no meu entendimento, seriam os Gripens C/D e o problema logístico iria existir de qualquer modo, já que as unidades que penso ser substituídas seria os esquadrões de F-5, o que ocorreria/ocorrerá independente do modelo escolhido.
(Edit: Só para lembrar, que isso que estamos discutindo está no campo da especulação/hipótese.)
[]'s.
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Enviado: Sáb Out 01, 2011 9:00 pm
por gribel
Então não tem outra solução no OCIDENTE, né....
Abração, Delta.
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Enviado: Sáb Out 01, 2011 9:08 pm
por faterra
A solução está após os 3 próximos posts acima...
Ainda está em tempo.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Enviado: Sáb Out 01, 2011 9:11 pm
por DELTA22
gribel escreveu:Então não tem outra solução no OCIDENTE, né....
Abração, Delta.
Tem aqueles de sempre, você imagina dos quais falo, ai prefiro o Gripen C/D mesmo!
Os não ocidentais, acho que talvez só veremos nas cores da FAB daqui uns 20 anos e olhe lá (otimista mode on).......
[]'s!!
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Enviado: Sáb Out 01, 2011 9:12 pm
por AlbertoRJ
Se fosse para participar do PAK-FA, eu acho que seria mais lógica a solução apresentada pelo Mr. Flanker, com aluguel ou compra de Su-27 usados e talvez alguns Su-30 ou Su-35 novos, em menores quantidades.
Se o PAK-FA não for possível, então continuo apoiando a compra de um avião novo de 4ª geração em quantidade suficiente para permitir o desdobramento em capacitação, aliado a um incremento dos investimentos em P&D, nas instituições e empresas. Em uma segunda etapa se buscaria um parceiro para o desenvolvimento de um avião de quinta geração ou se investiria em um projeto nacional, com partes e consultoria estrangeira caso faltasse conhecimento.
[]'s
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Enviado: Sáb Out 01, 2011 9:18 pm
por DELTA22
Problema é que eu tenho a impressão muito forte que a FAB de hoje não se anima muito com os caças da família Flanker . . .
[]'s.
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Enviado: Sáb Out 01, 2011 9:20 pm
por gogogas
thelmo rodrigues escreveu:Notícia meio esquisita
![[033]](./images/smilies/033.gif)
, via Poder Aéreo:
FAB PODERÁ VOAR COM GRIPEN JÁ: SAITO DISCUTE HERANÇA DE CONTRATO DE LEASING.
Pelo sim, pelo não, Saito tomou a iniciativa de ir à República Tcheca observar de perto a operacionalidade dos caças suecos Gripen, vendidos àquele país. Esse modelo concorreu com os americanos da Boeing (F-18) e com os franceses da Dassault (Rafale) na última fase de classificação do projeto FX-2.
O Gripen, da Saab Scania, chegou em primeiro lugar na avaliação técnica da FAB, antes que o então ministro Nelson Jobim interviesse para dar vitória ao Rafale, desejo do ex-presidente Lula.
A missão de Saito, porém, não era a aquisição dos modelos suecos mas uma simples avaliação da possibilidade de que FAB venha a voar provisioriamente com os 24 caças sob a operação da força tcheca. O contrato de leasing com a Suécia está se encerrando.
Poderia ser estabelecido um contrato de sucessão pelo Brasil do contrato de leasing da República Tcheca com a Suécia para cobrir já em 2012 a operação dos Mirage, cujo prazo máximo se encerra no próximo ano.
Admitamos que seria um enorme trunfo estratégico para os suecos, se essa negociação vier a ser rematada, pois os pilotos “caçadores” da FAB iriam acostumar-se definitivamente com a tecnologia e a aerodinâmica dos Gripen, condenada pelos concorrentes por ser um caça de um só motor, impróprio segundo deles para as dimensões continentais do País.
De qualquer modo, os Rafale continuam favoritos para vencer a concorrência se esta for reaberta por Dilma. Têm o maior acervo de benefícios, apesar de dois problemas fundamentais;
1 – O preço, mantido sob regime de “caixa preta” pelos fornecedores, estimando-se que seja ultrassônico.
2 – A legendária fama dos fornecedores franceses de tecnologia militar de prometerem muito na hora de assinar os contratos, mas executando depois a política de empurrar com a barriga a prometida transferência. São ruins também na consumação das contrapartidas comerciais (off-set).
FONTE: Carta Polis
Leia mais (Read More): Poder Aéreo - Informação e Discussão sobre Aviação Militar e Civil
Que venham esses decentes tampãos ;;;;A FAB deve dar oportunidades para outros equipamentos de outros países ,,,só compra made USA ,made France ,,,,,se for 24 mesmo seria muito ótimo ,seria bom criar dois esquadrões se a FAB comprar ...15 no 1° GDA e o restante na Amazônia ...quem sabe pode resultar o Gripen NG no F-X II ....muito melhor do que os surrados F-2000
