TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
DELTA22
Sênior
Sênior
Mensagens: 5726
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 8:49 pm

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#60796 Mensagem por DELTA22 » Sáb Out 01, 2011 5:03 pm

Para você ver, dá espaço para 'zilhões' de interpretações... Eu que sou meio "marcha-lenta" para entender as coisas, fico igual minhoca no asfalto!! [101] :mrgreen:

Acho que realmente a solução para nos dar tempo seria uma solução mais racional para este momento. :wink:

[]'s.




"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#60797 Mensagem por AlbertoRJ » Sáb Out 01, 2011 5:14 pm

Pois é Delta, essa solução do "leasing/compra" de Gripens mais uma revitalização do M2000 seria mesmo a ideal mas apenas se o projeto conjunto de um caça de quinta geração já estivesse garantido e em andamento, o que não é o caso. Daí surge outro problema.

Por isso é que não dá para entender terem recusado a participar do PAK. :?

[]'s




Editado pela última vez por AlbertoRJ em Sáb Out 01, 2011 5:23 pm, em um total de 1 vez.
Alberto -
Carlos Mathias

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#60798 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Out 01, 2011 5:21 pm

Só lembrando que a proposta russa incluía o leasing de 12 ou mais SU-27SKM, com cláusula de recompra, e retirados diretamente da FAer russa.
Era pega e sair voando.
Isso até os primeiros Su-35BM chegarem.

E óbvio, a participação no PAK-FA.

Trocaram tudo isso por aluguel de Gripen.




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#60799 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Out 01, 2011 5:44 pm

AlbertoRJ escreveu:Pois é Delta, essa solução do "leasing/compra" de Gripens mais uma revitalização do M2000 seria mesmo a ideal mas apenas se o projeto conjunto de um caça de quinta geração já estivesse garantido e em andamento, o que não é o caso. Daí surge outro problema.

Por isso é que não dá para entender terem recusado a participar do PAK. :?

[]'s
Y e p.

A não ser que (como sempre) nós continuemos a nivelar a nossa aviação de caça "por baixo" :( ... o que historicamente é meio que uma tradição:

P-47 / Meteor / F-80 / TF-33 / MIII (aleluia) / F-5 / F-5 Aggressor com pedaço faltando / M2k Saindo de serviço / F-5 "Modernizado" / F-5 "Jordânia" :( ...

Acho que as únicas vezes que compramos algo mais ou menos atual foi o P-47, O Meteor (que usamos para ataque ao solo :( ) e os MIII. O resto... foi avião para "aliados", Programas de "Assistência" , avião saindo de serviço ou encostado tomando poeira no deserto. :(

Leasing ou coisa parecida tem que ser quando uma solução de alto nível está sendo negociada (tipo a Itália que fez Leasing de F-16 e Tornado F3 quando estava esperando Typhoon).

No caso da Rep. Tcheca e Hungria é que fazia parte da entrada desses países na OTAN (e ganhar alguma mesada) atualizar a sua av. de caça e daí o Leasing pareceu uma boa idéia embora hoje em dia existam investigações na Rep. Tcheca sobre o $$$$$ que rolou por debaixo dos panos.

A que ponto chegamos :(

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
DELTA22
Sênior
Sênior
Mensagens: 5726
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 8:49 pm

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#60800 Mensagem por DELTA22 » Sáb Out 01, 2011 5:52 pm

AlbertoRJ escreveu:Pois é Delta, essa solução do "leasing/compra" de Gripens mais uma revitalização do M2000 seria mesmo a ideal mas apenas se o projeto conjunto de um caça de quinta geração já estivesse garantido e em andamento, o que não é o caso. Daí surge outro problema.

Por isso é que não dá para entender terem recusado a participar do PAK. :?

[]'s
Acredito que os russos não ficariam nada tristes se quiséssemos entrar no projeto do T-50. Eles, sempre que podem, nos oferecem parcerias (não entro no mérito se realistas ou não, neste caso)... Não sei a que nível isso estaria hoje, mas talvez seja o caso de baixarmos o nariz e pedirmos para entrar no projeto com verdadeiro interesse de cooperação.

[]'s.




"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Avatar do usuário
faterra
Sênior
Sênior
Mensagens: 5096
Registrado em: Qui Dez 15, 2005 10:25 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 89 vezes
Agradeceram: 79 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#60801 Mensagem por faterra » Sáb Out 01, 2011 7:54 pm

Hein! Alguém chamou?

Imagem
Sukhoi T-50 PakFa - Russia AF - Moscow, Zhukovsky - August 13, 2011




Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
Avatar do usuário
faterra
Sênior
Sênior
Mensagens: 5096
Registrado em: Qui Dez 15, 2005 10:25 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 89 vezes
Agradeceram: 79 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#60802 Mensagem por faterra » Sáb Out 01, 2011 8:09 pm

Falando em uma Força de dissuação de respeito... :roll: 8-] [000]

Imagem
Sukhoi`s T-50 PakFa, Su-35BM Super Flanker e Su-34 FullBack - Russia AF - Moscow, Zhukovsky - Augusto 14, 2011
New formation. T-50, Su-35, Su-34

Com estas aves de rapinas tomando conta dos céus da Rússia, rapidinho os russos terão uma nova epidemia - dor no pescoço... :twisted: :mrgreen:




Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
gribel
Sênior
Sênior
Mensagens: 1290
Registrado em: Dom Out 18, 2009 2:18 am
Localização: Juiz de Fora _ MG
Agradeceu: 78 vezes
Agradeceram: 10 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#60803 Mensagem por gribel » Sáb Out 01, 2011 8:41 pm

DELTA22 escreveu:
osolamaalua escreveu:(...)
5- Hoje a situação um pouco mais crítica é do F-5 cujas algumas células estão apresentando grande desgate, principalmente de turbina. Creio que os F5 jordanianos vão substituir essas células.
(...)
Destaco este ponto 5.

Talvez, uma hipótese mais imediatista, seria a compra (ou leasing, não sei...) de Gripens C/D para substituir os F-5, esticar a vida dos M-2k até 2015/16 com alguns novos sistemas pontuais, cancelar o F-X2 de vez e partir para um projeto conjunto de caça 5ª G para um horizonte de 5 anos a partir de hoje. Acho, sinceramente, a melhor solução! 8-]

[]'s.
Sob o ângulo dos custos de logística e treinamento, não seria mais racional e viável os mirages? A não ser que se tenha em plano os Gripens NG depois.




Avatar do usuário
DELTA22
Sênior
Sênior
Mensagens: 5726
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 8:49 pm

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#60804 Mensagem por DELTA22 » Sáb Out 01, 2011 8:50 pm

gribel escreveu:
DELTA22 escreveu:Destaco este ponto 5.

Talvez, uma hipótese mais imediatista, seria a compra (ou leasing, não sei...) de Gripens C/D para substituir os F-5, esticar a vida dos M-2k até 2015/16 com alguns novos sistemas pontuais, cancelar o F-X2 de vez e partir para um projeto conjunto de caça 5ª G para um horizonte de 5 anos a partir de hoje. Acho, sinceramente, a melhor solução! 8-]

[]'s.
Sob o ângulo dos custos de logística e treinamento, não seria mais racional e viável os mirages? A não ser que se tenha em plano os Gripens NG depois.
Qual Mirage? O M-2k não acrescentaria nada à Força. O M-2k-5/9 não sei se estão/estarão disponíveis. Se há substituto do F-5 com ganhos operacionais e mantendo um gasto comedido de manutenção, no meu entendimento, seriam os Gripens C/D e o problema logístico iria existir de qualquer modo, já que as unidades que penso ser substituídas seria os esquadrões de F-5, o que ocorreria/ocorrerá independente do modelo escolhido. :wink:

(Edit: Só para lembrar, que isso que estamos discutindo está no campo da especulação/hipótese.)

[]'s.




"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
gribel
Sênior
Sênior
Mensagens: 1290
Registrado em: Dom Out 18, 2009 2:18 am
Localização: Juiz de Fora _ MG
Agradeceu: 78 vezes
Agradeceram: 10 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#60805 Mensagem por gribel » Sáb Out 01, 2011 9:00 pm

Então não tem outra solução no OCIDENTE, né....

Abração, Delta.




Avatar do usuário
faterra
Sênior
Sênior
Mensagens: 5096
Registrado em: Qui Dez 15, 2005 10:25 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 89 vezes
Agradeceram: 79 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#60806 Mensagem por faterra » Sáb Out 01, 2011 9:08 pm

A solução está após os 3 próximos posts acima... 8-] :evil:
Ainda está em tempo. :wink:




Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
Avatar do usuário
DELTA22
Sênior
Sênior
Mensagens: 5726
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 8:49 pm

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#60807 Mensagem por DELTA22 » Sáb Out 01, 2011 9:11 pm

gribel escreveu:Então não tem outra solução no OCIDENTE, né....

Abração, Delta.
Tem aqueles de sempre, você imagina dos quais falo, ai prefiro o Gripen C/D mesmo!

Os não ocidentais, acho que talvez só veremos nas cores da FAB daqui uns 20 anos e olhe lá (otimista mode on)....... :?

[]'s!!




"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#60808 Mensagem por AlbertoRJ » Sáb Out 01, 2011 9:12 pm

Se fosse para participar do PAK-FA, eu acho que seria mais lógica a solução apresentada pelo Mr. Flanker, com aluguel ou compra de Su-27 usados e talvez alguns Su-30 ou Su-35 novos, em menores quantidades.

Se o PAK-FA não for possível, então continuo apoiando a compra de um avião novo de 4ª geração em quantidade suficiente para permitir o desdobramento em capacitação, aliado a um incremento dos investimentos em P&D, nas instituições e empresas. Em uma segunda etapa se buscaria um parceiro para o desenvolvimento de um avião de quinta geração ou se investiria em um projeto nacional, com partes e consultoria estrangeira caso faltasse conhecimento.

[]'s




Alberto -
Avatar do usuário
DELTA22
Sênior
Sênior
Mensagens: 5726
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 8:49 pm

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#60809 Mensagem por DELTA22 » Sáb Out 01, 2011 9:18 pm

Problema é que eu tenho a impressão muito forte que a FAB de hoje não se anima muito com os caças da família Flanker . . . :(

[]'s.




"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2249
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 230 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#60810 Mensagem por gogogas » Sáb Out 01, 2011 9:20 pm

thelmo rodrigues escreveu:Notícia meio esquisita [101] [033] , via Poder Aéreo:

FAB PODERÁ VOAR COM GRIPEN JÁ: SAITO DISCUTE HERANÇA DE CONTRATO DE LEASING.



Pelo sim, pelo não, Saito tomou a iniciativa de ir à República Tcheca observar de perto a operacionalidade dos caças suecos Gripen, vendidos àquele país. Esse modelo concorreu com os americanos da Boeing (F-18) e com os franceses da Dassault (Rafale) na última fase de classificação do projeto FX-2.

O Gripen, da Saab Scania, chegou em primeiro lugar na avaliação técnica da FAB, antes que o então ministro Nelson Jobim interviesse para dar vitória ao Rafale, desejo do ex-presidente Lula.

A missão de Saito, porém, não era a aquisição dos modelos suecos mas uma simples avaliação da possibilidade de que FAB venha a voar provisioriamente com os 24 caças sob a operação da força tcheca. O contrato de leasing com a Suécia está se encerrando.

Poderia ser estabelecido um contrato de sucessão pelo Brasil do contrato de leasing da República Tcheca com a Suécia para cobrir já em 2012 a operação dos Mirage, cujo prazo máximo se encerra no próximo ano.

Admitamos que seria um enorme trunfo estratégico para os suecos, se essa negociação vier a ser rematada, pois os pilotos “caçadores” da FAB iriam acostumar-se definitivamente com a tecnologia e a aerodinâmica dos Gripen, condenada pelos concorrentes por ser um caça de um só motor, impróprio segundo deles para as dimensões continentais do País.

De qualquer modo, os Rafale continuam favoritos para vencer a concorrência se esta for reaberta por Dilma. Têm o maior acervo de benefícios, apesar de dois problemas fundamentais;

1 – O preço, mantido sob regime de “caixa preta” pelos fornecedores, estimando-se que seja ultrassônico.

2 – A legendária fama dos fornecedores franceses de tecnologia militar de prometerem muito na hora de assinar os contratos, mas executando depois a política de empurrar com a barriga a prometida transferência. São ruins também na consumação das contrapartidas comerciais (off-set).

FONTE: Carta Polis

Leia mais (Read More): Poder Aéreo - Informação e Discussão sobre Aviação Militar e Civil
Que venham esses decentes tampãos ;;;;A FAB deve dar oportunidades para outros equipamentos de outros países ,,,só compra made USA ,made France ,,,,,se for 24 mesmo seria muito ótimo ,seria bom criar dois esquadrões se a FAB comprar ...15 no 1° GDA e o restante na Amazônia ...quem sabe pode resultar o Gripen NG no F-X II ....muito melhor do que os surrados F-2000 :D




Gogogas !
Responder