Página 405 de 776

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

Enviado: Sex Jul 09, 2010 9:39 pm
por orestespf
cb_lima escreveu:Orestes...

Tudo uma questão de "cenários"... em certos cenários você tem razão... em outros... nem tanto...

Além disso depender puramente de REVO para tudo... é sempre um problema... pois no final estaremos dependendo de +1 aeronave.

Enfim... sim Orestes, o F-5 possui um excelente alcance acompanhado da muleta... assim como o Rafale, o F-16, O Gripen C/D (O AB não porque não faz revo) e até ... quem diria... o A-37 do Uruguai :lol:

Enfim... um F-5 "sem fazer uso das "dependências" armado com aqueles lindos e pesados Derby + os Pythoon da vida e tanque de combustível, vai ficar meio "pesadão" e vai sofrer várias limitações.

Existe um problema que também limita o F-5 é que são determinados lubrificantes que a aeronave utiliza... como esses não podem ser trocados em vôo :lol: ... é um problema.

Pelo menos a geração de Oxigênio (outro problema) não é mais uma limitação já que o F-5 M pode fazer isso automaticamente e não depende mais de "tanques de Oxigênio".

Enfim... continuemos.

[]s
CB_Lima
Lima véio, fui apenas um debochado deslavado, nada mais do que isso. Não era pra ter sido levado a sério, pois não fui. Vou além, você está correto em tudo e concordo, mas não iria perder a piada (e jamais o amigo!!!). Ignore as "linhas"...

Abração!!!

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

Enviado: Sex Jul 09, 2010 9:40 pm
por Carlos Lima
Sem problemas Mestre...

Também fiz piada... mas ao meu estilo :lol: ... ou será que você não percebeu o A-37 Uruguaio? :lol:

[]s
CB_Lima

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

Enviado: Sex Jul 09, 2010 9:49 pm
por Carlos Mathias
Mas em terra de "A-1 bombardeiro estratégico"... :roll: :mrgreen:

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

Enviado: Sáb Jul 10, 2010 3:32 pm
por Galina
Carlos Mathias escreveu:Bem, um F-5 pelado por ter um "excelente" RCS, mas quando ele sair prá uma missão real, vai estar com 2 derby + 2 MAA-1B / A-Darter / P-IV, mais um ou dois tanques.
Pronto, acabou o RCS baixo de QUALQUER caça.
Sim, óbvio que o RCS sobe.
Mesmo assim, ele continuará sendo, comparativamente, menor do que o de um F-15/F-16 igualmente armados :wink:
Vou parar por aqui. Tem gente que sabe muito mais aqui no fórum e, se achar conveniente, posta detalhes.

Abraços,

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

Enviado: Sáb Jul 10, 2010 4:10 pm
por Carlos Mathias
Meu bom amigo, de 1m2 prá cima,todo mundo aparece.
Logo, se ele enfrentar um caça com um bom radar, vai aparecer bem a tempo de tomar um BVR decente no lombo.

Não tem jeito, F-5M é muita muquirana. :?

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

Enviado: Sáb Jul 10, 2010 5:29 pm
por Carlos Lima
O F-5 pertence a uma geração anterior aos F-16/F-16 da vida...

É claro que pode se sair bem aqui e ali... claro que sim... com as táticas certas e trabalho de equipe com AEW e uso de Datalink... sem dúvidas!

Mas de um modo geral ele não foi feito para o arrasto que aqueles Derbys enormes causam e isso também contribui de forma negativa na autonomia, capacidade de manobra e RCS.

É como o CM disse... é um caça "leve"... faz o trabalho? Faz sim... mas é limitado.

[]s
CB_Lima

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

Enviado: Sáb Jul 10, 2010 6:18 pm
por Luiz Bastos
É mas o galina voa o velhinho e a gente o máximo de experiencia que temos é com simuladores. Algum credito ele ha de ter. Alem do que ha muito sentido no que ele diz.
Sei lá, de repente os caras acertaram na mão do radar do F-5 e ele está dando mais do que foi projetado para fazer. Já vi nego alterar a bios de computadores e aumentarem a velocidade projetada e isso é real. Já vi ligação de motor de automóvel com fonte de pc e carro movido a ar. Procede?

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

Enviado: Sáb Jul 10, 2010 7:11 pm
por Carlos Lima
Luiz Bastos escreveu:É mas o galina voa o velhinho e a gente o máximo de experiencia que temos é com simuladores. Algum credito ele ha de ter. Alem do que ha muito sentido no que ele diz.
Sei lá, de repente os caras acertaram na mão do radar do F-5 e ele está dando mais do que foi projetado para fazer. Já vi nego alterar a bios de computadores e aumentarem a velocidade projetada e isso é real. Já vi ligação de motor de automóvel com fonte de pc e carro movido a ar. Procede?
Sim... não duvido... assim como não duvido os nossos pilotos conhecerem o F-5 do pitot ao para-quedas de frenagem :)

Não dúvido existirem táticas e que quando bem executadas tornam o F-5 um bom adversário.

Mas... um "inimigo" voando F-15 / F-16 da vida... também faz o mesmo e possue a vantagem de terem aeronaves de desempenho superiores.

Então não é que F-5 deve ser ignorado, mas ele não é uma brastemp.

[]s
CB_Lima

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

Enviado: Sáb Jul 10, 2010 8:25 pm
por orestespf
Insisto, desenho de caça pra mim é mesmo o F-5, sou apaixonado pelo design. Claro, entre os modelos antigos (Talha, desculpe-me, odeio o F-14), entre os novos, sem comentários, Rafale e ponto. Mas se o desenho for de natureza técnica (aerodinâmica), não tem como, é SU-xx e ponto final.

Penso assim, o F-5M é "mais bão" do que "melhor", e por não ser o melhor, que venha seu substituto (e do M-III e 2000 também). A-1? Não esqueci... Ele continua sendo ímpar, em minha opinião, para este país, com ou sem substituto direto.

Agora, não vamos confundir caça de defesa de ponto com um verdadeiro multi-missão. Neste aspecto o F-5M (sim, com "M") só serve para criar e manter doutrinas, efetividade mesmo só no campo teórico. Insisto novamente, apenas quando se olha apenas uma força aérea com um único vetor, no caso, o F-5M, mas a FAB tem muito mais do que isso, mesmo que vários entre nós não compreenda o que é uma Força Aérea em si (que não se resume a caças somente).

Que o citado lá do Céu me perdoe (pois não sou piloto e tenho pânico de voar), mas estou para o F-5M, assim como o Torres estava para o "T-meia". Abençoado e iluminado sempre esteja!

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

Enviado: Dom Jul 11, 2010 1:11 am
por AlbertoRJ
France Completes World's First Vertical Strike Of Laser-Guided AASM

By PIERRE TRAN
Published: 9 Jul 2010 08:52 PRINT | EMAIL
PARIS - France claimed a world-first vertical strike of a laser-guided AASM smart munition on July 9.

"The Direction Générale pour l'Armement (DGA) completed successfully Thursday June 17 2010 the first firing of an modular air to ground weapon (armament air sol modulaire - AASM) in a laser version at its Biscarosse site," the procurement office said in a statement. "This firing of a laser guided munition with a vertical impact constitutes a world first," the DGA said.

A Rafale strike fighter flying from the DGA test flight center fired the laser guided AASM out at sea at a height of 13,000 ft and 25 km from the target at the Biscarosse missile test center. The target, made up of concrete blocks, was designated by a ground laser placed a few hundred meters away. A GPS reading had been entered which deliberately gave coordinates several tens of meters away from the target, to see whether the laser guidance would correct the targeting.

A vertical strike is intended to reduce damage and deaths in urban use, the DGA said. This version is also intended to be use against moving targets at sea or on ground.

A laser version of the AASM follows the initial GPS/inertial-guided AASM propelled bomb, and an infrared model is currently undergoing operational and technical tests.

Tests of the laser AASM will continue in the year.
http://www.defensenews.com/story.php?i= ... =AIR&s=TOP

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

Enviado: Dom Jul 11, 2010 1:27 am
por AlbertoRJ
Algumas fotos:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

[]'s

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

Enviado: Dom Jul 11, 2010 1:28 am
por AlbertoRJ
Puxando 10 G?
Imagem

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

Enviado: Dom Jul 11, 2010 1:49 am
por AlbertoRJ
M88 ECO e TCO: sinalizando mais potência e custos menores para o Rafale

Desenvolvimentos da turbina M88-2 prometem potência adicional e menores custos operacionais, segundo fabricante Snecma

A última edição da revista “Fox Three”, publicação que divulga periodicamente o desenvolvimento do Rafale, trouxe algumas informações interessantes para discussão a respeito de dois itens que, frequentemente, são criticados na aeronave por leitores do Blog do Poder Aéreo e outros fóruns, nacionais e internacionais: a potência da turbina M88 e os custos de operação da aeronave (dos quais as características de consumo e manutenção das turbinas compõem uma parcela significativa). Para promover a discussão, levando-se em conta o fato de que a FAB pode ser uma futura operadora da aeronave (conforme apontam posicionamentos dos decisores finais do programa F-X2), selecionamos e traduzimos alguns trechos desse último número da revista de divulgação do Rafale.

Segundo a Fox Three, o Rafale foi concebido como um caça ‘swing-role’, capaz de cumprir uma gama extremamente variada de missões. Como resultado, o motor M88 deveria obedecer a rigorosos requerimentos: deveria ser compacto, ter ótima performance em altas e baixas altitudes, além de respostas instantâneas às solicitações do piloto. Michel Caunes, diretor do programa Snecma M88, afirma que “o motor é inovador, com uma alta razão peso / potência, consumo extremamente baixo em todos os regimes de voo e grande vida útil. Em outubro de 2009, um total de 75 Rafales de produção equipados com motores M88 já haviam sido entregues, sendo que as versões de desenvolvimento e de produção do motor já acumularam mais de 100.000 horas de funcionamento.”

Desde que entrou em serviço, o motor vem sofrendo atualizações, de forma que o modelo mais recente sendo entregue é o M88-2 Stage 4. Como características básicas da turbina, estão o empuxo seco de 10.971 libras, que sobe para 16.620 libras em pós-combustão. As M-88-2 são equipadsa com um sistema FADEC (Full Authority Digital Engine Control) totalmente redundante, que permite acelerações das posições “idle” para “full afterburner” em menos de três segundos, em qualquer situação do envelope de voo. O compressor utiliza uma turbina de baixa pressão de três estágios e um compressor de alta pressão de seis estágios. Em empuxo seco máximo, o consumo específico de combustível é da ordem de 0.8 kg/daN.h, que sobe para 1.7 kg/daN.h com o uso da pós-combustão.

Como destaque no texto da revista, está o fato de que, após a manutenção, não há necessidade de checar o motor em uma bancada de testes antes de instalá-lo novamente na aeronave: segundo a Snecma, o M88 é o único motor do seu tipo que pode voltar ao serviço, após a troca de módulos, sem necessitar de um teste de aceitação em solo, o que levou a Força Aérea Francesa (Armée de l´air) à decisão de não encomendar nenhuma bancada de testes para o M88.

Segundo a Snecma, o M88 foi desenvolvido como um motor modular com grande potencial de crescimento incorporado. Nos últimos dois anos, a empresa vem testando novo hardware para ampliar a vida útil da turbina, reduzir custos e demonstrar que o empuxo pode ser aumentado.

O programa M88 ECO, entre 2003 e 2007, testou novas tecnologias para demonstrar que a vida útil de alguns componentes poderia ser ampliada, diminuindo custos de operação. O motor registrou mais de 4.000 TACs (Total Accumulated Cycles) durante testes de durabilidade, e também demonstrou que o empuxo de 20.000 libras poderia ser atingido com uma pequena quantidade de modificações.

Já o programa M88 TCO (Total Cost of Ownership), lançado em 2008 a partir dos resultados do prejeto ECO, busca melhorar ainda mais a durabilidade do motor e baixar os custos de apoio. A Snecma informa que, com o programa, pôde modernizar o compressor e a turbina de alta pressão da M88-2, com melhoramentos na refrigeração e a introdução de componentes mais fortes. O resultado foi um acréscimo de 50% da durabilidade, assim como a expansão da vida útil entre cada overhaul (período de manutenção) de alguns módulos.

O primeiro motor de testes (FETT – First Engine To Test) foi acionado pela primeira vez em setembro de 2009 e o primeiro pacote TCO para os motores M88 deverá ser entregue às forças armadas francesas em 2011. Para forças aéreas que necessitem de mais potência para aprimorar a agilidade em combate e a performance em climas muito quentes, a Snecma está considerando o desenvolvimento de uma versão do M88 com empuxo de 20.000 libras em pós-combustão.

Ainda segundo Michel Caunes, os objetivos de regularmente introduzir novas tecnologias para reduzir custos, aumentar a disponibilidade e confiabilidade, assim como o empuxo, vêm desde o início do programa M88: “Os programas de tecnologia M88 ECO and TCO, de forma sucessiva, permitiram reduzir progressivamente os riscos e limitar os custos associados. Foi possível manter um alto grau de comunabilidade entre o M882 TCO e a versão com potência aumentada. Comparado ao M88-2 TCO, este último necessitará menos de 20% de partes novas, incluindo um compressor de baixa pressão redesenhado para um fluxo maior de ar. Serão alterados apenas dois dos 21 módulos, e o M88-2 e o novo motor permanecerão totalmente intercambiáveis, embora a versão de maior potência necessitará de entradas de ar ligeiramente aumentadas.”

Espera-se que, com o motor mais potente, o Rafale seja ainda mais competitivo quanto à relação peso-empuxo em peso de combate, permitindo menor distância de decolagem com peso máximo mesmo em condições climáticas adversas, em altitudes elevadas e no calor do deserto. Além disso, são esperadas grandes melhoreias na taxa de ascenção, aceleração e em curvas sustentadas.

FONTE / FOTOS: Dassault Aviation (Fox Three n.14)
http://www.aereo.jor.br/tag/m88/
http://www.dassault-aviation.com/filead ... 14_UK2.pdf

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

Enviado: Dom Jul 11, 2010 1:56 am
por AlbertoRJ
M88 engine highlights
(March 2008)

The M88 at a glance

Designed for the Rafale multirole fighter, the M88 is the first member of a family of new-generation engines designed to power advanced combat and training aircraft for the 21st century. The first production engine was delivered in 1996, and the M88-2 powers both the air force and naval versions of the Rafale. It is especially well suited to low-altitude penetration and high-altitude interception missions.
The M88-2 is a state-of-the-art combat engine, with non-polluting combustor, single-crystal turbine blades and powder metallurgy disks, as well as the latest technologies to reduce electromagnetic and infrared signatures. Developing 50 to 75 kN of thrust with afterburner (11,250 to 17,000 lb), the M88-2 is a very compact engine with a high power-to-weight ratio and exceptionally carefree handling, with outstanding acceleration.
End of 2007, a total of 193 M88-2 engines have been delivered to date to the French naval air arm and air force, logging more than 59,000 hours of flight on Rafale aircraft in service.
The M88 features a very recent, highly modular design (comprising 21 major mobiles), for quick return-to-service after maintenance, since the module in question can be removed for maintenance or overhaul without grounding the aircraft. Furthermore, the M88 is the only engine of its kind that can be returned to service after changing modules without requiring a new ground acceptance test – all it needs is a simple leaktightness test.
Snecma’s extensive capabilities in research, technology, development and engineering underpin the company’s leadership in all of its core markets. Snecma applies a sustained R&D policy to support the continuous improvement of engine performance, and the M88 is a perfect reflection of the company’s innovative mindset. At the same time, Snecma conducts basic research to achieve new technology breakthroughs for tomorrow’s engines.

2/ M88 ECO technology program

The ECO technology program, designed to demonstrate new technologies that could reduce operating costs and increase dispatch reliability, was completed at the end of 2007. It also aimed to study the feasibility of increasing the engine’s thrust without changing its weight or fuel consumption.
In the fall of 2004, Snecma kicked off tests of a technology demonstrator designed to reduce the M88’s total cost of ownership and lay groundwork for future enhancements.
The M88 ECO demonstrator focuses on several areas of improvement: low-pressure compressor with a “blisk” – integrally-bladed disk – offering higher flowrates and compression ratio; a new afterburner system with a ceramic matrix composite (CMC) nozzle to reduce weight; and a new high-pressure turbine architecture with cooled blades to increase mean time between inspections. All in all, the ECO program concerns about 60% of the parts on the M88.
Two M88 engines were dedicated to this program, one for performance testing and the other for endurance testing.
The M88 ECO program satisfied all of its initial objectives, spanning increased engine part life, lower cost of ownership (including reduced operating costs) and higher performance (4,000 total accumulated cycles/TAC). The test engines logged more than 150 hours of flight tests, and the equivalent of 1,800 hours of flight under Rafale mission conditions. This program also checked out the feasibility of increasing M88 engine thrust to about 20,000 lb.
ECO will guarantee the competitiveness of all evolved versions of the Rafale fighter, including both maximum takeoff weight (MTOW) for higher payload capacity and performance throughout the flight envelope.

3/ THEO advanced technology program

The aim of the THEO advanced technology program, launched in 2003, is to design new HP turbine technologies for application towards 2015. New designs have already been developed and produced, but it is still too early to reach any conclusions concerning their impact on performance and durability.

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

Enviado: Dom Jul 11, 2010 2:26 am
por AlbertoRJ
Tiger Meet 2009