TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#6061 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qua Out 01, 2008 8:20 pm

Também tenho dificuldade de entender porque não se pode aceitar que o Su-35 foi deixado de fora simplesmente por não ter cumprido de maneira satisfatória o RFI. Tudo que acontece de "errado" TEM que ser culpa da FAB ou do Governo? Ah, pera lá, né?

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#6062 Mensagem por WalterGaudério » Qua Out 01, 2008 8:21 pm

Skyway escreveu:"...futuro de médio a longo prazo..."

Pode ser qualquer um, desde um futuro projeto Americano, até um Suéco ou Frances.
Skyway, certamente não haverá um projeto sueco de 5a. geração. A Suécia irá se envolver com outro país qq para desenvolver uma aeronave de 5G. Ou construirá uma sob licença usando o recheio sueco.

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#6063 Mensagem por orestespf » Qua Out 01, 2008 8:22 pm

projeto escreveu:Orestes, eu não estou feliz do Su-35 estar fora dessa, não mesmo. Estou feliz porque o FX está evoluindo dessa vez, é o mais importante. Qualquer um sendo o escolhido é porque teve méritos, então digo o mesmo para essa fase em relação aos 3 finalistas.

Não quero aproveitar esse momento para fazer críticas, sei que muitos estão decepcionados, mas a minha opinião sobre a saída do Su-35 é a de que não havia garantias. Não havia garantia de produção, provavelmente também faltaram garantias de manutenção e logística nos moldes exigidos e possivelmente muita informação sobre o caça não foi satisfatória.

Sinceramente, não vejo a saída do Su-35 com uma visão política, ou que foi "arquitetada" por outros motivos quaisquer. Acho que é hora de acabarmos com esses mitos.

Abraços
Olá Alberto,

de certa forma eu estou feliz sim, não importa se com ou sem Flanker. Não é porque gosto deste caça que ele seria o melhor para o País, sempre disse isso aqui. Aliás, repito o que já disse hoje, os três caças finalistas são ótimos, o País estará bem servido com qualquer um deles, sempre disso isso. Lembra que pouco tempo atrás lhe disse que gostaria muito de ver o Rafale no Brasil, desde que este fosse realmente o escolhido pela FAB e não por critérios políticos? Isto continua sendo verdade e se aplica a qualquer caça, até mesmo o SU-35, se fosse o caso.

Porém a bola que levanto agora não é sobre a saída do SU-35 do páreo, não mesmo, o que falo é sobre a entrada dos americanos na short list, este é o ponto central, isto é fundamental! De outra forma mais direta, não me surpreendo com a ausência do Flanker (não mesmo), mas me surpreendo e muito com a entrada dos americanos na reta final!!!

Pontos (que não ouso explicar aqui no fórum):

1) O Presidente russo tem uma visita formal no Brasil os próximos dias;

2) O MU tem uma viagem à Rússia para os próximos dias;

3) O NJ não fala mais sobre caças;

4) Esta Nota Oficial da FAB anunciada de última hora (tem "detalhes" aí. rsrs);

5) Ausência de Nota do MD comentando a Nota da FAB.

Como explicar:

1) para o Presidente russo que eles estão fora de vez?

2) o motivo do MU ir ou não à Rússia? (Não faltarão jornalistas questionando a ida ou a não ida.)

3) por que o Governo, através dos ministros MU e NJ, assumir que os russos tinham as melhores propostas, ao lado dos franceses, e estes estarem fora do processo?

4) por que a FAB anunciou a sua decisão antes de se divulgar a END???

5) por que os americanos estão na "final", se os ministros MU e NJ disseram e ecoaram que eles não transferem tecnologias?

6) por que o Presidente Lula ser só sorrisos para o Morales e Chávez (recentemente), que já não possuem embaixadores na Bolívia e Venezuela, e dar crédito aos americanos na compra de caças? (Pelo menos um foi selecionado, no FX-1, nem isso).

7) chega daqui pra frente (rsrsrssrs).

Não existe problema com a ausência dos russos, existe uma grande dúvida sobre a presença americana e que será mais do que explorada pela mídia.

Isto, aparentemente, poderia ser uma forma de "melar" a coisa, ou seja, criar tanta confusão e especulação, que no final não daria em nada (vide FX-1).

Isto pode sugerir uma "pressão" americana que nem o Governo segurou as pontas, ou seja, foi "caro".

Isto pode sugerir...

Abração,

Orestes

Tigershark
Sênior
Sênior

#6064 Mensagem por Tigershark » Qua Out 01, 2008 8:22 pm

Maquiavelismo seria se a Boeing não só conseguisse vender o SH mas também o seu projeto de caça de 5.geração abandonado depois da vitória do F-35 na concorrência americana.Aí é muita maionese....

Sintra
Sênior
Sênior
Localização: Emirado de Al-Guheirão que fica no Califado de AL-Sintra

#6065 Mensagem por Sintra » Qua Out 01, 2008 8:23 pm

Plinio Jr escreveu:Qualquer dos vetores participantes do FX colocariam a FAB em uma excelente condição na AL, isto vale para todos...tem que parar com este papo furado que este ou aquele é a salvação da lavoura....

Devia existir um smiley a bater palmas...

ps- Adoro Eça de Queirós :wink:

Budweiser 'beer' is like making love in a canoe - 'F***** close to water'...
Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#6066 Mensagem por Skyway » Qua Out 01, 2008 8:24 pm

cicloneprojekt escreveu:
Skyway escreveu:"...futuro de médio a longo prazo..."

Pode ser qualquer um, desde um futuro projeto Americano, até um Suéco ou Frances.
Skyway, certamente não haverá um projeto sueco de 5a. geração. A Suécia irá se envolver com outro país qq para desenvolver uma aeronave de 5G. Ou construirá uma sob licença usando o recheio sueco.
Uai, e mesmo assim tem lugar para o Brasil. Vai que resolve desenvolver conosco?

AD ASTRA PER ASPERA
WalterGaudério
Sênior
Sênior

#6067 Mensagem por WalterGaudério » Qua Out 01, 2008 8:24 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Também tenho dificuldade de entender porque não se pode aceitar que o Su-35 foi deixado de fora simplesmente por não ter cumprido de maneira satisfatória o RFI. Tudo que acontece de "errado" TEM que ser culpa da FAB ou do Governo? Ah, pera lá, né?
Acho até que o problema pode ter sido no aspecto industrial, logístico, sei lá. Mas não no aspecto de desempenho. Isso não.

De qq forma, congratulo os torcedores dos outros concorrentes.

E informo que estou aderindo a torcida do F/A-18E Super Hornet. Aquele do Independence Day.

Sem nenhum tipo de trauma.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Carlos Mathias

#6068 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Out 01, 2008 8:24 pm

Putz...

soultrain
Sênior
Sênior

#6069 Mensagem por soultrain » Qua Out 01, 2008 8:26 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Também tenho dificuldade de entender porque não se pode aceitar que o Su-35 foi deixado de fora simplesmente por não ter cumprido de maneira satisfatória o RFI. Tudo que acontece de "errado" TEM que ser culpa da FAB ou do Governo? Ah, pera lá, né?
Sem duvida, nesta fase não há escolhas politicas, são técnicas e têm de ser bem fundamentadas técnicamente com uma avaliação criteriosa.

A escolha politica e financeira é mais à frente.

Projecto, entendeste mal. Quando referi cotação foi o teu "citar"

[[]]'s

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
orestespf
Sênior
Sênior

#6070 Mensagem por orestespf » Qua Out 01, 2008 8:27 pm

Carlos Mathias escreveu:Quem aqui arriscaria dizer que nem no short list estaria? Sinceramente, creio que bem poucos mesmo.
Nenhum!!! Achismo é uma coisa, fato é outra coisa. Já falei, tem motivos, mas... Deixemos as hienas gargalharem... Temos que saber apanhar... Para depois...

Tem hora para revelações, tem hora para achismos e torcidas, estamos na fase preliminar, então não nos ofendemos mutualmente, devemos saber lidar com as adversidades, ganhando ou perdendo. O que está em jogo não é a torcida pessoal, mas o futuro da defesa do País, o resto é resto, é "coisinha" (ou picuinha) nossa aqui no DB (coisa menor...)

Abração,

Orestes

AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#6071 Mensagem por AlbertoRJ » Qua Out 01, 2008 8:27 pm

Orestes,

Só perguntas difíceis hein? :D

Só podemos especular claro.

Quem sabe se, essa primeira fase foi meramente técnica?
Quem sabe se a participação no PAK-FA continua na agenda?

Abração!

Alberto -
WalterGaudério
Sênior
Sênior

#6072 Mensagem por WalterGaudério » Qua Out 01, 2008 8:28 pm

Carlos Mathias escreveu:Putz...
CM , pois é..., na minha opnião, que não enche o bolso de ninguém. O F/A-18E/F agora é o Michael Phelps, vai pendurar essa no pescoço.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
orestespf
Sênior
Sênior

#6073 Mensagem por orestespf » Qua Out 01, 2008 8:30 pm

projeto escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Quem aqui arriscaria dizer que nem no short list estaria? Sinceramente, creio que bem poucos mesmo.
Concordo, mas ultimamente eu já seguia a linha Rafale/Gripen, sugerida pela "Isto É" e confirmada por alguns "posts" colocados nos fóruns. Desconfiava que o terceiro pudesse ser o Su-35.

[]'s
Lembra de nosso papo "offado", Alberto? A resposta está lá, acredite! Não precisa especular agora, você tem a resposta real!

Abração,

Orestes

Tigershark
Sênior
Sênior

#6074 Mensagem por Tigershark » Qua Out 01, 2008 8:31 pm

cicloneprojekt escreveu:
Acho até que o problema pode ter sido no aspecto industrial, logístico, sei lá. Mas não no aspecto de desempenho. Isso não.

De qq forma, congratulo os torcedores dos outros concorrentes.

E informo que estou aderindo a torcida do F/A-18E Super Hornet. Aquele do Independence Day.

Sem nenhum tipo de trauma.

Eu te acompanho neste "realinhamento",torço pelas vespas a partir de agora.

orestespf
Sênior
Sênior

#6075 Mensagem por orestespf » Qua Out 01, 2008 8:32 pm

Túlio escreveu:Nas buenas, Cabôco véio, essa de haver uma escolha que obrigatoriamente passe por um caça naval me é nova, creio que para a maioria dos colegas também. E ainda por cima formal, no papel...

Poderias detalhar isso melhor? Estou boiando mesmo...

A TODOS OS COLEGAS: relaxem, POWS, é apenas um caça. Senão começo a escrever uma outra história neste tópico e acabo com ele também... :mrgreen:
Olá Túlio,

tal coisa foi postada aqui n-vezes, principalmente pelo PRick, que usou tal coisa para defender o Rafale ante o SU-35, que não tem uma versão naval. Não tem nada de novo, é fato!

Quanto a história... Escreva!!! Estamos sentindo falta mesmo!!! :mrgreen: :mrgreen:

Abração,

Orestes

Responder