GEOPOLÍTICA
Moderador: Conselho de Moderação
- Penguin
- Sênior
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 374 vezes
Re: GEOPOLÍTICA
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla
- Penguin
- Sênior
Quando o "amor" supera os conflitos...
Trump e Kim Jong-un tiveram caso de amor geopolítico, revelam cartas... - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/colunas/ken ... copiaecola
Trump e Kim Jong-un tiveram caso de amor geopolítico, revelam cartas... - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/colunas/ken ... copiaecola
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6452 vezes
- Agradeceram: 6813 vezes
- Contato:
E parece que o nosso véio Zé Pancinha ressuscitou DE NOVO! Já ganhou de Jesus Cristo, que só ressuscitou uma; falta apenas mais três vezes pra ganhar até DO GOKU!!!
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- prometheus
- Avançado
- Agradeceu: 131 vezes
- Agradeceram: 78 vezes
Olá!
Nunca entendi a necessidade de uma vasta quantidade de armas nucleares... 6000 mil? Pra quê tudo isso? Só exibição de força mesmo? Não gera custo manter isso?
- Túlio
- Site Admin
- Contato:
prometheus escreveu: Sáb Out 17, 2020 1:13 pm
Olá!
Nunca entendi a necessidade de uma vasta quantidade de armas nucleares... 6000 mil? Pra quê tudo isso? Só exibição de força mesmo? Não gera custo manter isso?
Buenas
Sempre desconfio dessas tabelinhas prontas que a gente acha de balaio na web por desconfiar de suas fuentes; mas supondo-se que esta seja verdadeira, lembremos que o orçamento de Defesa da Rússia é muitas vezes menor do que o dos EUA e mesmo assim ela supostamente possui mais material desse tipo.
Se fosse tão caro já estaria quebrada há tempos...
Sempre desconfio dessas tabelinhas prontas que a gente acha de balaio na web por desconfiar de suas fuentes; mas supondo-se que esta seja verdadeira, lembremos que o orçamento de Defesa da Rússia é muitas vezes menor do que o dos EUA e mesmo assim ela supostamente possui mais material desse tipo.
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
- Penguin
- Sênior
Infográficos e tabelas bonitas ou feias sem fonte, a confiabilidade tende a zero.Túlio escreveu: Sáb Out 17, 2020 1:54 pmprometheus escreveu: Sáb Out 17, 2020 1:13 pm
Olá!
Nunca entendi a necessidade de uma vasta quantidade de armas nucleares... 6000 mil? Pra quê tudo isso? Só exibição de força mesmo? Não gera custo manter isso?Buenas
Nesse caso a fonte é o SIPRI.
O site especializado em defesa "Defense News" publicou um artigo em 2019 sobre as forças nucleares utilizando os dados do SIPRI:
Here’s how many nuclear warheads exist, and which countries own them
https://www.defensenews.com/global/2019 ... -own-them/
-----
Abaixo, a análise feita pela Federation of American Scientists (FAS):
Status of World Nuclear Forces
https://fas.org/issues/nuclear-weapons/ ... ar-forces/
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla
- Túlio
- Site Admin
- Contato:
Dá na mesma, caro @Penguin, basta notares o termo ESTIMATED.
Equivale mais ou menos a "eu acho", não?
- Penguin
- Sênior
Verdade. Certeza não há e até estimar não parece ser fácil, a exemplo do que pode estar ocorrendo com a China.Túlio escreveu: Sáb Out 17, 2020 5:23 pmDá na mesma, caro @Penguin, basta notares o termo ESTIMATED.
Mas são estimativas, em tese, mais qualificadas.
As classificadas devem ser mais precisas.
O artigo abaixo sobre as estimativas sobre as capacidades nucleares da China é muito interessante.
DIA (Defense Intelligence Agency) Estimates For Chinese Nuclear Warheads
https://fas.org/blogs/security/2019/05/ ... stockpile/
[]s
Editado pela última vez por Penguin em Sáb Out 17, 2020 9:07 pm, em um total de 3 vezes.
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla
- Túlio
- Site Admin
- Contato:
EM TESE.
Tks pela honestidade, não esperaria menos, sério, cupincha.
EDIT - Notei que editaste após minha resposta mas a rigor segue igual (hypothetical ).
Tks pela honestidade, não esperaria menos, sério, cupincha.
EDIT - Notei que editaste após minha resposta mas a rigor segue igual (hypothetical ).
- Penguin
- Sênior
China Is Now the World’s Largest Economy. We Shouldn’t Be Shocked.
https://nationalinterest.org/feature/ch ... ked-170719
Sem alianças sólidas, a situação vai ficar cada vez mais complicada para os EUA. Isso não tem sido o forte de Trump. Muito pelo contrário.
https://nationalinterest.org/feature/ch ... ked-170719
Thanks to double-digit growth in its defense budget, its military forces have steadily shifted the seesaw of power in potential regional conflicts, in particular over Taiwan. And this year, China will surpass the U.S. in R&D spending, leading the U.S. to a “tipping point in R&D” and future competitiveness.
Sem alianças sólidas, a situação vai ficar cada vez mais complicada para os EUA. Isso não tem sido o forte de Trump. Muito pelo contrário.
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla
- prometheus
- Avançado
- Agradeceu: 131 vezes
- Agradeceram: 78 vezes
Definitivamente, Fontes confiáveis são importantes nesse caso, não dou muita credibilidade nisso... qual o custo zmx benefício? Ainda que verdadeiro, não compreendo por que gastar com produção e manutenção de armas nucleares mesmo sabendo que elas não serão usadas... e se sim, somente talvez, no pior dos cenários, 3 no máximo? No caso da URSS me espanto em saber que possuíam quase que 40.000 pelos gráficos que o Penguin postou.Túlio escreveu: Sáb Out 17, 2020 1:54 pmprometheus escreveu: Sáb Out 17, 2020 1:13 pm
Olá!
Nunca entendi a necessidade de uma vasta quantidade de armas nucleares... 6000 mil? Pra quê tudo isso? Só exibição de força mesmo? Não gera custo manter isso?Buenas
Pra mim, estocar umas 10 a 15 é mais que o suficiente... E focar o restante em p&d militar, em armas tecnologias mais úteis como talvez movidas a lasers? Sei lá, não sou conhecedor do assunto, mas pra mim não faz sentido algum... Se a finalidade é ser dissuadora, 4000 é burrice total, desperdício de recursos.
- Penguin
- Sênior
Algumas estimativas são fáceis de fazer...prometheus escreveu: Sex Out 23, 2020 6:07 pmDefinitivamente, Fontes confiáveis são importantes nesse caso, não dou muita credibilidade nisso... qual o custo zmx benefício? Ainda que verdadeiro, não compreendo por que gastar com produção e manutenção de armas nucleares mesmo sabendo que elas não serão usadas... e se sim, somente talvez, no pior dos cenários, 3 no máximo? No caso da URSS me espanto em saber que possuíam quase que 40.000 pelos gráficos que o Penguin postou.Túlio escreveu: Sáb Out 17, 2020 1:54 pm
Buenas
Pra mim, estocar umas 10 a 15 é mais que o suficiente... E focar o restante em p&d militar, em armas tecnologias mais úteis como talvez movidas a lasers? Sei lá, não sou conhecedor do assunto, mas pra mim não faz sentido algum... Se a finalidade é ser dissuadora, 4000 é burrice total, desperdício de recursos.
Por exemplo, hoje a França possui 4 SSBN da classe Triomphant.
Cada submarino pode carregar 16 misseis M51, com 10.000km de alcance, com até 10 ogivas nucleares em cada um, ou seja, 160 ogivas nucleares em um único submarino
A capacidade total seria 160 x 4 = 640 ogivas.
Como sempre haverá 1 ou 2 submarinos em manutenção, na prática seriam 320 ogivas prontas para uso. Possivelmente nem todos os misseis estejam equipados com 10 ogivas.
Adicionalmente eles têm 75 misseis ASMP equipados com ogivas nucleares que armam Mirage 2000N e Rafale.
As estimativas apontam que a França tenha em torno de 300 ogivas.
-------------
Cada SSBN da Classe Ohio carrega 24 SLBM com 12 ogivas cada. Isso dá 288 ogivas por submarino. São 18 submarinos desses e em breve 24.
18 x 288 = 5.184 ogivas
24 x 288 = 6.912 ogivas
OBS.: Aqui eu simplifiquei, pq há versões do Trident ainda em uso que carregam até 8 ogivas. Mas a capacidade com as ultimas versões é essa descrita.
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla
- Marcelo Ponciano
- Sênior
- Agradeceu: 703 vezes
- Agradeceram: 557 vezes
Depois do Túlio véio descobrir que eu sou "geek", agora descubro que ele é OtakuTúlio escreveu: Sex Set 11, 2020 9:49 amE parece que o nosso véio Zé Pancinha ressuscitou DE NOVO! Já ganhou de Jesus Cristo, que só ressuscitou uma; falta apenas mais três vezes pra ganhar até DO GOKU!!!
Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar. (MONTESQUIEU. O Espírito das Leis. Livro XI, Cap. VI)
- Túlio
- Site Admin
- Contato:
Marcelo Ponciano escreveu: Sex Out 23, 2020 7:59 pm
Depois do Túlio véio descobrir que eu sou "geek", agora descubro que ele é Otaku
Mas nem que a vaca tussa, isso não é um tipo de JAPA TRAVECO???
- Marcelo Ponciano
- Sênior
- Agradeceu: 703 vezes
- Agradeceram: 557 vezes
https://pt.wikipedia.org/wiki/OtakuTúlio escreveu: Sex Out 23, 2020 8:01 pmMarcelo Ponciano escreveu: Sex Out 23, 2020 7:59 pm
Depois do Túlio véio descobrir que eu sou "geek", agora descubro que ele é OtakuMas nem que a vaca tussa, isso não é um tipo de JAPA TRAVECO???
Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar. (MONTESQUIEU. O Espírito das Leis. Livro XI, Cap. VI)