TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2061 vezes
Agradeceram: 2616 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#60541 Mensagem por knigh7 » Qui Set 22, 2011 9:19 pm

Na terça-feira (20), Dilma Rousseff recebeu uma carta dos senadores americanos Bob Menendez, que é democrata, e Marco Rúbio, republicano, pedindo que ela se oponha a qualquer resolução que seja apresentada ao Conselho de Segurança, que é quem pode reconhecer a existência do Estado Palestino.
http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noti ... a-onu.html
Os senadores norte-americanos Robert Menendez e Marco Rubio, do Comitê de Relações Exteriores, enviaram a Dilma carta pedindo que o Brasil não vote a favor de reconhecer a Palestina na ONU.
http://www.gazetadopovo.com.br/mundo/co ... ra-a-crise
A presidente brasileira, Dilma Rousseff, recebeu uma carta ontem dos senadores americanos Robert Menendez (democrata) e Marco Rubio (republicano) pedindo ao Brasil que vote contra a iniciativa para o reconhecimento do Estado palestino como membro pleno da ONU.

Acusando a Autoridade Palestina de se recusar a negociar a paz com Israel e dizendo serem defensores dos valores democráticos, os senadores americanos disseram estar pedindo a nações latino-americanas e "em especial ao Brasil e à Colômbia, como membros do Conselho de Segurança, que votem contra a resolução".

Eles também afirmaram estar trabalhando para suspender a ajuda financeira aos palestinos no Congresso americano. O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, preferiu não fazer comentários sobre o teor da carta. / G.C.
http://www.estadao.com.br/noticias/impr ... 5311,0.htm
Ah, PEDINDO...

delmar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 212 vezes
Agradeceram: 515 vezes

#60542 Mensagem por delmar » Qui Set 22, 2011 9:24 pm

Brasileiro escreveu:Comprar caças Rafale diminui o desemprego na Europa e portanto diminui os efeitos da crise.

A opção certa é comprar logo esses aviões.

abraços]
Peço licença para discordar. Nós temos que manter os empregos no Brasil. O desemprego na Europa é problema dos europeus.

Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
Carlos Mathias

#60543 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Set 22, 2011 9:30 pm

Prezado CM e o "novo e bondoso" Congresso Americano, que de forma mais deselegante impossível, manda carta para uma chefe de Estado fazer discurso que atenda os interesses americano-judaicos na Assembléia da ONU?! Os novos tempos são apenas os mesmos tempos de sempre! Infelizmente.
O amigo Rodrigoiano que falou, mas eu concordo que é extremamente deselegante (para dizer o mínimo) querer ditar/pedir/suplicar/exigir/ordenar e etc o que um presidente vai dizer sobre a política de SEU país.

jambockrs
Sênior
Sênior
Agradeceu: 427 vezes
Agradeceram: 180 vezes

#60544 Mensagem por jambockrs » Qui Set 22, 2011 9:37 pm

binfa escreveu:Prezados(as) boa tarde!

Nada me tira da cabeça que virão algumas celulas de -9 para Anapolis, com isso sacramentando o FX por pelo menos uns 15 anos!
X 2
com datalink com os E-99

Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
claudioseverinodasilva41@gmail.com
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#60545 Mensagem por Carlos Lima » Qui Set 22, 2011 11:05 pm

papagaio escreveu:A crise econômica caiu como uma luva para o GF.
É a desculpa do momento.
Processo que literalmente se arrasta a mais de uma década.
Lamento informar que estamos todos perdendo tempo num fórum de defesa num país como o nosso.
Abs,
Concordo com você e o Knight...

Existiu a oportunidade... ela se foi e agora vamos salvar o país da crise financeira e enquanto isso logo logo compramos F-5 do Chile para aumentar a nossa frota vinda da Jordânia :( e garanto que muita gente vai bater no peito e ficar feliz com isso...

Vai entender.

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Carlos Lima
Sênior
Sênior

#60546 Mensagem por Carlos Lima » Qui Set 22, 2011 11:08 pm

Carlos Mathias escreveu:
Na terça-feira (20), Dilma Rousseff recebeu uma carta dos senadores americanos Bob Menendez, que é democrata, e Marco Rúbio, republicano, pedindo que ela se oponha a qualquer resolução que seja apresentada ao Conselho de Segurança, que é quem pode reconhecer a existência do Estado Palestino.
http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noti ... a-onu.html
Os senadores norte-americanos Robert Menendez e Marco Rubio, do Comitê de Relações Exteriores, enviaram a Dilma carta pedindo que o Brasil não vote a favor de reconhecer a Palestina na ONU.
http://www.gazetadopovo.com.br/mundo/co ... ra-a-crise
A presidente brasileira, Dilma Rousseff, recebeu uma carta ontem dos senadores americanos Robert Menendez (democrata) e Marco Rubio (republicano) pedindo ao Brasil que vote contra a iniciativa para o reconhecimento do Estado palestino como membro pleno da ONU.

Acusando a Autoridade Palestina de se recusar a negociar a paz com Israel e dizendo serem defensores dos valores democráticos, os senadores americanos disseram estar pedindo a nações latino-americanas e "em especial ao Brasil e à Colômbia, como membros do Conselho de Segurança, que votem contra a resolução".

Eles também afirmaram estar trabalhando para suspender a ajuda financeira aos palestinos no Congresso americano. O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, preferiu não fazer comentários sobre o teor da carta. / G.C.
http://www.estadao.com.br/noticias/impr ... 5311,0.htm
E alguém duvidava que os americanos não iam fazer isso??

Enquanto não nos dermos respeito a ingerência corre solta e nego pula em cima e lambe os beiços...

Sei que é meio radical, mas nessas horas eu comprava os Su-35, entrava no PAK e comprava aqueles S-xxxxx anti-aéreos nem que seja para dar 'um susto'... mas mas mas... é o Brasil e somos respeitadores e gostamos de continuar 'deitado eternamente em berço esplêndido... iluminando o sol do novo mundo"

[]s
CB_Lima

knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2061 vezes
Agradeceram: 2616 vezes

#60547 Mensagem por knigh7 » Qui Set 22, 2011 11:32 pm

Que falta de respeito!! :?

Pedir! Isso que vc considera falta de respeito?

Editado pela última vez por knigh7 em Sex Set 23, 2011 9:48 pm, em um total de 1 vez.
AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#60548 Mensagem por AlbertoRJ » Sex Set 23, 2011 12:33 am

Pessoal, vamos ser razoáveis.
Eu entendo que o governo não queria falar em comprar caças ou sequer pensar nessa hipótese em vista da crise que está mais que anunciada.
Sinceramente, eu faria a mesma coisa.

[]'s

Alberto -
Andre Correa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 890 vezes
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

#60549 Mensagem por Andre Correa » Sex Set 23, 2011 12:41 am

Ou seja, não estamos tão saudaveis financeiramente como se propagava... Pois mesmo os países que estão em crise, como EUA, França, Itália, etc, continuam a investir nas FFAA, pois compreendem que Defesa é assunto sério, e não luxo que se corta ao menor sinal de crise... Todos sabemos onde se pode cortar alguns bilhoes, mas nos salarios e regalias, pensoes, multiplas aposentadorias, ninguem toca...

Audaces Fortuna Iuvat
AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#60550 Mensagem por AlbertoRJ » Sex Set 23, 2011 12:53 am

Tyler escreveu:Ou seja, não estamos tão saudaveis financeiramente como se propagava... Pois mesmo os países que estão em crise, como EUA, França, Itália, etc, continuam a investir nas FFAA, pois compreendem que Defesa é assunto sério, e não luxo que se corta ao menor sinal de crise... Todos sabemos onde se pode cortar alguns bilhoes, mas nos salarios e regalias, pensoes, multiplas aposentadorias, ninguem toca...
Tyler, acho que a questão não é essa.
A economia até que vai bem sim, principalmente em relação a maior parte dos países, mas temos problemas é claro.
Um governo deve ter como premissa básica a melhoria da qualidade de vida da população.
A verdade é que, nessa conjuntura, pouco adianta ter uma condição de Defesa melhor se nossas condições de manter o crescimento e a melhoria de vida possam ser prejudicadas e se as ameaças externas são pequenas.
Não que nossa Defesa não seja importante, mas um governante tem que ter o discernimento para precaução.
Eu não compraria os caças nesse momento de crise e esperaria um pouco mais, tentando mantar o melhor controle fiscal possível.
Mas essa é a minha opinião.

Por outro lado, acho que gastos com a Copa do Mundo ou Olimpíadas também não deveriam ser feitos.... :roll:

E podem mandar as pedradas. :mrgreen:

Embarreiraram (ou sabotaram) a oportunidade no governo Lula e agora vamos ter que esperar mais

[]'s

Alberto -
Carlos Lima
Sênior
Sênior

#60551 Mensagem por Carlos Lima » Sex Set 23, 2011 2:29 am

AlbertoRJ escreveu:
Tyler escreveu:Ou seja, não estamos tão saudaveis financeiramente como se propagava... Pois mesmo os países que estão em crise, como EUA, França, Itália, etc, continuam a investir nas FFAA, pois compreendem que Defesa é assunto sério, e não luxo que se corta ao menor sinal de crise... Todos sabemos onde se pode cortar alguns bilhoes, mas nos salarios e regalias, pensoes, multiplas aposentadorias, ninguem toca...
Tyler, acho que a questão não é essa.
A economia até que vai bem sim, principalmente em relação a maior parte dos países, mas temos problemas é claro.
Um governo deve ter como premissa básica a melhoria da qualidade de vida da população.
A verdade é que, nessa conjuntura, pouco adianta ter uma condição de Defesa melhor se nossas condições de manter o crescimento e a melhoria de vida possam ser prejudicadas e se as ameaças externas são pequenas.
Não que nossa Defesa não seja importante, mas um governante tem que ter o discernimento para precaução.
Eu não compraria os caças nesse momento de crise e esperaria um pouco mais, tentando mantar o melhor controle fiscal possível.

Por outro lado, acho que gastos com a Copa do Mundo ou Olimpíadas também não deveriam ser feitos.... :roll:

Embarreiraram (ou sabotaram) a oportunidade no governo Lula e agora vamos ter que esperar mais

[]'s
Sei lá Alberto... entendo o que você está dizendo... mas primeiro o FHC disse que não dava... daí o Lula enrolou e agora a Dilma empurra... depois de mais de 10 anos desse processo rolando só continuamos acumulando desculpas.

Não acho que o Brasil irá a falência investindo nas suas FAs e sim... concordo com a sua última sentença... a coisa foi toda "bagunçada" quando o Gov. Lula ia ao que parece tomar alguma decisão e a consequência disso é que vamos ter que esperar sentados. E punto.

No fim, o EB e a MB correram atrás e consequiram algo assim como a FAB no KC-390.

O que me faz pensar as vezes o quanto prioridade realmente os caças são para a própria FAB já que o histórico não favorece muito a nossa aviação de combate em termos de vetores (levando em consideração o nosso passado em termos de vetores e o fato de mal termos armas inteligentes hoje... demorarmos um tempo gigante para fazer upgrades e mesmo disparar misseis).

Enfim... só coisas que penso as vezes...

[]s
CB_Lima

Rodrigoiano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 241 vezes
Agradeceram: 84 vezes

#60552 Mensagem por Rodrigoiano » Sex Set 23, 2011 4:52 am

Prezado knight7, não respondi sua pergunta lá atrás, pois o CM já tinha colocado os links.

Eu continuo achando que, independente da nomenclatura, foi uma indevida pressão. Esperada, mas indevida. Sabemos da posição americana de defesa de Israel. Mas eles sabiam da posição brasileira pró-Palestina, já exteriorizada anteriormente. Para mim, se aproveitaram que o Brasil discursa no primeiro dia, mais chamativo, e que seria um discurso histórico e aguardado pela comunidade internacional, pelo simbolismo de ser feito por uma mulher pela primeira vez, e tentaram pressionar o Brasil a mudar sua posição e/ou aderir a posição deles. Não colou. E não colaria, pois a situação é amplamente favorável à Palestina. É claro que os EUA vetarão no CS. O que só os deixará mais isolados e antipatizados no mundo. A França viu que a maioria do mundo apóia a Palestina e tentou aquela estranha solução de "meio-estado", afinal ser membro observador e nada dá na mesma. Os dois lados tem legitimidade de existir. Enquanto não houver Israel e Palestina, Estados, a violência não acabará lá, infelizmente.

gde abraço

Franz Luiz
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 5 vezes

#60553 Mensagem por Franz Luiz » Sex Set 23, 2011 9:13 am

Katkkar escreveu:Mais um capitulo da novela... Artigo do jornal Le Télégramme com tradução minha.

http://www.letelegramme.com/ig/generale ... 439443.php
O Brasil prefere o Rafale mas não tem recursos para compra-los
A presidente brasileira Dilma Rousseff afirmou que a preferência de seu pais ia para o
avião militar francês Rafale, mas que ele não tinha os recursos para compra-los por
enquanto.

A presidente brasileira Dilma Rousseff disse, numa conversa ela (sic) e o presidente
francês Nicolas Sarkozy à margem da Assembléia geral das Nações Unidas em Nova Iorque,
que o Brasil não estava no momento em condições de fazer a compra de aviões militares.

Nessa conversa, ela repetiu que seu pais "não estava em condições de comprometer-se a
comprar aviões de guerra, quaisquer que sejam". No entanto, a dirigente brasileira
teria confirmado que se a situação cambiasse e que "se tivesse que fazer uma escolha, seria
a favor do Rafale", o avião de combate da Dassault, em vez do F-18 da Boeing. O fabricante
francês ainda não conseguiu exportar seu Rafale. A novela franco-brasileira não acabou...
Talvez a "mensagem" passada pela Presidente não seja bem para o Presidente francês.
Talvez seja mais para o público "interno".
Ou seja, se enquadrem no que achamos a melhor opção estratégica para o país
e fiquemos unidos e fechados nisto contra as pedradas que virão dos EUA/mídia paulista/globo
ou não haverá acordo e ficaremos sem caças.
Sei lá, apenas divagando.
Mas convenhamos, passar informações de requerimentos por baixo do pano para embaixador
americano é algo bem grave.

saullo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 587 vezes
Agradeceram: 193 vezes

#60554 Mensagem por saullo » Sex Set 23, 2011 10:19 am

Sinceridade, a culpa toda foi do excesso de 51 naquele anúncio encachaçado há dois anos... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Do governo brasileiro não sai grana pra caça nenhum, estamos perdendo tempo debatendo, pois lá no planalto central ninguém está se lixando pro país que nós, que frequentamos o fórum, gostamos e queremos que melhore sempre.

Em breve, defesa aérea com Super Cougar e submarinos.

Abraços

Andre Correa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 890 vezes
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

#60555 Mensagem por Andre Correa » Sex Set 23, 2011 11:53 am

cb_lima escreveu:
AlbertoRJ escreveu: Tyler, acho que a questão não é essa.

[]'s
Sei lá Alberto... entendo o que você está dizendo... mas primeiro o FHC disse que não dava... daí o Lula enrolou e agora a Dilma empurra... depois de mais de 10 anos desse processo rolando só continuamos acumulando desculpas.

Não acho que o Brasil irá a falência investindo nas suas FAs e sim... concordo com a sua última sentença... a coisa foi toda "bagunçada" quando o Gov. Lula ia ao que parece tomar alguma decisão e a consequência disso é que vamos ter que esperar sentados. E punto.

No fim, o EB e a MB correram atrás e consequiram algo assim como a FAB no KC-390.

O que me faz pensar as vezes o quanto prioridade realmente os caças são para a própria FAB já que o histórico não favorece muito a nossa aviação de combate em termos de vetores (levando em consideração o nosso passado em termos de vetores e o fato de mal termos armas inteligentes hoje... demorarmos um tempo gigante para fazer upgrades e mesmo disparar misseis).

Enfim... só coisas que penso as vezes...

[]s
CB_Lima
Também acredito que seja por aí...

Está difícil, politicamente, respaldar uma compra desse valor, pois tal marcará um alinhamento simbólico, ou com França, ou com EUA, e ambos os lados criticarão fervorosamente a escolha de um deles, portanto, a Sra. Presidenta encontra-se numa sinuca de bico...

Tem por um lado militares a apoiar a compra do SH, MD a apoiar a compra do Rafale, e por outro ainda, a perspectiva de que pode não ter apoio suficiente para se reeleger em 2014, o que terminaria antecipadamente seus planos de governo, que todos sabemos que são criados para 8 anos, e não apenas 4.

O Brasil tem dinheiro suficiente para comprar os caças, pois não é um valor do outro mundo, mas enquanto ela não conseguir eliminar a maioria dos "se", acho que não vai se decidir. É uma pena, pois quem sofre é a FAB em geral, pois a mesma não é composta apenas de altas patentes e suas vontades pessoais, e também a indústria nacional, que fica "congelada" no tempo, sem opção para evoluir no campo aeronáutico, pois não consegue competir com as grandes internacionais, e não tem mercado suficiente interno para lucrar após investir milhões e milhões em P&D. Aí acontece o mesmo de sempre, empresas que possuiam grande potencial de desenvolvimento nacional são compradas pelas grandes internacionais, e viram meras "oficinas de montagem", no máximo, e dá-lhe dinheiro indo embora, profissionais altamente qualificados em Engenharia e Ciencias a trabalharem na banca, etc...

FHC teve um motivo lógico, pois realmente não tínhamos dinheiro, depois o Sr. Lula da Silva conseguiu enrolar a FAB por mais 8 anos, e pelo jeito, eu duvido que tal compra sairá nesses 4 anos de governo "DR". Ou seja, mais uma vez serão necessários "tampões" e os -9 acabarão por vir, e a FAB será obrigada a "escavar" mais alguns F-5 por aí...

É uma pena, pois todos perdemos ao ficar defasados, quer em Tecnologia, quer em Capacidade de Defesa, e afasta a População em Geral do debate sobre as reais Condições de Defesa do país... Mas acredito que o GF não está a enxergar o perigo nisso, pois amahã ou depois pode aparecer um ou outro militar mais desafeto, e jogar a "merd*" de vez no ventilador, e mostrar para o povo como as FFAA's tem sido tratadas nos últimos anos, e afastar de uma vez por todas as chances do GF de entrar no clubinho do CS da UN. :wink:

Audaces Fortuna Iuvat
Responder