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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

Enviado: Sex Jul 09, 2010 1:38 pm
por joao fernando
Que o F5 é cortejado por ser similar a um Learjet, já sabia.

Mas deixar a FAB com essa peça de museu, pra mim é demais.

Concordo que com a atual tecnologia, podemos miniaturizar um bom pacote digital e colocar na carcaça do F5, mas temos apenas 50 deles (é menos que isso, fora os que estão no desmonte de revisão)

Ou seja, pra ser um treinador serve. Ponta de lança do Brasil, não.

Ps - F5 de berço é invisive pros outros radares... :twisted:

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

Enviado: Sex Jul 09, 2010 1:41 pm
por Galina
prp escreveu:Já que ele é ótimo, então vamos de f5 forever. Ai meu deus.
Ele pode ter tido um desempenho bom para idade, mas nunca chegará a ótimo.
Ledo engano seu.
A relação alcance do radar (Grifo) x RCS é excelente.
Mas tem gente aqui que sabe bem mais do que eu, e se quiser, posta detalhes.
Agora, acho que ninguém é louco de dizer que a FAB não precisa de outro vetor. Precisa em razão: da idade da plataforma, das limitações de peso, limitações de carregamento de armamentos e limitações de alcance, dentre outros, enfim, outros fatores não relacionados à equação alcance radar/RCS.

Abraços,

Galina

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

Enviado: Sex Jul 09, 2010 2:53 pm
por alcmartin
Thor escreveu:
alcmartin escreveu: 2X!

E ainda, me tira uma dúvida, se lembrar: as fontes elétricas num AEW são as originais do avião ou elas são trocadas por umas mais fortes?
Digo isso porque estou vendo o pessoal correlacionar potencia do motor com potencia eletrica, o que necessariamente não é verdade. Um motor mais forte pode ter o mesmo gerador de um motor mais fraco. Depende é do fabricante ter enxergado a maior necessidade e alocar fontes mais poderosas. Se é que existem (no sentido de ser fornecido no mercado) geradores diferentes para um mesmo modelo de motor.

Para a galera que não é de elétrica, é claro que um motor mais forte tem condição de suprir um gerador mais forte. Lembro ainda que os geradores tem velocidade reduzida constante e ainda existem os reguladores de voltagem, para manter a frequencia e voltagem constante. Ou então, quando em marcha lenta, era aquela "luzinha fraca" e quando em PC, ia tudo explodir de tanta potencia!! Até no carro voce pode ver isso. Ou seja, não tem isso de se estiver usando grande carga elétrica, não poder subir...

Abs Thor, Sky e galera!
O E-99 possui uma APU dedicada aos equipamentos de missão. Os 4 geradores DC dos motores RR suprem o que já foi especificado para a plataforma original, com os máximos 400A e 28VDC.Mesmo tendo uma TRU (unidade retificadora de tensão), os geradores não seriam capazes de energizar as 192 TRM do Erieye. O APU é 115 AC, o que é normalmente utilizado em radares. O que mais puxa energia de um radar são as unidades de força para o exciter e o equipamento de refrigeração.
Todo projeto combinado de avião+motor tem o gerador especificado para suas necessidades. Para que colocar um baita gerador na caixa de engrenagens do motor, ocupando peso, espaço, calor, sistemas mais robustos de proteção, lubrificação, se vai precisar pouca carga?
Cada vez que se tenta colocar equipamentos que sugam muita energia, se o sistema elétrico do avião não for capaz de absorver tal carga, será uma grande dificuldade.
Quanto ao que alguns falaram de jammer, basta eletrônica e etc... eu acho que não é tão simples assim, a não ser que estamos falando de radares mais antigos, com feixes unicos e com pouca agilidade de frequencia.
Os radares mais modernos possuim compressão de pulso, agilidade de frequencia, variação de PRF, algoritimos complexos para variar sinal, etc. Imagino que não é tão simples assim um sistema de jammer pegar a emissão que chegou no tempo X, com potência Y, reconhecer a PRF, a LP, a IRP, o padrão de varredura, a frequencia, o algoritimo de variação de PRF, em frações de nanosegundos decodificar, criar um novo sinal com as características que o receptor desse radar está esperando, e enganá-lo, sendo que X+0,01s já chegaram mais 30 feixes com características totalmente diferentes e que serão conjugados (integração de pulsos) para discriminar alvo verdadeiro do falso.
Para esses radares mais novos, talvez somente um jammer com alta potência consiga sucesso, mas para isso terá que ter conhecimento total das frequencias que o radar inimigo utiliza, terá que ter a posição do alvo, ter muita potência, e principalmente uma diretividade da antena muito boa.
Abraços
4 geradores na plataforma original? :shock: É... a EMBRAER sempre foi parruda em elétrica. Se não me falha a memória, o brasília tinha 5! 8-]
Mas valeu a resposta:aula para a galera! :wink:

Abração!

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

Enviado: Sex Jul 09, 2010 2:56 pm
por alcmartin
Túlio escreveu:
alcmartin escreveu: 2X!

E ainda, me tira uma dúvida, se lembrar: as fontes elétricas num AEW são as originais do avião ou elas são trocadas por umas mais fortes?
Digo isso porque estou vendo o pessoal correlacionar potencia do motor com potencia eletrica, o que necessariamente não é verdade. Um motor mais forte pode ter o mesmo gerador de um motor mais fraco. Depende é do fabricante ter enxergado a maior necessidade e alocar fontes mais poderosas. Se é que existem (no sentido de ser fornecido no mercado) geradores diferentes para um mesmo modelo de motor.

Para a galera que não é de elétrica, é claro que um motor mais forte tem condição de suprir um gerador mais forte. Lembro ainda que os geradores tem velocidade reduzida constante e ainda existem os reguladores de voltagem, para manter a frequencia e voltagem constante. Ou então, quando em marcha lenta, era aquela "luzinha fraca" e quando em PC, ia tudo explodir de tanta potencia!! Até no carro voce pode ver isso. Ou seja, não tem isso de se estiver usando grande carga elétrica, não poder subir...

Abs Thor, Sky e galera!

Devo estar ficando meio que 'esotérico' à moda Cabôco, lamento, mas é exatamente disso que estou falando, POWS!!!

Quando digo que um Rafale tem muito mais potência motriz que um E99, quero dizer que me parece meio estranho que, com base nisso, um Rafale possa jammear o E99 dando risada. Tem que ter mais kôza no meio e NÃO estou falando de 'o caça precisar de mais força para voar'... :wink:
Beleza, Túlio! Mas não postei pensando diretamente em ti, ou outro colega. Foi de ler tudo direto e ficar com a impressão no geral. :wink:
Mas é daí que todo mundo se entende! :D

abs!!

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

Enviado: Sex Jul 09, 2010 2:59 pm
por nveras
Galina escreveu:
prp escreveu:Já que ele é ótimo, então vamos de f5 forever. Ai meu deus.
Ele pode ter tido um desempenho bom para idade, mas nunca chegará a ótimo.
Ledo engano seu.
A relação alcance do radar (Grifo) x RCS é excelente.
Mas tem gente aqui que sabe bem mais do que eu, e se quiser, posta detalhes.
Agora, acho que ninguém é louco de dizer que a FAB não precisa de outro vetor. Precisa em razão: da idade da plataforma, das limitações de peso, limitações de carregamento de armamentos e limitações de alcance, dentre outros, enfim, outros fatores não relacionados à equação alcance radar/RCS.

Abraços,

Galina
Dai (alcance do radar x rcs) vem a pergunta. Será que o SU 35 com o seu radar compensa o RCS? Quem seria detectado primeiro, Rafale(baixo rcs e aesa) ou SU35 (alto rcs e baita aesa)?

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

Enviado: Sex Jul 09, 2010 3:11 pm
por Adriano Mt
nveras escreveu:
Galina escreveu: Ledo engano seu.
A relação alcance do radar (Grifo) x RCS é excelente.
Mas tem gente aqui que sabe bem mais do que eu, e se quiser, posta detalhes.
Agora, acho que ninguém é louco de dizer que a FAB não precisa de outro vetor. Precisa em razão: da idade da plataforma, das limitações de peso, limitações de carregamento de armamentos e limitações de alcance, dentre outros, enfim, outros fatores não relacionados à equação alcance radar/RCS.

Abraços,

Galina
Dai (alcance do radar x rcs) vem a pergunta. Será que o SU 35 com o seu radar compensa o RCS? Quem seria detectado primeiro, Rafale(baixo rcs e aesa) ou SU35 (alto rcs e baita aesa)?

Aesa no SU ???

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

Enviado: Sex Jul 09, 2010 3:39 pm
por nveras
quote]

Ledo engano seu.
A relação alcance do radar (Grifo) x RCS é excelente.
Mas tem gente aqui que sabe bem mais do que eu, e se quiser, posta detalhes.
Agora, acho que ninguém é louco de dizer que a FAB não precisa de outro vetor. Precisa em razão: da idade da plataforma, das limitações de peso, limitações de carregamento de armamentos e limitações de alcance, dentre outros, enfim, outros fatores não relacionados à equação alcance radar/RCS.

Abraços,

Galina[/quote]
Dai (alcance do radar x rcs) vem a pergunta. Será que o SU 35 com o seu radar compensa o RCS? Quem seria detectado primeiro, Rafale(baixo rcs e aesa) ou SU35 (alto rcs e baita aesa)?[/quote]


Aesa no SU ???[/quote]
http://www.ausairpower.net/APA-Flanker-Radars.html

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

Enviado: Sex Jul 09, 2010 5:25 pm
por joao fernando
Em teoria, quanto mais potente o radar, e mais sofisticada a suite, os dois desapareceriam.

Mas, usando um radar de altissima potencia, mesmo tendo baixo RCS e sistemas de contramedidas, o radar mais forte encherga o inimigo.

Como todo mundo aqui já pilotou SU e Rafale, fica facil descobrir quem apaga quem :twisted:

Ps - Na guerra da Bosnia, derrubaram um F117. O capitão responsavel, estava explicando que o F117 não é invisivel, apenas tem um baixo RCS. Ativando um radar de terra poderosissimo, dentro do envelope de engajamento do missel, vc manda buscar. E não tem AESA e Spectra que de jeito.

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

Enviado: Sex Jul 09, 2010 6:39 pm
por Penguin
Muito interessante o texto abaixo:

LPI: Radares Invisíveis
Como os Radares LPI (Low Probability of Intercept) Podem Mudar a Tática

“ (...) não existem táticas perfeitas. Elas são boas enquanto
forem melhores que as do inimigo
.”
(João Carlos Gonçalves Caminha em “Delineamentos de Estratégia”)

CMG Marcello Lima de Oliveira
CC João Candido Marques Dias

Texto: http://www.mar.mil.br/caaml/Revista/200 ... -Pag40.pdf

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

Enviado: Sex Jul 09, 2010 8:54 pm
por Carlos Mathias
Bem, um F-5 pelado por ter um "excelente" RCS, mas quando ele sair prá uma missão real, vai estar com 2 derby + 2 MAA-1B / A-Darter / P-IV, mais um ou dois tanques.
Pronto, acabou o RCS baixo de QUALQUER caça.

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

Enviado: Sex Jul 09, 2010 9:08 pm
por orestespf
Carlos Mathias escreveu:Bem, um F-5 pelado por ter um "excelente" RCS, mas quando ele sair prá uma missão real, vai estar com 2 derby + 2 MAA-1B / A-Darter / P-IV, mais um ou dois tanques.
Pronto, acabou o RCS baixo de QUALQUER caça.
Este papo de RCS, alcance radar, característica stealth (SIC), etc., bem, não faz parte de minha vida, não mesmo. Este papo parece aquele comercial de uma Monark limpa em suas linhas, mas aí o proprietário/comprador insiste em colocar espelhinhos retrovisores, farol com dínamo, "punho" incrementado, penduricalhos no aro, no assento (tô fora! Já adianto!), barbicha no guidon, etc. E aí, quem "aparecerá" mais aos olhos dos mortais que assistem a tudo isso, as limpas linhas da Monark ou a papagaiada imposta pelo seu dono?

Deve ser por isso que sempre preferi uma Caloi... :? :? :?



Bem, não é merchandising e nem lobby, sei que me compreenderão. :wink: :wink:

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

Enviado: Sex Jul 09, 2010 9:14 pm
por Carlos Lima
Carlos Mathias escreveu:Bem, um F-5 pelado por ter um "excelente" RCS, mas quando ele sair prá uma missão real, vai estar com 2 derby + 2 MAA-1B / A-Darter / P-IV, mais um ou dois tanques.
Pronto, acabou o RCS baixo de QUALQUER caça.
Tem o problema do alcance também...

Um F-5 com tudo isso... não é que vai exatamente 'loooonge'.

[]s
CB_Lima

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

Enviado: Sex Jul 09, 2010 9:19 pm
por orestespf
cb_lima escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Bem, um F-5 pelado por ter um "excelente" RCS, mas quando ele sair prá uma missão real, vai estar com 2 derby + 2 MAA-1B / A-Darter / P-IV, mais um ou dois tanques.
Pronto, acabou o RCS baixo de QUALQUER caça.
Tem o problema do alcance também...

Um F-5 com tudo isso... não é que vai exatamente 'loooonge'.

[]s
CB_Lima
Lima, Lima... Meu pé de laranja lima... ( :? Sem trocadilhos!), não é bem assim, o alcance sempre é máximo, depende "apenas" do REVO. Veja o caso do Gripen NG, chega até onde você quiser, basta ir "litrando" no ar. De outra forma, quando se quer, basta olhar do jeito que lhe convém: o F-5 tem enorme alcance, o mesmo de um Gripen NG, que aliás ultrapassa aquele do SU-35 com todos os tanques externos, bastando apenas fazer REVO e mais REVO.

Duvida? Partamos para o embate formal!!! :twisted: :twisted: :twisted:


:lol: :lol: :lol: :lol:


Forte abraço, caro amigo!!!

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

Enviado: Sex Jul 09, 2010 9:28 pm
por Carlos Lima
Orestes...

Tudo uma questão de "cenários"... em certos cenários você tem razão... em outros... nem tanto...

Além disso depender puramente de REVO para tudo... é sempre um problema... pois no final estaremos dependendo de +1 aeronave.

Enfim... sim Orestes, o F-5 possui um excelente alcance acompanhado da muleta... assim como o Rafale, o F-16, O Gripen C/D (O AB não porque não faz revo) e até ... quem diria... o A-37 do Uruguai :lol:

Enfim... um F-5 "sem fazer uso das "dependências" armado com aqueles lindos e pesados Derby + os Pythoon da vida e tanque de combustível, vai ficar meio "pesadão" e vai sofrer várias limitações.

Existe um problema que também limita o F-5 é que são determinados lubrificantes que a aeronave utiliza... como esses não podem ser trocados em vôo :lol: ... é um problema.

Pelo menos a geração de Oxigênio (outro problema) não é mais uma limitação já que o F-5 M pode fazer isso automaticamente e não depende mais de "tanques de Oxigênio".

Enfim... continuemos.

[]s
CB_Lima

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

Enviado: Sex Jul 09, 2010 9:38 pm
por Carlos Mathias
Dependendo do inimigo, o REVO pode ser uma chance de abater a aeronave REVO em si.

Há doutrina que se baseia no abate das aeronaves REVO e AWACS como primeira missão.