TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
soultrain
Sênior
Sênior

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#6046 Mensagem por soultrain » Qua Out 01, 2008 8:00 pm

cicloneprojekt escreveu:
orestespf escreveu:Só logo mais que posso postar com calma, trabalho mesmo...

Mas deixo duas perguntas:

1) O Flanker não está na lista tríplice para que um caça a altura do Rafale não atrapalhasse o desfecho já articulado? (Não gosto desta idéia... Mas não comentarei agora.)

2) Ou os americanos "enquadraram" o NJ de vez??? (rsrsrsrs)

Adoro as risadas precipitadas... :lol: :lol: :lol:

Sds,

Orestes
É..., professor essa integralzinha(integral por partes, agora por três partes...) tá difícil de resolver eim?

Mas sem fazer média, que o Sr. não precisa disso, sábias palavras as suas, aqueles coquetéis(NÃO me convidaram p/ nenhum POWs!) devem ter sido bastante esclarecedores eim...

Confesso que o trio me fez cair do cavalo...
Este pormenor do colega Higgins é interessante:

Não sei se sou o único a perceber, mas nesta divulgação senti a mão maquiavélica da disputa de poder interna do ambiente palaciano: prevista para dezembro, a nota é solta agora quando MU está em viagem à Russia.
E o Short List, dispensa a aeronave de origem russa.

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1231 vezes
Agradeceram: 734 vezes

#6047 Mensagem por FIGHTERCOM » Qua Out 01, 2008 8:01 pm

Bourne escreveu:
FIGHTERCOM escreveu: Até onde se sabe, o M2000 terão vida curta na FAB (2015).

Abraços,

Wesley
Se for o Super Hornet o escolhido, os Mirage2000 podem ter vida ainda mais curta. Por que a escala de produção e cadência de entrega dos Super Hornet é muito superior aos demais. Assim, sendo uma pouco otimista lá por 2011/2012, as primeiras unidades de Super Hornet e aposentar os Mirage2000.
E que poderiam ser repassados aos hermanos...Antes que digam que já estarão velhos, velhos são o F1. :mrgreen:

Abraços,

Wesley

Editado pela última vez por FIGHTERCOM em Qua Out 01, 2008 8:01 pm, em um total de 1 vez.
"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Carlos Mathias

#6048 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Out 01, 2008 8:01 pm

Pois é...

soultrain
Sênior
Sênior

#6049 Mensagem por soultrain » Qua Out 01, 2008 8:02 pm

Skyway escreveu:"...futuro de médio a longo prazo..."

Pode ser qualquer um, desde um futuro projeto Americano, até um Suéco ou Frances.
Não vai haver novo projecto Americano novo na próxima decada de 5ª geração, Sueco????, agora Francês...sei lá.

[[]]'s

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#6050 Mensagem por Penguin » Qua Out 01, 2008 8:02 pm

soultrain escreveu:"O conjunto de conhecimentos e capacitação tecnológica adquiridos nesta aquisição irá contribuir para que o Brasil tenha condições de produzir ou participar da produção de caças de 5ª geração em um futuro de médio e longo prazo".

Os únicos caças americanos de 5ª são LM, a Suécia duvido que desenvolva, a França e a Dassault?

[[]]'s
Se o Boeing SH for agora selecionado, nada impede que em 2025 o Brasil adquiria o LM "bomb truck" F-35, se necesario...se ele nao estiver custando USD 250mi/unidade...

[]s

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#6051 Mensagem por Skyway » Qua Out 01, 2008 8:03 pm

soultrain escreveu:
Skyway escreveu:"...futuro de médio a longo prazo..."

Pode ser qualquer um, desde um futuro projeto Americano, até um Suéco ou Frances.
Não vai haver novo projecto Americano novo na próxima decada de 5ª geração, Sueco????, agora Francês...sei lá.

[[]]'s
Só deus sabe Soultrain...só deus e as empresas. :mrgreen:

AD ASTRA PER ASPERA
soultrain
Sênior
Sênior

#6052 Mensagem por soultrain » Qua Out 01, 2008 8:05 pm

Santiago escreveu:
soultrain escreveu:"O conjunto de conhecimentos e capacitação tecnológica adquiridos nesta aquisição irá contribuir para que o Brasil tenha condições de produzir ou participar da produção de caças de 5ª geração em um futuro de médio e longo prazo".

Os únicos caças americanos de 5ª são LM, a Suécia duvido que desenvolva, a França e a Dassault?

[[]]'s
Se o Boeing SH for agora selecionado, nada impede que em 2025 o Brasil adquiria o LM "bomb truck" F-35, se necesario...se ele nao estiver custando USD 250mi/unidade...

[]s

Adquirir tudo bem, faz sentido. Dar capacidade para produzir ou participar num 5ª geração... Comprar o SH é comprar a uma empresa via FMS, comprar à Dassault é "comprar ao Estado Francês".

[[]]'s

NJ
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6513 vezes
Agradeceram: 6879 vezes
Contato:

#6053 Mensagem por Túlio » Qua Out 01, 2008 8:06 pm

soultrain escreveu:jp,

Estão o Gripen NG estava fora?

[[]]'s

Foi o que eu também entendi, Soul véio. Acho que não é por aí. Por este critério só haveria UM finalista, o Super Hornet, o ÚNICO a estar plenamente operacional neste momento. Senão vejamos: Gripen NG é tão tangível quanto o Flanker BM (menos ainda, eu diria) ou F-16BRI, Rafale e Typhoon ainda falta muita kôza para sequer estarem perto do estágio de operacionalidade em que estão F-18E/F. Para mim as razões são bem outras...

E, entre os três finalistas, apenas um tem FMS... 8-]

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
soultrain
Sênior
Sênior

#6054 Mensagem por soultrain » Qua Out 01, 2008 8:09 pm

O F/A-18 ainda está no mesmo caminho do Rafale, Tulio. Ainda há capacidades a integrar, o Santiago pode corrigir se eu estiver enganado, aliá nenhum caça está parado, está a evoluir constantemente, a FAB é que se esqueceu disso durante umas decadas...

Portanto operacional é o SH e o Rafale.

[[]]'s

NJ
AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#6055 Mensagem por AlbertoRJ » Qua Out 01, 2008 8:10 pm

soultrain escreveu:
Santiago escreveu: Se o Boeing SH for agora selecionado, nada impede que em 2025 o Brasil adquiria o LM "bomb truck" F-35, se necesario...se ele nao estiver custando USD 250mi/unidade...

[]s

Adquirir tudo bem, faz sentido. Dar capacidade para produzir ou participar num 5ª geração... Comprar o SH é comprar a uma empresa via FMS, comprar à Dassault é "comprar ao Estado Francês".

[[]]'s
Sinceramente, o Su-35 saiu porque não cumpriu algum requisito e ponto. Agora não vamos achar que isso não poderia acontecer, porque é claro que poderia. Embora produzam ótimas máquinas, a industria russa pode não ter feito o dever de casa na resposta do RFI. Não queria tocar nesse ponto, mas estão longe do padrão das indústrias ocidentais.

Podem surgir mil teorias "maquiavélicas" sobre a ausência do Su-35 no "short list" mas, na minha opinião, foram os critérios técnicos que o deixaram de fora, embora seja um avião muito bom.

[]'s

Alberto -
Skyway
Sênior
Sênior

#6056 Mensagem por Skyway » Qua Out 01, 2008 8:10 pm

Túlio escreveu:
soultrain escreveu:jp,

Estão o Gripen NG estava fora?

[[]]'s

Foi o que eu também entendi, Soul véio. Acho que não é por aí. Por este critério só haveria UM finalista, o Super Hornet, o ÚNICO a estar plenamente operacional neste momento. Senão vejamos: Gripen NG é tão tangível quanto o Flanker BM (menos ainda, eu diria) ou F-16BRI, Rafale e Typhoon ainda falta muita kôza para sequer estarem perto do estágio de operacionalidade em que estão F-18E/F. Para mim as razões são bem outras...

E, entre os três finalistas, apenas um tem FMS... 8-]
Pois é Túlio, a coisa não foi por aí não... :)

AD ASTRA PER ASPERA
soultrain
Sênior
Sênior

#6057 Mensagem por soultrain » Qua Out 01, 2008 8:11 pm

projeto,

Cotação errada?

[[]]'s

NJ
AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#6058 Mensagem por AlbertoRJ » Qua Out 01, 2008 8:12 pm

soultrain escreveu:projeto,

Cotação errada?

[[]]'s
Quem sabe...

Alberto -
Skyway
Sênior
Sênior

#6059 Mensagem por Skyway » Qua Out 01, 2008 8:13 pm

projeto escreveu:
soultrain escreveu:

[[]]'s
Sinceramente, o Su-35 saiu porque não cumpriu algum requisito e ponto. Agora não vamos achar que isso não poderia acontecer, porque é claro que poderia. Embora produzam ótimas máquinas, a industria russa pode não ter feito o dever de casa na resposta do RFI. Não queria tocar nesse ponto, mas estão longe do padrão das indústrias ocidentais.

Podem surgir mil teorias "maquiavélicas" sobre a ausência do Su-35 no "short list" mas, na minha opinião, foram os critérios técnicos que o deixaram de fora, embora seja um avião muito bom.

[]'s
Não só as questões técnicas, mas ta certíssimo. Eles não fizeram o dever de casa do RFI e pronto, saíram junto com o Typhoon e a aberração do F-16. Desses o único que sinto pena de ter saído é o Typhoon por ser um caçador puro e de excelente qualidade, mas os que ficaram nõa são ruins não. 8-]

AD ASTRA PER ASPERA
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#6060 Mensagem por WalterGaudério » Qua Out 01, 2008 8:18 pm

jp escreveu:Critérios técnicos emergem nessas horas e são UMA das composições determinantes. Se o Flanker saiu, com certeza, foi porque algum requisito assim o comandou. Não devemos nos esquecer que os requisitos exigiam um avião plenamente operacional.
Contudo, não enxergar a pressão de milhões de bar que os americanos estariam - e ainda farão - pela manutenção de sua hegeômonia na região, mormente no maior país da AL, é pouco sensato. A isto incide o fator político atual, que de forma geométrica amplia-se com o retorno da velha rusga do Jack Daniels X Stolichnaya.
Há muita coisa em jogo, critérios e política. Sinceramente, não creio que a FAB poderia transpor o político somente com os requisitos técnicos.

Aí é que o Orestes pôs o pomo de aspérides na mesa (no bom sentido professor), para avivar a discussão no alvo real.

Há muitas promessas (ameaças?) americanas, o tabuleiro geopolíticoo se desloca para estas plagas nas ondas de lençóis (que ninguém ao certo sabe se de tamnho queen ou king) de um petróleo que, dizem, ser leve. Muitas frentes estão se abrindo: Coréia do Norte, Irã, instabilidade contínua no OM, Rússia acordando seu urso e, onde ninguém esperava tanto, a AL com riqueza palpável e politicamente rebelde.

Muito ketchup irá descer deste frasco.
Entend teu ponto de vista Jp. Para mim o Su-35 caiu por polítyica. Essa historia de terem mandado os Tu-160 e agora a flotilha do Pedro, o grande pesou sim, não foi bem recebido em Bsb, e pronto. Não posso provar , mas há evidências. Dizer que um rafa cujo melhor míssil já integrado com alcance de otimistas 60km, sem radar com última tecnologia foi preterido ao Flanker..., só quem acredita nessa é a turma do perrier(isso não é provocação)

Podem me jogar pedras, mas acho que o rafa pode estar apenas fazendo figuração.

Editado pela última vez por WalterGaudério em Qua Out 01, 2008 8:25 pm, em um total de 1 vez.
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Responder