TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Carlos Mathias

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#60301 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Ago 24, 2011 4:14 pm

Tá mesmo. :roll: :lol:

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6529 vezes
Agradeceram: 6899 vezes
Contato:

#60302 Mensagem por Túlio » Qua Ago 24, 2011 4:16 pm

Carlos Mathias escreveu:Tá mesmo. :roll: :lol:

MENTINDO, pelo menos, não estou... :wink: 8-]

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
crubens
Sênior
Sênior
Agradeceu: 50 vezes
Agradeceram: 9 vezes

#60303 Mensagem por crubens » Qua Ago 24, 2011 4:34 pm

Arrêgo Túlio tu tá tão azul ultimamente, mais precisamente azul-DARK !! :twisted: :mrgreen:

"Tudo que é necessário para que o mal triunfe, é que os homens de bem nada façam". Edmund Burke

'O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons.' Martin Luther King

Imagem
Bender

#60304 Mensagem por Bender » Qua Ago 24, 2011 4:44 pm

Túlio escreveu:
Bender escreveu:
Guru,nós não temos uma coisa que os Alemães tinham:culhões!
Discordo! NÓS é muita gente... :wink: 8-]

Bender escreveu:Não temos também os motivos,o orgulho e ressentimentos.

Concordo até dizer CHEGA!!!

Bender escreveu:Em compensação temos uma fixação mórbida em nos "globalizarmos" com nossos hermanos que sequer falam a mesma lingua que nós,somos cheio de dedos,pisamos em ovos e temos um medo horroroso de causar má impressão ou provocar desgostos desnecessários a eles.

Isso é uma bela josta mas é VERDADE, Mano Véio!

Bender escreveu:Resultado:Vamos acabar rodando bolsinha em copacabana.

Grande abraço!

Vou ter que rodar bolsinha em Tramandaí mesmo... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

--------------------------------------------------------------------------------

Em suma: tenho acompanhado os posts em geral e os teus em particular (para citar aqui) e vejo algumas idéias com algumas reservas. Vamos dizer que alguém 'lá em cima' tomasse vergonha e resolvesse que era hora de nos reequiparmos a sério, QUAL América do Sul iria abrir o berreiro? Em minha opinião, Argentina, Bolívia e Paraguai. Só! A própria Venezuela irias ficar bem quietinha, eis que tem seu próprio programa e não aceita palpite (no que está CERTA!).

Então, que os queixosos se reequipassem e fizessem a tale de 'corrida armamentista'. Vamos ver:

:arrow: ARGENTINA - Gritaria e indignação. Vamos reequipar nossas FFAA para fazer frente a los brasileños. Claro, assim como, para nós, ELES são o inimigo, o oposto é verdadeiro. Mas aí iam pensar: qual seria o primeiro passo de nuestros militares?

PARA CIMA DE NÓS, PUÉS!!! (Desculpem, não sei escrever POWS em castelhano).

Entonces, fica só no choro e bravatas...

:arrow: PARAGUAI - Choro e ranger de dentes. Vamos nos reequipar. Daí se lembram da Bolívia, muitíssimo mais temida por eles do que nós. E se armam - na base do mais barato/doação - para encarar a Bolívia, não nós.

:arrow: BOLÍVIA - Evil Morales tem uma ataque! Se lembra das usinas que tomou de assalto. El pueblo urra contra la posible invasión de los brasileros. Daí vêem o Paraguai se armando e... :wink:

Fora essa cambada, quem mais nos temeria? Peru? Excelentes relações e prospecções futuras de mutuamente lucrativas parcerias. Não, tá fora. Chile? É, pode ser, mas nem fronteira tem conosco. Colômbia? Se vê como protegida dos EUA, além de ter também excelentes relações conosco. Uruguay? Quanto mais fortes formos, mais seguros se sentirão. Os tempos da Cisplatina já vão longe, caminham para dois séculos. Sobra quem? Equador? Esse está muito ocupado se cuidando do Peru e da Colômbia para se dar ao trabalho de nos encher o saco (a não ser para TENTAR nos tomar umas empresas).

Não, a meu ver - A MEU VER - não é por aí que se descarta o PAK FA... 8-]

Aliás, umas das kôzaz que acho mais tri em ser Brasileiro é poder nascer e viver na América Latina sem ter que falar castelhano... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
Valeu voce se dar ao trabalho de comentar este assunto Tulio,quando me chamaram a atenção para estas questões,vi algo "a mais" e achei por bem fazer um post no DB, pois achei que sucitaria ao menos algumas considerações,mas simplesmente foi vitima do desânimo.

O Guru jp,gostava de usar uma figura de linguagem quando tratava de analisar as posturas do DE norte americano no mundo atual,como a de um "elefante em uma sala cheia de cristais" (mais ou menos isso! :mrgreen: ),parece que estamos caminhando para isso também,só que com um agravante:não temos noção exata do nosso tamanho e força,estamos ainda na fase do experimentalismo e aceitação deste tamanho.

O Brasil nos ultimos 8 anos de governo,estando diante de algumas situações sui generis com alguns de seus vizinhos,fez o possível para não agir e não se parecer com os EUA,em se tratando de "retaliações" ou tratamentos profiláticos específicos se este estivesse em nosso lugar.

Para alguns que gostam de porretes demonstração de frouxidão,para outros (aí me incluo) busca de atenuar conflitos pragmaticamente e uma tentativa de não parecer um Leão perante os cordeiros.

Eu concordo com tuas visões sobre os países sul americanos assim deste modo,quando os trata e analisa em suas reações,problemas internos e potencialidades individualmente,realmente vivemos em um continente de "cachorros magros",com todo o respeito,e esta realidade aumenta ainda mais nosso tamanho ao nível do absurdo,estamos nos tornando "Guliver" neste continente.

Mas uma coisa é ter um protagonismo econômico,outra é tê-lo no campo militar. A industria militar só tem clientela se houver motivo para demanda,e não necessariamente este motivo tem o nome de: "guerra",tem na maioria das vezes o nome de:"interesses e influência inflados".

O antigo parquinho norte americano,se vê nos ultimos tempos,sendo visitado por personagens inimagináveis em tempos passados,gente que resolveu também se divertir por aqui,Russos e Chineses principalmente,no caso dos ultimos,repletos de reservas monetárias e sem ter onde enfiá-las e com uma industria bélica própria e independente,com preços arrasadores, em busca de clientela e de :"inflar interesses e influência".

Me parece então,que colocar as questões que coloquei tem uma razão de ser e de se pensar,talvez muito mais ampla do que a forma simplista que foi proposta,mas deve ser levada em conta.

Sai mais barato ao Brasil hoje,não ser protagonista militar descarado no continente,não chamar a atenção de fora ou incentivar uma disputa de influências por aqui,se pararmos para pensar em alguns aspectos da END como a restruturação e expansão dos pelotões de fronteiras por exemplo,veremos que vão de encontro a política norte americana de combate ao tráfico de armas,drogas e etc para o continente,mas que vão de encontro também com as necessidades próprias do nosso país quando se fala de combate a violência interna.

As fraquezas de nossos vizinhos citadas por ti,já seriam suficientes para justificar a falta de necessidade de gastos enormes para manter forças militares de guerra no estado da arte hoje para o Brasil,o pensamento proposto acrescenta somente a especulação de qual o peso diplomático de tentar manter a aparência a todo o custo perante os nossos vizinhos combalidos,de que somos um gigante que não faz mal a ninguem,evitamos a inconveniênica de não somente parecermos de mentirinha grandes e ameaçadores militarmente,mas de sê-lo verdadeiramente.

Financiadores de ocasião dispostos a "ajudar" a reequilibrar um status perdido,e com isso ter um naco de influência onde antes não tinham, sempre haverão,melhor continuar compartilhando a administração do parquinho a custos baixos com o dono,do que ter novos sócios alienígenas que poderiam tumultuar a organização dos brinquedos.

Trazer um caça furtivo 5G em bom numero para este palco desencadearia uma corrida as armas,desconfiaças e temor? Não sei,mas tenho certeza que confirmaria o tamanho e a força de Guliver pelo menos,se Liliput se acostumar a viver com ele,tudo bem...(?)

Grande abraço,esqueça Tramandai,Copacabana vire e mexe aparece na Globo :mrgreen:

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#60305 Mensagem por Túlio » Qua Ago 24, 2011 5:02 pm

Mano Véio Bender - não estás sendo chamado de Mano Véio à toa - notes que estou alterando meu sistema de postagem: após ler reclamações, começo - com este teu post - a primeiro recortar e depois dar um panorama geral, de modo ao colega/amigo não achar que estou descontextualizando, mesmo que sem intenção de desqualificar o colega ou mesmo seus argumentos.

Assim, mantenho minha posição: não há quem mais reclame de nós além dos que citei, ou seja, três. Dois deles, basta UM se mexer e o outro se mexe CONTRA ELE. O outro fica ali, falando sozinho e morto de medo de suas próprias FFAA, muito mais do que das NOSSAS.

E DUVIDO que qualquer outro ator regional tivesse bolsa para trazer um 5G. Ia ficar só no choro... :wink: 8-]

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#60306 Mensagem por Carlos Lima » Qua Ago 24, 2011 6:00 pm

Túlio escreveu:Para mim, EXCLUSIVAMENTE sobre caças e atendo-me à SL, seria o RAFALE! NUNCA falei de modo tão exclusivo, ou seja, sem levar qualquer outro fator em conta. Sempre fui (ou tentei ser) mais abrangente...

Mas são condicionantes demais para o meu gosto e tenho testado muitas outras idéias aqui, como:

:arrow: outro TAMPAX (F-16, M2000-5, Su-30, tudo de segunda mão) e entrando a valer no PAK FA.

:arrow: ficar de F-5/Matusa até ter PAK FA.

Mas o que eu ACREDITO: vai ficar na mesma, no MÁXIMO Super Hornet e lambam!

Porque um País que está entre as maiores economias do mundo e cujo Povo está na josta, achando que é classe média porque agora pode comer e comprar um carro de décima mão e uma casinha de 20 m² não tem condições de querer mais do que isso.

Um Povo que elege PILANTRAS - olhem o que está acontecendo agora, breve vão estar pedindo o IMPEACHMENT da Dilma porque a P*TADA está levando mecha porque roubaram demais - e os reelege dificilmente mereceria mais do que isso. EU incluído!

Falta a parte principal: NUNCA levamos fumo de ninguém. NUNCA olhamos para o nosso mapa e o vimos AMPUTADO. NUNCA choramos parentes e afetos mortos por forças estrangeiras. NUNCA tivemos de prestar continência a uma bandeira estrangeira.

Então, que usemos o caça que nos deixarem (e do modo que permitirem) usar.

Sodas, estou meio DARK hoje... 8-]
Exatamente o que estava dizendo acima...

Continuamos com a FA de treinamento e o fato de existirem 99 S Tucanos é mais uma das características de tal passividade e atitude de quem se contenta com pouco.

Eu sei que o S Tucano é legalzinho com os seus sistemas da Aeroeletronica (Elbit... não se enganem), seu datalink alemão e a sua .50 americana além do Flir Americano que opera em conjunto com a bomba israelense e é capaz de disparar o nosso míssil 'nacional' que só foi para frente com muuuuuuuuuuita ajuda sul africana.

Apesar disso tudo o DNA é de avião de treinamento e é a 'aeronave de combate' que temos em maior número e é a mais nova da nossa frota.

Isso para vermos o quanto temos nas nossas raíz a idéia de sermos de 2 linha e de treinamento.

Claro claro... o F-5EM abateu o F-15 na Red Flag e varreu o Rafale dos céus em 2 ocasiões na Cruzex... :| Putz.

Isso me lembra uma imagem da Guerra das Malvinas aonde um dos Navios Ingleses estava pegando fogo por conta do Exocet e tinha uns dizeres em casteliano: "Assim nós vamos ganhar essa Guerra... "

A realidade foi outra.

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Paisano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 649 vezes
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#60307 Mensagem por Paisano » Qua Ago 24, 2011 6:13 pm

Jesus!!! :shock:

O nome deste tópico deveria ser trocado para "Crise Depressiva". [001]

Carlos Mathias

#60308 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Ago 24, 2011 6:15 pm

:lol: :lol: :lol: :lol:

Bender

#60309 Mensagem por Bender » Qua Ago 24, 2011 6:20 pm

Paisano escreveu:Jesus!!! :shock:

É tudo uma consequência...voce vai ao tópico do SU35 fica desesperado e inconformado...de raiva,enche a cara de caninha barata...cai duro na sargeta...quando acorda vem para este tópico tentar compreender o incompreeensível e...cai em depressão...

sds

Carlos Mathias

#60310 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Ago 24, 2011 6:22 pm

É,e pior!

Vê que ainda há correntes que defendem a situação!!!!

Realmente, é muito deprimente mesmo. :?

Boss
Sênior
Sênior
Agradeceu: 103 vezes
Agradeceram: 356 vezes

#60311 Mensagem por Boss » Qua Ago 24, 2011 6:29 pm

Não se deve separar os políticos como uma classe de marcianos que de 4 em 4 anos vêm de Marte para disputar privadas em Brasília e defecar por 4 anos limpando com nosso dinheiro. Toda aquela gentalha saiu de dentro do povo. Fazem parte de uma classe social, provavelmente com dezenas de milhões de pessoas, que são aqueles que são corruptos quando seus negócios envolvem dois reais, quando seus negócios envolvem cinquenta reais, quando seus negócios envolvem cem reais... Mas isso é irrelevante, o Brasil não fica sabendo de fulano que desviou cinquenta reais.

Mas quando o fulano "corrupto-com-dez-reais" tem na sua frente milhões e milhões, acham que ele não vai meter a mão ? :lol: E daí o Brasil sabe, e todos os brasileiros dão chilique na internet, mas imagina se vão deixar o traseiro gordo sair da cadeira para protestar. "Não vai adiantar nada", diria o típico brasileiro acomodado. E com milhões pensando assim, ninguém levanta a bunda da cadeira e a coisa continua intacta.

Povo brasileiro é corrupto, só muda que só uma minoria bota mão nos milhões de Brasília, o resto vive desviando dezenas, centenas... é corrupto com o que vem na mão. Ingenuidade achar que o problema é só os trastes que estão em Brasília.

São quase 200 anos, a merda continua a mesma.

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Carlos Lima
Sênior
Sênior

#60312 Mensagem por Carlos Lima » Qua Ago 24, 2011 6:33 pm

Bender escreveu:
Paisano escreveu:Jesus!!! :shock:

É tudo uma consequência...voce vai ao tópico do SU35 fica desesperado e inconformado...de raiva,enche a cara de caninha barata...cai duro na sargeta...quando acorda vem para este tópico tentar compreender o incompreeensível e...cai em depressão...

sds
Y E P !!!!

Aí depois você passa no tópico do PAK... e ver nós recebendo a F Aérea da Jordânia e mais Turbo Hélice de ataque... aí já viu.

Tá certo... poderia ser pior.... não podemos reclamar... blá blá blá.

Putz.

[]s
CB_Lima

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#60313 Mensagem por Túlio » Qua Ago 24, 2011 6:35 pm

Tornando a recomendar "Raízes do Brasil", de Sérgio Buarque de Hollanda. Não há como entender o contexto sem isso. :wink: 8-]

Bender

#60314 Mensagem por Bender » Qua Ago 24, 2011 7:07 pm

Túlio escreveu:Tornando a recomendar "Raízes do Brasil", de Sérgio Buarque de Hollanda. Não há como entender o contexto sem isso. :wink: 8-]
Pois é,hoje em dia pouca gente jovem lê,até eu ando com pirraça para lêr,mas fico imaginando minhas filhas lendo esse livro na adolescência como eu fiz,o lance aqui é Ladrão de raios.

Este livro faz parte de uma coleção que ganhei do meu pai na juventude,li todos,estão aqui na minha frente em meu escritório expostos aos meus olhos todos os dias,pedacinhos de papél velho e amarelado,que ajudam a compreender um pouquinho o Brasil.

Coleção da Bibilioteca Básica Brasileira.

Editora Universidade de Brasilia

Raízes do Brasil vol 10 4.a edição 1963 Prefácio de Antonio Cândido.

Volumes:

1-Gramática secundária e Gramática histórica da lingua portuguesa
M.Said Ali

2-Capítulos da história Colonial/O povoamento do Brasil e caminhos antigos
Capistrano de Abreu

3-Historia da literatura brasileira
José Veríssimo

4-A Cultura brasileira
Fernando de Azevedo

5-Os Sertões
Euclides da Cunha

6-Formação econômica do Brasil
Celso Furtado

7-Casa Grande e Senzala
Gilberto Freire

8-Minha Formação
Joaquim Nabuco

9-Memórias de um sargento de milicias
Manoel Antonio de Almeida

SDS.

Carlos Lima
Sênior
Sênior

#60315 Mensagem por Carlos Lima » Qua Ago 24, 2011 7:26 pm

Clássicos... :D

Dei algumas aulas sobre Brasil e "Brasileiros" na Universidade aqui em ribá tomando como base alguns desses livros! O que mais me espantou é que tem gringo que leu livros como esses e brasileiro 'educado' e tal nunca nem viu a cara desses livros.

Excelentes livros...!!!!

[]s
CB_Lima

Responder