Edit: Imagem nova VBTP-MR do EB - FOTO: Pg 11!

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
ciclope
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

Re: Edit: Imagem nova VBTP-MR do EB - FOTO: Pg 11!

#601 Mensagem por ciclope » Ter Mai 18, 2010 12:25 pm

Ai e que a coisa pega guerra.
Voçê acha que o guarani com canhão de 30 mm e metralhadora coaxial 7,62 ou .50, fariam as mesmas missões que o cascavel que tem um canhão 90mm.
Mais ai e o guarani 105mm fica aonde?
Na minha opinião ele e um pouco desnecessário por que não será aeotransportado como os demais e sua função pode ser feita por outros meios.

helio
Sênior
Sênior
Agradeceram: 25 vezes

#602 Mensagem por helio » Ter Mai 18, 2010 12:39 pm

1º - O nome guarani não está ainda oficialmente adotado, pois houve algumas objeções.
2º - preve-se o emprego do VBTP com canhão 30mm principalmente nos futuros BIM
3º - está previsto numa seção da BIM VBTP, FT com 30mm acompanhando VBTP somente com torre Platt
4º- o VBTP com 30mm não irá substituir os VBR com 90mm ou 105mm(ainda não foi decidido qual canhão irá ser adotado)

Hélio

delmar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 212 vezes
Agradeceram: 515 vezes

#603 Mensagem por delmar » Ter Mai 18, 2010 1:07 pm

ciclope escreveu:Ai e que a coisa pega guerra.
Voçê acha que o guarani com canhão de 30 mm e metralhadora coaxial 7,62 ou .50, fariam as mesmas missões que o cascavel que tem um canhão 90mm.
Na minha opinião ele e um pouco desnecessário por que não será aeotransportado como os demais e sua função pode ser feita por outros meios.
Assisti algum tempo atras na TV uma demonstração do canhão Buschmaster 25mm de tiro rápido que equipa o Bradley. Tirando os MBT ele é capaz de destruir qualquer outra viatura blindada. Sem falar que é capaz de pulverizar paredes de alvenaria, muito útil em confrontos urbanos. Penso que o canhão 30mm que vai equipar o "Guarani" terá uma capacidade similar o que dará um poder de fogo muito grande para os operadores. Sendo assim será uma exelente escolha.

Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
Guerra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 135 vezes

#604 Mensagem por Guerra » Ter Mai 18, 2010 1:19 pm

Algumas missões sim. E a versão 105 as outras.

A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Guerra
Sênior
Sênior

#605 Mensagem por Guerra » Ter Mai 18, 2010 1:30 pm

helio escreveu:2º - preve-se o emprego do VBTP com canhão 30mm principalmente nos futuros BIM
3º - está previsto numa seção da BIM VBTP, FT com 30mm acompanhando VBTP somente com torre Platt
4º- o VBTP com 30mm não irá substituir os VBR com 90mm ou 105mm(ainda não foi decidido qual canhão irá ser adotado)
Previsto onde? Já existe QCP dos BIMec?

helio
Sênior
Sênior

#606 Mensagem por helio » Ter Mai 18, 2010 11:51 pm

Guerra escreveu:
helio escreveu:2º - preve-se o emprego do VBTP com canhão 30mm principalmente nos futuros BIM
Previsto onde? Já existe QCP dos BIMec?
Guerra
Estou apenas repassando o que me foi comentado no DCT e por tabela o pensamento do Estado Maior do EB.

Hélio

Moccelin
Sênior
Sênior
Agradeceram: 2 vezes

#607 Mensagem por Moccelin » Qua Mai 19, 2010 2:08 am

O que é foda em acompanhar essas evoluções é que existem MUITAS coisas evoluindo ao mesmo tempo: temos a Remax, temos o Guarani, e atrelado a tudo isso temos a previsão de emprego das diversas versões do Guarani, aí o que acontece, o Guarani evolui, só que chega num ponto que percebem que a Remax ainda não está madura o suficiente pra ser usado nos testes, aí aplica-se um produto que pelo menos tem possibilidade de ser fabricado por aqui (se enquadrando na END), aí o Estado-Maior do EB começa a pensar em cima do que se espera que sejam as Unidades e Sub-Unidades equipadas com a família Guarani, e nós aqui, tentando acompanhar tudo isso ao mesmo tempo hehehehehehe...

Realmente fica difícil, e cada um acaba tendo a sua versão, já que alguns viram a apresentação de um ou outro General ou Diretoria, ou Centro, ou o que quer que seja.

The cake is a lie...
helio
Sênior
Sênior

#608 Mensagem por helio » Qua Mai 19, 2010 11:03 am

Moccelin escreveu:O que é foda em acompanhar essas evoluções é que existem MUITAS coisas evoluindo ao mesmo tempo: temos a Remax, temos o Guarani, e atrelado a tudo isso temos a previsão de emprego das diversas versões do Guarani, aí o que acontece, o Guarani evolui, só que chega num ponto que percebem que a Remax ainda não está madura o suficiente pra ser usado nos testes, aí aplica-se um produto que pelo menos tem possibilidade de ser fabricado por aqui (se enquadrando na END), aí o Estado-Maior do EB começa a pensar em cima do que se espera que sejam as Unidades e Sub-Unidades equipadas com a família Guarani, e nós aqui, tentando acompanhar tudo isso ao mesmo tempo hehehehehehe...

Realmente fica difícil, e cada um acaba tendo a sua versão, já que alguns viram a apresentação de um ou outro General ou Diretoria, ou Centro, ou o que quer que seja.
Vilmar
O que afirmei , foi dita em uma entrevista feita nós da revista Tecnologia & Defesa para fazer o trabalho que publicamos a este respeito. A entrevista foi feita no escritorio do DCT no Rio de Janeiro, bem como na IVECO em 7 Lagoas junto ao chefe do projeto. Não é nada de "ouvi falar" "um cara importante do EB contou" etc...

Um abraço

Hélio

Hélio

Guerra
Sênior
Sênior

#609 Mensagem por Guerra » Qua Mai 19, 2010 12:33 pm

helio escreveu:
Guerra
Estou apenas repassando o que me foi comentado no DCT e por tabela o pensamento do Estado Maior do EB.

Hélio
Ok, Hélio. Só perguntei mesmo por curiosidade. Estou ansioso para saber sobre a infantaria mecanizada.

Guerra
Sênior
Sênior

#610 Mensagem por Guerra » Qua Mai 19, 2010 1:26 pm

Vou explicar melhor o que eu disse.

Eu não quis dizer que o cascavel vai ser substituído totalmente pelo Guarani armado com canhão de 30 mm, mas em parte ele deve sim substituir. O restante das missões atuais do cascavel vão ser substituídas pelo guarani com canhão 105 (por isso eu acho que se for o canhão 90 não faz sentido ter o canhão 30).

O combate mecanizado (atual) não tem muita diferença do combate blindado. A base do nosso combate mecanizado são os CC, e os CC fazendo FT com as VBTP. A partir daí vem o que a cavalaria chama de evoluções, que nada mais é que combinar (ou como falam “adaptar“) blindados de diversas formas. Eu acredito que, pelo menos no inicio, a nossa infantaria mecanizada vai seguir esses conceitos. Por isso eu raciocínio que os novos meios vão ser aplicados dentro dessa doutrina atual.

E como esses três novos meios podem ser empregados?

Um exemplo. Uma das técnicas mais comuns de combate mecanizado é a base de fogos. Existe uma técnica onde se forma um pelotão provisório de CC para fazer base de fogos para os fuzileiros. Em determinadas situações acredito que isso pode ser feito com um canhão de 30 mm. Ou seja, seria a combinação urutu com uma .50 (ou a pé, porque essa tecnica é empregada geralmente quando existe algum obstáculo natural para os blindados ou em outras situações particulares) mais um urutu 30 mm. O canhão de 30 mm substituiria o canhão 105 (vejam que isso não é uma FT). Em outras situações nessa mesma técnica seria empregado uma VBTP (urutu .50 ou a pé) mais um urutu 105.

Outro exemplo. O Urutu constituindo FT com o CC. Nesse caso poderia ser o Urutu com uma .50 ou um urutu com canhão 30 mm poderia constituir uma FT com urutu 105. O exemplo que o Hélio deu, uma VCI (que eu chamei de VCC, porque não acredito que o Urutu 30 mm vai ser utilizado tão cedo na infantaria) empregada junto com uma VBTP em FT (foi o que entendi do exemplo dele), não existe, mas acredito que poderia ser empregado.

E por ultimo um exemplo das três na mesma missão. Na clássica formação em Y para reconhecimento – eu acho – que poderia ser constituída de Urutu .50, Urutu 30 mm e urutu 105.

Eu acho que tudo isso pode ser aplicado na infantaria mecanizada, respeitando a vocação da infantaria para o combate aproximado.
Resumindo, a cavalaria mecanizada deve seguir uma linha para combate embarcado e raramente desembarcado e a infantaria o contrário.
O que acredito que não vai acontecer (e eu estou especulando) é surgir uma organização inflexível. Tanto para a cavalaria mec quanto para a infantaria mec.
O fato dele não ser aerotransportado não quer dizer que não tenha valor. O valor das rodas esta na mobilidade estrategica. Com a possibilidade de ser aerotransportado esse valor aumenta. Mas e o poder de fogo, onde fica?
Eu penso que no caso da necessidade de se fazer deslocamento aerotransportado nada impede de se transportar aquelas viaturas que pode ser transportadas e o restante ser levado depois.

ciclope
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#611 Mensagem por ciclope » Qua Mai 19, 2010 1:44 pm

Na minha opinião quando for o caso de se usar canhões de 90 ou 105mm, já não será um ambiente de quarani na frente de batalha mais sim para um leopard!

Guerra
Sênior
Sênior

#612 Mensagem por Guerra » Qua Mai 19, 2010 2:42 pm

ciclope escreveu:Na minha opinião quando for o caso de se usar canhões de 90 ou 105mm, já não será um ambiente de quarani na frente de batalha mais sim para um leopard!
É mais ou menos isso, Ciclope. O CC é uma arma para destruir blindados. A partir do momento que os CC inimigos estão em ação, quem vai ter se opor a eles é a cavalaria blindada com os LEO.

Então porque ter CC nas tropas mecanizadas? Porque existem manobras com tropas mecanizadas onde pode haver contato com tropas blindadas do inimigo. Porque mesmo a mecanizada não sendo voltada para a destruição das forças blindadas do inimigo, esse pode (com certeza vai) empregar essas forças para destrui-la.

Guerra
Sênior
Sênior

#613 Mensagem por Guerra » Sex Mai 21, 2010 8:32 am

jauro escreveu:Curso de operação e de manutenção da torreta não tripulada dotada de canhão 30 mm UT30 BR
Imagem
Com a presença do Gen Cristino, Gerente do Projeto da Nova Família de Blindados Médios Sobre Rodas, foi aberto no Arsenal de Guerra do Rio de Janeiro (AGR) no dia 03 Maio, o curso de operação e de manutenção da torreta não tripulada dotada de canhão 30 mm UT30 BR.
O material, adquirido à empresa ELBIT para testes na plataforma desenvolvida em parceria com a IVECO, será integrado ao protótipo e outras duas semelhantes à viaturas do lote piloto. O curso, que conta com a participação de 17 militares pertencentes à Escola de Material Bélico, ao Parque Regional de Manutenção 1, ao Centro Tecnológico do Exército, ao Centro de Avaliações do Exército, à Diretoria de Fabricação e ao 15º Regimento de Cavalaria Mecanizado, tem por objetivo habilitar oficiais e praças no emprego de tal sistema de armas, o que permitirá a sua avaliação pelo CAEx.
Alguém sabe o alcance desse canhão?

Junker
Sênior
Sênior

#614 Mensagem por Junker » Sex Mai 21, 2010 3:48 pm

Se for como a UT-30 israelense, o Mk.44 Bushmaster da Alliant, 1500m de alcance efetivo e 2000m de alcance objetivo(máximo?):
The MK44 cannon can provide a maximum effective range of 1500 m, with an
objective range of 2000 m. Cost and accuracy figures are unavailable. This gun can fire
200-400 rounds per minute, along with the options of single shot (200 rpm), burst, and
full automatic fire (400 rpm).
http://www.atk.com/customer_solutions_i ... 40mm_c.asp

http://rocket.itsc.uah.edu/u/education/ ... _rev05.pdf

jauro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 212 vezes
Agradeceram: 610 vezes

#615 Mensagem por jauro » Qua Mai 26, 2010 8:11 pm

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
EXTRATO DE TERMO ADITIVO
Espécie: Termo Aditivo Nº 00001/2010 ao Convênio Nº 00001/2009.
Nº Processo: 0905600. Convenentes: Concedente : DEPARTAMENTO
DE CIENCIA E TECNOLOGIA, Unidade Gestora: 160076, Gestão:
00001. Convenente : FUNDACAO RICARDO FRANCO, CNPJ
nº 02.519.717/0001-70. Objeto: Avaliação do protótipo e a produção
do lote piloto ( 16 unidades) da viatura blindada transporte de pessoal,
média de rodas, 6x6
(VBTP-MR).. Crédito Orçamentário:
PTRES: 3562, Fonte Recurso: 0100000000, ND: 445039, Num Empenho:
2010NE900131. Vigência: 17/08/2009 a 11/12/2011. Data de
Assinatura: 25/05/2010. Signatários: Concedente AUGUSTO HELENO
RIBEIRO PEREIRA, CPF nº 178.246.307-06, Convenente : EDIVAL
PONCIANO DE CARVALHO, CPF nº 027.827.317-34.
(SICONV - 25/05/2010)

"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Responder