Rafale BR - News

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
rcolistete
Sênior
Sênior

Re: Rafale BR - News

#601 Mensagem por rcolistete » Sáb Mar 22, 2008 4:27 pm

Immortal Horgh escreveu:
Quando disse insultos pessoais, não foi no sentido com palavras de baixo calão ou coisa parecida, mas um clima de tentar desmerecer um ao outro. Pode ser que não tenhamos esse intuito, mas essa foi a minha impressão.

[ ]s
Olá pessoal,

Há uma grande diferença entre adjetivar as pessoas (o que não ocorreu nem contra mim nem contra outros) e adjetivar as afirmações e idéias. A última forma é o procedimento normal em debates.

No Brasil, quase todo o sistema educacional não forma as pessoas para debates. Há países que desde crianças (menos de 10 anos) se pratica e motiva o debate entre elas e professores, etc.

[]s, Roberto

Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#602 Mensagem por Bourne » Sáb Mar 22, 2008 4:58 pm

rcolistete escreveu: No Brasil, quase todo o sistema educacional não forma as pessoas para debates. Há países que desde crianças (menos de 10 anos) se pratica e motiva o debate entre elas e professores, etc.

[]s, Roberto
O sistema educacional brasileiro não é feito para os alunos pensarem e questionarem. Um efeito indireto é a formação de professores que, simplesmente, não adimitem questionamentos ou criticas e depois se vigam de infeliz que as fez (já senti isso na pele).

Por exemplo, os artigos em economia publicados no Brasil não tem ousadia, inovação e inter-disciplinariedade de um país como os EUA. No fundo tratam sempre dos mesmos temas, defendem as mesmas idéias, chegam as mesmas conclusões e, ainda, fazem fama com isso. Nos EUA os caras não tem medo de ousar, não ficam presos aos velhos paradigmas, tentam novas abordagens, temas e idéias. Eu leio muito mais a produção cientifica em economia dos EUA e Europa do que a brasileira.

Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#603 Mensagem por Immortal Horgh » Sáb Mar 22, 2008 5:01 pm

born escreveu:
rcolistete escreveu: No Brasil, quase todo o sistema educacional não forma as pessoas para debates. Há países que desde crianças (menos de 10 anos) se pratica e motiva o debate entre elas e professores, etc.

[]s, Roberto
O sistema educacional brasileiro não é feito para os alunos pensarem e questionarem. Um efeito indireto é a formação de professores que, simplesmente, não adimitem questionamentos ou criticas e depois se vigam de infeliz que as fez (já senti isso na pele).

Por exemplo, os artigos em economia publicados no Brasil não tem ousadia, inovação e inter-disciplinariedade de um país como os EUA. No fundo tratam sempre dos mesmos temas, defendem as mesmas idéias, chegam as mesmas conclusões e, ainda, fazem fama com isso. Nos EUA os caras não tem medo de ousar, não ficam presos aos velhos paradigmas, tentam novas abordagens, temas e idéias. Eu leio muito mais a produção cientifica em economia dos EUA e Europa do que a brasileira.

Eu já sofri isso com um professor de filosofia, mas fiz o desgraçado pagar caro :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

[ ]s

Slavsya, Otechestvo nashe svobodnoye,
Druzhby narodov nadyozhny oplot,
Znamya sovetskoye, znamya narodnoye
Pust' ot pobedy k pobede vedyot!
Anderson TR
Sênior
Sênior

#604 Mensagem por Anderson TR » Dom Mar 23, 2008 3:29 am

Eu creio que os posts sobre o Rafale, nesse debate, e outros aviões, como é o caso do Grippen e do Sukhoi, se esquecem primordialmente das características do Brasil que não se adequam a caracteristica da Suécia(produtora do Grippen) e da França (Rafale), sobre autonomia de vôo no extenso territótio Brasileiro sem reabastecimento.
Sempre foi uma das demandas da FAB um caça de maior autonomia de vôo e capacidade de alcançar da base qualquer ponto do país.
Citei dois, mas o que pesa contra o Sukhoi são problemas logísticos originário da crise da Extinta União Soviética, mas que possui proporções territóriais equivalentes à nossa e a necessidade de maior autonomia de radar e de vÔo, tanto que países que não se alinham tanto assim com os EUA utilizam caças Russos (mig, Sukhoi) e possuem a peculiaridade de serem países com grandes extensões( India, China).
Não estou aqui defendendo esse ou aquele caça, apenas estou traduzindo minha preocupação com o futuro da aviação Brasileira, haja vista, qualquer compra agora, com entrega imediata(próximos 5 anos) servirão como remendo ou base para projetos futuros que crescerão conforme cresça a importância do brasil no cenário mundial.
Muitos dizem que o Brasil não precisa de um caça de 5º geração, que concordo de momento, mas num futuro não muito distante de 10 à 20 anos, com possibilidades de se aumentarem as exigências e responsabilidades do Brasil na ONU e nos conselhos de segurança o Brasil vai precisar sim mostrar força( vejam os exemplos dos candidatos a cadeira permanente na ONU, China e India) que fazem parte das prováveis potências futuras.
Discussões à parte sobre temas técnicos, o Brasil vai procurar algo que o coloque na linha de frente do cenário internacional futuro, e independentemente do que venha a adquirir deve ser levado em conta nossas característica (extensão,área de floresta) e saber se caças como o Grippen, que são menores e cumprem bem as necessidades de países como Suécia(menor extensão territorial) ou Rafale que são a aposta da França para sua FA(s) apesar de não ter conseguido ainda concretizar de vez seus projetos e implacar boas vendas internacionais e também com relação a autonomia de vôo.
Quanto ao Sukhoi, deixando preferências de lado e pensando no Brasil, o grande problema é saber se realmente será resolvido seus problemas logísticos e até que ponto irá bem o novo Su-35-1.....O mais é imaginar se os outros caças que são preferências de outros foristas, por motivos diversos(que não irei entrar em detalhes) serão simplesmente compras tampão com autonomia iguais aos nossos caças atuais(claro que com melhores logísticas "incomparável) ou se serão modificados para atender nossas peculiaridades territóriais e necessidades de possíveis empregos que vão desde a floresta Amazônica até as plataformas de petróleo da Amazônia azul....obrigado à todos :wink:

Imagem
Jesus Cristo meu Senhor -"O Leão da tribo de Judah"!!!
Valdemort
Sênior
Sênior
Agradeceu: 15 vezes
Agradeceram: 20 vezes

#605 Mensagem por Valdemort » Dom Mar 23, 2008 7:01 am

Acho que antes de mais nada deveria ser pensado um projeto amplo de defesa para a FAB e demais forças . Sei que a noticias e mais noticias falando sobre o tema mas ainda não vi nenhuma com informações conclusivas sobre o tema . Digo : qual seria o caça adequado pra tal função? Bi mono?Quantos ?que bases poderia operar quais alternados? que tipo de reabastecimento? REVO? Qual tipo?(vetor) aeroportos civis? Caça usado ou novo ? Quantos ? e prazo de entrega? estão operacionais ou precisa de reformas ? o novo, qual prazo de entrega .
Minha leiga opinião seria 1 remendão tipo Gripen usados ou F18 / F15 / F16 tambem usados e já projetando 1 equipamento de 5 GEN para um futuro próximo como 2020 . Poderia ser PAK , F35, F22 ou 1 desemvolvimento em conjunto entre a Embraer , SAAB , Dassoult ou qualquer outra que venha a se interessar.

"O comunismo é a filosofia do fracasso, o credo da ignorância e o evangelho da inveja. Sua virtude inerente é a distribuição equitativa da miséria".
Winston Churchill
Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#606 Mensagem por Immortal Horgh » Dom Mar 23, 2008 2:47 pm

Valdemort escreveu:Acho que antes de mais nada deveria ser pensado um projeto amplo de defesa para a FAB e demais forças . Sei que a noticias e mais noticias falando sobre o tema mas ainda não vi nenhuma com informações conclusivas sobre o tema . Digo : qual seria o caça adequado pra tal função? Bi mono?Quantos ?que bases poderia operar quais alternados? que tipo de reabastecimento? REVO? Qual tipo?(vetor) aeroportos civis? Caça usado ou novo ? Quantos ? e prazo de entrega? estão operacionais ou precisa de reformas ? o novo, qual prazo de entrega .
Minha leiga opinião seria 1 remendão tipo Gripen usados ou F18 / F15 / F16 tambem usados e já projetando 1 equipamento de 5 GEN para um futuro próximo como 2020 . Poderia ser PAK , F35, F22 ou 1 desemvolvimento em conjunto entre a Embraer , SAAB , Dassoult ou qualquer outra que venha a se interessar.
Cara, você quer mais conclusivo que o ministro da defesa de seu país dizer "se é que compraremos"?

[ ]s

Slavsya, Otechestvo nashe svobodnoye,
Druzhby narodov nadyozhny oplot,
Znamya sovetskoye, znamya narodnoye
Pust' ot pobedy k pobede vedyot!
alcmartin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 64 vezes
Agradeceram: 59 vezes

#607 Mensagem por alcmartin » Dom Mar 23, 2008 6:29 pm

[047] Caramba...41 paginas...até p/ficar na varanda o forum dá trabalho! 3 dias só p/tirar o atraso. :D

Quanto aos debates, sugiro aos colegas bastante moderação...e não trabalho p/o moderador,hehe... :D
Um pouco menos de torcida, povo. Lembremo-nos que todos modelos tem suas limitações, desvantagens e os que ainda(aparentam) não ter, em breve o terão. Porque é a marcha inexoravel do progresso da tecnologia. Menos torcida para países, também. Lembrem que são brasileiros e é para o Brasil que tem que torcer. Americanos, russos, franceses, suecos...no fim, todos vão é querer tirar sua "lasquinha" conosco...
Talvez, bem mais importante que a escolha do vetor em si, seja o processo de transformação da mentalidade de defesa em nosso país. Simploriamente falando, uma mentalidade "guerreira" pode superar até desvantagens tecnologicas e numéricas. Taí Israel para comprovar...

Torçamos para que "nunca na historia desse país" a defesa melhore de fato...

abs a todos

abs!

alcmartin
Sênior
Sênior

#608 Mensagem por alcmartin » Dom Mar 23, 2008 6:58 pm

born escreveu:
rcolistete escreveu: Insultos pessoais ??? Onde ? Não fui ofendido e não ofendi ninguém. Questionei afirmações, idéias.

Assista um programa "Hard Talk" da BBC, algo que simplesmente não existe equivalente no Brasil. Há entrevistas em que o entrevistado até se levantou e foi embora (Henry Kissinger !!!)... não ocorrem ofensas, mas se debate para valer.

Quem quiser continuar chamando o "RBE-2 radar cego" que o faça, mas eu ou qualquer um, incluindo o pipoqueiro da esquina, temos o direito de questionar tal afirmação.

[]s, Roberto
Eu li os últimas péginas e não encontrei nenhuma ofensa pessoal, apenas identifiquei que o debate está "pegado", tal como deve ser um debate.

Como o Roberto disse qualquer um tem o direito de questionar as afirmações que não concorda. Especialmente, quando se fala que o Su-35BM é uma maravilha e que o radar do Rafale é cego. Ou quando se fala que os russos não são confiáveis é preconceito.
Born, boa noite.

Permita-me, é só um toque (no bom sentido :D )mas creio que está equivocado no tocante a opiniões generalizadas, no caso, sobre os russos. Não sou russo, nem quero ser, nem sou defensor generalizado de equipamento russo. Gosto tanto do SuXX, quanto de um F15.
No entanto, eu ficaria muito chateado se alguem dissesse que os brasileiros não são confiáveis...acho que pode até citar casos em que um governo ou empresas russas tiveram más atitudes, mas não de um povo todo...a forma como escreve mostra preconceito, sim. E passível até de punição prevista no regulamento do forum:

VII – DAS REGRAS DE CONDUTA

7.1) Não é(são) permitido(a) (s):
7.1.3) Qualquer tipo de insulto a qualquer grupo de pessoas ou minorias, seja de caráter religioso, político, étnico, regional, ideológico e/ou racional

Então, critique, mas mais direto, e aí acho que não fica tão pesado... :wink:

abs!

AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#609 Mensagem por AlbertoRJ » Dom Mar 23, 2008 7:22 pm

alcmartin escreveu:
Permita-me, é só um toque (no bom sentido :D )mas creio que está equivocado no tocante a opiniões generalizadas, no caso, sobre os russos. Não sou russo, nem quero ser, nem sou defensor generalizado de equipamento russo. Gosto tanto do SuXX, quanto de um F15.
No entanto, eu ficaria muito chateado se alguem dissesse que os brasileiros não são confiáveis...acho que pode até citar casos em que um governo ou empresas russas tiveram más atitudes, mas não de um povo todo...a forma como escreve mostra preconceito, sim. E passível até de punição prevista no regulamento do forum:

VII – DAS REGRAS DE CONDUTA

7.1) Não é(são) permitido(a) (s):
7.1.3) Qualquer tipo de insulto a qualquer grupo de pessoas ou minorias, seja de caráter religioso, político, étnico, regional, ideológico e/ou racional

Então, critique, mas mais direto, e aí acho que não fica tão pesado... :wink:

abs!
Desculpe-me pela intromissão, mas acho acho exagero citar tais regras de conduta quando o colega born não usou o termo "russos" se referindo ao povo ou etnia russa mas sim claramente ao país, no contexto político, na transparência de atitudes do seu governo e no âmbito comercial. O mesmo é dito em relação a franceses e americanos, por exemplo, sem maiores problemas, inclusive aqui nesse tópico.
Acho bom ajudarmos os moderadores e a sua intenção é inteiramente louvável mas creio apenas que o exemplo não foi o mais adequado.

Grande abraço.

Alberto -
alcmartin
Sênior
Sênior

#610 Mensagem por alcmartin » Dom Mar 23, 2008 8:36 pm

opa, boa noite, projeto!
É conversando que a gente se entende!
Não foi minha primeira intenção ajudar a moderação, não...é que acho injusto mesmo...tanto que citei se fosse dirigido a nós, não gostaria. E estico o comentário a quem se refere da mesma maneira a americanos, franceses ou a qualquer povo.
Se o emprego foi conforme mencionou, sem problema e então me desculpe pela precipitação, Born... :wink: Fica a sugestão de uma referencia mais explicita...
E repito, não é o caso de ser politicamente correto, mas sim de uma postura correta, até porque temos participantes estrangeiros aqui, incluindo um russo.
E conforme já citado aqui, não tem coisa mais desagradavel que quando vai a um forum internacional e se lê aquelas interminaveis brigas sem sentido...

abs!

Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#611 Mensagem por Bourne » Seg Mar 24, 2008 12:38 am

Eu ia esclarecer, mais o "Projeto" já disse tudo :wink:

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#612 Mensagem por Bolovo » Seg Mar 24, 2008 7:03 am

Estão batendo demais no Rafale sem razão alguma.

Parem com isso, é sim um bom avião.

Apesar do menor alcance comparado com os outros, o RBE é um bom radar, muito flexível e versátil. A falta de alcance pode ser compensado pelo uso de AEW, que convenhamos, estará presente em qualquer futuro conflito, real ou simulado, que a FAB se meter. Em conjunto com o sistema SPECTRA (que é excelente, vide o exercício contra os F-16 gregos que era derrubados só porque ligavam o radar) e os mísseis MICA (em breve METEOR também), o Rafale é um adversário que NENHUM avião no planeta gostaria de ter em sua frente. A versão AESA do RBE (acho que será a RBE2?) será um baita dum radar e será a base para o radar AESA do Gripen e do Typhoon. E o melhor, já está com o desenvolvimento financiado pelo MoD francês.

E quem fala isso é um cara que é GRIPEIRO, que discorda 99% das vezes do Prick e não considero, nem de longe, o Rafale a melhor opção do FX, apesar de achar bem atraente o pacotão francês. Utilizo outras características do Rafale para coloca-lo de fora da minha "wish list", mas com certeza não é o radar vesgo, o motor fraquinho, entre essas que soltaram por aí esses dias.

Para quem tem curiosidade da "Bolovo's Wish List"
Em primeiro lugar, Gripen C ou NG; segundo lugar, qualquer coisa que venha dos EUA, de preferência F-16 ou F/A-18; terceiro lugar, Eurofighter; quarto lugar, Rafale; quinto lugar, família Flanker e Fulcrum em geral. O F-35 e o PAK-FA eu acho interessante, mas ainda não estão maduros o suficiente, além disso, acho que não temos tanto $$$ para nós arriscarmos assim, apesar de ser tentador uma participação em qualquer um dos dois.

Alias, isso de ter que comprar F-16 para ter F-35 ou comprar Su-35 para ter PAK-FA é pura lenha. Eu não consigo imaginar o diretor do projeto PAK-FA falar "Muito obrigado Brasil, mas não precisamos de sua participação e nem o seu dinheiro (vamos supor, 1 bi de verdinhas) no projeto PAK-FA, porque vocês compraram o avião tal (qualquer um que não seja russo), passar bem".

:roll:

Bem, minha opnião, né. [100]

Editado pela última vez por Bolovo em Seg Mar 24, 2008 7:11 am, em um total de 1 vez.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Valdemort
Sênior
Sênior
Agradeceu: 15 vezes
Agradeceram: 20 vezes

#613 Mensagem por Valdemort » Seg Mar 24, 2008 7:56 am

Caro Bolovo parabens pela sua Wish list e parecido com oque eu idealizaria para ter 1 FAB digamos OK .Eu nao tenho wish list por nao ser da area ( sou piloto de linha aerea ) . So acho que e inevitavel o atualizacao da defesa Brasileira .A Bolivia esta a 1 passo de 1 guerra civil e provavelmente com a participacao do Chavez, ele ja declarou que vai em socorro do Evo. Pra espirrar ( tipo violacao de territorio e espaco aereo )no Brasil nao custa muito a nao ser que estejamos preparados pra rechacar .
Chavez esta louco por 1 conflito pra se aplumar no seu governo, no embate com a Colombia ele amarelou , talvez por saber que ainda nao seria a hora .
Acredito que o MD esta atento e so por isso que tenho certesa de que o reequipamento de todas as forcas saem .

Desculpem mas meu teclado nao acentua nada ... :mrgreen:

"O comunismo é a filosofia do fracasso, o credo da ignorância e o evangelho da inveja. Sua virtude inerente é a distribuição equitativa da miséria".
Winston Churchill
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#614 Mensagem por Bolovo » Seg Mar 24, 2008 8:13 am

Valdemort escreveu:Caro Bolovo parabens pela sua Wish list e parecido com oque eu idealizaria para ter 1 FAB digamos OK .Eu nao tenho wish list por nao ser da area ( sou piloto de linha aerea ) . So acho que e inevitavel o atualizacao da defesa Brasileira .A Bolivia esta a 1 passo de 1 guerra civil e provavelmente com a participacao do Chavez, ele ja declarou que vai em socorro do Evo. Pra espirrar ( tipo violacao de territorio e espaco aereo )no Brasil nao custa muito a nao ser que estejamos preparados pra rechacar .
Chavez esta louco por 1 conflito pra se aplumar no seu governo, no embate com a Colombia ele amarelou , talvez por saber que ainda nao seria a hora .
Acredito que o MD esta atento e so por isso que tenho certesa de que o reequipamento de todas as forcas saem .

Desculpem mas meu teclado nao acentua nada ... :mrgreen:
Piloto de linha aérea? Que Legal! Falta pouco pro meu irmão ser também, na verdade só falta entrar numa Empresa Aérea, o resto ele já fez. :mrgreen:

Também não sou da aérea, sou apenas entusiasta (como 99% do fórum).

Minha lista não é por performance ou coisa parecida. É mais por questões técnicas ou políticas mesmo. Acho todos os aviões de cada voando atualmente incriveis, todos cumprem os requisitos da FAB (seja lá qual for eles) com folga. Se amanha aparecer um Rafale voando nas cores da FAB, vou estar comemorando mais que o Prick, ou se aparecer um Su-35 vou estar comemorando mais do que o Carlos Mathias. O que importa é vir um vetor novo e acabar com essa novela que eu acompanho desde 1997!!! Faz 11 anos! Cara, eu estava 2º série do ensino primário (sei lá que série essa hoje) e hoje eu estou estudando na USP e ainda está na mesma!

Por isso defendo qualquer coisa mais barato de operação (Principalmente o Gripen ou F-16, como o Chile fez), que possa vir aos montes e com uma melhor distribuição deles pelo país. Ter praticamente 100% da aviação de caça na região Centro-Sul é um conceito um pouco defasado. O custo de compra eu tô nem aí, isso é financiado e é pago em vezes e é diluído no longo dos anos. Pagar sei lá quantos bilhões de dólares em 30 anos não é tão assustador. É mais fácil que comprar carro zero. A minha tese é essa. Eu defendo isso e eu ACHO que estou certo. :lol:

Mas voltando ao tema do tópico, por isso estou defendendo o francesinho do Rafale, estão só vendo os lados negativos do caça e ofuscando os positivos, que ele tem vários. Mas repito que não o escolheria hoje para a FAB, mas por outros motivos.

Abs. :wink:

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Plinio Jr
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#615 Mensagem por Plinio Jr » Seg Mar 24, 2008 9:15 am

Disse anteriormente em outro tópico, que esta novela de FX já deu o que tinha que dar....muito se fala...nada de concreto...são anos de favoritos e nada efetivo...

Continuamos com os poderosos F-5s... :wink:

¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
Responder