Estão batendo demais no Rafale sem razão alguma.
Parem com isso, é sim um bom avião.
Apesar do menor alcance comparado com os outros, o RBE é um bom radar, muito flexível e versátil. A falta de alcance pode ser compensado pelo uso de AEW, que convenhamos, estará presente em qualquer futuro conflito, real ou simulado, que a FAB se meter. Em conjunto com o sistema SPECTRA (que é excelente, vide o exercício contra os F-16 gregos que era derrubados só porque ligavam o radar) e os mísseis MICA (em breve METEOR também), o Rafale é um adversário que NENHUM avião no planeta gostaria de ter em sua frente. A versão AESA do RBE (acho que será a RBE2?) será um baita dum radar e será a base para o radar AESA do Gripen e do Typhoon. E o melhor, já está com o desenvolvimento financiado pelo MoD francês.
E quem fala isso é um cara que é GRIPEIRO, que discorda 99% das vezes do Prick e não considero, nem de longe, o Rafale a melhor opção do FX, apesar de achar bem atraente o pacotão francês. Utilizo outras características do Rafale para coloca-lo de fora da minha "wish list", mas com certeza não é o radar vesgo, o motor fraquinho, entre essas que soltaram por aí esses dias.
Para quem tem curiosidade da "Bolovo's Wish List"
Em primeiro lugar, Gripen C ou NG; segundo lugar, qualquer coisa que venha dos EUA, de preferência F-16 ou F/A-18; terceiro lugar, Eurofighter; quarto lugar, Rafale; quinto lugar, família Flanker e Fulcrum em geral. O F-35 e o PAK-FA eu acho interessante, mas ainda não estão maduros o suficiente, além disso, acho que não temos tanto $$$ para nós arriscarmos assim, apesar de ser tentador uma participação em qualquer um dos dois.
Alias, isso de ter que comprar F-16 para ter F-35 ou comprar Su-35 para ter PAK-FA é pura lenha. Eu não consigo imaginar o diretor do projeto PAK-FA falar "Muito obrigado Brasil, mas não precisamos de sua participação e nem o seu dinheiro (vamos supor, 1 bi de verdinhas) no projeto PAK-FA, porque vocês compraram o avião tal (qualquer um que não seja russo), passar bem".
Bem, minha opnião, né.
![[100]](./images/smilies/100.gif)