Como não? O uso dos M1 e M2 no Iraque é intensivo! Fotos no Iraque:ciclope escreveu:Só uma consideração, os americanos já não utilizam tanques sobre esteiras no Iraque, pois o mesmo serviço pode ser feito pelos piranha três e mesmo durante a guerra propriamente dita os tanques e blindados sobre esteiras em geral sequer foram utilizados em combate, pois toda a oposição seria foi varrida do mapa pelos helicópteros de ataque e caças.
Leopard 1A5 do EB
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
- Bolovo
- Sênior
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Dieneces, você se refere a blindados antigos e desatualizados 6X6 e não nos esqueçamos que tanques também atolam, porém fica a pergunta o que e mais fácil de desatolar um tanque de 60 toneladas ou um blindado de 15 ou 20 toneladas?
E qual deles teria uma logística melhor pelos rincões desse Brasil. Vejam bem eu não estou defendendo o abandono dos MBTs, só estou dizendo que não hoje más amanha os tanques não serão nem tão pesados nem tão blindados como os de hoje e que os veículos de combate de infantaria e transporte de tropas serão sobre rodas. As guerras do futuro serão urbanas.
E qual deles teria uma logística melhor pelos rincões desse Brasil. Vejam bem eu não estou defendendo o abandono dos MBTs, só estou dizendo que não hoje más amanha os tanques não serão nem tão pesados nem tão blindados como os de hoje e que os veículos de combate de infantaria e transporte de tropas serão sobre rodas. As guerras do futuro serão urbanas.
Más não fazem nada que um blindado sobre rodas não faria com a vantagem de ser mais silencioso e rápido nas aproximações. Seriam ações nos moldes do que o exercito faz no Haiti com os antiquados urutus.
Os israelenses usam e abusam dos tanques em áreas mal urbanizadas palestinas e mesmo ali eles têm a sorte de não encontrar uma oposição antitanque adequada.
Os israelenses usam e abusam dos tanques em áreas mal urbanizadas palestinas e mesmo ali eles têm a sorte de não encontrar uma oposição antitanque adequada.
- Dieneces
- Sênior
- Agradeceu: 9 vezes
- Agradeceram: 10 vezes
Ciclope , era corriqueira a visão dos Abrams no Iraque e nenhum blindado sobre rodas tem blindagem suficiente para sobreviver em ambientes urbanos naquelas plagas , com espaços curtos cujo inimigo massivamente usava RPGs quase à queima-roupa...ciclope escreveu:Ate onde eu saiba nenhum são apenas estudos conceituais. Porem vários exércitos já substituíram blindados de esteira como os M-113 por blindados sobre rodas como o piranha 3 por exemplo.
Só uma consideração, os americanos já não utilizam tanques sobre esteiras no Iraque, pois o mesmo serviço pode ser feito pelos piranha três e mesmo durante a guerra propriamente dita os tanques e blindados sobre esteiras em geral sequer foram utilizados em combate, pois toda a oposição seria foi varrida do mapa pelos helicópteros de ataque e caças.
Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
- Dieneces
- Sênior
Te darei um exemplo , um blindado sobre rodas atola até no plano (ambiente turfoso , banhados )...as fotos que mostraram nesse tópico de M-60 atolado , um foi numa serra da mata atlântica e bem lamacenta e o outro foi num barranco acentuado com um córrego lá no fundo...ambientes que um equipamento com rodas nem "enfrenaria"...os veículos com lagartas também evoluem : Um Leo 2 , com quase 60 ton , exerce menos pressão sobre o solo do que um Leo 1 , com pouco mais de 40 ton...vejo hoje que estão abandonando as lagartas aqueles países que acreditam que não mais enfrentarão conflitos de real magnitude...o Canadá , que já pensou em abandonar lagartas , está trocando seus Leo1 por Leo2 para combater no Afeganistão...ciclope escreveu:Dieneces, você se refere a blindados antigos e desatualizados 6X6 e não nos esqueçamos que tanques também atolam, porém fica a pergunta o que e mais fácil de desatolar um tanque de 60 toneladas ou um blindado de 15 ou 20 toneladas?
Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Eu diria que todos os países que estão usando MBT´s para combater guerrilheiros, já perderam a guerra, não se combatem com meios convencionais, guerras assimétricas. Tem que por gente mesmo no TO, e vão morrer, se não querem fazer isso, e aí ficam bricando de guerra, onde a cada dia perdem mais o controle do Afeganistão.
O mesmo ocorria no Iraque, as coisas só melhoram quando conseguiram dividir a oposição e aumentar a quantidade de tropas no TO.
[]´s
O mesmo ocorria no Iraque, as coisas só melhoram quando conseguiram dividir a oposição e aumentar a quantidade de tropas no TO.
[]´s
- Dieneces
- Sênior
Ciclópico amigo, as guerras do futuro serão urbanas , rurais , mistas , de maior ou menor envergadura...existirão de todo tipo...até as virtuais...que aqui chamamos de "guerra de bugio" (só grito) , analise os conflitos do Golfo , o do Sri Lanka , o do Congo , o da Somália , o do Afeganistão , o da Geórgia , o da Chechênia , o da falecida Iugoslávia , o do Sudão , a tensão permanente indo-paquistanesa , a tensão entorno do Irã , questão palestina , fundamentalismo islâmico contra o ocidente , fundamentalismo islâmico contra o oriente (china) , fundamentalismo islâmico contra islâmicos mais brandos , fundamentalismo islâmico contra fundamentalismo islâmico mais fundamentalista ainda, o vale do Cenepa , a fronteira chileno-peruana , o Chávez , Taiwan , Heleno-Turca , Sírio-Turca , Iraquiano-Turca , Perso-Turca , Turco-Turca , etc...há conflitos de todos tamanhos e naturezas , há os resolvidos , os não ainda resolvidos e os insolúveis e não há fórmulas feitas para dirimir qualquer um deles que seja...ciclope escreveu:Dieneces, você se refere a blindados antigos e desatualizados 6X6 e não nos esqueçamos que tanques também atolam, porém fica a pergunta o que e mais fácil de desatolar um tanque de 60 toneladas ou um blindado de 15 ou 20 toneladas?
- Dieneces
- Sênior
Mas contra o Hezbollah , com farto equipamento ATGW e RPGs em profusão , só iam os Merkava , o resto acompanhava de longe...Haiti não é guerra e patrulha policial...MRAPS seriam mais adequados que Urutus/Piranhas....ciclope escreveu:Más não fazem nada que um blindado sobre rodas não faria com a vantagem de ser mais silencioso e rápido nas aproximações. Seriam ações nos moldes do que o exercito faz no Haiti com os antiquados urutus.
Um Merkava em gaza é fácil, prédios frágeis em sua maioria com no Maximo três andares. Quero ver a manobrabilidade de um merkava em São Paulo, Rio,Assunção, La paz ou Caracas.
Tanques em perímetros urbanos densos são alvos fáceis para soldados preparados com armas antitanque. Já foi dito aqui mesmo que na campanha do Líbano vários merkavas foram destruídos é eles não estavam adequadamente preparados.
Nas guerras modernas os tanques pesados são em geral lentos e barulhentos o suficiente para serem localizados e alvejados.
E como já foi dito: Cada país deve se adequar as suas realidades operacionais.
O que serve para americanos e israelenses não serve para Brasileiros.
Tanques em perímetros urbanos densos são alvos fáceis para soldados preparados com armas antitanque. Já foi dito aqui mesmo que na campanha do Líbano vários merkavas foram destruídos é eles não estavam adequadamente preparados.
Nas guerras modernas os tanques pesados são em geral lentos e barulhentos o suficiente para serem localizados e alvejados.
E como já foi dito: Cada país deve se adequar as suas realidades operacionais.
- Guerra
- Sênior
- Agradeceu: 53 vezes
- Agradeceram: 135 vezes
Mas espera ai, que estória é essa que os M1 não foram utilizados? Quem destruiu o exército iraquiano foram esses blindados combinados com helicopteros.ciclope escreveu: os americanos já não utilizam tanques sobre esteiras no Iraque, pois o mesmo serviço pode ser feito pelos piranha três e mesmo durante a guerra propriamente dita os tanques e blindados sobre esteiras em geral sequer foram utilizados em combate, pois toda a oposição seria foi varrida do mapa pelos helicópteros de ataque e caças.
E se eles (EUA) não estão usando mais é porque a guerra passou a ser uma guerrilha. E o M1 (como todo CC) tem suas limitações em area urbana.
A guerra do Iraque (o comabte inicial) foi um caso totalmente a parte. A coligação tinha total supremacia aerea. Mas eu duvido que qualquer pais enfrentando outro de igual poder militar vá abrir mão de blindados sobre lagartas.
A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
- Guerra
- Sênior
Cara, isso quem pode dizer é só Deus. Guerra em localidades existe desde da epoca de Cristo, assim como no deserto, em selva e na neve. O fato é que o melhor desempenho em qualquer terreno é das lagartas.ciclope escreveu: As guerras do futuro serão urbanas.
Eui creio que o uso de rodas será maior, mas isso não quer dizer que as lagartas vão desaparecer. Eu acho que os blindados sobre lagartas vão continuar sendo a principal peça de manobra de qualquer exército ainda por muito tempo.
- RobsonBCruz
- Sênior
- Agradeceu: 451 vezes
- Agradeceram: 235 vezes
Se eu não me engano, cada esquadrão de cavalaria mecanizada é composto de um pelotão de comando, um pelotão de apoio e três pelotões de cavalaria mecanizada.eu sou eu escreveu:estou fazendo uma pesquisa das unidades de cavalaria do eb, e gostaria de saber qual a dotação de um esquadrão de cavalaria mecanizada, quantos pelotões tem, e qual a quantidade de veiculos por favor, assim como qual a dotação de um BIB nos dias atuais...
Cada pelotão de cavalaria mecanizada é composto de:
comando = 1 jeep
exploradores = 4 jeeps c/metraladoras (2) e rádios (2)
blindados = 2 EE-9 Cascavel e 1 EE-11 Urutu
apoio = 1 jeepão c/morteiro rebocado
Pergunto aos entendidos (no bom sentido): Como ficará (ou deveria ser) a composição com a nova família de blindados médios s/rodas?
Um abraço.
Robson
- Guerra
- Sênior
Ciclope, qualquer blindado é alvo fácil em localidades. O grande problema do CC numa localidade é quantidade de ângulos mortos (a curta distancia) onde ele não consegue bater. Um cara de cima de um prédio acerta um CC sem o blindado poder disparar, ou um atirador pode aparecer numa esquina e bater o blindado a curta distancia. E a grande vantagem das rodas nessas situações é mobilidade que é maior em estradas ( essa mobilidade cai por terra quando os escombros começam a aparecer). Mas numa operação num terreno descampado (que é onde ocorre a maioria dos combates, a localidade é só uma fase dessas operações) a lagarta é decisiva.ciclope escreveu:Um Merkava em gaza é fácil, prédios frágeis em sua maioria com no Maximo três andares. Quero ver a manobrabilidade de um merkava em São Paulo, Rio,Assunção, La paz ou Caracas.
Para fins de planejamento o Bld SR faz 12 km/h contra 8 km/h de um bld SL. Mas isso na pratica num funciona nem a pau. emos que levar em conta que numa operação existem limites e linhas de controle que são estabelecidas durante o planejamento. A frente de um pelotão CC se não me engano vai de 200 a 400 metros.
Agora imagina, dividir com mais 3 CC (fora as VBTPs) um corredor de 200 metros por 40 km recebendo fogos de todos lado (sem contra que os ultimos 100 metro o inimigo vai jogar até a pia da cozinha em vc), sem poder sair desses limites.
Vai chegar uma hora que o SR não vai poder passar e vai atrasar.
Desde da primeira guerra (antes do blindados), a surpresa num ataque nunca foi absoluta. Atualmente, a 30 km vc já começa sofrer interferências na guerra eletrônica. Isso sem contar os diversos meios de detecção. O barulho é o que menos conta. Vou até mais além, o barulho do blindado é parte do pacote. Isso faz parte da ação de choque.
Por isso eu digo que aqui no Brasil precisamos de brigadas de infantaria mecanizadas (sobre rodas). Por que o que nos temos para destruir um inimigo são duas brigadas blindadas (5ª e a 6ª). Esse negocio de PQDT, FE, aeromovel é muito bonito de se ver, mas na hora do barata-voa o que decidi são as forças blindadas (salvo em terrenos com características muito especiais). Ou seja, se numa guerra perdemos uma brigada (o que pode ocorrer em poucas horas de combate). Temos que passar para defensiva.E como já foi dito: Cada país deve se adequar as suas realidades operacionais.
-
- Sênior
- Agradeceu: 88 vezes
- Agradeceram: 4 vezes
Bom dia a todos,
Novamente concordo com vc Guerra. Na antiguidade os famosos cercos em cidades geralmente eram precedidos por uma batalha de campo (geralmente próxima ao perímetro defensivo destas), na qual os defensores da cidadela mediam forças, testavam a capacidade das forças atacantes. Logo após esse embate inicial as tropas defensoras recuavam para as fortificações da cidade e aí se começava o cerco. É bom salientar, que os exércitos atacantes só começaram a obter sucesso em vencer a resistência dos defensores com o advento dos famosos instrumentos de cerco: catapultas e escorpiões (gênese dos canhões), torres e arietes (antepassados dos atuais blindados), dentre outros. Uma vez rompida a linha de muralhas, a luta passava a ser corpo-a-corpo pelas casas e ruas da cidade. Pessoal, independente da época, fogo, choque e movimento , foram e continuam sendo essenciais para se decidir um conflito. Na atualidade, devido a própria dinâmica da guerra, o uso de blindados sobre rodas deve aumentar, mas os blindados sobre lagartas continuarão sendo o fiel da balança, os reis de qualquer campo de batalha.
Abraços.
Novamente concordo com vc Guerra. Na antiguidade os famosos cercos em cidades geralmente eram precedidos por uma batalha de campo (geralmente próxima ao perímetro defensivo destas), na qual os defensores da cidadela mediam forças, testavam a capacidade das forças atacantes. Logo após esse embate inicial as tropas defensoras recuavam para as fortificações da cidade e aí se começava o cerco. É bom salientar, que os exércitos atacantes só começaram a obter sucesso em vencer a resistência dos defensores com o advento dos famosos instrumentos de cerco: catapultas e escorpiões (gênese dos canhões), torres e arietes (antepassados dos atuais blindados), dentre outros. Uma vez rompida a linha de muralhas, a luta passava a ser corpo-a-corpo pelas casas e ruas da cidade. Pessoal, independente da época, fogo, choque e movimento , foram e continuam sendo essenciais para se decidir um conflito. Na atualidade, devido a própria dinâmica da guerra, o uso de blindados sobre rodas deve aumentar, mas os blindados sobre lagartas continuarão sendo o fiel da balança, os reis de qualquer campo de batalha.
Abraços.
SGT GUERRA escreveu:Cara, isso quem pode dizer é só Deus. Guerra em localidades existe desde da epoca de Cristo, assim como no deserto, em selva e na neve. O fato é que o melhor desempenho em qualquer terreno é das lagartas.ciclope escreveu: As guerras do futuro serão urbanas.
Eui creio que o uso de rodas será maior, mas isso não quer dizer que as lagartas vão desaparecer. Eu acho que os blindados sobre lagartas vão continuar sendo a principal peça de manobra de qualquer exército ainda por muito tempo.
-
- Sênior
- Agradeceram: 25 vezes
Amigos
Sobre esta discussão sobre qual seria mais apropriado em TO urbano (sobre rodas ou lagartas) vou listar as vantagens e desvantagens de cada um:
Sobre rodas- menor custo operacional
possibilidade de se retirar mesmo com um dos eixos avariado
problemas em pisos com detritos (vide Urutu no Haiti)
necessidade de um raio muito maior e maior numero de manobras
para ré/avante em caso de necessidade de retirar diante um ataque
frontal do inimigo.
sobre lagartas- o oposto do mencionado, com uma ressalva, somente os blindados
com motorização potente conseguem pivotear em seu eixo para
efetuar curvas (o nosso M113 não consegue)
Um abraço
Hélio
Sobre esta discussão sobre qual seria mais apropriado em TO urbano (sobre rodas ou lagartas) vou listar as vantagens e desvantagens de cada um:
Sobre rodas- menor custo operacional
possibilidade de se retirar mesmo com um dos eixos avariado
problemas em pisos com detritos (vide Urutu no Haiti)
necessidade de um raio muito maior e maior numero de manobras
para ré/avante em caso de necessidade de retirar diante um ataque
frontal do inimigo.
sobre lagartas- o oposto do mencionado, com uma ressalva, somente os blindados
com motorização potente conseguem pivotear em seu eixo para
efetuar curvas (o nosso M113 não consegue)
Um abraço
Hélio