Qual o futuro da infantaria brasileira?

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
zela
Sênior
Sênior
Agradeceu: 79 vezes
Agradeceram: 75 vezes

#61 Mensagem por zela » Sex Mai 11, 2007 12:24 pm

Kratos escreveu:
zela escreveu:
scyther escreveu:pessoal, e o dragon skin da pinnacle, é bom tb? os vídeos q vi desse colete são incríveis. o q vcs acham/sabem sobre ele?
http://www.pinnaclearmor.com/body-armor/dragon-skin.php

Dizem que é caro, e perdeu para o Interceptor numa concorrência polêmica feita pelo exército americano. De qualquer maneira, pelo documentário no Discovery e pelos vídeos na net, acho ele bastante resistente, além de maleável.

P.S: no vídeo do Discovery Channel ele aguentou uma explosão de granada à queima roupa, mesmo depois de surrado com uma porrada de tiros de fuzil :shock:

Pois é, é um episódio do Future Weapons, vi a cena e fiquei assim:

[040]

Ouvi um rumor que a USAF está considerando seriamente dotar sua infantaria de Dragon Skins, no lugar do Interceptor do USArmy e do USMC.

Mas não deu pala a concorrência?
O cara do exército responsável pela avaliação do DragonSkin disse que se "alguém estiver pensando em comprar o DragonSkin, não o faça".
Aí o cara da Pinnacle recorreu e disse que os testes forma feitos sobre circunstâcias erradas, e o exército não liberou as condições do teste. Resumindo: a novela ainda não acabou, até onde eu saiba.
Mas na verdade eu acho que rolou um jabazinho do pessoa do interceptor :twisted:

EDITADO: agora que eu vi que vc falou USAF

Kratos
Sênior
Sênior

#62 Mensagem por Kratos » Sex Mai 11, 2007 12:46 pm

zela escreveu:
Kratos escreveu:
zela escreveu:
scyther escreveu:pessoal, e o dragon skin da pinnacle, é bom tb? os vídeos q vi desse colete são incríveis. o q vcs acham/sabem sobre ele?
http://www.pinnaclearmor.com/body-armor/dragon-skin.php

Dizem que é caro, e perdeu para o Interceptor numa concorrência polêmica feita pelo exército americano. De qualquer maneira, pelo documentário no Discovery e pelos vídeos na net, acho ele bastante resistente, além de maleável.

P.S: no vídeo do Discovery Channel ele aguentou uma explosão de granada à queima roupa, mesmo depois de surrado com uma porrada de tiros de fuzil :shock:

Pois é, é um episódio do Future Weapons, vi a cena e fiquei assim:

[040]

Ouvi um rumor que a USAF está considerando seriamente dotar sua infantaria de Dragon Skins, no lugar do Interceptor do USArmy e do USMC.

Mas não deu pala a concorrência?
O cara do exército responsável pela avaliação do DragonSkin disse que se "alguém estiver pensando em comprar o DragonSkin, não o faça".
Aí o cara da Pinnacle recorreu e disse que os testes forma feitos sobre circunstâcias erradas, e o exército não liberou as condições do teste. Resumindo: a novela ainda não acabou, até onde eu saiba.
Mas na verdade eu acho que rolou um jabazinho do pessoa do interceptor :twisted:

EDITADO: agora que eu vi que vc falou USAF

Eu não confio em fontes do USArmy quando se trata de comentar sobre a Dragon Skins pois o Interceptor é cria do USArmy, portanto xodó deles. Eu prefiro ver a opinião da USAF, que não tem compromisso com nenhum dos lados.

Kratos
Sênior
Sênior

#63 Mensagem por Kratos » Sex Mai 11, 2007 12:50 pm

Seção interessante do site da Pinnacle Armor (farbricante da Dragon Skin):

http://www.pinnaclearmor.com/dragon-skin-survivors.php

Naval
Sênior
Sênior
Agradeceu: 156 vezes
Agradeceram: 43 vezes

#64 Mensagem por Naval » Sex Mai 11, 2007 8:42 pm

SGT GUERRA escreveu:É bom ver que o pessoal se interessou no tópico. Eu estou envolvido com umas competições de orientação e meu tempo esta escasso.

Vou deixar um desenho sobre a FT. Logo eu volto a postar mais coisas.

Imagem

Sgt GUERRA, no que tange a tática, como o Senhor iria dispor seu GC nessa concepção de InfMec no campo de batalha, por exemplo numa formação escalonada à esquerda/direita, continua valendo as antigas para atiradores, municiadores etc tradicionais, ou muda-se.
Outra, a mesma disposição dos combatentes da InfMec, tb serve para InfLev.
Taticamente, como poderia se desenrolar um assalto em uma cota de montanha por exemplo?

Valeu.

"A aplicação das leis é mais importante que a sua elaboração." (Thomas Jefferson)
A.K. for T-7
Sênior
Sênior

#65 Mensagem por A.K. for T-7 » Dom Mai 13, 2007 11:38 am

Neste tempinho que me sobrou do final de semana, coloco a divisão do Pelotão de Infantaria Mecanizada por suas quatro viaturas. Optei por colocar em quatro viaturas por simples economia de meios. A Brigada Stryker também divide seus pelotões em quatro viaturas, mas seus pelotões têm menos homens e suas viaturas têm menos assentos. Como previsto na doutrina do Future Combat Systems (FCS), o US Army pretende adotar mais uma viatura por pelotão, como proposto pelo Sgt Guerra, totalizando cinco viaturas por pelotão, ficando com uma viatura exclusiva para o Comando do Pelotão, uma para o Grupo de Apoio e três para os Grupos de Combate – uma por GC. Eu vou manter em quatro viaturas por pelotão, pois se eu acrescentasse mais uma viatura por pelotão, seriam mais 9 viaturas por Batalhão e mais 27 viaturas por Brigada, o que para o EB pode representar um custo a mais, que pode ser desnecessário... portanto, como a VBTP-MR tem 10 assentos, fora os outros três da tripulação fixa (comandante da viatura, atirador e motorista), vamos dar uma espremida e uma organizada no pessoal, escalando a ocupação dos 10 assentos de cada viatura:

O pelotão de quatro viaturas se divide em dois elementos de duas viaturas cada: um elemento de vanguarda, comandado pelo Sargento Adjunto, e um elemento de retaguarda e apoio, comandado pelo Comandante de Pelotão.

No elemento de vanguarda temos:

1) Na primeira viatura, o Sargento Adjunto, comandante do elemento, e mais o 1º GC, composto por nove combatentes, conforme discriminado em meu post anterior, sendo estes o Cmt GC, os quatro esclarecedores, os dois granadeiros e os dois atiradores;

2) Na segunda viatura, o Observador Avançado (já partindo da premissa que tiramos o Caçador e deixamos o Observador nesta função, conforme comentado no post anterior em que modifiquei o pelotão, pois o Sgt Guerra alertava para a sobrecarga do Sgt Adj) e mais o 2º GC. O subcomandante do elemento de vanguarda é o Cmt do 2º GC. Quando a tropa desembarca, o comandante do elemento passa a ser o Comandante da primeira viatura, e o subcomandante, logicamente, o Comandante da segunda viatura. O Observador Avançado segue com o elemento de vanguarda para, como disse que seria a função dele, auxiliar o Comandante de Pelotão na orientação e coordenação dos fogos de apoio;

No elemento de retaguarda e apoio:

3) Na primeira viatura, o Comandante do Pelotão, comandante deste elemento, o Operador de Rádio e mais todo o Grupo de Apoio – o Sgt Cmt do Grupo de Apoio, o dois atiradores de MAG, os dois municiadores de MAG, o atirador do Can SR e os dois municiadores do Can SR;

4) Na segunda viatura do elemento, o 3º GC, cujo Comandante é o subcomandante do elemento, e mais o Enfermeiro. Como o 3° GC é normalmente deixado como elemento de reforço nas operações defensivas e ofensivas, esta viatura pode ser considerada como o “socorro” do pelotão, normalmente seguindo para a linha de frente do combate quando a coisa está feia, quando aí se faz necessária a presença do 3º GC para reforçar o ataque, fechar claros na defesa ou proteger a retirada, bem como se faz necessária a presença do Enfermeiro para ajudar a tratar e retirar os feridos.

SAS
Avançado
Avançado

#66 Mensagem por SAS » Dom Mai 13, 2007 11:57 am

videos do dragon skin

future weapons
part1
http://www.youtube.com/watch?v=aYaSRIbPWkM

part2
http://www.youtube.com/watch?v=u_HRQNd84ZA

mail call
http://www.youtube.com/watch?v=gNY1MtsVwG8

soh uma coisa q eu nao entedi sobre o dragon skin, nada consegue penetrar o colete, isso eh otimo, mas e o impacto do projetil?
deve causar um grande dano interno (nos orgaos) :shock:

essa eh a vantagem dos coletes d placa balistica?

"Quem ousa Vence"
SAS
Avançado
Avançado

#67 Mensagem por SAS » Dom Mai 13, 2007 12:07 pm

SAS escreveu:videos do dragon skin

future weapons
part1

part2

mail call

soh uma coisa q eu nao entedi sobre o dragon skin, nada consegue penetrar o colete, isso eh otimo, mas e o impacto do projetil?

uahuhauauuauha

acabei d descobrir isso vendo o video... :oops:

"Quem ousa Vence"
Guerra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 135 vezes

#68 Mensagem por Guerra » Seg Mai 14, 2007 4:36 pm

Naval escreveu:
SGT GUERRA escreveu:É bom ver que o pessoal se interessou no tópico. Eu estou envolvido com umas competições de orientação e meu tempo esta escasso.

Vou deixar um desenho sobre a FT. Logo eu volto a postar mais coisas.

Imagem

Sgt GUERRA, no que tange a tática, como o Senhor iria dispor seu GC nessa concepção de InfMec no campo de batalha, por exemplo numa formação escalonada à esquerda/direita, continua valendo as antigas para atiradores, municiadores etc tradicionais, ou muda-se.
Outra, a mesma disposição dos combatentes da InfMec, tb serve para InfLev.
Taticamente, como poderia se desenrolar um assalto em uma cota de montanha por exemplo?

Valeu.

Naval, já vou postar as formações, e a parte tática. Na formação não muda muita coisa.

Matheus
Sênior
Sênior
Agradeceu: 341 vezes
Agradeceram: 432 vezes

#69 Mensagem por Matheus » Seg Mai 14, 2007 6:36 pm

SAS escreveu:videos do dragon skin

future weapons
part1

part2

mail call

é bem provável que os traficantes vão ter isso antes dos policiais brasileiros... :oops:

Matheus
Sênior
Sênior
Agradeceu: 341 vezes
Agradeceram: 432 vezes

#70 Mensagem por Matheus » Seg Mai 14, 2007 6:40 pm

alguém sabe quanto pesa esse colete? eu uso um II e já fico cansado...acho que o cara tem que malhar bastante pra passar o dia com isso. Mas que eu gostaria de um....haaa gostaria.

Allysson Vieira
Intermediário
Intermediário
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#71 Mensagem por Allysson Vieira » Qua Mai 16, 2007 12:45 pm

cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1147 vezes
Agradeceram: 2870 vezes

#72 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Mai 16, 2007 12:49 pm

Eu já li num artigo da EPI (Escola Prática de Infantaria) em que se defende pelotões e Companhias mais pequenas, mas o aumento de 3 para 4 ou mesmo 5 Companhias de Atiradores por Batalhão. No mesmo artigo defende o aumento das sub-unidades existentes nos Batalhões de Infantaria (uma bateria anti-aérea, unidades de reconhecimento, melhores transmissões, mais meios de NVG's, etc.

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
zela
Sênior
Sênior
Agradeceu: 79 vezes
Agradeceram: 75 vezes

#73 Mensagem por zela » Qua Mai 16, 2007 1:16 pm

MCD-SM escreveu:alguém sabe quanto pesa esse colete? eu uso um II e já fico cansado...acho que o cara tem que malhar bastante pra passar o dia com isso. Mas que eu gostaria de um....haaa gostaria.

O DragonSkin nível III pesa 16,5 libras, que dá mais ou menos 7,5 Kg. O nível IV pesa 17.2 libras, cerca de 7,8 Kg.

cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1147 vezes
Agradeceram: 2870 vezes

#74 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Mai 16, 2007 1:41 pm

Os coletes de protecção usados pelo Exército Português pesam 15 kg... :shock:

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Guerra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 135 vezes

#75 Mensagem por Guerra » Qua Mai 16, 2007 3:05 pm

Alexandre Beraldi escreveu:Neste tempinho que me sobrou do final de semana, coloco a divisão do Pelotão de Infantaria Mecanizada por suas quatro viaturas. Optei por colocar em quatro viaturas por simples economia de meios. A Brigada Stryker também divide seus pelotões em quatro viaturas, mas seus pelotões têm menos homens e suas viaturas têm menos assentos. Como previsto na doutrina do Future Combat Systems (FCS), o US Army pretende adotar mais uma viatura por pelotão, como proposto pelo Sgt Guerra, totalizando cinco viaturas por pelotão, ficando com uma viatura exclusiva para o Comando do Pelotão, uma para o Grupo de Apoio e três para os Grupos de Combate – uma por GC. Eu vou manter em quatro viaturas por pelotão, pois se eu acrescentasse mais uma viatura por pelotão, seriam mais 9 viaturas por Batalhão e mais 27 viaturas por Brigada, o que para o EB pode representar um custo a mais, que pode ser desnecessário... portanto, como a VBTP-MR tem 10 assentos, fora os outros três da tripulação fixa (comandante da viatura, atirador e motorista), vamos dar uma espremida e uma organizada no pessoal, escalando a ocupação dos 10 assentos de cada viatura:

O pelotão de quatro viaturas se divide em dois elementos de duas viaturas cada: um elemento de vanguarda, comandado pelo Sargento Adjunto, e um elemento de retaguarda e apoio, comandado pelo Comandante de Pelotão.

No elemento de vanguarda temos:

1) Na primeira viatura, o Sargento Adjunto, comandante do elemento, e mais o 1º GC, composto por nove combatentes, conforme discriminado em meu post anterior, sendo estes o Cmt GC, os quatro esclarecedores, os dois granadeiros e os dois atiradores;

2) Na segunda viatura, o Observador Avançado (já partindo da premissa que tiramos o Caçador e deixamos o Observador nesta função, conforme comentado no post anterior em que modifiquei o pelotão, pois o Sgt Guerra alertava para a sobrecarga do Sgt Adj) e mais o 2º GC. O subcomandante do elemento de vanguarda é o Cmt do 2º GC. Quando a tropa desembarca, o comandante do elemento passa a ser o Comandante da primeira viatura, e o subcomandante, logicamente, o Comandante da segunda viatura. O Observador Avançado segue com o elemento de vanguarda para, como disse que seria a função dele, auxiliar o Comandante de Pelotão na orientação e coordenação dos fogos de apoio;

No elemento de retaguarda e apoio:

3) Na primeira viatura, o Comandante do Pelotão, comandante deste elemento, o Operador de Rádio e mais todo o Grupo de Apoio – o Sgt Cmt do Grupo de Apoio, o dois atiradores de MAG, os dois municiadores de MAG, o atirador do Can SR e os dois municiadores do Can SR;

4) Na segunda viatura do elemento, o 3º GC, cujo Comandante é o subcomandante do elemento, e mais o Enfermeiro. Como o 3° GC é normalmente deixado como elemento de reforço nas operações defensivas e ofensivas, esta viatura pode ser considerada como o “socorro” do pelotão, normalmente seguindo para a linha de frente do combate quando a coisa está feia, quando aí se faz necessária a presença do 3º GC para reforçar o ataque, fechar claros na defesa ou proteger a retirada, bem como se faz necessária a presença do Enfermeiro para ajudar a tratar e retirar os feridos.

Beraldi, eu comentei sobre uma quarta VBTP, baseado no pelotão blindado. Nesse caso, se o pelotão recebe vários meios em reforço (principalmente o canhão) com certeza vai receber mais uma VBTP, que vem do pelotão de apoio. Portanto, se as peças de apoio ficarem no pelotão de apoio vão ter uma VBTP da mesma forma.
Quanto a distribuição e o emprego. O que você descreveu é o que acontece. Para uma formação básica esta muito bom. O que é preciso ter num pelotão blindado e acredito que no mecanizado tb é a flexibilidade. Por exemplo, muitas vezes a situação vai exigir que o adjunto esteja na VBTP do cmt de pel (ou na que recebeu em reforço) e o cmt de pelotão numa VBTP em primeiro escalão (como carona). Em outro caso, pode haver necessidade de o canhão estar numa das alas da formação para reforçar o flanco. Muitas vezes o blindado vai com o GC mais uma peça de apoio, com excesso de gente e virando um alvo compensador. Nesse caso, essa “autonomia” que as esquadras vão ganhar com o acréscimo de mais um cabo para comandar a segunda esquadra e o aumento do poder de fogo, vai ficar fácil dividir o GC (caso for preciso).
Então, na minha opinião, acho que a solução seria uma 4 VBTP, que poderia ser a VBTP do grupo de apoio.

Responder