Patton escreveu:Sintra escreveu:Patton escreveu:Einsamkeit escreveu:VICTOR escreveu:Menos eins
Como menos Victor?
Por que realmente nao ha' diferenca se o Raptor vai contra o Viper, Eagle, ou Tiffy. Por que todos os demais avioes sao da mesma geracao. Seria propaganda muito ruim se saiu noticias de Raptors matando os Tiffys como pexies numa barril. Sera' que isso ajudaria vendas para o EF-2000?
Por acaso o que saiu foi um lock-on do Euroradar Captor a 80 milhas de distância a um Raptor, e vantagem em exercicios wvr do tiffy e em BVR do Raptor, mas com lock´s por parte do tiffie... Não é bem o que estava à espera pois não? E se pensa que isto foi nalgum jornal de terceiro categoria também se engana, o primeiro artigo com alguma credibilidade foi da BBC e finalmente, o "International Air Power Review", um dos mais conceituados magazines trimestrais sobre aviação militar, fez sair um artigo ENORME sobre o Tiffie e em que afirma precisamente o que eu escrevi acima. Volume 20, página 45...
Eu nao duvido do que voce falou, mas tenho alguns perguntas e comentarios.
1) Eu ja' ouvi falar desse EFA que fez o "Lock-on" do F-22, o que eu nao conheco e' se o F-22 estava carregando drop tanks e/ou se ele estava com o transponder ligado. E' quasi impossivel para mim a acreditar que a USAF dexiou a verdadeira RCS do Raptor vuneravel a ser recordado, te' pelos Britanicos.
2) Outra pergunta, e' esses excercios acontecerem no ano passado nao? Pensei que o CAPTOR ainda nao era operacional.
3) Alem de HMCS no Tiffy, ele nao tem vantagem nehuma em combate WVR. Acredito que o Raptor recebera' o JHMCS que esta em desenvolvimento pelo F-35. O Lightning II na minha opiniao, tambem sera' bem superior ao Tiffy.
Respostas
1) A RAF conhece o RAPTOR detrás para a frente, sistema a sistema, nº a nº, dado a dado, eles são os unicos fora dos EUA que conhecem as reais capacidades do avião. A unica coisa a que eles não tiveram acesso foram aos códigos fonte de algum software e às técnicas de construção de alguns componentes mais sensíveis. E eu estou a falar do Raptor e não do F35. Devo apenas lembrar que um dos pilotos operacionais que se encontra ao serviço do 43rd Fighter Squadron USAF (F22) é o Flight Lt. Dan Robinson, um piloto da RAF. Existe um programa de intercâmbio entre a RAF e a USAF em que pilotos Britânicos treinam e cumprem serviço nos esquadrões de Raptor´s e Norte Americanos da USAF treinam e servem em esquadrões de Tiffies. O primeiro piloto Norte Americano, o Maj. P.K. Carlton acabou o treino à mais de um ano no 17 (R) Sqn RAF e está actualmente ao serviço como instrutor do "Phoon" no mesmissimo esquadrão.
http://www.globalsecurity.org/military/ ... afpn09.htmhttp://stripes.com/article.asp?section= ... chive=true2) A minha opinião sobre aquele famoso lock-on é a seguinte, ou não aconteceu e pertence à categoria dos "rumores" e acabou numa revista sem confirmação, ou aconteceu e foi com o que você chamou de "transponder" (algo que faça aumentar o RCS artificialmente) ligado, ou o Raptor estava a voar com tanques externos, ou finalmente, foi um "freak acident".
Pura e simplesmente não acredito que o Radar Captor consiga de uma forma rotineira fazer lock´s a um F22 a esse tipo de distância, nem o Captor nem outro qualquer radar que esteja presente em qualquer caça ao serviço. Aliás tenho ENORMES dúvidas que um qualquer radar instalado num qualquer avião AEW&C ou mesmo num Destroyer anti aéreo (AEGIS ou APAR/SMARTL) o consiga fazer o tal lock a 80 milhas rotineiramente, quanto mais o de um caça que é muitissimo mais pequeno. Talvez consiga detectar um "bip" ou outro a uma distância razoável, mas fazer um lock de forma a poder disparar um missil bvr a essa distância, não acredito.
3) O Captor foi entregue numa forma operacional ainda antes dos primeiros Typhoon´s terem sido entregues às respectivas forças aéreas, estamos a falar de 1999. O que não está operacional é o CAESAR (Captor AESA Radar), este ainda é um protótipo.
4) Estes exercicios entre o Raptor e o Tiffie têm sido um pouco a minha procura pelo "Holly Grail". Ando nisto desde 2005 quando sairam os primeiros rumores. E cheguei mesmo a duvidar que tivessem existido quando o fenómeno "Dozer" o negou umas cinco vezes no ultimo ano (e este homem é mesmo o que afirma ser, um piloto de F22, mais aqui:
http://www.fencecheck.com/forums/index. ... 5.210.html). E só consegui a confirmação que existiram com o artigo da Air Power Review que não trazia fontes e à cerca de um mês as minhas dúvidas finais sobre este assunto (existiram os exercicios ou não) através da Flight International que fez sair um conjunto de artigos sobre o Tiffie (
http://www.flightglobal.com/articles/20 ... ecial.html) em que o Air Vice Marshal David Walker, air officer commanding 1 Group RAF, acabou por confirmar que realmente existiram.
US deployment
The RAF's 17 Sqn OEU has routinely deployed two aircraft and around 30 personnel to the USA to operate alongside US fighters including the Lockheed MartinF-22A Raptor. "The vast majority of this work is about making sure that the integration of the two platforms is working," says Walker. Asked how the fighters compare, he says: "If you want to say that stealth is a determining factor then Typhoon stands second to the F-22. But I think that as we do more work, the Typhoon will more than hold its own. It's the balance of how you use it, rather than what it is."
BAE Typhoon project test pilot Mark Bowman sees even less of a capability gap. "The F-22 is three times the cost, but you would struggle to see any advantage in the cockpit design - the cost is there to maintain stealth," he says. "Typhoon is most likely equivalent, if not better.
http://www.flightglobal.com/articles/20 ... nking.html
Calculo que tenham começado lá para o inicio de 2006, como a RAF tem mantido Tiffies nos EUA desde o final de 2005 até hoje é provável que a interacção entre as duas plataformas tenha acontecido de uma forma regular. Mas não o posso garantir.
5) Em WVR o Tiffie tem de facto algumas vantagens (e desvantagens, como é óbvio), basicamente um sinal visual muito mais pequeno, uma muito ligeira vantagem na carga alar e um missil capaz de efectuar "LOAL" (lock on after launch), o Raptor tem uma muito ligeira vantagem em thrusth/weight (cerca de 5%) e, claro, o TVC. Em suma, o Raptor vai ter um "Instantaneous turn rate" superior, uma ligeira vantagem em aceleração (mas não muita) e subida/descida, o tiffie faz jogo igual em "sustained turn rate", é mais dificil de detectar visualmente e o modo "LOAL" do AIM 132 (que as versões actuais do AIM9X não têm) em determinadas situações pode ser bastante util, isto combinado com um piloto competente pode realmente colocar um Raptor em dificuldades. Mas um piloto de F22 que se deixe entrar em WVR com um adversário tão perigoso como um Tiffie, merece ser despedido por justa causa. A vantagem do F22 em BVR é massiva.
6) O Coordenador da Lock Mart para o programa do F22, indicou à menos de um Mês que o capacete desigandor NÃO ia ser integrado...
Se eu já ouvi uma ideia estúpida "that´s it", é quase tão má como a novela do canhão do Tiffie na RAF. espero que despeçam o homem e integrem a porra do capacete. Aqui entre nós aposto que é o que vai acontecer, quando a intervenção no Iraque acabar vai existir dinheiro para investir neste tipo de coisas, ainda vamos ver muitos mais Raptor´s na USAF do que os tais 183... Pelo menos tenho esperança que isso aconteça.
Opinião pessoal sobre estas duas plataformas
1- F22 Raptor - Conhecem aquela música da Tina Turner "you´re simply the best, better than all the rest"... E isto pelas próximas duas décadas, "top of the top´s, best of the best, top of the pop´s"... Palvras para quê?
2- Tiffie - Perigoso, combina o RCS e as caracteristicas elecrônicas de um "Super Bug" (ligeiras vantagens para um lado e para o outro, AESA operacional para o avião Norte Americano; IRST interno, ECM integrado e eventualmente, MMI superior para o avião Europeu) com caracteristicas dinâmicas muito próximas do Raptor, "supercruise" armado (4+2 AAM´s e combustivel interno, 5 toneladas dele) real, excelente velocidade ascensional, ITR e STR de grande nível. O Tiffie de 2012 equipado com o Meteor e o CAESAR é um "filho da put..." do piorio, MAS não é de forma alguma um equivalente ao "Raptor", nem de perto nem de longe. Obriga o piloto do Raptor a ser vigilante e profissional, mas mais nada, as vantagens do F22 são MUITO REAIS.
Outra coisa
Patton, você é digno dos maiores elogios.
Vir discutir este tipo de coisas (defesa) para um forúm em que a língua utilizada não é a sua e em que a opinião dominante sobre uma enorme maioria dos assuntos é um tanto ou quanto discordante da sua (ok, Iraque e politica externa Norte Americana
) é um exemplo para todos nós.
Abraços
Budweiser 'beer' is like making love in a canoe - 'F***** close to water'...