12 a 15 Rafales ou 40 a 60 F16 ou F18 modernizados?

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Em vez de adquirirmos apenas 12 ou 15 Rafales, não seria melhor a aquisição de 40 a 60 F16 ou F18 que, modernizados, formariam uma Força bem superior?

12 ou 15 Rafales
65
55%
40 a 60 F16 ou F18 modernizados
53
45%
 
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Degan
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#61 Mensagem por Degan » Qua Abr 04, 2007 9:51 am

Es decir....

Un F-16MLU vale lo que un A-1+ un F-5M+ un M2kC valen en conjunto... :shock: :D :wink:




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
piratadabaixada
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#62 Mensagem por piratadabaixada » Qua Abr 04, 2007 10:06 am

chm0d escreveu:Rafale é um prototipo??? kkk, até onde eu sei, ele já está operacional...


Está operacional na marinha e força aérea francesa.

Abraços,

Heronim




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Matheus
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#63 Mensagem por Matheus » Qua Abr 04, 2007 10:17 am

Pro Brasil o Degan prefere os MLU...não poderia ser diferente...pra daqui alguns anos ele dizer....comprar caças usados e demoraram 10 anos pra modernizar todos enquanto n´´os(fodõesCN) já lo temos há uma década além dos poderosíssimos Block 50....uma lástima.....ninguém em sã consciencia escolheria aeronaves velhas, que ainda terão que ser atualizadas, que pouco ganho tecnológico terão ao invés de aeronaves estado da arte....que poderão abrir caminha para novas unidades quando os F-5 e A-1 sairem de linha....convencer uma porta é dificil...




piratadabaixada
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#64 Mensagem por piratadabaixada » Qua Abr 04, 2007 10:19 am

Degan escreveu:Señores.....

Si, está operacional por razones de marketing...y porque el F-8 Crusader se caía a pedazos...

Então a Dassault, a marinha e a força aérea francesa mentem... não faz o menor sentido... Mostre fontes que comprovem a acusação !

Un avión que aún no tiene integrado su cañón interno...


Por que você vive repetindo isso já que sabe que não é verdade ? O canhão entrou em operação em 2001, em 2006 teve problema operacional, pelo seu raciocínio o Gripen nunca entrou em operação já que ficou no chão por problema operacional.

que no tiene integrado un designador...

Não faz parte do pacote F2 em operação, a versão exportação terá.

que sus motores aún no alcanzan su parámetro de
diseño...

Não há problema com os motores do Rafale.

donde el IRST brilla por su aucencia....

OSF...

donde el diseño de su nuevo radar está con problemas...

Teve seu desenvolvimento reduzido, mas não por problemas de desenvolvimento.




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Carcará
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#65 Mensagem por Carcará » Qua Abr 04, 2007 10:24 am

Talvez eu não fui tão claro como gostaria.

Gostaria de pedir licença ao Vinícius para poder citar parte do seu post.

Vinícius escreveu:...99 aeronaves que voarão por mais 10/15 anos, razoavelmente condizentes com o padrão latino-americano


Com certeza um F-16 MLU é superior a um F-5M e a um A-1M, não sou louco de falar o contrário.

Mas observando o contexto em que o Brasil está inserido na América do Sul, no qual as aeronaves que são superiores a estes vetores (eletrônica embarcada) são do Chile (que não faz fronteira, ou seja, “não fede nem cheira”) e da Venezuela (esta sim é a mais preocupante), as aeronaves citadas acima dão conta do recado e cumprem o papel para qual foi pensada. Dar tempo e fôlego para que a Força planeje e efetue a compra (já passou do tempo!) de um verdadeiro SdA moderno.

E repito: o que precisamos é saber o que realmente as FA modernas estão tendo contato no Estado da Arte para não perdermos o que ganhamos tão duramente e de forma tão atrasada com o F-5M.

Grande Abraço,




Editado pela última vez por Carcará em Qua Abr 04, 2007 10:26 am, em um total de 1 vez.
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#66 Mensagem por Sintra » Qua Abr 04, 2007 10:26 am

Degan escreveu:Señores.....

Un avión que aún no tiene integrado su cañón interno...que no tiene integrado un designador...que no tiene aún capacidad SAR en su radar...que sus motores aún no alcanzan su parámetro de diseño...donde el IRST brilla por su aucencia....donde el diseño de su nuevo radar está con problemas...

Si, está operacional por razones de marketing...y porque el F-8 Crusader se caía a pedazos...


Cristo, mas que pachorra :roll:

Se eu agarrar nesse tipo de argumentos, então, o F22 é um desastre...
A capacidade de networking do mesmo é uma trampa, isto porque o datalink 16 ainda não está instalado em mais de metade da frota e naquela em que está, apenas os modos de recepção de dados estão a funcionar, o M61 está desactivado ao longo de toda a frota, o JHMCS, ou outro capacete designador não está integrado, a capacidade ar-terra é inexistente, a capacidade SAR do AN/APG 77 neste preciso momento é zero, a porra do caça desliga-se automaticamente sempre que atinge um meridiano (vide a viagem para o Japão), o IRST foi abandonado devido a falta de "budget", etc, etc, etc...
Dá vontade de perguntar porque é que a USAF não substituiu o F22 por mais Viper´s "Norris"...

Mas o mais engraçado é que esse caça Francês TÃO MAU tem andado a utilizar as "teen series" norte americanas como treino de tiro ao alvo em TODOS os exercicios em que tem participado. Para chegar próximo a um "Kill rate" aceitável foi necessário esperar pelos block 52+ Gregos, armados com um missil de alcance superior e isto contra um caça de pré série como é o RAFALE F1M, SEM Link16, SEM MICA IR e a pesar mais meia tonelada que os aviões que estão a ser oferecidos para exportação. E mesmo assim, os Gregos não conseguiram igualar os pilotos da MN, e isto é dito PELOS PRÓPRIOS Gregos...

Eu imagino se por um qualquer acaso do destino a FACH estivesse equipada com fulcrum´s a dose massiva de " o Mig é que é bom e o resto é trampa ou marketing" que íamos ter de gramar (quem diz o "fulcrum" diz outro avião qualquer)...

Viper´s 52+ a 35 milhões de dólares o avião, e APG 68 (V9)´s com alcances de 190 km´s contra "caças" (TU 128 "Fidler´s" calculo) :roll: Cristo, haja pachorra...




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#67 Mensagem por Matheus » Qua Abr 04, 2007 10:31 am

Tem que te rum saco do papai noel pra este tipo...encomendar F-16A...para chegar daqui alguns anos, modernizar todos e treinar pessoal pra ter um avião que hoje já está sendo desativado na Europa....haja paciência




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#68 Mensagem por luisdmrx » Qua Abr 04, 2007 11:01 am

O negocio é modernizar a FAB se é pra gastar que gaste com coisa nova e de ponta, chega de ferro velho, pra mim a sulução ta na Europa, que seja o Rafale ou o EF2000 ou o JAS-39 agente tem que evoluir.




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#69 Mensagem por piratadabaixada » Qua Abr 04, 2007 11:04 am

Senhores,

Usar F-5BR + AMX-Plus + M2000C + Rafale tornaria a FAB efetiva, comprar 40 F-16 para que ? O que fariamos com os AMX e F-5 ? Já adquirir o Rafale em Lotes, lentamente padronizando a força seria muito mais inteligente, sobretudo pelo fato do Rafale ter uma larga margem de modernização.

Abraços,

Heronim




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#70 Mensagem por piratadabaixada » Qua Abr 04, 2007 11:08 am

Sintra escreveu: O Chile com um PIB de 118 Biliões de dólares acabou de encomendar 28 Viper´s, entre MLU´s em segunda mão e block´s 50 novos...
A Venezuela com 26 milhões de habitantes, com um PIB "per capita" 1/3 inferior ao vosso equipa-se com 24 SU30MK2...
Portugal tem um orçamento militar 1/10 do vosso e conta actualmente com dois esquadrões de Viper´s (ok, dos 40, ainda só 6 é que já estão em MLU), já recebeu o Slammer C5...
O Peru, com um PIB de 76 Biliões de dólares, conta com uma força de Mig 29 e Mirages 2000...
Quantos mais exemplos deste tipo é que querem? Posso colocar aqui uns 20 ou 30.
Neste momento discute-se a duplicação dos fundos de para as vossas forças armadas e a primeira medida era estourar 1100 milhões de dólares numa quantidade enorme de "ferro velho"...
Vocês já viram bem o tamanho do vosso PIB e o tamanho do vosso orçamento de defesa?!
E sim, eu sei, uma boa parte do orçamento de defesa é comido pelas reformas dos militares aposentados, mas mesmo assim, não existem razões para uma tal situação. O vosso orçamento é ENORME pelos padrões da América do SUL.
Se querem comprar "ferro velho" então façam a coisa bem feita e comprem barato, 60 milhões de dólares por 12 caças, por exemplo...

40 a 60 aviões do final dos anos 80, inicio dos anos 90? "Airframes" com 20 anos em cima?!!!!!!!!


Sintra,

Concordo totalmente, parabéns pelo texto.

Abraços,

Heronim




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#71 Mensagem por rcolistete » Qua Abr 04, 2007 11:08 am

Chmod disse :
Rafale é um prototipo??? kkk, até onde eu sei, ele já está operacional...


Degan disse :
Señores.....

Un avión que aún no tiene integrado su cañón interno...que no tiene integrado un designador...que no tiene aún capacidad SAR en su radar...que sus motores aún no alcanzan su parámetro de diseño...donde el IRST brilla por su aucencia....donde el diseño de su nuevo radar está con problemas...

Si, está operacional por razones de marketing...y porque el F-8 Crusader se caía a pedazos...


Olá pessoal,

Para o Degan, o F-14 ainda é um protótipo, mesmo após mais de 30 anos de vida operacional na USNavy, que acabou recentemente. Simples, pela lógica Deganiana : ele não era compatível com o míssil ar-ar AMRAAM (por questões de custos) durante vários anos do final de sua vida operacional. Na opinião do Degan, um caça X que é operacional, deixa de sê-lo por que não é compatível com um armamento Y que ele acha, não o operador, mas ele acha imprescindível.

Não adianta debater com o Degan, o que importa é que o Rafale é um dos favoritos ao FX-2 da FAB, logo fica no topo da lista das aeronaves que ele tem a obrigação de atacar, difamar, pois as opções chilenas (F-16, etc) devem ser superiores às opções de todas as forças armadas da América do Sul, latina, américas, todos os continentes, todo o sistema solar, toda a galáxia, enfim, todo o Universo.

Enfim, não vou mais perder tempo rebatendo o Degan ao falar besteiras sobre o Rafale, passando um monte de referências, explicando isso e aquilo. Não adianta, é má vontade explícita, idéia pré-concebida. Se o Brasil fosse adquirir 12 F-22 para 2008, o Degan iria também criticar dizendo que ele não está operacional, citando, p.e., que o AIM-9X só estará operacional lá para 2010, etc.

As pessoas são as somas dos seus atos, aqui no fórum os atos são o que escrevemos. Não perderei mais tempo discutindo de forma improdutiva o que já foi discutido e rediscutido com o Degan, parece que ele "esquece" tudo e tenta usar a repetição para criar uma "verdade" que fora rebatida em outro tópico anterior. O problema que essa repetição polui os tópicos e cansa a paciência.

Abraços,

Roberto Colistete Jr.




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#72 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qua Abr 04, 2007 11:09 am

Então a transferência de tecnologia de montagens de ki na escala 1:1 do MLU ou ACE seria maior que a do Rafale? :lol:

É, Degan, o protótipo (sic) Rafale não é melhor que o Chuck F-16 Norris. Depois dessa... :roll:

Meus argumentos estão claros, não vou discutir ponto a ponto com você, primeiro porque seu famoso estilo teimoso não vai assumir qualquer erro e sim sempre sair pela tangente como de costume, além de inventar interpretações do que se diz e, depois, porque não tempo tempo nem saco para discussões quilométricas.




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#73 Mensagem por Poti Camarão » Qua Abr 04, 2007 12:13 pm

Muito bom o debate. Apesar das "peitadas" uns nos outros, é assim que se faz um grande fórum: discussão!

Parabéns a todos que estão comentando!




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#74 Mensagem por Wolfgang » Qua Abr 04, 2007 12:24 pm

rcolistete escreveu:Chmod disse :
Rafale é um prototipo??? kkk, até onde eu sei, ele já está operacional...


Degan disse :
Señores.....

Un avión que aún no tiene integrado su cañón interno...que no tiene integrado un designador...que no tiene aún capacidad SAR en su radar...que sus motores aún no alcanzan su parámetro de diseño...donde el IRST brilla por su aucencia....donde el diseño de su nuevo radar está con problemas...

Si, está operacional por razones de marketing...y porque el F-8 Crusader se caía a pedazos...


Olá pessoal,

Para o Degan, o F-14 ainda é um protótipo, mesmo após mais de 30 anos de vida operacional na USNavy, que acabou recentemente. Simples, pela lógica Deganiana : ele não era compatível com o míssil ar-ar AMRAAM (por questões de custos) durante vários anos do final de sua vida operacional. Na opinião do Degan, um caça X que é operacional, deixa de sê-lo por que não é compatível com um armamento Y que ele acha, não o operador, mas ele acha imprescindível.

Não adianta debater com o Degan, o que importa é que o Rafale é um dos favoritos ao FX-2 da FAB, logo fica no topo da lista das aeronaves que ele tem a obrigação de atacar, difamar, pois as opções chilenas (F-16, etc) devem ser superiores às opções de todas as forças armadas da América do Sul, latina, américas, todos os continentes, todo o sistema solar, toda a galáxia, enfim, todo o Universo.

Enfim, não vou mais perder tempo rebatendo o Degan ao falar besteiras sobre o Rafale, passando um monte de referências, explicando isso e aquilo. Não adianta, é má vontade explícita, idéia pré-concebida. Se o Brasil fosse adquirir 12 F-22 para 2008, o Degan iria também criticar dizendo que ele não está operacional, citando, p.e., que o AIM-9X só estará operacional lá para 2010, etc.

As pessoas são as somas dos seus atos, aqui no fórum os atos são o que escrevemos. Não perderei mais tempo discutindo de forma improdutiva o que já foi discutido e rediscutido com o Degan, parece que ele "esquece" tudo e tenta usar a repetição para criar uma "verdade" que fora rebatida em outro tópico anterior. O problema que essa repetição polui os tópicos e cansa a paciência.

Abraços,

Roberto Colistete Jr.


Pode até ser, mas o F-22 pode abater um Chuck chegando a 5m dele e o derrubando com um estilingue. :D




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Morcego
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#75 Mensagem por Morcego » Qua Abr 04, 2007 12:26 pm

senhores, RAFALE NA CABEÇA.

Não tem ferrugem, tem linha de produção garantida, os parafusos giram para o lado certo, entre outras coisas. HEAHEHAHE




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