Enviado: Qui Mai 17, 2007 7:50 pm
Essa eu não estava sabendo, não só penetraram a blindagem do Challenger como penetraram pela frente!!!
Carlos Mathias escreveu:Olha, essa semana eu estava lendo um fórum e falavam exatamente sobre isso. Um carro pode até não ser perfurado, mas o impacto de uma granada HEAT de 120/127mm é uma senhora porrada. As vibrações e ondas de choque que percorrem o carro geralmente desabilitam os vários sitemas eletrônicos do carro, um soft-kill. O casco fica lá, meio capenga mas fica, e protege a tripulação até a chegada de ajuda ou que se tenha chance de fuga.
Outra coisa que li foi que, os mísseis dão uma vantagem bastante boa à um carro que possa dispará-lo de seu canhão. Um carro atual e moderno, somente será vencido por uma APDSFS no arco frontal numa distância mínima de 2000m. Pois bem, um carro grande como o Chalenger seria visto de muito longe e, a partir dos 5000m estará no alcançe dos mísseis, que são eficientes mesmo no alcançe máximo de tiro, enquanto o canhão perde eficiência em razão da distância do alvo. Assim, um carro avistado a 5000m poderá receber vários tiros-míssil até que entre no alcançe ideal de sua arma(se o atirador não recuar). Estes vários impactos vão certamente desbilitar o carro, se não, perfurar o casco. Levando em conta que um míssil guiado a laser acerta alvos mesmo que estes estejam manobrando, já uma granada errará se o alvo mover-se, especialmente num tiro longo.
Enfim, são muitas as variáveis.
Sintra escreveu: O missil anti carro é extremamente util à infantaria, porque um tipo normal não consegue andar às costas com um tubo de 120mm, mais as respectivas munições (bom, o Chuck Norris talvez consiga ), e é extremamente util a meios aéreos, porque estes estão muito acima do solo e podem detectar alvos a distâncias muito superiores.
Marechal-do-ar escreveu:Sintra escreveu: O missil anti carro é extremamente util à infantaria, porque um tipo normal não consegue andar às costas com um tubo de 120mm, mais as respectivas munições (bom, o Chuck Norris talvez consiga ), e é extremamente util a meios aéreos, porque estes estão muito acima do solo e podem detectar alvos a distâncias muito superiores.
Tambem pode ser util a carros leves (< 30 tons) ja que estes não podem carregar uma torre de 120mm...
Carlos Mathias escreveu:Tudo isso SE o carro nao for visto. Se for, tudo isso muda, não é? E mísseis subsônicos lançados de tubo estão acabando, a nova geração super-sônica está chegando. Outra coisa, a carga de projeção do míssil é mínima, praticamente o suficiente para ele acelerar(pouco) e sair do tubo, portanto, muito menos visível que o clarão do disparo de uma pesada munição que tem de ser acelerada a 1500m/s. Outro detalhe, se um carro está no alcançe do canhão, o comandante pode simplesmente mudar a munição e colocar o bom APDSFS. A vantagem é que se tem uma opção de longo alcançe, que no mínimo vai fazer o outro carro colocar-se na defensiva, ou é o Chuck Norris que estava no comando do outro carro?
Outro detalhe, as munições deste tipo (se forem israelenses por exemplo), vão acertar o carro alvo por cima, justamente num dos pontos fracos, o arco superior.
Esse míssil que você citou, americano, é da década de 60/70 , não? Hoje, muita coisa melhorou.
Carlos Mathias escreveu:Olha, essa semana eu estava lendo um fórum e falavam exatamente sobre isso. Um carro pode até não ser perfurado, mas o impacto de uma granada HEAT de 120/127mm é uma senhora porrada. As vibrações e ondas de choque que percorrem o carro geralmente desabilitam os vários sitemas eletrônicos do carro, um soft-kill. O casco fica lá, meio capenga mas fica, e protege a tripulação até a chegada de ajuda ou que se tenha chance de fuga.