Luis Asahi escreveu:pt escreveu:Caro Asashi.
Muito obrigado pelos comentários.
Note que devemos considerar que as informações e os dados são sempre relativos e nunca absolutos.
Devemos entender que a referência ao leme em «X» ser mais adequado a submarinos costeiros, não é uma afirmação absoluta de que se trata de um submarino costeiro.
O leme em «X» é uma das caracteristicas, que permite concluir se um submarino tem mais ou menos caracteristicas costeiras, mas não define em absoluto se o submarino é costeiro ou não.
O U-212, é um submarino com caracteristicas de submarino costeiro mais vincadas que o U-214, e uma das coisas que permite afirmar isso, é exactamente o leme, mas isso não implica que qualquer submarino com o leme em «X» seja costeiro, por oposição a outros com o leme com outra configuração.
A Holanda por exemplo, com as classe Walrus, também construiu um submarino com deslocamento de 2800 toneladas e com um leme em «X».
tudo depende das escolhas dos técnicos.
Além de vantagens em águas rasas, o submarino com o leme em «X» tem também um comportamento diferente no que respeita a manobras de evasão e de emergência, tendo menor capacidade para subir e mergulhar, mas maior capacidade para mudar de direcção. Em águas mais rasas, é melhor um submarino que pode mudar de direcção para bombordo ou estibordo que um que sobe ou desce com mais facilidade.
Os próprios alemães, não dão ao U212 o nome de submarino costeiro, porque ele é o primeiro submarino "não costeiro" da marinha alemã deste o Type-XXI da II Guerra Mundial.
Mas a realidade, é que a utilização do aço amagnético, impede o U-212 de descer a maiores profundidades, o que, juntamene com as restantes características do navio acabam por lhe dar o epiteto de navio costeiro.
As principais razões para que o U-212 seja considerado um navio costeiro são as seguintes (sendo que nenhuma delas é absolutamente definitiva):
1 - O leme em «X», com as vantagens e desvantagens já referidas.
2 - O aço amagnético, exigência da industria alemã desde os anos 50, e que continua ainda hoje, e que é exigida porque o navio vai operar essencialmente no Báltico.
3 - O U-212 não utiliza mísseis anti-navio, porque se considera que estando destinado a operar em águas costeiras, a sua utilização seria redundante, porque é possível substitui-lo por baterias costeiras ou por aeronaves anti-navio baseadas em terra (que são muito mais baratas).
Cumprimentos
Obrigado !
So gostaria de entender o porque da marinha japonesa mudar o leme do submarino !
Cumprimentos!
Esta passando um filme no Canal Discovery, pela primeira vez, com uma filmagem dentro de um U-212, e entrevista direta com o comandante de um deles, algumas afirmações contradizem as afirmativas acima, declarações do comandante do U-212.
1- Trata-se do submarino convencional mais moderno do mundo, segundo o comandante, nenhum dispositivo atual ASW é capaz de rastrear o SUB!
2- O U-212 é capaz de operar e submergir em 18 metros de profundidade! Porém segundo ele, o U-212 tem autonomia para dar a volta no hemisfério planetário, sobre a cota de mergulho, ele não revelou a profundidade máxima, mas deixou transparecer que não era inferior a nenhum modelo em uso no mundo:
3- Os alemães estão desenvolvendo um míssil de múltiplo emprego para ser usado nos tubos de torpedos, com capacidade, mar-mar, mar-terra e mar-ar!
4- Os sistemas de sonar e periscópio geram um imagem 3D do cenário, o TO em volta do U-212, tanto dentro quanto fora d´agua!
5- Em exercícios combinados da OTAN, o cara declarou o seguinte: "nenhum navio consegue nos rastrear, fazemos o que queremos e vamos embora".
6- Resumo, o U-212 é superior hoje a qualquer SUB convencional em serviço, e o SUB mais silencioso já fabricado.
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