novo submarino u-214 da marinha do brasil.

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
PRick

#61 Mensagem por PRick » Dom Abr 29, 2007 2:35 pm

Luis Asahi escreveu:
pt escreveu:Caro Asashi.

Muito obrigado pelos comentários.

Note que devemos considerar que as informações e os dados são sempre relativos e nunca absolutos.

Devemos entender que a referência ao leme em «X» ser mais adequado a submarinos costeiros, não é uma afirmação absoluta de que se trata de um submarino costeiro.

O leme em «X» é uma das caracteristicas, que permite concluir se um submarino tem mais ou menos caracteristicas costeiras, mas não define em absoluto se o submarino é costeiro ou não.

O U-212, é um submarino com caracteristicas de submarino costeiro mais vincadas que o U-214, e uma das coisas que permite afirmar isso, é exactamente o leme, mas isso não implica que qualquer submarino com o leme em «X» seja costeiro, por oposição a outros com o leme com outra configuração.

A Holanda por exemplo, com as classe Walrus, também construiu um submarino com deslocamento de 2800 toneladas e com um leme em «X».

tudo depende das escolhas dos técnicos.

Além de vantagens em águas rasas, o submarino com o leme em «X» tem também um comportamento diferente no que respeita a manobras de evasão e de emergência, tendo menor capacidade para subir e mergulhar, mas maior capacidade para mudar de direcção. Em águas mais rasas, é melhor um submarino que pode mudar de direcção para bombordo ou estibordo que um que sobe ou desce com mais facilidade.

Os próprios alemães, não dão ao U212 o nome de submarino costeiro, porque ele é o primeiro submarino "não costeiro" da marinha alemã deste o Type-XXI da II Guerra Mundial.

Mas a realidade, é que a utilização do aço amagnético, impede o U-212 de descer a maiores profundidades, o que, juntamene com as restantes características do navio acabam por lhe dar o epiteto de navio costeiro.

As principais razões para que o U-212 seja considerado um navio costeiro são as seguintes (sendo que nenhuma delas é absolutamente definitiva):

1 - O leme em «X», com as vantagens e desvantagens já referidas.

2 - O aço amagnético, exigência da industria alemã desde os anos 50, e que continua ainda hoje, e que é exigida porque o navio vai operar essencialmente no Báltico.

3 - O U-212 não utiliza mísseis anti-navio, porque se considera que estando destinado a operar em águas costeiras, a sua utilização seria redundante, porque é possível substitui-lo por baterias costeiras ou por aeronaves anti-navio baseadas em terra (que são muito mais baratas).

Cumprimentos

Obrigado !
So gostaria de entender o porque da marinha japonesa mudar o leme do submarino !

Cumprimentos!

Esta passando um filme no Canal Discovery, pela primeira vez, com uma filmagem dentro de um U-212, e entrevista direta com o comandante de um deles, algumas afirmações contradizem as afirmativas acima, declarações do comandante do U-212.

1- Trata-se do submarino convencional mais moderno do mundo, segundo o comandante, nenhum dispositivo atual ASW é capaz de rastrear o SUB!

2- O U-212 é capaz de operar e submergir em 18 metros de profundidade! Porém segundo ele, o U-212 tem autonomia para dar a volta no hemisfério planetário, sobre a cota de mergulho, ele não revelou a profundidade máxima, mas deixou transparecer que não era inferior a nenhum modelo em uso no mundo:

3- Os alemães estão desenvolvendo um míssil de múltiplo emprego para ser usado nos tubos de torpedos, com capacidade, mar-mar, mar-terra e mar-ar!

4- Os sistemas de sonar e periscópio geram um imagem 3D do cenário, o TO em volta do U-212, tanto dentro quanto fora d´agua!

5- Em exercícios combinados da OTAN, o cara declarou o seguinte: "nenhum navio consegue nos rastrear, fazemos o que queremos e vamos embora".

6- Resumo, o U-212 é superior hoje a qualquer SUB convencional em serviço, e o SUB mais silencioso já fabricado.

[ ]´s

zela
Sênior
Sênior
Agradeceu: 80 vezes
Agradeceram: 75 vezes

#62 Mensagem por zela » Dom Abr 29, 2007 3:26 pm

O casco do sub brasileiro vai ser a-magnético também?

Einsamkeit
Sênior
Sênior
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#63 Mensagem por Einsamkeit » Dom Abr 29, 2007 5:07 pm

Eu sempre achei que o U-212 fosse mais avançado que o U-214, que é um submarino para exportaçao

Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
silverstone2
Intermediário
Intermediário
Agradeceu: 6 vezes
Agradeceram: 1 vez

#64 Mensagem por silverstone2 » Dom Abr 29, 2007 6:23 pm

PRick escreveu:Esta passando um filme no Canal Discovery, pela primeira vez, com uma filmagem dentro de um U-212, e entrevista direta com o comandante de um deles, algumas afirmações contradizem as afirmativas acima, declarações do comandante do U-212.

1- Trata-se do submarino convencional mais moderno do mundo, segundo o comandante, nenhum dispositivo atual ASW é capaz de rastrear o SUB!

2- O U-212 é capaz de operar e submergir em 18 metros de profundidade! Porém segundo ele, o U-212 tem autonomia para dar a volta no hemisfério planetário, sobre a cota de mergulho, ele não revelou a profundidade máxima, mas deixou transparecer que não era inferior a nenhum modelo em uso no mundo:

3- Os alemães estão desenvolvendo um míssil de múltiplo emprego para ser usado nos tubos de torpedos, com capacidade, mar-mar, mar-terra e mar-ar!

4- Os sistemas de sonar e periscópio geram um imagem 3D do cenário, o TO em volta do U-212, tanto dentro quanto fora d´agua!

5- Em exercícios combinados da OTAN, o cara declarou o seguinte: "nenhum navio consegue nos rastrear, fazemos o que queremos e vamos embora".

6- Resumo, o U-212 é superior hoje a qualquer SUB convencional em serviço, e o SUB mais silencioso já fabricado.

[ ]´s

Tambem assisti ao documentário e acho que se a entrevista fosse com um Francês ele diria a mesma coisa do seu submarino. Note que quando o entrevistador pergunta se este é o sub mais silencioso do mundo, o comandante responde "este é o sub mais silencioso que EU CONHEÇO"
A parte mais interessante é quando ele afirma que logo estará a disposição mísseis lançados do tubo de torpedos mar-ar, mar-terra e mar-mar.[/quote]

thelmo rodrigues
Sênior
Sênior
Agradeceram: 3 vezes

#65 Mensagem por thelmo rodrigues » Dom Abr 29, 2007 7:00 pm

zela escreveu:O casco do sub brasileiro vai ser a-magnético também?

O aço do 212 tem um certo percentual de outro metal(níquel?) que o torna amagnético, mas por outro lado deixa-o mais "macio", não podendo ,portanto ,ir muito fundo, como o 214, que usará o aço HY-100. Talvez com algum tratamento o 214 fique um pouco amagnético.

"O dia em que os EUA aportarem porta aviões, navios de guerra, jatos e helicópteros apache sobre o território brasileiro, aposto que muitos brasileiros vão sair correndo gritando: "me leva, junto! me leva, junto!"
PRick

#66 Mensagem por PRick » Dom Abr 29, 2007 8:51 pm

silverstone2 escreveu:
Tambem assisti ao documentário e acho que se a entrevista fosse com um Francês ele diria a mesma coisa do seu submarino. Note que quando o entrevistador pergunta se este é o sub mais silencioso do mundo, o comandante responde "este é o sub mais silencioso que EU CONHEÇO"
A parte mais interessante é quando ele afirma que logo estará a disposição mísseis lançados do tubo de torpedos mar-ar, mar-terra e mar-mar.

A diferença é que se o Oficial fosse francês, eleestaria mentindo, não só o U-212 é mais silencioso, os 209 já eram mais silenciosos que os outros, como estudos russos apontavam. Algo que a MB demonstrou em inúmeros exercícios.

O narrador do documentário deixa bem claro o que o U-212 é, o tempo inteiro se refere ao sub, como a arma submarina definitiva. Como os EUA consideram a Alemanha um aliado estratégico, não existe problema na operação deste sub pelo País, como os outros principais parceiros OTAN, mas a venda dele para outros países fora da OTAN, encontraria oposição dos EUA.

Existem um outro documentário sobre o Sub Sueco, alugado pela US Navy, é certo que o Sistema AIP deles é pior que o dos Alemães, e mesmo assim a US Navy não conseguiu encontrar o Sub Sueco, foi uma surra, nem usando Helos com os dispositivos mais modernos. Por sinal, o documentário é bem claro, não foi descoberto e ainda descobrir antes seus atacantes.

A observação sobre o sistema modular de mísseis a sere usado pelos U-212, apenas demonstra que os Alemães estão mudando um pouco sua doutrina militar, como os japoneses.

[ ]´s

WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#67 Mensagem por WalterGaudério » Dom Abr 29, 2007 9:05 pm

thelmo rodrigues escreveu:
zela escreveu:O casco do sub brasileiro vai ser a-magnético também?

O aço do 212 tem um certo percentual de outro metal(níquel?) que o torna amagnético, mas por outro lado deixa-o mais "macio", não podendo ,portanto ,ir muito fundo, como o 214, que usará o aço HY-100. Talvez com algum tratamento o 214 fique um pouco amagnético.

O IKL-214 brasileiro se vier e qdo. vier, passará por tratamento específico de desmagnetização do casco , na raia magnética de Aratu-BA.

Processo este conhecido tecnicamente como Flashing Depermming, que objetiva reduzir sensivelmente sua assinatura acustica.

sds

Walter

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#68 Mensagem por Bolovo » Dom Abr 29, 2007 9:42 pm

PRick escreveu:Existem um outro documentário sobre o Sub Sueco, alugado pela US Navy, é certo que o Sistema AIP deles é pior que o dos Alemães, e mesmo assim a US Navy não conseguiu encontrar o Sub Sueco, foi uma surra, nem usando Helos com os dispositivos mais modernos. Por sinal, o documentário é bem claro, não foi descoberto e ainda descobrir antes seus atacantes.

O HMS Gotland tá brincando de barquinho com a US Navy.

SAN DIEGO, Calif. -- The Pentagon said it believes the greatest undersea threat facing the U.S. Navy since the end of the Cold War has arrived.

Pentagon: New Class Of Silent Submarines Poses Threat

POSTED: 6:54 pm PDT October 19, 2006
UPDATED: 6:15 am PDT October 20, 2006

Imagem
file photo

The threat involves a new a new class of silent submarines -- subs that the U.S. Navy is having trouble finding under water. In this exclusive investigation, NBC4's Chuck Henry looked into one of those submarines in San Diego.

Following is a verbatim script from the on-air report.

CHUCK HENRY: The threat is real. And it has the Navy so concerned that it's turning to Sweden for help. That's because the Swedes have those silent submarines.

And right now, one of them is stationed at Point Loma. Earlier this month, NBC4 had unprecedented access to the Swedish sub and its crew.

What NBC4 aired few people have ever seen and certainly not in the United States.

On the surface it looks like any other submarine, but the U.S. Navy said it could be the most dangerous sub in the world.

FREDERICK LINDEN: Being noisy is something that is dangerous for us.

HENRY: Fredrick Linden is the commander of the HMS Gotland. He and his crew of 29 call the sub base at Point Loma home. They came to San Diego because the Navy is worried about this new generation of silent subs.

The Pentagon leased the Gotland for one year, but now has extended the lease for a second year, as they try to learn why this submarine so difficult to find underwater.

Subs have always had two weaknesses: they make noise and can't stay submerged very long. But the Gotland runs on a high-tech system called Air Independent Propulsion -- or AIP.

LINDEN: With AIP, I can stay submerged for weeks.

HENRY: Not only can the sub stay submerged for up to a month, the AIP technology also makes it quieter than other subs, and almost impossible to pick up on sonar.

When the Gotland wants to be silent and undetectable, especially along coastal waters, there's not a place it can't go. And that's one of the reasons it's here.

Since last summer the Navy has spent months playing a game of cat and mouse with the Gotland off San Diego, and time after time the Swedish sub has eluded its pursuers.

HENRY (TO COMMANDER): As an adversary, how good are you at what you do?

LINDEN: Very good.

HENRY: Can you tell us about your accomplishments?

LINDEN: We are satisfied with being good.

HENRY: According to Swedish newspapers, in training exercises the Gotland has sunk our most sophisticated nuclear submarines. But perhaps even more disconcerting, it reportedly sunk our largest aircraft carrier, the U.S.S. Reagan.

NORMAN POLMAR, NAVAL ANALYST: She's really run rings around our carrier groups.

HENRY: Norman Polmar is a military analyst specializing in naval intelligence. He says since the end of the cold war, funding of the navy's anti submarine warfare program has been scaled back dramatically.

As the U.S. funnels billions into the war on terror, countries like North Korea, China and Iran are building or trying to get submarines like the Gotland.

Two months ago in the Persian Gulf, Iran tested a new anti-ship missile fired by one of its subs.

If the Iranians are successful in getting a Gotland-class submarine, it could pose a new silent danger to vital oil tanker traffic in the region.

POLMAR: With more of these submarines being bought by countries that don't particularly like us, Iran being a good example, yes, there is a potential. There is a threat.

HENRY: And the commander of the Gotland knows just how vulnerable the United States could be if a sub like his fell into the wrong hands.

HENRY: If you look at our coast, North America, is there any place that you can't go?

LINDEN: No.

HENRY: No place?

Linden then shakes his head.

HENRY: Although this emerging undersea threat is a top priority for the U.S. Navy, the U.S. is committed to its nuclear submarine force, and has no plans to develop subs like the Gotland.

The Navy says it just wants to know how to detect and kill them.

O submarino convencional é A ARMA para um país como o Brasil. Quero ver se uma FT norte-americana ou força qualquer de outro país tem coragem de vir brincar aqui, com uns dez U214 armados com D2M4 esperando a visita.......

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Beronha
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 7 vezes

#69 Mensagem por Beronha » Dom Abr 29, 2007 9:54 pm

( pena que eu nao sei ingles he he)
Concordo totalmente com vossa opinião.

zela
Sênior
Sênior
Agradeceu: 80 vezes
Agradeceram: 75 vezes

#70 Mensagem por zela » Dom Abr 29, 2007 11:43 pm

o Gotland é mais silencioso que o U-212?
E quem é mais silencioso: o U-212 ou o 214?

Einsamkeit
Sênior
Sênior
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#71 Mensagem por Einsamkeit » Seg Abr 30, 2007 12:43 am

Nao temos como saber ao certo, mas o U-212 indica ser mais Silencioso

Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#72 Mensagem por Skyway » Seg Abr 30, 2007 8:46 am

Uma pegunta, o 214 é(deve ser) mais silêncioso que o 209, certo?

Por que se for mesmo, estamos feitos....já fazemos coisas inacreditáveis com o 209, imagina com o 214!

AD ASTRA PER ASPERA
Luiz Padilha

#73 Mensagem por Luiz Padilha » Seg Abr 30, 2007 9:06 am

Claro que tudo que é novo é bem vindo.

Mas, eu disse mas, se me derem um 209 modernizado e nem preciso de tubos para lançar lançar misseis, só torpedos mesmo ( ADCAP 6 ou alemão), que o resto ( lançar e me manter oculto) um 209 é mestre em fazer, desde que tenha feito todas as revisões no Arsenal de Marinha e tenha passado pelo crivo da MB. :lol: 8-]

Depois de ter visto a Peri-photo do USS Nimitz feito por um comandante de um certo 209 Brazuca e ele me dizer que os americanos "quando viram o periscópio", mandaram o Nimitz disparar, ir embora, "get out of here" :lol: :lol: :lol: , não preciso dizer mais nada.
Isso sem falar da última Unitas. Essa eu estava lá.
Um 209 faz a festa amigos, portanto, com o devido respeito ao 214 pois ele é oceânico, eu ainda me garanto com o "velho" e super testado 209.
Claro que suas tripulações precisam estar treinadas, afinal, não basta ir "as compras", é preciso saber extrair tudo o que o 209 pode dar, e isso, a Força de Submarinos sabe, com todas as dificuldades orçamentárias que conhecemos.
E neste ponto, na AS só brasileiros e Chilenos estão com tudo.
Não pelo Scorpene, mas pelo curso que eles possuem para comandantes que só o Brasil e Chile possuem.

Luis Asahi
Júnior
Júnior
Agradeceu: 1 vez

#74 Mensagem por Luis Asahi » Seg Abr 30, 2007 11:01 am

Algumas curiosidades se me permitem a pergunta.

1 O submarino Gotland não foi oferecido a MB?

2 Qual seria a melhor arma contra submarinos nucleares e AIP, caso o Brasil fosse ameaçado pelo mar? Pergunto isso pq em caso de guerra pelo mar provavelmente os submarinos seriam enviados primeiros.

Abraços!!!

talharim
Sênior
Sênior
Agradeceram: 212 vezes

#75 Mensagem por talharim » Seg Abr 30, 2007 11:16 am

Nós temos quantas minas em estoque ?

Podemos produzir quantas em 1 mês ?

E sonobóias ? Produzimos isso ? Quantas por mês ?

Vamos jogar sonobóias ativas até na costa africana se for preciso.E vamos minar todos os pontos chave da nossa costa.

"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
Responder