Caro Orestes, em absoluto me senti agredido, e não foi minha intenção dizer que você não lê ou que não se interesse por ler.
Suas dúvidas são mais do que procedentes, e já foram discutidas por aqui.
Por ex:
entram pra reserva muito cedo (conta-se o tempo de academias, etc.
Veja, uma academia militar não é uma universidade. Os alunos estão cumprindo, realmente, um período militar duríssimo, internado, com serviços aos fins de semana, risco de vida, exercícios, manobras, viagens nas férias, etc.
Não entramos para a reserva muito cedo. Tenho quase 50 anos e estou na ativa. Quando vamos para a reserva ganhamos proporcionalmente ao efetivo tempo de serviço, como manda a lei.
aposentadoria integral (sendo promovidos a um posto acima em relação a útlimo ocupado na ativa)
Aposentadoria integral só se cumprir mais de 30 anos de serviço, hoje em dia 35 anos, por alteração de interstício. A promoção ao posto acima acabou a muito.
o pior deles na minha opinião, as viúvas e até as "filhas" recebem integralmente o valor do soldo
As filhas, acabou desde o governo FHC para os novos militares. Os antigos, QUE PAGAVAM por isso, como uma previdência privada, não perderam o direito. Eu havia explicado isso, era opcional querer pagar por um serviço previdenciário, descontado em folha, como um serviço privado, e não como um privilégio. Quem pagava continua com o direito de receber. As viúvas ganham igual por sermos descontados para isso, mas também são descontadas até a morte, diferente dos outros. Parece que agora os outros brasileiros também serão, mas os militares sempre foram.
"perdas salariais".
O próprio governo publicou dados que mostram que os militares são os "funcionários" que tem a menor média salarial do executivo, legislativo e judiciário. Dado oficial.
Sou CMG da ativa, com todos os cursos de carreira, e ganho líquido 5.100,00 reais. Sem segundas intenções, quanto ganha um delegado da PF em primeira função? Ou um juíz de primeira instância? Ou um motorista do congresso?
Quando digo cursos de carreira, não digo somente os cursos de combatente, mas graduação em engenharia eletrônica com pós graduação em comunicações, outros 2 cursos de Estado-Maior, em nível de Mestrado, um MBA em gestão internacional, outro de doutorado em Política e Estratégia marítimas. Com honestidade, acha que ganho muito?
Que minha esposa, arquiteta, que estudava italiano e pintura, transferida depois de 1 mês de casada para Manaus, abrindo mão de toda sua carreira para acompanhar o marido, não merece depois de minha morte ganhar 5000 reais?
Desculpe se parece que "elevei o tom" de meu post anterior, mas a tentativa é só de dar conhecimento destes fatos, que a sociedade desconhece.
Um forte abraço
Marino