“Halcón Cóndor 2007”

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#61 Mensagem por Penguin » Dom Fev 25, 2007 9:40 am

Koslova escreveu:É que o F-16 é um avião para “frescos”, coisa de americanos, estes débeis da industria aeronáutica, bem diferente dos aviões feitos na Rússia que podem ser mantidos por recrutas analfabetos, e são resistentes a tudo.

Na Rússia inclusive os fluidos hidráulicos dos aviões são feitos para que um recruta o beba, caso não tenha nenhuma bebida alcoólica para agüentar o frio, e ainda assim poder trabalhar no outro dia normalmente.

Quando a IAI projetou o LAVI, sendo um pais com terrenos completamente arenoso, Washington com a sua política imperialista, exigiu que Israel adota-se entradas de ar ventrais, por dois motivos, primeiro para vender os caríssimos carros aspiradores de pó necessários a operação deste tipo de avião fresco. Segundo para poder controlar as horas de vôo da IAF já que os LAVI não poderiam decolar na hora que quisessem porque a poeira os manteria no solo.

Israel, claro, um lacaio dos malditos Yankes aceitou a proposta, afinal de contas, a IAF não consegue sobreviver sem os EUA e a sua coleira.

Uma outra mentira que se conta sobre os F-16 é que eles nunca foram abatidos em combate ar-ar. Foram e vários, o que não temos são fotos para mostrar, porque este negocio de fotografia é coisa de marketing dos Yankes, mas os Sírios, egípcios e Gregos sempre testemunharam a derrubada de vários F-16 por seus caças.



[018]


Imagem

Sand storm
OPERATION IRAQI FREEDOM -- An Army Blackhawk helicopter sits quietly on the ground as an F-16 Fighting Falcon lands during a severe sand storm at a forward-deployed location supporting Operation Iraqi Freedom. (U.S. Air Force photo by Master Sgt. Terry L. Blevins)

Imagem




juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

#62 Mensagem por juarez castro » Dom Fev 25, 2007 10:19 am

Qem já teve a oportunidade de frequentar uma base aérea, sabe que nos dias de vôo e operações intensas, a primeira coisa que é feita por todo o pessoal do esquadrão, é aquela lina de gente olhando para baixo, nas taxiway e nas cabeceiras procurando FOD, seja o avião a reação que for decolar, é praxe, então parem com essa história de aspirador de pó, por favor.....

Grande abraço




Sniper
Sênior
Sênior
Mensagens: 9654
Registrado em: Dom Fev 15, 2004 9:28 pm
Localização: Contagem - MG
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#63 Mensagem por Sniper » Dom Fev 25, 2007 10:23 am

juarez castro escreveu:Qem já teve a oportunidade de frequentar uma base aérea, sabe que nos dias de vôo e operações intensas, a primeira coisa que é feita por todo o pessoal do esquadrão, é aquela lina de gente olhando para baixo, nas taxiway e nas cabeceiras procurando FOD, seja o avião a reação que for decolar, é praxe, então parem com essa história de aspirador de pó, por favor.....
Grande abraço


Onde eu assino ? [009]




Imagem
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61739
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6390 vezes
Agradeceram: 6742 vezes
Contato:

#64 Mensagem por Túlio » Dom Fev 25, 2007 10:26 am

Pois é, creio que essa charla de passar aspirador e não operar de pista improvisada é menos kôza de avião murrinha do que da Doutrina dos ianques mesmo: eles que nem querem saber se o caça pode ou não operar da Picada Diabo, só não operam e pronto, kôza lá deles... :wink:


Só agora achei este tópico, POWS!!! Nem tinha visto tudo que rolou, podia ter dado uns palpites bem tri e xaropeado um monte, josta mesmo... :(


Mas uma casquinha vou ter que tirar:

:twisted: FULL MASTER BAT MODE :twisted:


Koslova e Carlos Mathias - UHMMM...........aCHO que VOSMEÇÊS estao precizando de umasssss CERVASSSSSSSSSSSSSS....................


Abrassosssssss (((sempre por trazzzzzzz [022] [022] )))



HUAHUAHAUAHAUAHAUAHUAHAUAHAUAHAUAHAUAHAUAHAUAHAU


(((Tchê post besta esse, devia EU ter tomado umas... :? )))




Avatar do usuário
faterra
Sênior
Sênior
Mensagens: 5096
Registrado em: Qui Dez 15, 2005 10:25 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 89 vezes
Agradeceram: 79 vezes

#65 Mensagem por faterra » Dom Fev 25, 2007 10:45 am

juarez castro escreveu:Qem já teve a oportunidade de frequentar uma base aérea, sabe que nos dias de vôo e operações intensas, a primeira coisa que é feita por todo o pessoal do esquadrão, é aquela lina de gente olhando para baixo, nas taxiway e nas cabeceiras procurando FOD, seja o avião a reação que for decolar, é praxe, então parem com essa história de aspirador de pó, por favor.....

Grande abraço


Eu nunca freqüentei uma base aérea, mas, sempre fique encafifado com esta história de varrer a pista antes do F16 decolar, pois, afinal de contas, um dos seus ambientes de trabalho é o Oriente Médio onde é comum as tempestades de areia. E aí? Não opera? Em uma região altamente belicosa como aquela, em que as principais FA's operam este vetor, comprariam este empecilho para elas? Esta história, para mim, começou quando alguns oficiais da FAB declararam que o F16 não serve para a FAB por conta deste inconveniente. Pelo menos, foi a desculpa utilizada que estava mais à mão.
Agora, alguém poderia me explicar o que é FOD?




Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#66 Mensagem por Marino » Dom Fev 25, 2007 11:01 am

FOD = Foreign Object Damage , ou em português = DOE, danos por objeto estranho.
Costuma-se falar que o DOE FOD.




Avatar do usuário
REGATEANO
Sênior
Sênior
Mensagens: 1211
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 4:40 pm
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 3 vezes

#67 Mensagem por REGATEANO » Dom Fev 25, 2007 11:12 am

Essa história do F-5EM ter ganho do M2000C é muito furada, senão vejamos:

1º) O radar do Tiger é muito inferior em termos de alcance.

2º) O F-5 não tinha a sua disposição misseis BVR.

3º) Se for considerar o apoio do R-99, teriamos que realizar outra simulaçao com o apoio de AWACS.

4º) Os pilotos franceses são muito mais treinados do que os nossos.

5º) O que possivelmente, pode ter ocorrido, é que no combate a curta distância, por uma causalidade, os Tiger tenham ganho. Mas num cenário moderno... há de se duvidar... principalmente se considerar a operação dos -5.

6º) Só vamos saber a verdade quando ocorrer confrontos com os Nossos M2000!

7º) Quem viver, verá!

Essas questão do aspirador de pó é furada. Dezenas de paises utilizam o F-16, inclusive o Chavez!




Sd volcom
Avançado
Avançado
Mensagens: 651
Registrado em: Ter Jul 18, 2006 11:35 pm

#68 Mensagem por Sd volcom » Dom Fev 25, 2007 12:10 pm

Francisco Daniel escreveu:Essa história do F-5EM ter ganho do M2000C é muito furada, senão vejamos:

1º) O radar do Tiger é muito inferior em termos de alcance.

Já foi dito que os numeros são irregulares

2º) O F-5 não tinha a sua disposição misseis BVR.

Verdade!?? não é que o pessoal do 14 e meu primo piloto do 1GAV falou.

3º) Se for considerar o apoio do R-99, teriamos que realizar outra simulaçao com o apoio de AWACS.

???

4º) Os pilotos franceses são muito mais treinados do que os nossos.

Verdade mas treinamento não é tudo... Tem o piloto a capacidade

5º) O que possivelmente, pode ter ocorrido, é que no combate a curta distância, por uma causalidade, os Tiger tenham ganho. Mas num cenário moderno... há de se duvidar... principalmente se considerar a operação dos -5.

Ja foi provado que era BVR, mas teve curta distancia tambem

6º) Só vamos saber a verdade quando ocorrer confrontos com os Nossos M2000!

Já esta em andamento

7º) Quem viver, verá!

Essas questão do aspirador de pó é furada. Dezenas de paises utilizam o F-16, inclusive o Chavez!




Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#69 Mensagem por Vinicius Pimenta » Dom Fev 25, 2007 1:46 pm

Francisco Daniel escreveu:Essa história do F-5EM ter ganho do M2000C é muito furada, senão vejamos:


Já foi bem divulgado isso. Se você não acredita nem vendo (lendo), aí realmente não temos muito o que fazer.

1º) O radar do Tiger é muito inferior em termos de alcance.


E? O radar embarcado num ambiente com AEW é secundário. Cuidado com os números de internet e revistas...

2º) O F-5 não tinha a sua disposição misseis BVR.


Sim, míssil BVR Derby. O Derby já está entrando em operação na FAB. Os mísseis de manejo e exercício já chegaram e foram usados na Cruzex 2006.

3º) Se for considerar o apoio do R-99, teriamos que realizar outra simulaçao com o apoio de AWACS.


As vitórias ocorreram com F-5M + R-99A X M2000C + E3. Acredite se quiser/puder.

4º) Os pilotos franceses são muito mais treinados do que os nossos.


Sem dúvida. Isso não garante vitórias a eles sempre.

5º) O que possivelmente, pode ter ocorrido, é que no combate a curta distância, por uma causalidade, os Tiger tenham ganho. Mas num cenário moderno... há de se duvidar... principalmente se considerar a operação dos -5.


Foi na arena BVR. E eram M2000C.

6º) Só vamos saber a verdade quando ocorrer confrontos com os Nossos M2000!


Vão acontecer, já devem estar acontecendo.

7º) Quem viver, verá!


Quem estiver vivo já está vendo. :)


Um detalhe é que o fato de ter ocorrido vitórias para o F-5M em relação ao Mirage 2000C não significam que o Tiger passou a ser o suprasumo da tecnologia. Apenas que a FAB deu um salto tecnológico que, embora abaixo do que gostaríamos (além atrasado), já é um fato importante. Nada além disso.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Carlos Mathias

#70 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Fev 25, 2007 10:52 pm

Mas vem cá, eu falei de pistas mal-preparadas e rústicas. Aquele tapete fumaçento é melhor que qualquer pista do Brasil. E não é areinha não, é pedra, pau, capim, lama, barro. Alguém tem uma foto destas? :lol:




Avatar do usuário
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Mensagens: 9042
Registrado em: Seg Mai 02, 2005 10:02 pm
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#71 Mensagem por Einsamkeit » Dom Fev 25, 2007 11:50 pm

Porque os Franceses nao vieram de -5?




Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
Avatar do usuário
Copello
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 269
Registrado em: Ter Jun 13, 2006 10:08 pm

#72 Mensagem por Copello » Seg Fev 26, 2007 12:54 pm

Einsamkeit escreveu:Porque os Franceses nao vieram de -5?


Acho que os franceses trouxeram o C porque na Cruzex anterior já tinham a noção de que havia uma diferença enorme entre os aviões que participam. Se trouxessem -5 provavelmente derrubariam todos os oponentes sem fazer força. Além disso o -5 é hoje na Armée De L’Air o principal caça, todos os - 5 são imprescindíveis para a defesa do espaço aéreo francês.
Sendo assim vieram felizes e foram surpreendidos pelos F-5M brasileiros que deram um esquenta nos franceses e botaram alguns Mirage2000 no chão.HHEEEEHEHH! 8-]




Avatar do usuário
chm0d
Sênior
Sênior
Mensagens: 4236
Registrado em: Sáb Dez 10, 2005 12:27 am
Localização: São Paulo / SP
Contato:

#73 Mensagem por chm0d » Seg Fev 26, 2007 12:57 pm

Copello escreveu:
Einsamkeit escreveu:Porque os Franceses nao vieram de -5?


Acho que os franceses trouxeram o C porque na Cruzex anterior já tinham a noção de que havia uma diferença enorme entre os aviões que participam. Se trouxessem -5 provavelmente derrubariam todos os oponentes sem fazer força. Além disso o -5 é hoje na Armée De L’Air o principal caça, todos os - 5 são imprescindíveis para a defesa do espaço aéreo francês.
Sendo assim vieram felizes e foram surpreendidos pelos F-5M brasileiros que deram um esquenta nos franceses e botaram alguns Mirage2000 no chão.HHEEEEHEHH! 8-]


É, pena que não veio nenhum -5, seria muito bom mostrar que não temos um caça de verdade.




Avatar do usuário
Copello
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 269
Registrado em: Ter Jun 13, 2006 10:08 pm

#74 Mensagem por Copello » Seg Fev 26, 2007 1:07 pm

chm0d escreveu:
Copello escreveu:
Einsamkeit escreveu:Porque os Franceses nao vieram de -5?


Acho que os franceses trouxeram o C porque na Cruzex anterior já tinham a noção de que havia uma diferença enorme entre os aviões que participam. Se trouxessem -5 provavelmente derrubariam todos os oponentes sem fazer força. Além disso o -5 é hoje na Armée De L’Air o principal caça, todos os - 5 são imprescindíveis para a defesa do espaço aéreo francês.
Sendo assim vieram felizes e foram surpreendidos pelos F-5M brasileiros que deram um esquenta nos franceses e botaram alguns Mirage2000 no chão.HHEEEEHEHH! 8-]


É, pena que não veio nenhum -5, seria muito bom mostrar que não temos um caça de verdade.


Po e precisa de -5 pra chegar a essa conclusão.




Avatar do usuário
chm0d
Sênior
Sênior
Mensagens: 4236
Registrado em: Sáb Dez 10, 2005 12:27 am
Localização: São Paulo / SP
Contato:

#75 Mensagem por chm0d » Seg Fev 26, 2007 1:12 pm

Copello escreveu:
chm0d escreveu:
Copello escreveu:
Einsamkeit escreveu:Porque os Franceses nao vieram de -5?


Acho que os franceses trouxeram o C porque na Cruzex anterior já tinham a noção de que havia uma diferença enorme entre os aviões que participam. Se trouxessem -5 provavelmente derrubariam todos os oponentes sem fazer força. Além disso o -5 é hoje na Armée De L’Air o principal caça, todos os - 5 são imprescindíveis para a defesa do espaço aéreo francês.
Sendo assim vieram felizes e foram surpreendidos pelos F-5M brasileiros que deram um esquenta nos franceses e botaram alguns Mirage2000 no chão.HHEEEEHEHH! 8-]


É, pena que não veio nenhum -5, seria muito bom mostrar que não temos um caça de verdade.


Po e precisa de -5 pra chegar a essa conclusão.


Precisa sim, lembro que ao termino da cruzex, o pessoal (inclusive eu) estava todo feliz... falando "Que venha Su-30" e outras coisas... 8-]




Responder