O problema é que o Juarez é grande defensor da FFAB, Fraca Força Aérea Brasileira.
Olha cara...não sei o que o Juarez falou, e realmente às vezes discordo do que ele fala, mas essa de defensor de força aérea fraca não é verdade.
Eu também acho que deveríamos ter no mínimo 120 caças novos, mas...
Antes de sair comprando caça por aí tem uma somatória de n fatores.
Uma força aérea não é feita de números, mas sim da eficiência dela. Uma força aérea tem que ser eficiente.
Hoje temos cerca de 112 caças, sendo de três modelos completamente diferentes:
-Alguns A-1 ensacados
-Dois esquadrões de F-5 na BASC revezando seus aviões
-Armamentos completamente diferentes e não intercambiáveis (Mirage= mísseis franceses/ F-5= MAA-1, Python, Derby/ A-1= sem mísseis)
-Só os F-5M podem se comunicar à rede via data-link (R-99 e estações de terra), enquanto que o resto (menos o A-29) só se comunicam por voz.
Antes de sequer pensar em substituir esses aviões, tem que resolver toda essa problemática, ou seja, escolher um caça que possa compartilhar dos mesmos armamentos do resto da frota, que possam se comunicar com toda a rede de data-link e com as outras forças armadas, etc.
Pra quê comprar mais Mirage? Manda essas aeronaves pra FABol, compra um lote de 16 Gripen da última versão, muito mais baratos de operar e tão eficientes quanto.
Pra quê comprar dois esquadrões de FX? Pega qualquer um dos dois esquadrões de F-5 da BASC e manda pra Manaus, e diminui a carga da BASC. AÍ.....quaaando forem substituir os F-5, aí sim compra mais lotes e põe no lugar deles.
Alguns ficam falando em comprar uma porrada de SU-35. Meu, aquilo é um caça com dois motores, cada um daqueles motores em potência máxima deve consumir o equivalente a um F-5. Acham que a FAB DO JEITO QUE ESTÁ, vai conseguir fazer essas peruas sairem do chão????
Eu prefiro muito mais um esquadrãozinho de 16 Gripen com uns 75% de disponibilidade voando todo dia do que uns 40 SU-35 com 50% de disponibilidade voando um pouquinho e só de vez em quando, só para o piloto não perder o costume.
Isso não é uma força aérea fraca, é uma força aérea do jeito que tem que ser: eficiente.
Precisamos fazer com que cada esquadrão de caça use o mesmo armamento, a mesma munição, que a peça que sirva em um caça de Anápolis sirva no caça lá de Santa Maria. Precisamos fazer que os pilotos voem mais, que se comuniquem de maneira moderna e eficaz com todo e qualquer aeronave da FAB (data-link) ou das outras forças armadas(MB e EB). Precisamos fazer com que os esquadrões consigam se dissipar e mesmo assim ter proteção AAe. Que eles tenham grande disponibilidade, que voem muito.
Depois que conseguirmos tudo isso a FAB já vai estar economizando uns 50% de recursos que depois sobrarão pra comprar essa pancada de caças em uma pancada de GDA's que todo mundo quer.
Enquanto a FAV estará se descabelando com seus 30 Sukhois, voando meia hora por mês, eu desejo que nossa FAB tenha 16 Gripens, com 75% em condições de vôo todo dia e voando umas 300 horas por ano.
abraços]