Página 5 de 7

Re: C-130 DA FAB - MODERNIZAÇÃO

Enviado: Qui Abr 28, 2011 4:18 pm
por Enlil
Teve um acidente que me lembro bem da época por causa da repercussão na imprensa: o C-130 que se chocou contra a serra da Tiririca, na região de Niterói, Rio de Janeiro, e explodiu. Infelizmente 9 pessoas morreram nesse acidente.




[]'s.

Re: C-130 DA FAB - MODERNIZAÇÃO

Enviado: Qui Abr 28, 2011 4:32 pm
por irlan
Quantos Hércules a FAB possui atualmente?

Re: C-130 DA FAB - MODERNIZAÇÃO

Enviado: Qui Abr 28, 2011 5:26 pm
por Enlil
Operacionais acho que 18.


[].

Re: C-130 DA FAB - MODERNIZAÇÃO

Enviado: Qui Abr 28, 2011 10:26 pm
por brasil70
Quando o KC-390 entrar em operação, os Hercules serão retirados de serviço? Quantos KC-390 a FAB pretende adquirir?

Re: C-130 DA FAB - MODERNIZAÇÃO

Enviado: Sex Abr 29, 2011 1:01 pm
por FCarvalho
brasil70 escreveu:Quando o KC-390 entrar em operação, os Hercules serão retirados de serviço? Quantos KC-390 a FAB pretende adquirir?
KC-390 - Cronograma previsto

1. rolout do protótipo em 2014
2. 1o vôo em 2015
3. entrega na FAB em 2016
4. operacional em 2018

A FAB tem encomendados 28 unidades inicialmente.
Existem atualmente 5 esq de trp "pesado" na FAB, 1o GTT ( 1o e 2o esq) , 1o/1o GT e 2o GT ( 1o e 2o esq)
Há também o 1o/9o GAv em Manaus, e o 1o/15o GAv em Campo Grande, operando com C-105 Amazonas.
Há a intenção da FAB utilizar o KC-390 também no 1/9o, mas isso seria para depois de 2020; nos esq que utilizam o Hercules. o KC-390 é o substituto natural dos mesmos.
Não foi divulgado ou definido o cronograma de recebimento dos 390 pela FAB, ou a escala de produção dos mesmos na Embraer. Então até que se saiba, os hércules continuarão operando pelo menos por mais uns 10/15 anos. A modernização feita pela FAB nos mesmos, deve ajudar a mantê-los o melhor possivel.

obs:

sabe-se que em teoria a FAB deseja estabelecer um esq de caça região centro-oeste. Se isto se confirmar, então o 1/15 GAv também tornar-se um forte candidato a receber os KC-390 no futuro;

num plano ideal, considerando-se um esquadrão mobiliado com 12 aeronaves, coisa que não acontece na FAB desde a chegada dos Hércules, podemos admitir uma necessidade no longo prazo de até 60 unidades do KC-390; este seria o nosso mercado interno potencial; se a FAB resolver manter a atual divisão de 2o GT com o 1o/2o GT equipado com A-330MRTT e o 2o/2o com KC-390, este mercado mercado potencial sobe para 72 aeronaves KC-390;

apenas mais uma observação. 12 aeronaves/Esquadrão é uma dotação mínima para se dispor de uma operacionalidade que seja realmente crível e efetiva. Para tempos de paz, este deveria ser o referencial, apesar de não ser a nossa realidade; mas em tempos de guerra, acaba por torna-se um numero errático. Como nossa FAB e nem niguem neste país vislumbra preparar as FFAA para uma guerra, (idéia tida como estaparfúdia e sem sentido no Brasil) dificilmente veremos nossos esquadrões de transporte com 16/18 aeronaves orgânicas, que seria o padrão desejavel, para a manutenção da paz e para a realização da guerra.

abs

Re: C-130 DA FAB - MODERNIZAÇÃO

Enviado: Sex Abr 29, 2011 5:20 pm
por brasil70
Valeu FCarvalho. :D
Mas a Embraer tem condições logisticas de atender toda essa demanda? (FAB, Correios, Argentina, Portugal ...)

Re: C-130 DA FAB - MODERNIZAÇÃO

Enviado: Sex Abr 29, 2011 6:36 pm
por FCarvalho
brasil70 escreveu:Valeu FCarvalho. :D
Mas a Embraer tem condições logisticas de atender toda essa demanda? (FAB, Correios, Argentina, Portugal ...)
Salvo engano, a Embraer irá operar a linha do 390 em Gavião Peixoto. Lá tem espaço de sobra para a linha de montagem da aeronave. E a própria Embraer, bem administrada como é, com certeza tem no seu planejamento a possibilidade de mudanças na linha para atender possiveis demandas além daquelas já contratadas.

Há sim, montar uma aeronave do porte do KC-390 não é exatamente como brincar de Lego. Leva tempo. Então, quaisquer movimentos no sentido de ampliação da produção serão feitos mediante a comprovação da necessidade frente o planejamento comercial da empresa. Com certeza eles não vão sair vendendo mais aviões do que poderiam produzir. Aliás, até poderiam, mas isso seria um tiro no pé da própria empresa.

Aguardemos. O KC-390 nos oferece ótimas espectativas para o futuro.

abs.

Re: C-130 DA FAB - MODERNIZAÇÃO

Enviado: Ter Mai 10, 2011 5:50 pm
por cascavel51
faterra escreveu:Ufa!!! Êta topicozinho custoso!

Revista ASA nº 56 - pág. 14
Prosseguindo no seu programa de modernizações dos aviões C-130H Hercules da FAB, somente cinco aparelhos da frota não serão modernizados. Estes são o FAB 2454 (que será empregado como simulador após sofrer incêncio no sistema de pressurização no solo), e os FAB 2451, 2456, 2458 e 2459, que servirão até o vencimento de horas tendo suas peças utilizadas para reposição das outras aeronaves da frota.
Será que serão substituídos?

Prezados,

FAB 2459 SC-130 estará em breve incorporado ao acervo de aeronaves disponíveis da FAB. Está finalizando INPP na DIGEX.

Leonardo Dantas

Re: C-130 DA FAB - MODERNIZAÇÃO

Enviado: Ter Mai 10, 2011 6:13 pm
por Carlos Lima
Vlw Leonardo. [100]

E ele ainda será "SC-130"?

[]s
CB_Lima

Re: C-130 DA FAB - MODERNIZAÇÃO

Enviado: Qui Mai 19, 2011 12:29 pm
por cascavel51
cb_lima escreveu:Vlw Leonardo. [100]

E ele ainda será "SC-130"?

[]s
CB_Lima

Será sim. terá suas características de aeronave SAR mantidas.

Leonardo Dantas

Re: C-130 DA FAB - MODERNIZAÇÃO

Enviado: Qui Jul 18, 2013 12:11 pm
por arcanjo
18 de Julho, 2013 - 11:13 ( Brasília )
Veja o C-130 Hércules da FAB em operação na Antártida

Confira o videoclipe com imagens vibrantes da aeronave C-130 Hércules do Esquadrão Gordo (1º/1º GT) em operação no continente Antártico. O esquadrão é o único da Força Aérea Brasileira a apoiar o PROANTAR.

O vídeo é uma amostra do programa FAB em Ação, que vai mostrar os desafios da missão no gelo.



http://www.defesanet.com.br/aviacao/not ... Antartida/

[100]

arcanjo

Re: C-130 DA FAB - MODERNIZAÇÃO

Enviado: Seg Jul 23, 2018 8:40 pm
por Tikuna
A FAB quer manter 12 operando para suprir a demanda até ter os KC-390 operacionais:

POSTPONEMENT OF IFB # 181301/CABW/2018

Due to the large number of requests for clarifications filed by the bidding companies in BACW and the technical complexity of the responses to be made available at http://www.cabwnews.com, the Chief of the Brazilian Aeronautical Commission in Washington D.C. (“BACW”), located at 1701 22nd Street, N.W. - Washington, D.C. 20008 –USA, hereby notifies, to whom it may concern, the POSTPONEMENT of the Bidding Process, to be awarded based on Greatest General Index (IG), for the contracting of a company specialized in the maintenance of aircraft C-130, for the provision of logistical support services for 12 (twelve) aircraft, excluding full T56A-15 engines, Aerial Fueling (REVO) and Modular Airborne Fire-fighting System (MAFFS), including the execution of maintenance services, the replacement of equipment, repair and replacement of equipment, in accordance with terms, quantities, and other applicable requirements established in the solicitation package.

Open session for the receipt of the Qualification Documents and Price Proposals shall be held on July 9, 2018 at 9:00 a.m. EST at the BACW.


Interested companies may access the bidding announcement as well as other relevant information to this process directly with the BACW Bidding and Contracts Division or at http://www.cabwnews.com


Any clarifications should be sent to the following e-mail: con@cabw.org


Additional information regarding this Bidding Process may be obtained from the BACW’s Bidding Department in Washington D.C. from Monday to Friday between 08:30 am and 03:00 pm (EST) or by the email con@cabw.org

Re: C-130 DA FAB - MODERNIZAÇÃO

Enviado: Seg Jul 23, 2018 10:24 pm
por FCarvalho
É possível fazer. Mas me pergunto a que custo. Não será barato.
E a FAB tem como dispor de 12 C-130M? Hoje sequer consegue mal e porcamente metade disso.

Abs

Re: C-130 DA FAB - MODERNIZAÇÃO

Enviado: Sex Ago 03, 2018 10:17 pm
por Tikuna
Parece que vai dar OGMA pros nossos C-130


[181301 C-130 Aircraft Maintenance] - Technical Phase

Lt Col RENATO ALVES DE OLIVEIRA Solicitations 30 July 2018
The President of Bidding Commission of the Brazilian Aeronautical Commission in Washington D.C. (“BACW”), located at 1701 22nd Street, N.W. - Washington, D.C. 20008 – USA, hereby notifies, to whom it may concern, that the bidders CASCADE received 19 points as its Technical Index and OGMA received 31 points as its Technical Index in accordance with the terms of the bid announcement 181301/CABW/2018 for the maintenance of aircraft C-130, for the provision of logistical support services for 12 (twelve) aircraft, excluding full T56A-15 engines, Aerial Fueling (REVO) and Modular Airborne Fire-fighting System (MAFFS), including the execution of maintenance services, repair and replacement of equipment, in accordance with terms, quantities, and other applicable requirements established in the solicitation package.

Notwithstanding, the participating bidders shall have 5 (five) business days to present any appeals to the qualification phase in accordance with Clause 36 of the IFB.

Re: C-130 DA FAB - MODERNIZAÇÃO

Enviado: Sex Ago 03, 2018 10:25 pm
por Túlio
Ué, uma dúzia de -130 mais 28 -390 me parece legal. O que não entendo é a razão (se é que tem) pela qual se precisa anunciar um negócio da FAB com a OGMA (Portugal) em Washington (EUA), alguém pode esclarecer?