Recomendo....

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Spectral
Sênior
Sênior

#61 Mensagem por Spectral » Ter Mar 01, 2005 2:16 pm

Também aconselho vivamente as histórias passadas no universo da FUNDAÇÃO, do grande escritor de FC , ISAAC ASIMOV.

Já só me faltam 3 livros para completar a saga :mrgreen:

Lockheed Martin's Skunk Works de Jay Miller

http://www.amazon.com/gp/product/1857800370/104-9810154-8395137?%5Fencoding=UTF8&n=507846&s=books&v=glance

Um detalhe e riqueza impressionante sobre a vida da famosa "Skunk Works" e dos seus produtos nos seus 50 anos de vida

P44
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2756 vezes
Agradeceram: 2437 vezes

#62 Mensagem por P44 » Qua Mar 02, 2005 8:53 am

Spectral escreveu:
Também aconselho vivamente as histórias passadas no universo da FUNDAÇÃO, do grande escritor de FC , ISAAC ASIMOV.

Já só me faltam 3 livros para completar a saga :mrgreen:

:mrgreen: Já a li TODA :oops: ...inclusivé os 3 livros que foram escritos já depois do falecimento do Asimov, um deles até é do DAVID BRIN!!!!

(Adorava ver a FUNDAÇÃO transposta para o Cinema...eu diria que era impossivel...mas depois de ter visto o LOTR, já não digo nada!!!!) :D

Triste sina ter nascido português 👎
Guerra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 135 vezes

#63 Mensagem por Guerra » Qua Mar 02, 2005 9:43 am

Eu li "A Opção pela espada" P. A. marangoni. O autor foi piloto da Força aerea brasileira. Da Força Aerea a infante na legião estrangeira francesa, chefe de milicias em moçabique, comandante de blindado em Angola e instrutor de comandos na Rhodesia, terminou sua aventura na legião espanhola.
Outras obras do autor - Angola, comandos especiais contra cubanos. Editora Braga - Portugal 1978.

A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Guilherme
Sênior
Sênior
Agradeceu: 66 vezes
Agradeceram: 59 vezes

#64 Mensagem por Guilherme » Qua Mar 02, 2005 11:46 am

Guerra
Sênior
Sênior

#65 Mensagem por Guerra » Qua Mar 02, 2005 12:20 pm

VICTOR escreveu:Realmente, uma beleza este tópico.

:idea: Obra imperdível: "MALDITA GUERRA - NOVA HISTÓRIA DA GUERRA DO PARAGUAI", de Francisco Doratioto. Ao contrário dos revisionistas, Doratioto baseou-se em ampla pesquisa de documentos da época, sem distorções ideológicas.

"

Valeu Victor. É dificil encontrar uma obra longe da linha do lopizmo. Vou procurar esse livro.

Guerra
Sênior
Sênior

#66 Mensagem por Guerra » Qua Mar 02, 2005 12:29 pm

A Farsa de Churchill - Louis Kilzer

Baseado em fatos - especialmente após a abertura dos arquivos soviéticos, em 1991 - e cruzando referências históricas, busca a verdade por trás do vôo de Rudolf Hess, vice-führer alemão, para a Grã-Bretanha, em 1941, meses antes da grande ofensiva da Wehrmacht contra a URSS. O autor abala as estruturas históricas ao cogitar que a verdade e a determinação britânica durante a guerra não correspondem à visão que vem sendo difundida ao longo dos anos.

P44
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2756 vezes
Agradeceram: 2437 vezes

#67 Mensagem por P44 » Qua Mar 02, 2005 12:44 pm

Valeu Victor. É dificil encontrar uma obra longe da linha do lopizmo. Vou procurar esse livro.

Só por curiosidade...o que é o "LOPIZMO"????? :shock: :?:

Triste sina ter nascido português 👎
César
Sênior
Sênior
Contato:

#68 Mensagem por César » Qua Mar 02, 2005 1:10 pm

Olá P44 :wink:

Só respondendo a sua pergunta, Lopismo seria um "movimento"(acho que nem pode ser chamado assim) que de certa forma "inocentava" o ditador do paraguai na época da Guerra do Paraguai, Solano Lopez. O que nós aprendemos nas nossas escolas(comigo não foi diferente) é que o paraguai era quase que um paraíso na época. Estava começando a se industrializar, não tinha analfabetos e era completamente independente economicamente da Inglaterra, ao contrário dos demais países da região.

Segundo esse "movimento", foi a Inglaterra que tinha interesse que a Guerra ocorresse para acabar com essa independência Paraguaia, financiando, portanto, a Triplice aliança(Brasil, Argentina e Uruguai) contra o mesmo para destruí-lo.

Essa corrente de pensamento diz que toda a culpa pela desgraça que acometeu o Paraguai foi da Inglaterra e da Triplice Aliança, e que Solano Lopez havia desenvolvido um trabalho exemplar no Paraguai. O que a obra mostrada pelo Victor diz é que o Paraguai era um país pobre e Agrícola, que Solano Lopes não era de maneira nenhuma esse doce de pessoa que alguns hoje acham. Que a Inglaterra se manteve neutra no conflito e quem o ocasionou foi o próprio Paraguai ao invadir o Brasil e a Argentina, com a intenção de criar o "grande paraguai", um país que se extenderia do Pacífico ao Atlântico. Portanto, não havia nada de caso pensado, por parte do Brasil, em começar a se degladiar com o seu vizinho.

Abraços

César

"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
VICTOR
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes

#69 Mensagem por VICTOR » Qua Mar 02, 2005 1:30 pm

Tanto que o Brasil estava pessimamente preparado para o Guerra. Solano foi o agressor.

O Brasil não é totalmente inocente porque havia enviado tropas (ou invadido) o Uruguai, que estava em Guerra Civil, para apoiar a facção que mais lhe convinha.

A idéia de Solano era invadir o Uruguai, passando pelo Brasil, e formar uma aliança Paraguai-Uruguai com a facção pró-Solano do Uruguai.

Só que a Argentina não gostou da invasão de Corrientes para chegar ao Brasil, e entrou na Aliança, graças ao grande presidente argentino Bartolomeu Mitre. A coluna invasora foi cercada em Uruguaiana e se rendeu ao Exército imperial brasileiro. A partir dali, Solano Lopez ficou o resto da Guerra na defensiva.

Carlos Eduardo

Podcast F1 Brasil
Guerra
Sênior
Sênior

#70 Mensagem por Guerra » Qua Mar 02, 2005 1:44 pm

P44 escreveu:

Só por curiosidade...o que é o "LOPIZMO"????? :shock: :?:

São idéias que surgiram nos anos 30 no Paraguai sobre a guerra com o Brasil. O objetivo era à reabilitação do Paraguai e da figura de Solano López (cujo maior apologista foi o escritor paraguaio Juan O’Leary) que o transformou em mais um “herói das esquerdas”. Os aliados na Guerra da Tríplice Aliança, segundo os autores da mencionada tese, eram tidos como “lacaios do imperialismo britânico” e López e o Paraguai, “a encarnação do nacionalismo sul-americano”. Essas idéias tiveram mais força quando outros ditadores paraguaios se apoiaram nessa tese para justificarem seus governos. Aqui no Brasil essa tese foi bem aceita. O que se ensina nas escolas hoje, é que Caxias é o maior assassino da história brasileira. Na minha opinião foi uma forma da esquerda de desmoralizar o “guardião das elites dominantes” (Exército Brasileiro).

VICTOR
Sênior
Sênior

#71 Mensagem por VICTOR » Qua Mar 02, 2005 1:50 pm

Exato - os comunistinhas achavam López uma beleza, porque tudo era propriedade dele e não havia democracia. Pense num Kim Jong-Il da época, é mais ou menos por aí.

Carlos Eduardo

Podcast F1 Brasil
rodrigo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 221 vezes
Agradeceram: 424 vezes

#72 Mensagem por rodrigo » Qua Mar 23, 2005 3:07 pm

Imagem

SENTA A PUA

Um documentário excelente, com depoimentos muito interessantes (até emocionantes), filmes reais dos ataques, a história dos pilotos abatidos, situações que dão orgulho da participação do 1º Grupo de Aviação de Caça na 2ª GM. Tive a oportunidade de revê-lo ontem, e normalmente não gosto de ver um filme duas vezes, mas esse vale a pena.

"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
VICTOR
Sênior
Sênior

#73 Mensagem por VICTOR » Qua Mar 23, 2005 10:34 pm

Excelente artigo sobre guerra-anti-submarina:

http://www.acig.org/artman/publish/article_491.shtml

Esse guri que escreveu o artigo (Roel) está estudando para ser capitão de marinha mercante, e escreveu um artigo abrangente a ao mesmo tempo sintético sobre o assunto. Muito didático, com ilustrações esclarecedoras.

É um tanto "primário" para experts como eu (AUHAUAHU :lol: :P ) mas quem está a fim de introduzir-se na arte de ASW, é um ótimo começo.

Carlos Eduardo

Podcast F1 Brasil
Jet Crash®
Sênior
Sênior
Contato:

#74 Mensagem por Jet Crash® » Dom Abr 10, 2005 10:48 am

Ontem fui a Livraria Leitura em BH e encontrei o livro mais improvável. Um livro que nunca imaginei achar e que para mim ainda era proibido.

O Mein Kempf de Adolf Hitler.

Eu esperava achar o Livro Vermelho de Mao Tse Tung, mas não achei este livro.

Jet Crash®

Imagem
rodrigo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 221 vezes
Agradeceram: 424 vezes

#75 Mensagem por rodrigo » Seg Abr 11, 2005 11:32 am

Ontem fui a Livraria Leitura em BH e encontrei o livro mais improvável. Um livro que nunca imaginei achar e que para mim ainda era proibido.

O Mein Kempf de Adolf Hitler.
Eu sei que é proibido na Alemanha. Aqui no Brasil eu já tinha visto em bibliotecas.

"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Responder