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Enviado: Qua Set 13, 2006 9:41 pm
por juarez castro
rcolistete escreveu:
Bem, antes de tudo, muito bom post. Eu já postei aqui que se fosse a oitava maravilha, esse PA teria vários países na fila para comprar, mas pelo que se sabe os únicos babacas estavam abaixo da linha do equador.
Como disse certa feita um oficial da ARA.
É o maior alvo móvel do hemisfério sul.


Caro Juarez,

Na minha opinião, todos navios sem defesa AAe de médio/longo alcance são alvos móveis. Oficiais da MB que operam o Sea Wolf das Type 22 admitiram (em conversa pessoal) que ele serviria somente para tentar abater mísseis inimigos, hoje a aeronave inimiga (caça, helicóptero, avião turbo-hélice, etc) ficaria longe disparando seus mísseis e bombas guiadas. Nem as fragatas classe Niterói ModFrag conseguem se defender de P-3 ou Sea King disparando mísseis anti-navio.

Que o A-12 seja o maior alvo por simplesmente ser o maior navio, pois todos navios são alvos se não atacarem. Mas quem na MB pode levar bom número de SH-3 Sea King portando AM-39 ??? Quem, quem ? Quem pode levar bom número de SH-3 para missões ASW, com sonar de mergulho, grande autonomia, etc ? Quem, quem ? Quem pode levar bom número de Super Pumas para apoio ao Fuzileiros Navais (FN) ? Quem, quem ? Quem pode levar AF-1 SkyHawks (se tivéssemos mais aviões voando) para que faça apoio aéreo aproximado para os FN, lançando bombas e foguetes ? Quem, quem ? Etc, etc.

Resposta : A-12 São Paulo.

Ou seja, o A-12 supre um monte de missões que outros navios da MB não conseguem suprir. O problema maior é ter o A-12 e poucos AF-1 voando, mas a culpa maior está nesses aviões e não no A-12.

A MB no seu PRM planeja gastar pouco com o A-12 e suas aeronaves; a maior parte dos gastos será em escoltas e subs, vide o recente contrato de EUR 1,08 bi.

Quanto à "babacas", só se for esse oficial argentino... acompanhei muito a imprensa francesa e a venda do R-99 Foch foi depois criticada duramente pelos franceses (apareceu em destaque em jornais de grande circulação na França), por deixar a França sem porta-aviões em certos períodos de manutenção do R-91 Charles de Gaulle. Ou seja, os franceses não nos acharam otários por comprarmos o R-99 Foch, isso eu posso garantir. Agora, quanto à venda dos 12 Mirage 2000C/B, eles devem estar rindo até agora !

Vergonha maior foi em algumas operações navais quando a França teve que requisitar ajuda da Royal Navy para prover escolta AAe de área com suas Type 42, pois as atuais francesas estão sendo aposentadas mais rapidamente do que a entrada das substitutas.

Abraços,

Roberto


Boa noite! Caro rcolistete, bem vamos por partes:

Com relação a tua afirmação sobre um ataque de aviões com misseis anti navio, é verdadeira no atual momento da MB, sem defesa de medio e lon go alcançe, porém a presença de "mesoçauro" A 12 não melhora em nada esta situação, pois sem AWACS e sistemas antiaéreos modernos e capazes que possam detectar e abater o vetor antes do lançamento do missil, a vaca vai pro brejo da mesma forma, pois como já disse um oficial da MB, depois que lançarem o missil comece a rezar (vide o que aconteceu com a corveta israelense recentemente).
Uma observação para você, as fragatas não se defendem de aviões disparando misseis anti navio como você afirmou, elas se defendem com sistemas de misseis anti aéreos como sea wolf e aspide.

Com relação aos navios que pode levar helis medios pesados da Mb além do Mesoçauro, temos os dois NDD e o NDCC, que mo meu modesto entende é insuficiente, poré, mais uma vez, se a MB não esivesse gastando o que tem e o que não tem do orçamento nele, podria alterar os convoos das T 22 para portar os mesmos, como fizeram os hermanos e os chilenos.
Com relação aos Helis, infelizmente nossos Linx naõ podem por a bolinha na agua(explicação da MB que eu particularmente não aceito), pois um país com limitações orçamentáris deveria ter os helis navais polivalentes e não específicos, então te´riamos todas as Niterói e até as Inhaúma(se a condição de mar permitir) com capacidade ASW plena.

Com relação a aposentadoria do Foch, essa polêmica só aconteceu porque o De Gaule não funciona (o que para mim não é novidade, e nem o rafale embarcado), e porque o Clemencau apresentou tantos problemas estruturais e de consefvação que não valia pena recuperar (eles ao contrário de nós sabem fazer conta e tem bolso pagando e com fundo que cobra resultados).

Eu penso que você não deveria debochar do oficial argentino pelo simples fato de ele ter uma coisa chamada experiência de combate e sabe muito bem que um navio como o Mesoçauro, não pode ser defendido de ameaças submarinas modernas, porque não temos sonares modernos, capacidade de efetuar cobertura ASW em camadas com aviões, helis e escoltas ASW.

Os recursos aplicados nele viriam muito melhor na continuida na modernização de nossas atuais fragatas, e melhoria na disponibilidade da aviação de asas rotativas, porque hoje temos apenas 03 SH 3 opercianais.

Grande abraço

Enviado: Qua Set 13, 2006 9:58 pm
por juarez castro
Luiz Padilha escreveu:
Francisco Daniel escreveu:
rcolistete escreveu:
Caro Juarez,

Na minha opinião, todos navios sem defesa AAe de médio/longo alcance são alvos móveis. Oficiais da MB que operam o Sea Wolf das Type 22 admitiram (em conversa pessoal) que ele serviria somente para tentar abater mísseis inimigos, hoje a aeronave inimiga (caça, helicóptero, avião turbo-hélice, etc) ficaria longe disparando seus mísseis e bombas guiadas. Nem as fragatas classe Niterói ModFrag conseguem se defender de P-3 ou Sea King disparando mísseis anti-navio.


Isso é verdade ninguém nunca duvidou! A já passou do tempo de ter um meio AAW. Coisa, que alias, os A-4 não podem proporcionar!


Que o A-12 seja o maior alvo por simplesmente ser o maior navio, pois todos navios são alvos se não atacarem. Mas quem na MB pode levar bom número de SH-3 Sea King portando AM-39 ??? Quem, quem ? Quem pode levar bom número de SH-3 para missões ASW, com sonar de mergulho, grande autonomia, etc ? Quem, quem ? Quem pode levar bom número de Super Pumas para apoio ao Fuzileiros Navais (FN) ? Quem, quem ? Quem pode levar AF-1 SkyHawks (se tivéssemos mais aviões voando) para que faça apoio aéreo aproximado para os FN, lançando bombas e foguetes ? Quem, quem ? Etc, etc.

Resposta : A-12 São Paulo.



Só operamos 7 SH-3, que, poderiam ser lançados do Ceára, Rio de Janeiro e Matosão. Como também os S. Puma. Manter os A-4 somente para apoio aproximado é irrelevante. Num desembarque os navios podem suprir esta tarefa.


Não é bem assim que funciona.

Existem uma série de fatores como por exemplo, só para citar um:
A capacidade de helos a bordo. pense que o NDD só opera 2 e tem limitações para op.noturna.
Pense tb na veloc deles que são de 1957 e não conseguem mais ser rápidos o suficente em comparação ao SP.
Existem muitas outras razões, mas não me alongarei, pois eu sou 100% pró SP e como o Colistete disse acima, se existe ou existem algum ou alguns babacas, creio que estão ou mais abaixo de Rio Grande ou acima do equador. Como é duro ter aviões e não ter um Nae. :P
Outras marinhas queriam o SP tb, apenas a MB se adiantou por que os franceses, por possuir uma boa relação com o Brasil, nos ofereceu antes.
E velho por velho, ele é tão velho quanto o mirage 2000B que chegou, que pelo numero de série foi um dos primeiros que os franceses fabricaram.

O futuro talvez nos mostre a razão da Mb ter optado por ele e manter sua linha de conduta.
Poderia ficar horas aqui enumerando o que ganhamos e o que perderemos sem o São Paulo.
Mas não acho que seja interessante.

[]'s
Padilha


Grande Padilha! meu amigo eu não constumo discutir assuntos navias contifo, pois tu és o can can do negócio, agora essa história dos franceses terem oferecido em primeirollugar para nós pelas boas relaçoes e pela MB ter se adiantado é hisória para almirante dormir.

Vamos lá:

Casualmente, tive a oportunidade de conversar longamente com um ofical da MB que particpou da compra, ele me afirmou que o almirante que negoçiou e estava na França (diga-se de passagem um hábil negoçiador), mantinha contato na época por telefone com o Min da Marinha, os lançes começaram em US$ 50.000.000,00, quando os franceses chegaram nos US$ 20.000.000,00 o ministro mandou o almirante bater o marteloera exatamente a grana que a Mb tinha no cofre) e este disse; ministro deixe eu negociar um pouco mais. Passados alguns dias o hábil almirante consegui chegar nos US$ 12.000.000,00, e imediatamente recebeu a ordem da bater o martelo. Ao voltar ao Brasil ele teria dito ao ministro: Sr., se o Sr me permitisse negociar mais um pouco eu teria chegado nos US$ 10.000.000,00.

Bem, com relação a terem oferecido para nós primeiro, pura balela, ele foi oferecido aos argentinos, chilenos, sul africanos, canadenses e australianos e todos disseram um "educado" NÃO.

Padilha! Tenho um imenso respeito pelo teu conhecimento, mas toma cuidado com o "oficialismo".

Grande abraço

Enviado: Qua Set 13, 2006 10:10 pm
por Degan
Justificar al A-12 como porta helicóptero..... :shock: :shock: :shock:

1) 33.000 toneladas,
2) Hangares para más de 30 naves
3) Tripulación de 1.900 hombres
4) Cero capacidad anfibia
5) Calderas a vapor
6) 43 años de uso

Creí que se justificaba para “crear doctrina y entrenar tripulación” para Nae.... :roll:

Enviado: Qua Set 13, 2006 10:35 pm
por juarez castro
Ah! A Propósito dos A 4 apoiarem os FNs em ações de desembarque. pelo que eu sei não temos perpectivas de uma ação destas, pois não temos nenhum problema de relacionamento no mundo.
Mas supomos que houvese a necessidade de se utiliza-los como sugerido.
Nos atuais TOs, mesmo os sul americanos a presença de meios de EW e de defesas aéreas mais consistentes faz com que a operação do mesmo como sugerido, com bombas e foguetes, sem proteção ativa e sistemas de armas stand off seja no mínimo suicida, e tive oportunidade conversar com dois pilotos navais e não vi nos mesmos nenhuma sombra de tendência ao suicidio. Os Últimos heróis que tentaram isto,ou os pouquissímos que restaram vivos, são comodoros da ARA, ou pegaram o pijama, ou na sua maioria estão (com todo respeito que merecem) descansando no fundo do atlantico sul.

Grande abraço

Enviado: Qua Set 13, 2006 10:58 pm
por Matheus
MCD-SM escreveu:ao meu ver o programa de reaparelhamento da MB deveria ser mais ou menos assim:

-mod sensores e instalação de AA no SP - (75mi?)
-mod de 12/3 A-4 - (100mi?)
-conclusão barroso (?)
-sub 214+torp+mod tupi (+de 1bi?)
-12 S Hawk usados (150mi?)
-3 AEW (200mi)
-6 Fremm(sendo duas AA-2,0bi?)
-1 LPD (tipo galícia-350mi?)
-NTanque (100mi?)
-12 NPOc (500mi?)
-demais navios aux(compras de oportunidades+mod e FN(equipamentos) - (500mi)

custo total aproximado: 5,0bi


ou abandonando o A-12

6 FREMM
2 LPD/LHD
1 NT
8 NPOC
Transformação das Inhuama Barroso em NPOC
1 IKL214+MOD TUPI
8 MERLIN/NH101
INVESTIMENTOS NAVIOS AUX/FN

Enviado: Qua Set 13, 2006 11:03 pm
por A-29
Degan escreveu:Justificar al A-12 como porta helicóptero..... :shock: :shock: :shock:

1) 33.000 toneladas,
2) Hangares para más de 30 naves
3) Tripulación de 1.900 hombres
4) Cero capacidad anfibia
5) Calderas a vapor
6) 43 años de uso

Creí que se justificaba para “crear doctrina y entrenar tripulación” para Nae.... :roll:


É Degan, não dá pra negar que o São Paulo estaria muito subutilizado se encarado apenas como porta-helicópteros, que é sua real função tática hoje. Perceba que por função tática não considero a utilização para formação de doutrina de aviação embarcada de asa fixa.
Mas o fato é que, sendo a favor ou contra o SP, hoje não temos nada que o substitua satisfatoriamente como porta-helicópteros, de modo que hoje ele não pode ser simplesmente "afundado". Se dispuséssemos de um Rotterdan da vida, certamente eu balançaria na minha defesa ao SP. Mas hoje...
Disse lá atrás e repito, ficar sem o SP hoje significa também ficar sem Sea-King, sem sonar submersível e sem AM-39, pois operá-los dos NDD só em exercício curto mesmo...

abração

Enviado: Qua Set 13, 2006 11:11 pm
por juarez castro
A 29, mas te pergunto:

De que adianta ter, se você não pode operar e muito menos defende-lo?

Não seria melhor investir em modernizações dos Linx e ou substituição dos Sea King e adequação dos convoos das fragatas?
E começar de uma vez por todas a construir os substitutos dos NDDs e um LPH.

Grande abraço

Enviado: Qua Set 13, 2006 11:12 pm
por Bolovo
O caminho para o paraiso eu já disse milhões de vezes.

A-12 ===> Recife Artificial
A-4KU ===> Drones, leia-se doados para a Bolivia
Inhauma/Barroso ===> NPOs
Lynx/Super Puma/Sea King ===> Familia Seahawk
4 novas fragatas ===> Compras de oportunidade
Nova classe de fragata nacional ===> a la Niteroi MODFRAG
Licitação de dois LHDs baratos ===> No lugar do A-12
Quatro Sea Stallion ===> Usados do USMC, para o CFN operarem desde os NDDs e LHDs
Aviação Patrulha ===> Da FAB para a MB
UKL214/SMB-10/SNB ===> Mais rápido
NAPAs ===> MAIS MAIS MAIS
Navios Aux ===> Compras de oportunidade e alguns novos


Ah, sei lá eu.
Só sei que tirar o A-12, sobra MUITO para as outras aéreas (que tem prioridade maior que o A-12).

Enviado: Qua Set 13, 2006 11:15 pm
por Matheus
juarez castro escreveu:A 29, mas te pergunto:

De que adianta ter, se você não pode operar e muito menos defende-lo?

Não seria melhor investir em modernizações dos Linx e ou substituição dos Sea King e adequação dos convoos das fragatas?
E começar de uma vez por todas a construir os substitutos dos NDDs e um LPH.

Grande abraço


Será que com o valor do custo de operação do A-12/A-4 poderia ser feito tudo isso? Ou será que tirando o A-12/A-4 apenas ficaríamos sem A-12/A-4?

Enviado: Qua Set 13, 2006 11:16 pm
por Bolovo
MCD-SM escreveu:
juarez castro escreveu:A 29, mas te pergunto:

De que adianta ter, se você não pode operar e muito menos defende-lo?

Não seria melhor investir em modernizações dos Linx e ou substituição dos Sea King e adequação dos convoos das fragatas?
E começar de uma vez por todas a construir os substitutos dos NDDs e um LPH.

Grande abraço


Será que com o valor do custo de operação do A-12/A-4 poderia ser feito tudo isso? Ou será que tirando o A-12/A-4 apenas ficaríamos sem A-12/A-4?

Claro que poderia.

São 1900 homens a menos, litros e litros de querosene a menos, sem aviões, sem catapulta, tal tal tal.

Os custos reduzem drasticamente.

Faça as contas.

Enviado: Qua Set 13, 2006 11:32 pm
por A-29
juarez castro escreveu:A 29, mas te pergunto:

De que adianta ter, se você não pode operar e muito menos defende-lo?

Não seria melhor investir em modernizações dos Linx e ou substituição dos Sea King e adequação dos convoos das fragatas?
E começar de uma vez por todas a construir os substitutos dos NDDs e um LPH.

Grande abraço


Oi Juarez!

Na verdade tenho um ponto de vista parecido com o seu. Tais providências devem ser tomadas, mas enquanto não tivermos um navio decente onde opera os Sea-King ou seus substitutos, não há como abandonar-se o São Paulo. Ele é grande e caro, sem dúvida, mas não temos nada hoje que faça o que ele faz. Quanto à incapacidade de protegê-lo, isso tem mais a ver com a esquadra que com o SP em si. E se a esquadra não pode proteger o SP, não pode proteger a si mesma, e se não pode se defender, sequer poderia ir ao mar em caso de conflito, certo? Acho que isso seria verdadeiro contra marinhas poderosas, mas contra nossos vizinhos, acho que nem estamos tão mal.
Agora, depois que tivermos dois novos NDD (ou LPD, como gosta o amigo Rui :D ), aí sim podemos falar em encostar o SP.
Quanto à aviação de asa fixa, eu gostaria de acreditar que algum dia a MB teria dinheiro para ter uma CDF que preste, mas não consigo :cry:

Enviado: Qua Set 13, 2006 11:46 pm
por juarez castro
A 29, respeito tua opinião. mas veja, a principal ameça hoje não está nos misseis anti navio, pois o mesmo precisa de um vetor que tem que se aproximar e se expor, aí se você tem radares atualizados e misseis descentes, você tem chance razoavel de evitar o disparo dentro do envelope do missil, mas como diz o post do Walter, hoje existem 2 tipos de belonaves, os subs e os alvos, este sim é perigoso, e é nesta defesa que a MB deve concentrar, não se esqueça que durante a guerra no atlantico sul, 1/2 sub argenino causou um pânico total nos ingleses, imaginem se tivessem 2 disponiveis e com doutrina de uso de torpedos.
Se um PA ingles tivesse sido atingido, hoje estariamos lutando aqui no sul pelas missões.
A questão dos Linx da MB não terem sonar é no mínimo esbanjamento do vetor, porque se tivessemos esta capacidade, boa parte de nossos problemas estariam resolvidos.
E outra, temos um p.... pepino que é proteger as plataformas de petróleo e futuramente as de gas, que estão literalmente a Deus dará.
Tem um relatório da ESG, meio pano preto que alerta sobre isto. Quem quiser nos por de joelhos manda pro fundo algumas plataformas da bacia de campos.
É preciso fazer primeiro o arroz com feijão para depois tentar comer picanha gorda, se é que me entendes.

Grande abraço

Enviado: Qui Set 14, 2006 12:05 am
por rcolistete
Caro Juarez Castro,

Tudo bem ? Vamos por partes, também.

Com relação a tua afirmação sobre um ataque de aviões com misseis anti navio, é verdadeira no atual momento da MB, sem defesa de medio e lon go alcançe, porém a presença de "mesoçauro" A 12 não melhora em nada esta situação, pois sem AWACS e sistemas antiaéreos modernos e capazes que possam detectar e abater o vetor antes do lançamento do missil, a vaca vai pro brejo da mesma forma, pois como já disse um oficial da MB, depois que lançarem o missil comece a rezar (vide o que aconteceu com a corveta israelense recentemente).
Uma observação para você, as fragatas não se defendem de aviões disparando misseis anti navio como você afirmou, elas se defendem com sistemas de misseis anti aéreos como sea wolf e aspide.


É culpa do A-12 São Paulo, como navio, de não ter aeronaves AEW e sistemas anti-aéreos ? Não, é escolha e responsabilidade da MB. Ele comporta alguns tipos de aviões e helicópteros AEW ou convertidos para tal, bem como tem espaço de sobra para defesa AAe. Coloque Sea King AEW, Merlin AEW, S-2T Tracker AEW, etc, tudo isso cabe sem problemas nele.

Eu disse "Nem as fragatas classe Niterói ModFrag conseguem se defender de P-3 ou Sea King disparando mísseis anti-navio.", onde quis dizer que são os P-3 me Sea King que disparam mísseis anti-navio... faltou eu colocar vírgulas para evitar duplo sentido, peço desculpas por isso.

A MB tem 7 SH-3A/B Sea King teoricamente operacionais, 7 UH-14 Super Puma, 18/8 UH-12/13 Esquilo, helicópteros que normalmente acompanham o A-12 São Paulo. Desses, os 14 Sea King e Super Puma podem operar somente nos 2 NDD (G-30 Ceará e G-31 Rio de Janeiro) 1 NDCC (G-28 Mattoso Maia), que comportariam de forma precária uns 6 helicópteros desse porte, com limitações de operação e manutenção. E os outros 8 helicópteros ?

Imagine uma operação dos Fuzileiros Navais factível, o A-12 poderia levar os 14 Sea King e Super Puma para transporte de tropas, e uns 10 Esquilos para escolta armada. Onde vocês hoje poriam esses 24 helicópteros sem o A-12 São Paulo na MB ??? Não poriam !

Digo e repito, o A-12 é imprescindível hoje para várias missões : essa, ASW (torpedos e sonar) e ASuW (AM-39) com os SH-3, formação dos pilotos de asa fixa, etc.

Nem com alteração do convôo e hangar das Type 22 teríamos algo comparável com o convôo (8.800 m^2) e hangar (3.300 m^2) do A-12, somando todos nossos 2 NDDs, 1 NDCC e 3 Type 22.

Vide :

http://www.netmarine.net/bat/porteavi/foch/caracter.htm

em missões porta-helicópteros, a tripulação do A-12 é de somente 984 homens. Para 40 aeronaves de capacidade média (depende das dimensões da aeronave), temos então uma razão de aprox. 25 tripulantes para cada aeronave transportada. Precisaríamos de aprox. 20 navios do tipo NDD ou Type 22 com convôo/hangar reformado para levar 40 aeronaves...

Então, o A-12 é caro de operar ? E os 20 navios, são o quê ??? Para transportar 40 aeronaves, o A-12 é sim barato de operar, pois ele é um porta-aviões, optimizado para transportar e operar aeronaves, óbvio.

Com relação a aposentadoria do Foch, essa polêmica só aconteceu porque o De Gaule não funciona (o que para mim não é novidade, e nem o rafale embarcado), e porque o Clemencau apresentou tantos problemas estruturais e de consefvação que não valia pena recuperar (eles ao contrário de nós sabem fazer conta e tem bolso pagando e com fundo que cobra resultados).


Ou seja, o R-99 Foch era melhor que o R-91 CdG, em termos de confiabilidade ! Pessoal, o R-99 Foch teve uma ótima carreira na Marinha Francesa, efetuou missões importantes para a França até pouco antes de vir ao Brasil, não teve problemas de projeto que nem o R-91, não teve acidentes graves devido ao navio, etc. Chega no Brasil, e o pessoal se mete a dizer que ele não pode fazer as coisas que ele fazia antes ! Pode sim, basta a MB utilizá-lo.

Desculpe, tenho medo de perguntar, mas lá vou eu : você está dizendo que o Rafale M (naval) não funciona ???? Confirme isso e explique, por favor.

Eu penso que você não deveria debochar do oficial argentino pelo simples fato de ele ter uma coisa chamada experiência de combate e sabe muito bem que um navio como o Mesoçauro, não pode ser defendido de ameaças submarinas modernas, porque não temos sonares modernos, capacidade de efetuar cobertura ASW em camadas com aviões, helis e escoltas ASW.


Eu tenho a premissa de não adjetivar as pessoas, somente as idéias. Mas a partir do momento que alguém ofende todos os brasileiros, eu me coloco no direito de chamar onde e quando eu quiser disso, se possível na frente da pessoa.

Mas o A-12 permite que a cobertura ASW hoje da MB seja muito melhor com os SH-3. Se hoje é mediana, sem o A-12 seria fraca. Idem para ataque anti-navio, sem o A-12 teremos capacidade muito menor de levar SH-3 com AM-39. Com o A-12 a MB tem deficiências no conjunto (ele não é uma panacéia), sem ele piora muito.

Os recursos aplicados nele viriam muito melhor na continuida na modernização de nossas atuais fragatas, e melhoria na disponibilidade da aviação de asas rotativas, porque hoje temos apenas 03 SH 3 opercianais.


Como eu já demonstrei, sem o A-12, para transportar que sejam 20 helicópteros precisaríamos de no mínimo 10 navios. Calcule os recursos gastos por esses 10 navios, os tripulantes, etc. Ou seja, a operação do A-12 não é cara para o que ele faz e pode fazer. E quanto ao custo de aquisição, US$12 mi por ele foi uma senhora pechincha, menos da metade de um Super Lynx, 1/6 do custo de uma fragata Niterói "modfragada", etc.

Pessoal, eu não estou defendendo a MB e dizendo que o A-12 São Paulo está bem empregado ! Não, eu realmente concordo e acho que ele está sendo desperdiçado em parte, pois ele poderia ser melhor equipado e operado pela MB, mas há falta de recursos, contigenciamentos, cortes de verbas, etc. Porém dizer que o A-12 São Paulo (ex-R-99 Foch) é uma droga de navio, que merece ser afundado, aposentado, putz, aí eu não entendo mais nada, pois ele faz e pode fazer um monte de coisas que outros navios da MB não fazem.

O ideal seria termos navios projetados e construídos segundo especificações da MB. Vide as fragatas Niterói, que serão usadas por quase ou mesmo 50 anos pela MB, com modernizações, etc. Um porta-aviões especificado pela MB obviamente seria diferente do A-12, pois seriam mais de 40 anos de diferença tecnológica : seria mais econômico, menos tripulantes com automatização, etc.

Ah! A Propósito dos A 4 apoiarem os FNs em ações de desembarque. pelo que eu sei não temos perpectivas de uma ação destas, pois não temos nenhum problema de relacionamento no mundo.
Mas supomos que houvese a necessidade de se utiliza-los como sugerido.
Nos atuais TOs, mesmo os sul americanos a presença de meios de EW e de defesas aéreas mais consistentes faz com que a operação do mesmo como sugerido, com bombas e foguetes, sem proteção ativa e sistemas de armas stand off seja no mínimo suicida, e tive oportunidade conversar com dois pilotos navais e não vi nos mesmos nenhuma sombra de tendência ao suicidio. Os Últimos heróis que tentaram isto,ou os pouquissímos que restaram vivos, são comodoros da ARA, ou pegaram o pijama, ou na sua maioria estão (com todo respeito que merecem) descansando no fundo do atlantico sul.


Se for assim então acabemos com os Fuzileiros Navais, com o GDA, com a força de submarinos, etc...

Olha, uma modernização de baixo custo (sem radar, etc) dos AF-1 SkyHawks seria levar armas guiadas laser mas sem os pods designadores laser, guiadas por apontadores laser de tropas em terra. Só isso já seria muito melhor que UH-12/13 Esquilo disparando foguetes e metralhadoras, isso sim missão suicida.

Abraços,

Roberto Colistete Jr.

Enviado: Qui Set 14, 2006 12:14 am
por FinkenHeinle
Bolovo escreveu:Nem li o que o Finken escreveu, mas imagino o que ele disse, então eu concordo! :mrgreen:

Eu escrevi: Suck My Dick, A-12...

:lol: :lol: :lol:

Enviado: Qui Set 14, 2006 12:15 am
por FinkenHeinle
Bolovo escreveu:A-12 ===> Recife Artificial

Ei, ao menos coloca a autoria By Finken POWS... :wink: