Enviado: Sex Out 12, 2007 6:44 pm
Plínio, creio um pacote de modernização de um F-16 não deve sair por menos de US$ 17 milhões. Também acho que US$ 20 milhões é uma média razoável.
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projeto escreveu:Plínio, creio um pacote de modernização de um F-16 não deve sair por menos de US$ 17 milhões. Também acho que US$ 20 milhões é uma média razoável.
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Luís Henrique escreveu:Estava sendo irônico com o Deganzito. Ja que ele não perdeu a oportunidade de cantar a bola que 60 F-16MLU seria o mais poderoso da AL, assim se concordarmos com ele, daqui uns anos a FACh fica com 60 F-16 e ai o Degan vai querer cantar de galo aqui.
Mapinguari escreveu:Luís Henrique escreveu:Estava sendo irônico com o Deganzito. Ja que ele não perdeu a oportunidade de cantar a bola que 60 F-16MLU seria o mais poderoso da AL, assim se concordarmos com ele, daqui uns anos a FACh fica com 60 F-16 e ai o Degan vai querer cantar de galo aqui.
E você tem alguma dúvida de que se houvesse uma força aérea na América Latina com 60 F-16MLU modernizados e armados conforme o pacote do Paquistão ela não seria a mais poderosa do continente?
Se somar a isso os 36 novos F-16C/D Block 50/52 e todos os armamentos solicitados, essa força aérea seria a segunda das Américas, só perdendo para a USAF!
Luís Henrique escreveu:Degan, é muito difícil debater contigo, se ao menos 5% ou 10% do que digo você concordasse. Mas você faz questão de discordar de tudo, até mesmo em coisas óbvias.
Degan escreveu:Veamos los costos de los kit MLU para los F-16:
a) Según Jane´s Aircraft Update, el costo de los kits que incluyen la extensión de vida del airframe, para los 128 aviones belgas, 61 daneses, 136 holandeses, 58 noruegos y 157 americanos, miembros del la sociedad que desarrolló el programa, es de 2 billones de US$....es decir: 3,7 millones de US$.
b) Este documento del govierno americano, deja el costo en 6,9 millones de US$ por avión: http://www.bis.doc.gov/DefenseIndustria ... rlands.pdf
c) Este documento, deja en 6 millones el costo del kit: http://www.dapss.com/MRA/MRAdata/MRAF16Acx.htm
Los costos ESTIMADOS del MLU ofrecido a Pakistán es muy especial:
a) Incluyen pods de CME y repuestos de cada item
b) Incluye HMS
c) Incluye radar APG-68(v)9 en ves del APG-66(v)2 estándar.
Saludos,
$4.0m Unit Cost of MLU(Mid-Life Update) with Avionics Upgrade & GPS & MLS & Improved IFF & Helmet Mounted Sight
$2.5m Unit Cost of MLU(Mid-Life Update) with Avionics Upgrade & GPS & MLS.
$6.6m Unit Cost of MLU(Mid-Life Update) with Avionics Upgrade & GPS & MLS
$10.0m/$14.0m(Airframe Cost $6.0m & MLU Cost $6.0m/$7.0m) 2nd Hand Unit
$9.0m/$14.0m(Airframe Cost $6.0m & MLU Cost $3.0m/$8.0m) 2nd Hand Unit Cost
projeto escreveu:Respondo aqui o post no tópico dos Mirage 2000 da FAB.
http://defesabrasil.com/forum/viewtopic.php?t=9336&start=645Degan escreveu:Veamos los costos de los kit MLU para los F-16:
a) Según Jane´s Aircraft Update, el costo de los kits que incluyen la extensión de vida del airframe, para los 128 aviones belgas, 61 daneses, 136 holandeses, 58 noruegos y 157 americanos, miembros del la sociedad que desarrolló el programa, es de 2 billones de US$....es decir: 3,7 millones de US$.
b) Este documento del govierno americano, deja el costo en 6,9 millones de US$ por avión: http://www.bis.doc.gov/DefenseIndustria ... rlands.pdf
c) Este documento, deja en 6 millones el costo del kit: http://www.dapss.com/MRA/MRAdata/MRAF16Acx.htm
Los costos ESTIMADOS del MLU ofrecido a Pakistán es muy especial:
a) Incluyen pods de CME y repuestos de cada item
b) Incluye HMS
c) Incluye radar APG-68(v)9 en ves del APG-66(v)2 estándar.
Saludos,
Degan, em que parte os documentos apresentam esse custo de U$ 6 milhões por avião para o pacote MLU???
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Total modification cost per aircraft (1998) HFL × million
MLU (development/production) * : 1,946
Engine upgrade 220E : 179
ALQ-131 modification fase 1 : 88
ALQ-131 modification fase 2 : 38
Missile Warning / Approach System : 52
Protection radar guided systems : 105
Total for 138 aircraft : 2,408
Total per aircraft : 17.4
1992: US$ 4.0m Unit Cost of MLU(Mid-Life Update) with Avionics Upgrade & GPS & MLS & Improved IFF & Helmet Mounted Sight
1993: US$2.5m Unit Cost of MLU(Mid-Life Update) with Avionics Upgrade & GPS & MLS. US$6.6m Unit Cost of MLU(Mid-Life Update) with Avionics Upgrade & GPS & MLS to BELGIUM. US $4.318m Unit Cost for 301 European MLU Kits
1994: US$5.0m w/o MLU 2nd Hand Unit Cost from USAF Stocks as F-16A-POF(Previously Owned F-16/Not Excess to be Replaced) for 18 to PHILIPPINES. US$10.0m/$14.0m(Airframe Cost US$6.0m & MLU Cost US$6.0m/US$7.0m) 2nd Hand Unit Cost from USAF Stocks as F-16A-POF(Previously Owned F-16/Not Excess to be Replaced)
1996: Block 20 Unit Cost USAF. US$10.0m 2nd Hand from NETHERLANDS or BELGIUM Stocks Unit Cost. US$0.1m/US$3.5m from Storage to be Returned to Zero-Time Statut Unit Cost. US$10.0m LEP(Life Extension Program) to add 4000 Flying Hour with Overhauling with new Parts Unit Cost.
1996: Block 20 Unit Cost USAF. US$9.0m/$14.0m(Airframe Cost US$6.0m & MLU Cost US$3.0m/US$8.0m) 2nd Hand Unit Cost from USAF Stocks as F-16A-POF(Previously Owned F-16/Not Excess to be Replaced). US$3.0m FALCON UP Program(Beef up Structural Integrity of the Aircraft.
MLU Costs
Scenario 1a builds in a real inflation rate for the A/B mid-life upgrade (MLU) at 6% p.a. (i.e. a nominal inflation rate of 7.5% p.a. if CPI inflation is 1.5% p.a.). This is consistent with an approximate doubling of the MLU cost from US$7.6m to US$15m as per scenario 6. These two scenarios calculate the PV of savings for the A/B option at $253-257m.
However a 6% real inflation rate is below the historical real inflation rate for military equipment, which Pugh21 has estimated as being 10% p.a. Scenario 1b uses this value for the MLU and calculates the PV Savings at $145m. (This is below the value gained from the lease, demonstrating the importance of the lease arrangements for the robustness of the project savings.)
A modernização do Paquistão não é especial, mas a última que está sendo feita, por motivos óbvios, muitos dos sistemas usados nos MLU´s de 1994 não devem ser mais produzidos, por outro lado, não vale mais a pena fazer uma modernização de mais de 10 anos.
O que o Paquistão está fazendo é um modernização que faz sentido, para daqui para frente. E vai gastar mais que 20 milhões.
O interessante, é que todos os links se referem a kits, mas não ao programa como um todo, ou seja, os kits tem que ser instalados e testados.
Agora, quando o Sr. Degan compara as modernizações do M-2000, compara o pacote da França para os M-2000-5 MkII, que incluiu entre outras coisas o Radar RDY-2, ou seja, ela é semelhante em termos de sistemas ao F-16 do Paquistão. Portanto, em ambos os casos deve chegar a 20 milhões de dólares a unidade.
No caso dos F-16, teremos um caça com sistemas do C Block 50, mas os F-16A jamais serão iguais a estes. Já no caso dos M-2000C, ficarão quase idênticos aos M-2000-5 MKII.
Em nenhum, é apenas um mágica, ou manipulação de números para esconder a realidade, eles separam os custos dos Kits do MLU, com o valor de 6 milhões, dos custos da recuperação da célula(mais 6 milhões) e a mão de obra das reformas propostas.
Pelo que está ali o custo foi de 14 milhões no máximo, mas excluindo os gastos com mão de obra para a instalação do kit MLU. Ou seja, o documento não é claro.
Respeitosamente lhe peço, não manipule números.
A melhor descrição do programa MLU holandês está neste link, que você com certeza conhece:
Custo em 1998: 17,4 milhões de florins, o que correspondia, na época, a cerca de US$ 9,3 milhões. São quase 10 anos! Na época, um F-16C novo custava cerca de US$ 30 milhões (Unit Procurement Cost - Program Peace Carvin III de 1997).
Segundo estudos britânicos, taxa inflacionária para equipamentos militares, no mundo, é de aproximadamente 10% ao ano.
Faça as contas com uma taxa mais realista de 6/7% ao ano e veja se não se aproxima com atuais custos de F-16C ou MLU paquistanês.
Desculpe mas, o seu primeiro documento está furado, deve estar baseado em estimativas, planos ou custos parciais (exportações). É um documento que tem por objetivo descrever oportunidades de negócio.
De acordo com o segundo o link, em 1996, o custo do unitário MLU foi "estimado" ou "calculado" entre US$3 e US$8 milhões (fora US$3m do FALCON UP?). Qual o custo real??
Em 1998, o custo real holandês foi de US$ 9,3 milhões pelo câmbio da época.
Para completar, seguem dados de um documento extremamente detalhado do governo neozelandês sobre custos de aquisição e modernização de F-16 em 2000 (28 aviões) (procure "Analysis of cost of F-16 deal"):
Os cálculos indicam um custo real atual de MLU F-16 de não menos que U$ 17 milhões.
Como se não bastasse, temos um custo de US$ 21 milhões para o MLU dos F-16 do Paquistão em 2006! O que fez o custo explodir de 6 para 21 milhões de dólares?
Dá um tempo Degan!!!!
Degan escreveu:No caso dos F-16, teremos um caça com sistemas do C Block 50, mas os F-16A jamais serão iguais a estes. Já no caso dos M-2000C, ficarão quase idênticos aos M-2000-5 MKII.
¿Cuáles serían las diferencias?Em nenhum, é apenas um mágica, ou manipulação de números para esconder a realidade, eles separam os custos dos Kits do MLU, com o valor de 6 milhões, dos custos da recuperação da célula(mais 6 milhões) e a mão de obra das reformas propostas.
Cuanto vale el costo de la recuperación de célula del Mirage 2000...???.
Saludos,