Bem, numa estrutura de preços de uma empresa ou governo(prestadores de serviços, pois que governo não fabrica nada) os salários são um dos maiores pesos na formação de custos. Isto posto, podemos comparar quanto ganha um oficial russo e um nglês, ou um francês e um brasileiro. Podemos facilmente concluir que essa diferença deva estar no mínimo em 4 X. Ora, se eu tenho uma folha 4 X maior que outra empresa, meu produto será muito mais caro e aí no caso o produto é a defesa. Se considerarmos custos previdenciários e etc, estes valores sobem muito mais.
Talvez seja por isso que a Rússia, pobre como tal, consegue alinhar 50 bombardeiros estratégicos num exercício e seja completamente independente em termos de defesa de qualquer outro país do planeta. Eles não precisam de coalisão na hora de ir prá guerra, eles vão sozinhos. Eles conseguem manter uma força nuclear que apesar dos deboches a achincalhes, é a segunda força do mundo, incontestavelmente. Talvez seja por isso que estão modernizando sua força de mísseis pelo TOPOL, um míssil sem igual no mundo.
Um país com um orçamento tão ridículo, muito menor que o de França, Inglaterra e tantos outros, só pode estar fazendo milagres para conseguir se manter como segunda potência militar do planeta. E isso sem coalisão nem alianças continentais.
Não tem UM avião de caça que seja totalmente russo voando. O Su-35BM é um desenvolvimento do Su-27 soviético e o Mig-35 é do Mig-29A. O Su-34 é russo, mas saiu do Su-27 também.
O primeiro genuinamente russo será o PAK-FA.
E isso é bom ou ruim?