A Verdade Sobre o AMX

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Slip Junior
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#61 Mensagem por Slip Junior » Qui Set 25, 2003 4:53 pm

Marechal,

Depois de dar uma vasculhada aqui em casa achei essa matéria: está na revista Força Aérea nº 17. Eu li uma lida rápida na matéria e não achei nada sobre o uso de bombas GBU-12 e mísseis ALARM pelos AMX's italianos; só achei escrito que os AMX's italianos lançaram durante o conflito cerca de 400 bombas Mk82 convencionais e 40 bombas Opher.

Abraços




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#62 Mensagem por Marechal-do-ar » Qui Set 25, 2003 5:30 pm

A dúvida ainda paira no ar...




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VICTOR
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#63 Mensagem por VICTOR » Qui Set 25, 2003 10:56 pm

Olá pessoal! Pelo que me lembro das reportagens sobre os AMX em Kosovo, eles usavam as Opher. Nunca ouvi falar em capacidade para ALARM (não haveria necessidade de um equipamento especial como RHAWS para isso)? Então, por enquanto, sou mais da opinião do Slip (inclusive no fato de que os F-16 foram mais expostos), sem no entanto desmerecer o AMX.

abraço a todos




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#64 Mensagem por Everson Garcia » Sáb Set 27, 2003 3:16 am

[.[/quote]
Como assim mais letais? Quais caracteristicas vc está levando em conta para tal afirmação?

Abraços[/quote]


E ai fan do SLIPKNOT tudo bleza!!!!!
Aguarde minhas respostas, certo.


ABRAÇOS.




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#65 Mensagem por Slip Junior » Dom Set 28, 2003 1:20 pm

Everson,

Não só estou esperando de vc a resposta para essa pergunta que vc citou como também daonde vc tirou aquela história de AMX para Irã e Libia e EMBRAER modernizando AMX's italianos...

Abraços




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#66 Mensagem por Everson Garcia » Seg Set 29, 2003 1:31 am

Slip Junior escreveu:Everson,

Não só estou esperando de vc a resposta para essa pergunta que vc citou como também daonde vc tirou aquela história de AMX para Irã e Libia e EMBRAER modernizando AMX's italianos...

Abraços



Calma SLip Jr, e que eu acabei de ser transferido para o interior paulista, e muitas coisa minhas estao encachotadas, sabe estou escrevendo um detalhado documento sobre o AMX, bom se vc coleciona a FORÇA AEREA deve ter visto algo sobre o acordo fachado entre a embraer e a Alenia.
Quanto aos AMX libios e Iranianos tenho que achar as informaçoes em meio ao caos em que se encontra as minhas coisas.
Sabe esse final de semana fui dar uma pescada no Tiete, e portanto nem tive ascesso ao meu computador.

Vai demorar um pouco, pois so consigo digitar com o braço esquerdo, devido a um acidente de transito em que estive envolvido no começo do ano.

Abraços.




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#67 Mensagem por Slip Junior » Seg Set 29, 2003 9:14 am

Everson,

Eu não compro todas as RFA's (algumas por falta de dinheiro e outras por falta de interesse mesmo) e talvez essa matéria a que vc se refere tenha saido em alguma das que eu não tenho. Mas o que achei mais estranho foi o fato de que vc ter afirmado que a EMBRAER iria modernizar os AMX's italianos, e não participar da mesma (o que me parece agora).
Mesma que essa participação ocorra, eu não acredito que os italianos irão mandar os AMX's para serem modernizados na EMBRAER enquanto o serviço pode ser muito bem realizado lá mesmo. O máximo que pode acontecer é que a EMBRAER envie alguns técnicos e engenheiros para lá apenas para dar uma olhada no processo (e tb acredito ser extremamente óbvio que os italianos tb irão mandar algumas pessoas para cá para ajudar na modernização dos AMX's brazucas).
Ahh... e pode escrever tranquilo e sem pressa nas respostas, colega... Eu entendo perfeitamente.

Abraços




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#68 Mensagem por Malandro » Seg Set 29, 2003 5:57 pm

Slip Junior escreveu:Everson,

Eu não compro todas as RFA's (algumas por falta de dinheiro e outras por falta de interesse mesmo) e talvez essa matéria a que vc se refere tenha saido em alguma das que eu não tenho. Mas o que achei mais estranho foi o fato de que vc ter afirmado que a EMBRAER iria modernizar os AMX's italianos, e não participar da mesma (o que me parece agora).
Mesma que essa participação ocorra, eu não acredito que os italianos irão mandar os AMX's para serem modernizados na EMBRAER enquanto o serviço pode ser muito bem realizado lá mesmo. O máximo que pode acontecer é que a EMBRAER envie alguns técnicos e engenheiros para lá apenas para dar uma olhada no processo (e tb acredito ser extremamente óbvio que os italianos tb irão mandar algumas pessoas para cá para ajudar na modernização dos AMX's brazucas).
Ahh... e pode escrever tranquilo e sem pressa nas respostas, colega... Eu entendo perfeitamente.

Abraços


O que voce disse é meia verdade , acho . A EMBRAER vai mandara alguns caras para la e so




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AMX no Brasil.

#69 Mensagem por Everson Garcia » Sáb Out 04, 2003 2:52 am

AMX no BRASIL

Primeiramente quero ressaltar que os eventuais erros de português se devem a meu teclado que deve ter sido danificado durante minha mudança da capital paulista para o noroeste paulista ( por obvias questões profissionais não posso revelar o nome da cidade).
Bom vamos ao que interessa
O SLIP citou o fato que o A-10, F-16 e Tornado possuem maior raio de ação que o AMX isto não e verdade a guerra do kosovo, bósnia, Iraque, e ate o reide executado por Israel na destruição do reator de Osirak em 1982, provam o contrario ou seja os alcances demonstrados nos meios didáticos nunca são realmente verdadeiros pois fabricantes e operadores dificilmente revelam os alcances reais de suas aeronaves.
Por exemplo nas Fidae do Chile a FAB aproveitou para testar varias vezes o alcance do AMX em ataques simulados a capital chilena, partindo de SANTA MARIA, armados com duas bombas convencionais ou guiadas (laser ,TV ou IR) os A-1 realizariam as missôes com tranqüilidade numa distancia de 897 milhas náuticas e so seriam reabastecidos uma vez durante a volta a SANTA MARIA sobre a província de corrientes na Argentina ( FORÇA AEREA n 18).
Os F-16 de Israel no ataque ao reator de OSIRAK no IRAQUE percorreram uma distancia bem menor que os AMX de Santa Maria a percorreram para chegar em Santiago, os F-16 israelenses foram reabastecidos três vezes durante a missao, ( FORÇA AEREA n3) outro exemplo da revista Força aérea numero 2 pag52, durante a TigreII o comandante dos Bucaneros ERIC Cintron, comandante do 198th Fighter squadron relatou:
Os 8 F-16 sem armamento so com tanques subalares voaram de Porto Rico a NATAL, usaram nada mais nada menos que 5 KC-135!!!! Ainda sobre o mar do Caribe os F-16 se reabasteceram e esgotaram as reservas de 2 KC-135, durante o resto das viagens usariam os outros 3 KC-135 restantes, foram ao todo 5 reabastecimentos aéreos!!!!!( FORÇA AEREA n 2). Um bom exemplo do alcance superior dos AMX sobre os F-16 foi durante a TIGRE I 6 caças A-1 decolaram do RIO de janeiro foram reabastecidos sobre o Amazonas 1 ÚNICA VEZ por 2 Hercules KC-130 e de la deixaram os Hercules para trás e foram com seus próprios meios para Porto RICO onde fizeram historia e impressionaram os americanos pelo seu tremendo alcance alem de derrubarem dois f-16 americanos em dogfiht sem sofrer nenhuma derrota durante os exercicios. Agora comparem qual a distancia maior Porto Rico x Natal ou Porto Rico x Rio de Janeiro, ou seja somente operadores militares e fabricantes sabem a verdadeira autonomia de seus aviões.
Não e toa que a Revista FORÇA AEREA n 18 elegeu o AMX como o mais letal caça da AL numa espetacular reportagem de Carlos LORCH.
Na guerra do golfo os F-16 eram reabastecidos na ida , durante a missão e na volta no pequeno cenário do oriente médio .
Os Tornados um dos piores aviões de combate de todos os tempos por ter sido projetado para voar a baixa altitude tinham que voar a media altura para escapar dos mísseis iraquianos, levavam 2 grandes tanques seus motores que foram projetados para voar a baixa altura consumiam uma quantidade descomunal de combustível em altitudes superiores resultado no Iraque eram reabastecidos varias vezes . Na revista Força AEREA n 20 uma visão dos pilotos italianos: Cap La Montagna: __Nosso aviao era tão apreciado pelos estrategistas que um oficial da USAF comentou o seguinte: So precisamos dos AMX e dos A-10 para vencer essa guerra, ele havia entendido como o avião era eficiente , preciso e confiável.
AMX parte dois:
Cap CIccionardi: ___ O sucesso dos AMX se deve ao fato de a aeronave ter operado na missão de apoio aéreo aproximado , O CAÇA FOI CRITICADO POR GENTE que não o conhecia, mas durante a guerra o GHIBLI pode demonstrar suas melhores qualidades: excelente equipamento avionico e de navegação , boa resistência e velocidade de cruzeiro e penetração . Ele tbem e muito confortável. ( F A n 20 pag. 80).
FORÇA AEREA n 17: A grande quantidade de mísseis SA-7 e SA-14 faziam da zona de combate um local de grande perigo, principalmente a baixa altura . No entanto , nenhuma aeronave sofreu danos de combate . Apesar dos riscos e de excelentes resultados como a destruição da principal bateria de artilharia que bombardeava a Albania.
Nenhuma das aeronaves disponíveis para a campanha do Kosovo precisou abortar as missões por razoes técnicas.
Força Aérea n 18, pág.58 : Os AMX atingiam alvos em dias nos quais os caças de ataque F-16C eram obrigados a voltar para casa com suas bombas guiadas a laser devido as espessas nuvens que encobriam o campo de batalha. Já os AMX prosseguiam e destruíam seus alvos.

SLIP JUNIOR escreveu:

Bom, mas só se eles voam sem motor e sem aviônicos internos, né?


Irei responder então caro companheiro de fórum:
Vamos ao Motor, (fonte GAZETA MERCANTIL de 1993 , revista TECNOLOGIA e DEFESA n 59, revista VOAR n 73 e revista Segurança e Defesa , esta ultima estava sem a capa e não consegui saber seu numero ).
Hoje em dia a CELMA pertence aos Bancos BOA Vista, Safra, construtora Andrade Gutierrez(63,8420%), GENERAL ELETRIC(10,2610%) e o ministério da aeronáutica ficou com o restante das ações(26%) ainda pertence ao governo, mais o GOLDEN SHARES, que em caso de guerra a FAB usaria para assumir o controle da Empresa, portanto e a maior mentira de que os americanos não deixaria a Celma produzir motores em caso de guerra.
Para piorar a situação e provar que e mentira fato do Brasil teria dificuldades em produzir ou encontrar ele no mercado internacional e o fato que o motor SPEY e produzido pelos EUA, REINO UNIDO, CHINA, ROMENIA, BRASIL, ITALIA, Coréia do SUL e sem autorização pelo IRA .
Graças a essa turbina hoje em dia a CELMA produz componentes de turbinas para a GENERAL ELETRIC, PRATT & WHITNEY, ROLLS ROYCE e SNECMA ( T&D n 59), alem de fabricar as principais peças das turbinas de Fragatas e corvetas.

AGORA VAMOS aos AVIONICOS:
DEVIDO o BRASIL ter sofrido um poderoso embargo internacional contra o programa AMX, muitos dos avionicos tiveram que ser produzido aqui pela ELEBRA computadores de bordo, e pela AEROELETRONICA, HUD, equipamento de guerra eletrônica etc, ABC, dados informática S.A, COMPOSITE ltda foi responsável pelos materiais em carbono, MODDATA S.A sistemas eletrônicos, AKROS engenharia responsável por muitos componentes dos A-1, CENIC industria e comercio responsável pelo desenvolvimento de componentes e sistemas especiais do AMX, todo os sistemas do trem de pouso foi fabricado pela EMBRAER, ao contrario de que os leigos pensam os 34% não e o que o Brasil pode fabricar do AMX mas sim a participação atual da embraer no projeto na verdade o AMX pode ser fabricado totalmente no pais, e mesmo que falte algum componente mesmo sob embargo nos conseguiríamos no mercado negro em grandes quantidades, ou alguém esqueceu do apoio de ISRAEL ao CHILE na era PINOCHET, apoio de Israel a AFRICA do SUL na era APHARTEID , no escândalo do Ira contras, na era Reagan quando industrias de defesa americana venderam armamento para o arquiinimigo IRAN poder continuar mantendo seu arsenal na guerra contra o IRAQUE, ou seja seria tolice ou ate mesmo idiotice pensar que o BRASIL não fabricaria os AMX em massa existem muitos exemplos na historia recente que provam ao contrario ou seja embargos não funcionam com paises com projeção internacional como o Brasil ou seja podemos sim fabricar os A-1 em massa.
E tem mais os AMX MLU não terão problema de avionicos pois eles serão fabricados sob licensa pela Aeroeletronica, graças a compra de grande parte de suas ações pela ELBIT num investimento de cerca de 150 milhoes de dólares , com isso o BRASIL e o único pais da américa latina que ira produzir avionicos extremamentes avançados para o ALX, AMX e F-5BR.
Pois bem irei transcrever o que esta escrito na Força Aérea n 24 pag.18:
ELBIT compra AEROELETRONICA- No inicio de agosto a Elbit Systems adquiriu cerca de 60% das ações da AEROELETRONICA Industria de componentes Avionicos (AEL), uma das três divisões do grupo Aeromot. A Elbit devera investir cerca de 150 milhoes de dólares ate 2011 para desenvolver a capacidade da AEL , que passara a ser um grande centro de produção e apoio logístico de equipamentos eletrônicos para as forças armadas brasileiras . Em curto prazo e para satisfazer as necessidades do programa F-5BR, o quadro de funcionários devera ser ampliado.
Muitos dos sistemas de avionica e equipamentos eletrônicos usados na modernização dos F-5 serao fabricados pela AEL. O mesmo devera ocorrer na recém-contratada modernização dos aviões de ataque AMX e ALX. (FA n 24 pag.18).


Slip JUNIOR perguntou:

A Itália tem uma industria aeroespacial, sobretudo, militar forte. Os mesmos participam atualmente de projetos avançados como o EF2000 e YAK-130, dentre outros.
E quanto a essa história, de Embraer e modernização de AMX italianos nunca ouvi falar. Pode citar alguma fonte?
RESPOSTA:
Os italianos so participam desses projetos graças aos gigantes tecnológicos Alemanha e Reino Unido no caso do EFA-2000 e da Rússia no caso dos YAK-130, sem a participação desses paises eles no Maximo continuariam fazendo versões mais avançadas do M-339, eles não teria condições nenhuma a curto, médio ou ate mesmo longo prazo para desenvolver um caça da categoria do EFA-2000, basta ver por exemplo o próprio caso do EFA-2000 que já passou de longo prazo a muito tempo!!!!
A Itália amigo Slip possui uma industria de armas digamos boa devido mais a época da guerra fria quando ela teria que se confrontar junto com a OTAN contra as falanges do Pacto de Varsóvia isso obrigou a Itália a ter uma industria de defesa boa, o Brasil nunca teve uma ameaça concreta como Israel, Índia,IRAN etc, pois se tivesse com certeza nos estaríamos certamente desenvolvidos na área de defesa.
Como eu disse anteriormente POR QUE a ITALIA não POSSUI a QUARTA MAIOR INDUSTRIA AERONAUTICA DO MUNDO, me diga , me digaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
BOM vamos as fontes sobre a ITALIA ter fechado um acordo com a Embraer sobre os AMX:
Na revista FORÇA AEREA n 24 pag.36:
Diversa delegações da AMI e ALENIA vieram ao Brasil para examinar de perto o que a Embraer havia feito no ALX e AMX-T, tendo seus integrantes ficado profundamente bem impressionados com o que viram em São Jose dos Campos.
Manifestou-se então um fenômeno que não havia ocorrido no programa AMX: a empresa brasileira passou a liderar as discussões sobre o desenvolvimento e integração dos sistemas que formariam o coração do MLU, mostrando o quanto evoluira tecnologicamente.
Com essa liderança a Embraer so não vai se intrometer no software dos AMX italianos na parte que permitirão o uso de bombas JDAM, cujo uso so será autorizado para a Itália.
Este contrato entre a AMI (Aeronáutica Militar italiana), Alenia com a Embraer esta orçado em quase 200 milhoes de dólares.
Na revista força aérea n 23 pag. 20
No dia 26 de março de 2001 foi fechado um contrato no valor de 90 milhoes de dólares , referente ao trabalhos de modernização das aeronaves de ataque AMX. O programa de modernização destinado a modernização da suíte de avionica dos caças A-1 e A-1B da FAB e seus semelhantes da AERONAUTICA MILITARE ITALIANA . A avionica desenvolvida pela EMBRAER e AEROELETRONICA com tecnologia da ELBIT para o F-5-BR, AMX e ALX tbem será em boa parte instalado no Aermacchi M-346, versão italiana do YAK-130.
O programa prevê ainda a substituição do atual radar das aeronaves italianas pelo SCP-01 SCIPIO.
Agora li em uma mensagem que o AMX so poderia ser montado pela embraer em apenas 34% de sua construção , isso não e verdade e vou explicar o porque :

Vamos supor que a Garcia Aeroespace quer fabricar uma aeronave mas esta com dinheiro curto, então ele entra em contato com a SLIP Jr aeronáutica S.A, tbem com a Vinicius aeroespacial ltda e por ultimo com a César aeronáutica ltda.
O projeto estaria dividido em 25% para cada empresa, totalizando 100% juntando as quatros, para fabricar uma quantidade X de aeronaves para seus respectivos operadores.
Ate o termino do contrato todas irão fabricar 25% de suas respectivas responsabildades, mas ao termino do contrato todas estarão dominando 100% da construção da aeronave ou seja participação em % no desenvolvimento de um projeto não significa que estas empresas so irão fabricar essa porcentagem.
Bom tenho aqui comigo muitas informações que colocam o AMX em posição de destaque no cenário Latino americano.
Não e porque o Peru tem somente 10 caças Mirage-2000 (com tecnologia da década de 80), 19 Migs-29( com somente três podendo disparar mísseis BVR) e que eu vou dizer:

___Nossa que força aérea forte!!!!
A força aerea peruana no Maximo conseguiu fazer cócegas no exercito equatoriano, quanto mais no Brasil essa força de caças ridícula no Maximo iria tirar o sono dos Leigos em assunto de defesa.
Basta ver as duas gigantescas forças aéreas na guerra IRA-IRAQUE, a despeito de seu grande tamanho a Força Aérea Iraquiana não conseguiu dobrar a resistência do exercito iraniano, tbem a força aérea iraniana com cerca de 225 F-4,168 F-5, 79 caças F-14, 150 helicopteros de ataque AH-1 J Cobra sequer conseguiu dobrar a resistência do exercito Iraquiano.
Ou seja me da do quando vejo alguém se preocupar com meia dúzia de MIG-29,F-16ABC ou M-2000, no Maximo esses aviões fariam cócegas no gigante brasileiro.
Quando tem que se levar em conta o seguinte: quanto desses caças estariam operacionais, quanto deles estariam voando em determinado momento, as grandes distancias que teriam que percorrer ate seus objetivos.
Ou seja após a modernização MLU nossos AMX se tornarão a mais letal força de caças da América latina , os f-16C chilenos serão em tão pouco numero que sequer me preocupa.
Os R-99, mais F-5BR, mais AMX MLU e ALX nos tornara a mais poderosa Força aérea da América Latina.
Hoje estive falando com os novos recrutas que se tornarão policiais militares , em uma academia aqui do interior paulista relatando minhas experiências nesses últimos anos na grande São Paulo
Falei de minha preocupação com a cultura do complexo de inferioridade brasileiro que infelizmente ainda esta na nossa sociedade como um câncer que deve ser eliminado do seio de nosso povo, falei para eles que se em sua nova profissão se sentisse com complexo de inferioridade em relação ao crime organizado, então so restaria a eles pedir o desligamento da PM- Paulista, porque eles não mereceriam ostentar o uniforme militar de nosso estado.
Ou seja o mesmo eu digo para qualquer pessoa que se sinta em inferioridade psicológica frente a um punhado de caças que nossos vizinhos possuem .
Queremos homens como os Israelenses que mesmo sabendo da brutal diferença tecnológica e quantitativa contra os árabes na guerra dos Seis dias, confiaram em seus sistemas de armas que tinham em mão e não cultivaram nenhum tipo de complexo de inferioridade, com isso derrotaram os árabes numa espetacular ação que assombrou o mundo.
Em 2004 ira fazer 20 anos em que comprei minha primeira revista sobre defesa( Segurança & DEFESA), nesses 20 anos vi industrias surgirem e desaparecerem, não porque não eram desqualificadas mas por causa de nossos políticos FDP, que numca fizeram nada para nossas industrias.
Já li tantos livros, jornais, almanaques e revistas que já perdi a conta, nunca imaginei a 15 anos atrás que estaria navegando na Internet .
Bom irei parar por aqui.
Sobre os AMX da Líbia e Ira , eu já estou preparando um relatório sobre essa compras que não ocorreram mas chegaram perto de ocorrer se não fosse o veto da Inglaterra , abraços.




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#70 Mensagem por Slip Junior » Sáb Out 04, 2003 11:34 am

De inicio pensei colocar as minhas respostas debaixo de citações, mas como ia ficar extremamente grande, resolvi dividir a minha mensagem em temas. Se esqueci alguma coisa, fica pra próxima....

Sobre o alcance: Então o AMX é um caça mágico!!! Só me diz uma coisa: se o F-16 tem capacidade de carregar 3162 kg internamente e mais 5443 kg externamente; enquanto o AMX carrega internamente 2790 kg e 1726 kg em tanques subalares, como que o F-16 vai ter um alcance menor do que o AMX?

Sobre a capacidade do AMX no combate ar-ar contra caças dedicados: vou citar um pequeno trecho de uma matéria que vc encontra na RFA n 20, pg. 80: "Se um inimigo tentar engajá-lo, você só pode contar com a boa manobralidade do AMX, mas se não conseguir fugir com duas curvas de alto G, terá perdido toda a sua energia e estará em sérios problemas".

Sobre a tal eleição o AMX como o mais letal caça da AL pela Revista Força Aérea: vc esperava o que de uma revista brasileira?!

Sobre o desempenho do AMX em Kosovo: Não existem ponto algum em discutir isso porque eu concordo que o AMX é uma boa aeronave de ataque.

Sobre o motor do AMX: Vou postar uma coisa que acabei de descobrir
“One 49.1 kN (11,030 lb st) Rolls-Royce Spey Mk 807 non- afterburning turbofan, built under licence in Italy by Fiat, Piaggio and Alfa Romeo Avio, in association with Companhia Eletro-Mecânica (CELMA) in Brazil.” Para quem não sabe inglês, o mesmo diz que o Rolls-Royce Spey’s produzidos para o programa AMX foram produzidos por uma associação de empresas italianas e CELMA.
Fonte: Jane’s All the World’s Aircraft 2000-2001

Sobre a CELMA: Confesso que não conhecia a fundo a história dessa empresa. Se tal empresa realmente ainda dispõe de ferramental para a produção de motores, então realmente tenho que concordar que isso é possivel; mas caso a mesma não mais possua uma linha de montagem de peças instaladas lá, isso seria praticamente impossível. Seria como vc pedir para uma oficina construir um motor. Estamos de acordo?

Sobre a Aeroeletrônica: Acho que se está confundindo montagem com produção (algo extremamente comum na imprensa. Primeiro porque não existe nenhuma empresa brasileira que fabrica semicondutores com padrão militar.
E segundo porque segundo consta na entrevista do Brigadeiro do Ar R/R Paulo Assis, Pesidente do Conselho de Administração da Aeroeletrônica, na ultima Revista Força Aérea, o mesmo diz seguinte: “(...) gostaria de enfatizar que a vocação da Aeroeletrônica é a manutenção de equipamentos eletrônicos de última geração (...)”.

Everson Garcia escreveu:Como eu disse anteriormente POR QUE a ITALIA não POSSUI a QUARTA MAIOR INDUSTRIA AERONAUTICA DO MUNDO, me diga , me digaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Essa parte eu citei, pra te pedir uma coisa: não caia no ridiculo, ok?
Agora, voltando ao que interessa: a industria aerospacial italiana é particularmente voltada para o mercado de defesa e não, o civil. Dessa maneira, e por motivos que me parecem óbvios, a mesma se ressentiu enormemente dos cortes dos orçamentos de defesa globais que ocorreram após o fim da Guerra Fria. A EMBRAER é hoje o que ela é, por contar com profissionais extremamente competentes em todas as áreas técnicas e também por ter, após a sua privatização, se voltado de maneira bem agressiva ao mercado civil de jatos regionais.

Sobre o programa de modernização dos AMX’s italianos: Tem alguma coisa estranha aqui... Alguem quer dizer? :twisted:

Sobre o SCP-01 Scipio: A empresa que liderou o programa de desenvolvimento desse radar na sua fase final foi a empresa italiana Galileo.

Sobre a Força Aérea do Peru: Quem está se preocupando?

Sobre a minha preocupação com os F-16’s chilenos: Bom, eu por mim eles podem ter centenas de F-16C que eu não vou me preocupar de qualquer maneira. Só lembrando o Chile não faz fronteira com o Brasil.

Sobre o meu suposto complexo de inferioridade brasileiro: Complexo de inferioridade!??! Hahahahahah.. Bom, se vc acha que quem avalia um avião não pela bandeira, mas pelas características é uma pessoa complexada, então acho que está na hora de rever os seus conceitos.

Abraços




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#71 Mensagem por Marechal-do-ar » Sáb Out 04, 2003 12:41 pm

Slip Junior escreveu:Sobre o alcance: Então o AMX é um caça mágico!!! Só me diz uma coisa: se o F-16 tem capacidade de carregar 3162 kg internamente e mais 5443 kg externamente; enquanto o AMX carrega internamente 2790 kg e 1726 kg em tanques subalares, como que o F-16 vai ter um alcance menor do que o AMX?

O AMX tambem é menor que o F-16, por isso consome menos, e acho que ele se referiu ao alcance sem tanques externos e dos AMX brasileiros, fontes não oficiais dizem que os AMX brasileiros possuem tanques extras...




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#72 Mensagem por Marechal-do-ar » Sáb Out 04, 2003 12:54 pm

Para acabar de vez com a discussão, obs alguns dados são de memória pois não estou com paciencia para procurar as fontes.

AMX:
Alcance nominal sem tanques externos: 1900km
Alcance nominal de translado: 3700km
Carga bélica Máxima: 3800kg
Carga bélica util: 3000kg
Combustivel interno: 2790kg
Combustivel externo máximo: 2589kg
Combustivel externo util: 1726kg

F-16:
Alcance nominal sem tanques externos: 2000km
Alcance nominal de translado: 3980km
Carga bélica Máxima: 9000kg
Carga bélica util: 5400kg
Combustivel interno: 3162kg
Combustivel externo máximo: 4450kg
Combustivel externo util: 3500kg(?)




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#73 Mensagem por Slip Junior » Sáb Out 04, 2003 1:00 pm

Marechal, eu sei disso, mas acredito que esse aumento (se de fato, existir) não deve ultrapassar os 15%.
Além disso, o AMX tem um raio de ação de 809 km (Fonte: FAB) enquanto o F-16 possui um raio de ação de 925 km (Fonte: Jane's).
Além disso, enquanto o AMX possui um alcance de deslocamento com tanques extras de aproximadamente 3333 km, o F-16 pode voar distâncias de até 3890 km (Fonte para ambos os dados: Jane's).

Abraços




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#74 Mensagem por Marechal-do-ar » Sáb Out 04, 2003 1:06 pm

Slip Junior escreveu:Além disso, o AMX tem um raio de ação de 809 km (Fonte: FAB)

é no site ta escrito isso... quanto ao alcance máximo concordo, achei os 3700km um pouco exagerados, mas lembrando é melhor fazer uma missão sem levar combustivel em tanques extras e fazer reabastecimento em vôo do que levar muito menos carga e tanques externos.




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#75 Mensagem por Slip Junior » Sáb Out 04, 2003 1:11 pm

Marechal, o valor é 809 km mesmo, não 890.

Abraços




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