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Enviado: Sáb Jul 30, 2005 10:21 am
por Spectral
Embora na prática o ALX seria uma plataforma bastante ineficaz para uma missão de intercepção.
Enviado: Sáb Jul 30, 2005 2:52 pm
por Vinicius Pimenta
Em teoria até um P-47 (da IIGM mesmo), se devidamente equipado, poderia lançar um míssil BVR. Agora, é óbvio que não se trata de uma plataforma minimamente adequada para tal. O mesmo vale para o ALX.
...
Enviado: Dom Jul 31, 2005 4:52 pm
por Super Flanker
Valew Marechal.
Só mais uma coisa, quando o radar de um caça esteja desligado, o caça inimigo não consegue ve-lo pelo seu radar por causa do calor do caça?
Ou eu ja to viajando?
Re: ...
Enviado: Dom Jul 31, 2005 5:18 pm
por César
Super Flanker escreveu:Valew Marechal.
Só mais uma coisa, quando o radar de um caça esteja desligado, o caça inimigo não consegue ve-lo pelo seu radar por causa do calor do caça?
Ou eu ja to viajando?
Olá Super Flanker
Quanto tempo hein cara?
O caça inimigo poderá ver um outro com o radar desligado normalmente. O que ocorre é que quando o seu radar está ligado, você, na realidade, coloca uma grande placa no céu escrita: "Eu estou aqui!". Isso ocorre por que as suas ondas de radar são enviadas e rebatem em alvos(aviões) mas não tem energia para retornar.
Ou seja, o seu adversário, que foi atingido pela sua onda, sabe que você está lá, pois é alertado por aparelho chamado RWR(Radar Warning Receiver-
Receptor de Alerta de Radar, em uma tradução tosca
). Porém você ainda não sabe que ele está lá, pois a sua onda não retornou.
Ou seja, quando você liga o seu radar, em geral, o seu alvo sabe da sua presença antes de você saber da presença dele.
A distâncias menores, dentro do alcance efetivo do seu radar, a sua onda eletromagnética terá a energia necessária para retornar ao receptor do seu radar, revelando o seu alvo. Nesse momento, ambos sabem da existência de ambos.
Finalizando: Um caça evita ligar o seu radar pois ele revela a sua presença e, dependendo do RWR, até a sua posição. Por isso o radar só é ligado em situações de emergência, ou então quando você sabe que um inimigo está por perto(você foi alertado dele por um AEW, ou ele ligou o radar e denunciou a posição) e precisa do seu radar para disparar mísseis guiados por radar.
Porém, se estiver apoiado por um AEW, o mesmo pode muitas vezes guiar o seu míssil. Você não se revela, e o inimigo não tem como te localizar.
Espero que tenha te ajudado.
Abraços
César
....
Enviado: Dom Jul 31, 2005 6:13 pm
por Super Flanker
Até que eu entendi cara, mas tenho alguma dúvidas:
Isso ocorre por que as suas ondas de radar são enviadas e rebatem em alvos(aviões) mas não tem energia para retornar.
Mas se não tem energia para voltar, então dependendo da distância do caça inimigo, essas ondas não tem força nem para chegar no caça inimigo, não?
Ou seja, o seu adversário, que foi atingido pela sua onda, sabe que você está lá, pois é alertado por aparelho chamado RWR(Radar Warning Receiver- Receptor de Alerta de Radar, em uma tradução tosca ). Porém você ainda não sabe que ele está lá, pois a sua onda não retornou.
Então posso dar um expelo disso assim:
Um SU-35 com o seu super radar, as ondas do radar chegam até um caça inimigo com um radar bem menos potente que a do SU-35, então esse caça que é bem menos potente que o SU-35 detecta o SU-35 bem antes do que o Su-35 detecta o caça inimigo?
Ps:coloquei umas par de vezes SU-35 mas acho que da pra entender.
A distâncias menores, dentro do alcance efetivo do seu radar, a sua onda eletromagnética terá a energia necessária para retornar ao receptor do seu radar, revelando o seu alvo. Nesse momento, ambos sabem da existência de ambos.
Ambos sabem mas o que ligou o radar por último é dectado primeiro né?
É isso, muito obrigado César!
Enviado: Dom Jul 31, 2005 6:39 pm
por César
Salve SF
Super Flanker escreveu:Isso ocorre por que as suas ondas de radar são enviadas e rebatem em alvos(aviões) mas não tem energia para retornar.
Mas se não tem energia para voltar, então dependendo da distância do caça inimigo, essas ondas não tem força nem para chegar no caça inimigo, não?
Exatamente. Nesse caso, nenhum dos dois aviões saberiam da existência do outro, pois as ondas de radar não alcançaram nenhum dos dois. Claro, isso desconsiderando outros aviões na área, que podem saber dessa presença e alertar o seu companheiro com certa antecedência.
Ou seja, o seu adversário, que foi atingido pela sua onda, sabe que você está lá, pois é alertado por aparelho chamado RWR(Radar Warning Receiver- Receptor de Alerta de Radar, em uma tradução tosca ). Porém você ainda não sabe que ele está lá, pois a sua onda não retornou.
Então posso dar um expelo disso assim:
Um SU-35 com o seu super radar, as ondas do radar chegam até um caça inimigo com um radar bem menos potente que a do SU-35, então esse caça que é bem menos potente que o SU-35 detecta o SU-35 bem antes do que o Su-35 detecta o caça inimigo?
Ps:coloquei umas par de vezes SU-35 mas acho que da pra entender.
Digamos assim: Vamos supor que essa distância seja muito grande, e que o radar fraco desse caça X não tenha potência sequer para fazer suas ondas chegarem ao Su-35. No caso do Su-35, as ondas dele tem potência suficiente para alcançar o caça X, mas não já que a maior parte da sua energia se perde na colisão, não tem, ainda, energia para alcançar o receptor do Su-35.
Nesse caso, paradoxalmente, o caça X saberia da presença do Su-35 antes dele sim. Porém, conforme a distância diminuir, o super ultra-dooper, maravilhoso Su-35 conseguirá detectar o caça X, seja por que as ondas de radar deste o alcançaram, seja por que as ondas de seu radar tem força para retornar.
Tudo depende do radar do caça X e da distância.
A distâncias menores, dentro do alcance efetivo do seu radar, a sua onda eletromagnética terá a energia necessária para retornar ao receptor do seu radar, revelando o seu alvo. Nesse momento, ambos sabem da existência de ambos.
Ambos sabem mas o que ligou o radar por último é dectado primeiro né?
Não, na realidade é o oposto. O que ligou o radar por último já sabia do outro antes pelo RWR.
Obrigado César
De nada
Abraços!
César
Enviado: Dom Jul 31, 2005 6:57 pm
por Slip Junior
Primeiramente, não acredito que seja tão simples lançar um míssil BVR utilizando informações de um radar instalado em uma aeronave AEW devido às características das taxas de repetição de pulsos necessárias para "alimentar" os aviônicos embarcados de um míssil.
Também não existe também uma certeza tão grande da detecção de um radar hostil ligado por parte dos sistemas de MAGE pois existem várias técnicas que podem ser utilizadas para tornar o sinal de um radar mais dificil de ser observado.
Algumas de tais medidas são, por exemplo:
1. usar um feixe estreito que é dificil de se observar de fora de sua mira;
2. somente transmitir pulsos de radar quando necessários;
3. dispersar os pulsos de radar em uma banda larga de forma que existam apenas sinais muito pequenos em uma determinada frequência;
4. variar os parâmetros de transmissão (como a forma do pulso ou sua frequência ou sua taxa de repetição) de um modo imprevisível de forma que o sistema inimigo não seja capaz de registrá-lo.
Abraços
Enviado: Dom Jul 31, 2005 7:31 pm
por Degan
Slip,
Creo que las medidas que indicas son mas para hacer a un radar mas “furtivo” en su misión de vigilancia, es decir que sea mas difícil de interceptar para los sistemas MAGE que no son iluminados directamente. Típicamente se trata de controlar o minimizar los lóbulos laterales que emiten las antenas de los radares, pero todo eso es inútil cuando el radar ilumina directamente un sistema MEGE como un RWR aéreo.
No recuerdo bien las magnitudes pero creo que un sistema MAGE puede detectar una emisión de radar a mas de 2 veces la distancia en que el radar es útil.
Abrazos.
..
Enviado: Dom Jul 31, 2005 7:45 pm
por Super Flanker
Exatamente. Nesse caso, nenhum dos dois aviões saberiam da existência do outro, pois as ondas de radar não alcançaram nenhum dos dois. Claro, isso desconsiderando outros aviões na área, que podem saber dessa presença e alertar o seu companheiro com certa antecedência.
Com certeza, isso eu entendi.
No caso do Su-35, as ondas dele tem potência suficiente para alcançar o caça X, mas não já que a maior parte da sua energia se perde na colisão, não tem, ainda, energia para alcançar o receptor do Su-35.
Isso eu não entendi, então não terá energia suficiente para volta porque a energia se perde na hora que entra em contado com o caça inimigo? Porque?
Não, na realidade é o oposto. O que ligou o radar por último já sabia do outro antes pelo RWR.
Isso eu também entendi!
Abraços
Re: ..
Enviado: Dom Jul 31, 2005 8:32 pm
por The Baaz
Super Flanker escreveu:
No caso do Su-35, as ondas dele tem potência suficiente para alcançar o caça X, mas não já que a maior parte da sua energia se perde na colisão, não tem, ainda, energia para alcançar o receptor do Su-35.
Isso eu não entendi, então não terá energia suficiente para volta porque a energia se perde na hora que entra em contado com o caça inimigo? Porque?
Uma parte das ondas são absorvidas pelo avião e outras são desviadas. SEndo assim, se o alvo está a uma distância muito grande, as ondas serão perdidas/absorvidas/desviadas e não poderão retornar para a aeronave atacante.
....
Enviado: Dom Jul 31, 2005 8:54 pm
por Super Flanker
Unhhh...agora eu entendi.
Uma coisa eu não entendi ainda:
Cada radar(os potentes e os menos potentes), possui um tipo de onda, energia, sei la como que fala isso?
Porque cada um tem uma potencia, podendo um chegar mais longe, outros menos.
Isso eu não entendi ainda.
Re: ....
Enviado: Dom Jul 31, 2005 9:05 pm
por The Baaz
Super Flanker escreveu:Unhhh...agora eu entendi.
Uma coisa eu não entendi ainda:
Cada radar(os potentes e os menos potentes), possui um tipo de onda, energia, sei la como que fala isso?
Porque cada um tem uma potencia, podendo um chegar mais longe, outros menos.
Isso eu não entendi ainda.
São ondas eletromagnéticas. A potência de um radar para o outro varia de seu tipo (pulso doppler, abertura sintética, etc), da potência do transmissor e do tamanho da antena. Caças maiores como o Su-27 e o F-15 possuem radares muito potentes, visto que podem acomodar equipamentos maiores. Já aviões menores como o F-5Br e o Mig-21-93 possuem radares menores e de menor potência, mas que cumprem praticamente as mesmas missões dos outros.
...
Enviado: Dom Jul 31, 2005 9:08 pm
por Super Flanker
Unhh...entendi, valew cara.
Enviado: Dom Jul 31, 2005 9:10 pm
por Slip Junior
Degan, essas medidas têm a função primordial de tornar a "interceptação" do radar por um RWR/MAGE inimigo mais dificil de ocorrer e pode ser empregadas por quase todos os tipos de radares modernos. Radares mais modernos como o AN/APG-77 a ser utilizado pelo F/A-22 Raptor utiliza ainda outras técnicas como emitir em ondas fora de fase.
No recuerdo bien las magnitudes pero creo que un sistema MAGE puede detectar una emisión de radar a mas de 2 veces la distancia en que el radar es útil.
É impossível estabelecer qualquer aproximação desse tipo pois depende, obviamente, da sensibilidade do MAGE e das características de operação do radar.
Abraços
Enviado: Dom Jul 31, 2005 9:51 pm
por César
Bem graças a rápida, porém conveniente, intervenção do Baaz, acho que não preciso falar mais muita coisa
Valeu cara!
Só vou acrescentar uma curiosidade que ele não falou:
SF escreveu:Cada radar(os potentes e os menos potentes), possui um tipo de onda, energia, sei la como que fala isso?
Porque cada um tem uma potencia, podendo um chegar mais longe, outros menos.
Isso eu não entendi ainda.
Além de tudo que o Baaz disse, algo que também ajuda no alcance do radar é a frequência em que ele opera. Radares de menor frequência tem, em geral, alcances maiores, porém a precisão dos mesmos é bem pior.
Sobre tipos de onda, elas são eletromagnéticas e se dividem em dois tipos: Contínuas e de Pulso.
Acho que deu por hoje
Abraços pessoal!
César