Ola Lauro,
O modelo Ka-60, na verdade pelo que dizem os entendidos em aviação, seria a versão russa do Blackhawk, mas em tamanho "p"
Este heli, pelas informações de que disponho, possui capacidade de 2700kg de carga e 16 passageiros, velocidade maxima de 300km/h e alcance de 700km e medindo cerca de 16 metros de comprimento, com as pás do rotro em giro; alem disso, consta que o mesmo foi desenvolvido originalmente como um modelo militar, concorrendo diretamente pela substituição dos Mi-8/17 das fa's russas; contudo, até o presente momento, não saiu ainda da fase de protótipo e/ou testes operacionais.
Acredito que nossa aviação necessite de modelos complementares e não de um único "burro de carga" para cumprir melhor suas com suas responsabilidades. Então cabe podermos dispor de alguns ka-60 para assalto, tranporte e utilitário e mil-38 no apoio à parte logistica.
Consta que estaria em estudo a remotorização do modelo com motores "RDM322", a fim de facilitar uma possivel venda no ocidente. Há também uma versão civil, que seria o Ka-62, mas que pouco se sabe.
Enfim, penso que seria um bom substituo para nossos pantera, esquilo e Linx, na MB e, mesmo os Cougar da FAB, na função C-SAR.
Jet, até posso concordar com você quanto a este número, para nossa atual realidade, mas em 15/20 anos já não poderia dizer o mesmo. A realidade operacional e logistica do EB, como de restos das demais fa's brazucas tende a expansão e maior complexidade de missões. Assim como devemos buscar o alcance de indices, para a manutenção de uma estrutira, não só quanlitativos, mas quantitativos também, visto que, por melhor e mais avançadas que possam ser as tecnologias, o gingantismo de nosso país, ainda é um imperativo primaz a na hora de buscar soluções para as nossa necessidades militares.
Abraços.