Classe Spruance (EUA)

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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#61 Mensagem por ferrol » Qui Mai 05, 2005 8:36 am

Pero vamos, que Grecia ten 4 Mekos 200, 8 Kortenaer e 3 CF Adams con SM-1MR, así que en fin, tampouco é para tanto o de 8 OHP longas para Turquia.

Como estes van acabar a tortazos mais tarde que cedo, se a OTAN non o impide, non son Armadas de referencia para Portugal. As referencias deben ser, penso, Italia, Benelux, ou Escandinavia, por exemplo.




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Rui Elias Maltez
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#62 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qui Mai 05, 2005 9:23 am

A única OHP que vi ao vivo foi uma da Turquia que esteve em Lisboa há uns meses.

Estava muito bem pintadinha e até nem fiquei mal impressionado, e a avliar pelo comprimento, até me pareceu um pouco mais comprida que as VdG.

Mas ainda asim, pareceu-me um navio meio "caduco".

Não é má vontade.

É uma real impressão minha.




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#63 Mensagem por P44 » Qui Mai 05, 2005 9:54 am

Estava muito bem pintadinha e até nem fiquei mal impressionado, e a avliar pelo comprimento, até me pareceu um pouco mais comprida que as VdG.


São de facto mais compridas...acho que o que dá a sensação de serem mais pequenas em fotos é o facto de terem uma boca relativamente estreita...as VdG têm ~115 m e as OHP ~135 m...

Eu estive em Setembro ao pé da F84 espanhola (SPS Reina Sofia) e aí verifiquei que são realmente bastante grandes...

===========================
Já agora, a titulo de "curiosidade", o ferrol mencionou as KORTENAER gregas...refira-se que estes navios também foram tidos em conta para a MP...na década de 80...mas decididamente a MP não se deve dar bem com os ares holandeses :roll:

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Elli F-450 1981 (Ex-Dutch P. Floresz)

Limnos F-451
1982 (Ex-Duth W. d. With)

Adrias F-459 1994 (1979 Ex-Dutch Callenburgh)

Aegeon F-460 1993 (1980 Ex-Dutch Banckert)

Navarino F-461 1995 (1980 Ex-Dutch V. Kinsbergen)

Kountouriotis F-462 1997 (1978 Ex-Dutch Kortenaer)

An excellent general purpose frigate, the basis of the design of the Type 122 class ships of the German navy. The first two ships were sold two Greece while still under construction, the other four were transferred after being withdrawn from Dutch service for cost reasons. Also known as the Standard class in Greek service. The two original Greek ships kept the 76mm aft as well as forward (As per the photo above). In Dutch service, the aft 76mm was replaced by a Goalkeeper CIWS, the Greek ships received two Phalanx 20mm CIWS each instead. Upon transfer, the Goalkeeper was replaced by Phalanx, the Sea Sparrows with Aspide.

Imagem

Displacement: 3050 tons standard

Dimensions: 130.5m x 14.6m x 6.2m

Guns: 2x (F-450-451) or 1x (F-459-462) Compact 76mm/62, 2x (F-450-451) or 1x (F-459-462) Mk 15 Phalanx 20mm CIWS

Missile: 2x Mk141quadruple launchers for 8x Harpoon missiles, 1x Mk29 octuple launcher for 24x Aspide SAMs.

ASW: 2x Mk32 twin 324mm TT for Mk46 torpedoes.

Electronics: LW.08, ZW.06 radars, STIR fire-control radar used with WM-25 fire control system, SQS-505 bow sonar, Sphinx ESM system with warning and jamming elements.

Propulsion: COGOG w/ 2x Rolls Royce Olympus TM3B gas turbines or 2x Rolls Royce Tyne RM1C gas turbines giving 51600hp or 8000hp to two shafts.

Speed: 30kts

Crew: 176

Aircraft: 2x AB-212 helicopters in a hangar.




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#64 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qui Mai 05, 2005 10:04 am

São plataformas um pouco velhas.

Seria para substituir as João Belo, ou para o lugar das VdG que chegaram no início dos anos 90?

Se fosse para substituir as João Belo, e manter a compra das VdG, tudo bem.

Pena que agora já não hado disto à venda no mercado dos usados.

Mas continuo na minha.

Se se pudesse chegar a 3 Type-23, e juntá-las às 3 VdG e às 2 OHP, seria ouro sobre azul.

Se em vez das OHP, viessem 2 ou 3 destas, já não era mau.

Mas como estas já não estão no mercado (que eu saiba), já me contentava em mandar as OHP às urtigas e tentar a aquisição das 3 Type-23 inglesas.




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#65 Mensagem por P44 » Qui Mai 05, 2005 10:09 am

Talvez o JLRC se ainda andar por aí possa precisar...eu acho que as KORTENAER foram consideradas como hipótese ao invés das MEKO 200, qd se procuravam novos navios para a MP??????

De qq modo acho que a Holanda já as vendeu todas á Grécia...




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#66 Mensagem por JLRC » Qui Mai 05, 2005 11:28 am

P44 escreveu:Talvez o JLRC se ainda andar por aí possa precisar...eu acho que as KORTENAER foram consideradas como hipótese ao invés das MEKO 200, qd se procuravam novos navios para a MP??????

De qq modo acho que a Holanda já as vendeu todas á Grécia...


Pelo que me lembro da altura, o que foi considerado não foi a compra de alguma Kortenaier, que na altura não estavam à venda, mas sim a construção de 3 fragatas do tipo Kortenaer, tendo-se optado pelas Meko 200P, ou seja as VdG poderiam ser agora 3 fragatas do tipo Kortenaer.




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#67 Mensagem por P44 » Qui Mai 05, 2005 11:36 am

JLRC escreveu:
P44 escreveu:Talvez o JLRC se ainda andar por aí possa precisar...eu acho que as KORTENAER foram consideradas como hipótese ao invés das MEKO 200, qd se procuravam novos navios para a MP??????

De qq modo acho que a Holanda já as vendeu todas á Grécia...


Pelo que me lembro da altura, o que foi considerado não foi a compra de alguma Kortenaier, que na altura não estavam à venda, mas sim a construção de 3 fragatas do tipo Kortenaer, tendo-se optado pelas Meko 200P, ou seja as VdG poderiam ser agora 3 fragatas do tipo Kortenaer.


Era isso , era!!!!!

Falou!!!! :D

(então o scanning do VLS da OHP canguru?????? :cry: )




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#68 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qui Mai 05, 2005 12:08 pm

3 Kortenaer como opção às 3 Meko-200?

Mas até que ponto estiveram essas negociações?

Na altura o que me constou, mas posso estar errado, ou quem me contou estaria ( :? ), era que se negociava a vinda de 2 ou 3 fragatas holandesas para substituir na altura as Pereira da Silva, e que as Vasco da Gama (MEko) estavam na calha para virem, pela certa.

As João Belo seria desarmadas mais cedo, nesse caso.

Mas foi o que me cosntou :? :?: :? :?: :? :?:




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#69 Mensagem por pt » Qui Mai 05, 2005 12:22 pm

Definitivamente não!

As Kortenaer, eram, a outra opção.
Assim como estivemos entre Scorpene e U-214, também estavamos na altura entre Kortenaer e Meko-200.

Na altura, 1985, as fragatas João Belo, tinham pouco mais de 15 anos, e são dessa altura os planos para modernizar as João Belo, colocando-lhes misseis anti-navio, misseis anti-aéreos e um hangar para um helicóptero.

Isso teria tornado as João Belo, navios muito mais sofisticados, e em parte, ao nível das Vasco da Gama.

Cumprimentos




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#70 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qui Mai 05, 2005 12:35 pm

PT:

Nesse caso, se o confirma, foi assim mesmo. :oops:

No caso que refere dos planos para as João Belo foi uma pena que não se tivesse efectuado essa modernização, e possivelmente ainda hoje elas estariam prontas e com valor militar para mais 8 anos pelo menos.

Teriamos tido uma esquadra oceânica mais apresentável ao mundo.

Mas mais uma vez deixe-me adivinhar?

Não foi feito porque era cara?

Certo?




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#71 Mensagem por pt » Qui Mai 05, 2005 1:04 pm

Era cara, mas não só.

Havia outro problema com as João Belo.

O problema, é que eram e são, navios pensados para actividades nas colonias. A sua velocidade máxima, não lhes permitia acompanhar um "grupo de batalha" à velocidade máxima. Portanto, Portugal gastava muito dinheiro na re-construção das João Belo, mas em termos de NATO, a sua utilização sería sempre pouco eficiente. Nós queriamos navios que pudessem, como as Vasco da Gama, servir como navio almirante de uma esquadra da NATO.

Depois também se pensou numa solução mais barata, que consistia na modernização das Baptista de Andrade, com misseis, o que as colocaría mais ou menos ao nível das Descubierta espanholas. Mas a ideia foi abandonada durante o governo Cavaco Silva.

Cumprimentos




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#72 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qui Mai 05, 2005 1:22 pm

É o que eu digo:

Em Portugal analiza-se tudo ao pormenor do pintelho, e pensa-se, reflecte-se, e no final, nada se faz.

É pena que assim seja, mas parece ser coisa congénita, pelo menos que remonta aos tempos da Monarquia Constitucional.




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#73 Mensagem por P44 » Sex Mai 06, 2005 8:09 am

Bom eu pensava que todos os Spruance tinham já sido abatidos, mas parece que 3 ainda navegam...não deverá ser por muito tempo

http://www.chinfo.navy.mil/navpalib/fac ... ip-dd.html

General Characteristics, Spruance class
Builder: Ingalls Shipbuilding
Power plant: Four General Electric LM 2500 gas turbines, two shafts, 80,000 shaft horsepower
Length: 563 feet (171.6 meters)
Beam: 55 feet (16.8 meters)
Displacement: 8,040 tons (8,168.64 metric tons) full load
Speed: in excess of 30 knots
Aircraft: Two SH-60 Seahawk LAMPS III helicopters
Ships:
USS O'Brien (DD 975), Yokosuka, Japan
USS Cushing (DD 985), Yokosuka, Japan
USS O'Bannon (DD 987), Mayport, Fla.

Crew: 30 officers, 352 enlisted
Armament: 8 Harpoon (from 2 quad launchers), Tomahawk®, VLS or ABL; Vertical Launch ASROC (VLA) missiles; six Mk-46 torpedoes (from 2 triple tube mounts); two 5"/54 caliber Mk-45 (lightweight gun); two 20mm Phalanx CIWS
Kidd class only: Standard missiles; NATO Sea Sparrow point defense AAW missiles
Date Deployed:
Sept. 20, 1975 (USS Spruance)




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#74 Mensagem por Rui Elias Maltez » Sex Mai 06, 2005 9:40 am

Gostaria de conhecer a opinião os colegas sobre isto:

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2 Spruance usadas que os EUA nos cedessem, para constituir uma classe à parte e que complementassem as 3 VdG e as 2 OHP da Marinha portuguesa.

Vantagens e desvantagens.

Seriam uma boa aquisição (partindo do princípio de que viriam em bom estado)?

Digo desde já que eu não tenho opinião formada sobre essa eventualidade académica.

Mas gostaria de saber se vocês têm opinião sobre isso.




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#75 Mensagem por Rui Elias Maltez » Sex Mai 06, 2005 9:45 am

O primeiro navio da Classe Spruance:


O USS SPRUANCE (DD 963)

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USS SPRUANCE was the lead ship of the SPRUANCE class of destroyers and the first ship in the Navy named after Admiral Raymond Ames Spruance. Decommissioned on March 23, 2005, the SPRUANCE is now berthed in Philadelphia, Penn., awaiting final disposal.




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