Página 5 de 6

Enviado: Qui Mai 05, 2005 7:08 am
por P44
Rui Elias escreveu:Quanto à afirmação do colega Spectral de que para auto-defesa, terá o ESSM, isso não será pouco, ou estará dependente sempre de escolta, sempre que as missões sejam em territorio hostil?


Bom dia caro amigo Rui!

Segundo vem na "Warships", o único armamento do NAVPOL serão 2 CIWS Goalkeeper...quanto a lanchas de desembarque, são referidas seis...

(Tomara já que o JLRC arranjasse o malfadado scanner...) :wink:

Enviado: Qui Mai 05, 2005 7:15 am
por Rui Elias Maltez
Bom dia, amigo Mocegão (já vi o seu novo AVATAR):

Obrigado pela info.

6 lanchas é bom.

Poderão desembarcar viaturas blindadas de rodas?

Outra coisa:

A Warships não tem edição on-line?

Enviado: Qui Mai 05, 2005 7:29 am
por P44
A Warships não tem edição on-line?


só para assinantes, penso eu de que....não sei se é http://www.warshipsifr.com...ou algo parecido

Acho que podem transportar veiculos...sim


Qto ao avatar, é até me dar na veneta e meter outra coisa qq...gosto de variar [048]

Enviado: Qui Mai 05, 2005 10:43 am
por P44
Segundo a última edição da revista WARSHIPS, o LPD terá 166 metros de comprimento por 25 de largura, 12.750 toneladas de deslocamento máximo, podeerá levar 4 LCU ou 6 LCVP, transportará um contingente de 555 tropas embarcadas e mais 400 (!!!) elementos do QG de operações anfíbias. Poderá transportar 30 tanques e 90 blindados APC. A propulsão diesel-eléctrica será por veios+hélices convencionais, motores Wartsila 12SW28. O armamento do navio serão 2 canhões Goalkeeper.

Enviado: Qui Mai 05, 2005 10:52 am
por pt
12.750 toneladas de deslocamento máximo, podeerá levar 4 LCU ou 6 LCVP, transportará um contingente de 555 tropas embarcadas e mais 400 (!!!) elementos do QG de operações anfíbias


Ena tanto homen junto num espaço tão pequenino.
[057] [057] [057] Tam bom


Cumprimentos
:twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Enviado: Qui Mai 05, 2005 11:40 am
por JLRC
pt escreveu:
12.750 toneladas de deslocamento máximo, podeerá levar 4 LCU ou 6 LCVP, transportará um contingente de 555 tropas embarcadas e mais 400 (!!!) elementos do QG de operações anfíbias


Ena tanto homen junto num espaço tão pequenino.
[057] [057] [057] Tam bom


Cumprimentos
:twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:


Há um ditado português que diz:

"Quem fala no barco quer embarcar" :shock:

e outro diz:

"Com a verdade me enganas" :shock:

Cumpts
:twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

PS: Já agora sabem qual a alcunha dos setubalenses? São os caga-leites!!! O PT que explique porquê :lol:

Enviado: Qui Mai 05, 2005 12:29 pm
por pt
As expressões populares relativas aos setubalenses, têm normalmente origem histórica, na rivalidade, ou com os pescadores de Sesimbra, ou com as pessoas de Palmela.

A rivalidade, também tem a ver com o facto de Setubal, ser uma terra minúscula, e se ter transformado numa cidade, enquanto que as terras próximas, (históricamente muito mais importantes) como Palmela, Alcacer-do-Sal e Sesimbra, se terem de alguma forma subalternizado relativamente a Setubal, nomeadamente quando a parte sul do distrito de Lisboa se separou, criando-se o distrito de Setubal.

A minha expressão no post anterior, tem, como é evidente o intuito de ironizar sobre as dimensões do Navpol, que tería mais ou menos 12000 toneladas de deslocamento máximo e transportatia mais de 1000 homens.

Tal só sería possivel se ficassem todos em pé, ao lado dos veículos. Os valores apontados por varios orgãos de comunicação, insistem em não fazer nenhum sentido.

Ou bem que o Navpol leva menos gente (muito menos gente) ou então tem que ser bastante maior.

Não se pode fazer omoletes sem ovos, nem Navpol's sem tamanho suficiente, se lhes queremos colocar instalações para transportar os militares.

Cumprimentos

Enviado: Qui Mai 05, 2005 12:42 pm
por Rui Elias Maltez
Poderá transportar 30 tanques e 90 blindados APC


30 tanques e mais 90 blindados?

:shock:

Definitivamete um barco com tão pouca tonelagem anunciada não deverá conseguir carregar tanta coisa, mais os helicópteros, etc.

Eu acho que não devemos olhar para a Warships, como se fosse o Oráculo de Delfos.

Mas lê-la, sim, embora com algumas reservas. :wink:

Enviado: Qui Mai 05, 2005 8:20 pm
por JLRC
pt escreveu:As expressões populares relativas aos setubalenses, têm normalmente origem histórica, na rivalidade, ou com os pescadores de Sesimbra, ou com as pessoas de Palmela.


A expressão caga-leite penso que tem a ver com a rivalidade com Sesimbra.


pt escreveu:A minha expressão no post anterior, tem, como é evidente o intuito de ironizar sobre as dimensões do Navpol, que tería mais ou menos 12000 toneladas de deslocamento máximo e transportatia mais de 1000 homens.

Tal só sería possivel se ficassem todos em pé, ao lado dos veículos. Os valores apontados por varios orgãos de comunicação, insistem em não fazer nenhum sentido.

Ou bem que o Navpol leva menos gente (muito menos gente) ou então tem que ser bastante maior.


Sempre ouvi dizer que o Navpol tinha capacidade para 650 militares. Agora se nesses 650 h. está incluido o Estado-Maior embarcado é que eu não sei. De qualquer maneira, 555 + 400 penso ser um número exagerado.

Rui Elias escreveu:30 tanques e mais 90 blindados?


Penso que é 30 MBT ou 90 blindados.

Enviado: Sex Mai 13, 2005 9:54 am
por Rui Elias Maltez
Assim parece mais razoável.

Afinal para transportar tanta coisa teria que ter o tamanho de um Nimitz ou coisa que o valha.

Se bem que para desembarcar tanques de lagartas, só se puder acostar num porto, porque para desembarque anfíbio eu creia que as lanchas não terão capacidade de transportar esses tanques (os M-60) até à praia, ou terão essa capacidade?

Enviado: Dom Jun 05, 2005 5:39 pm
por Charlie Golf
Gostava de relembrar que não existem quaisquer planos por parte do Ministério da Defesa para a aquisição de helicópteros EH-101 Merlin para a Marinha. E muito menos agora que o Estado português terá que achar fundos para conseguir pagar os oito que faltam entregar à Força Aérea Portuguesa (FAP).

Os helicópteros que este vaso de guerra embarcará serão os EH-101 versão "Combat Search and Rescue" da FAP (já que estes possuem várias características exclusivas às aeronaves navais como: cauda e rotor dobráveis e pontos de fixação ao convés) e, a nível muito pontual, 1 Super Lynx para SAR/ASuW/USW. Não nos esqueçamos que a Armada Portuguesa dispõe de 5 Super Sea Lynx (pretendendo adquirir mais 2 destes polivalentes helis depois de 2008 e mais orientados para missões anti-superfície) mas que só 3 actualmente se encontram operacionais.

Quanto ao armamento intrínseco do NavPol, confirmo que serão dois sistemas de defesa de área (CIWS) Goalkeeper (em princípio ambos montados à ré), estando ainda em aberto a possibilidade da montagem (ou não) à vante de uma peça Creusot Loire de 100mm.

Enviado: Seg Jun 06, 2005 8:16 am
por Rui Elias Maltez
Planos concretos, não, mas da parte do anterior governo chegaram a ser encetadas negociações para ver se seria possível integrar os restante para a Marinha, no pacote original, para que não houvese acréscimos de custos.

Quando Portas foi a Itália recepcionar oficialmente o 1º EH-101, houve mais conversas sobre isso, mas a Agusta-Westland não aceitou a proposta portuguesa, e queria que os restantes para a Marinha fossem de uma encomenda diferente.

Mas agora com o novo Governo, e as contas públiacs com estão, duvido dessa possibilidade.

Mas seria bem bom.

Enviado: Seg Jun 06, 2005 8:26 am
por P44
gutten abbend

sera que agora nao vai tudo pro galheiro,NavPOl, OHPs,etc
:?:

Enviado: Ter Jun 07, 2005 6:35 am
por Charlie Golf
Aparentemente, e até como o André já tinha citado antes, o NavPol vai ser mesmo uma realidade.

:arrow: http://www.marinha.pt/extra/revista/ra_ ... pag_8.html

Quanto ao sistema de defesa de ponto (vulgo "Close-In Weapons System") é que ainda não percebi o porquê da opção pelo General Dynamics "Goalkeeper" e não pelo Raytheon "Phalanx MK-15" que já operamos na Armada. Em termos de operação e manutenção tal equivaleria a menos custos já que seriam três as frotas de navios a operar esta arma: as fragatas da classe "Vasco da Gama" e "Oliver Hazard Perry" e o NPL.

Mas verdade seja dita que o "Goalkeeper" é um sistema bem poderoso (opera o canhão Gatling GAU-8/A de 30mm contra o Gatling M-61 A1 Vulcan de 20mm do "Phalanx") e tem obtido, até hoje, bons resultados nos testes efectuados.

:arrow: http://www.thales-naval.com/activities/ ... keeper.htm
:arrow: http://www.gdatp.com/products/protectio ... keeper.htm
:arrow: http://www.royal-navy.mod.uk/static/pages/1993.html

Imagem
Credits: Naval Technology

Enviado: Qua Jul 20, 2005 11:11 am
por P44
Pesquisando nos meu velhos baús, encontrei esta ilustração que permite comparar aproximadamente as dimensões do NAVPOL com uma Fragata MEKO 200 Vasco da Gama.

Imagem