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Re: Programa VC-X Avião Presidencial

Enviado: Qui Jul 20, 2017 11:45 am
por arcanjo
20/07/2017
Com novo avião, governo reduzirá uso do Aerolula em viagem longa

Igor Gielow De São Paulo
JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO

Na tarde de 6 de julho passado, o presidente Michel Temer embarcou rumo à reunião do G20 na Alemanha.

Deixou o cargo com o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) e tomou assento em um Boeing 767-300ER da FAB, marcando o início da aposentadoria do Airbus presidencial, mais conhecido como Aerolula, em voos internacionais de longo alcance.

O governo decidiu que viagens que demandarem duas ou mais escalas serão feitas com o 767 de maior autonomia, alugado por três anos pela Força Aérea Brasileira em julho de 2016, ao custo de US$ 19,8 milhões (R$ 71 milhões). Isso inclui destinos na Ásia, por exemplo.

A ida à Alemanha necessitaria de uma escala no Airbus ACJ-319, mas Temer estava pressionado pelo tempo: precisava voltar para tourear a crise política que ameaça seu mandato e quis pular a parada de até duas horas. Essa régua, a da conveniência, também será usada daqui em diante, segundo o Planalto.

Prevendo o aumento de demanda, a Folha apurou que o Ministério da Defesa já planeja instalar uma área VIP, com cama e chuveiro, para o serviço presidencial. Hoje, o avião tem poltronas de classe executiva na sua parte posterior, enquanto o Airbus vem com suíte e sala de reuniões.

A eventual conversão repetirá o modelo utilizado até quase o fim do governo Fernando Henrique Cardoso.

Até então, presidentes voavam em aviões usados para transporte militar, com área VIP. Eram os KC-137, versões de Boeings 707 da década de 1960, conhecidas como Sucatões e compradas em 1986 pelo governo José Sarney.

O alto custo operacional e uma série de problemas técnicos encerraram o uso VIP do aparelho em 2000. FHC testou alugar voos comerciais, o que acabava sendo mais caro e menos seguro.

Lula, nadando na popularidade do primeiro mandato, bancou gasto de US$ 56,7 milhões (R$ 167 milhões no câmbio da época, que corrigidos dariam R$ 360 milhões hoje), e comprou uma versão executiva do Airbus-319, operada a partir de janeiro de 2005 pelo GTE (Grupo de Transporte Especial) da FAB.

Foi criticado. O avião ganhou o apelido pejorativo de Aerolula, entre outros mais agressivos. Uma argumentação da escolha segue válida: avião próprio dá segurança e praticidade ímpares.

Além da maior eficiência econômica, a autonomia do avião, superior à dos jurássicos Sucatões e à dos equivalentes da Embraer, era justificativa central: Lula poderia ir a Paris sem escala.

A realidade mostrou-se diferente ao longo do tempo, embora a FAB não divulgue estatísticas precisas do uso. Para atender a todos os requisitos de segurança, como sobra de combustível, viagens intercontinentais demandaram escalas. Uma para a Europa, ao menos duas para destinos mais longíquos.

O alcance do Aerolula dentro das especificações de segurança é de cerca de 8.500 km, no limite para chegar a Paris, embora teoricamente ele possa voar um pouco mais. Viagens europeias costumam ter escala em Cabo Verde (4.500 km de Brasília) ou Portugal (pouco mais de 7.000 km da capital brasileira). O 767 voa mais de 11 mil km sem parar.

"Se era para ficar com um avião menor, deveriam ter usado o produto nacional. Um 767 é muito mais vantajoso para rotas intercontinentais", diz o especialista em aviação Ronaldo Jenkins, diretor de Segurança e Operações de Voo da Associação Brasileira de Empresas Aéreas.

Por ser muito maior, potente e pesado, o 767-300ER consome mais combustível em média (5.000 kg/hora) do que o ACJ (2.800 kg/hora), ressalvando aqui que essa é uma conta superficial de consultorias sobre aviões civis, já que são inúmeros os parâmetros que definem o quanto um avião "bebe" (peso de decolagem, ventos, altitude etc.).

Mas aeronaves gastam mais que o dobro de querosene durante a primeira hora após a decolagem: com duas escalas, são três eventos desses, fora o fato de que a comitiva sempre acaba se hospedando em uma das paradas.

Consultada, a FAB não informou comparativos de custo de operação. No geral, aviões oficiais são mais baratos de usar, pois são isentos de várias taxas e operados por militares –que não têm salários de pilotos e comissários da aviação comercial.

O Aerolula, além de eventuais viagens com uma escala, seguirá sendo usado em distâncias menores. Tem 12 anos e meio de uso e deve voar até atingir os 30. Provavelmente levará Temer para Buenos Aires nesta quinta (20).

http://www.fab.mil.br/notimp#n125000

abs.

arcanjo

Re: Programa VC-X Avião Presidencial

Enviado: Qui Jul 20, 2017 11:47 am
por arcanjo
20/07/2017
Uso de aeronave da Presidência gerou polêmicas no país

Igor Gielow De São Paulo
JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO

O uso de aviões presidenciais, comprados periodicamente por mandatários desde 1941, sempre foi motivo de polêmica no Brasil.

Na campanha de 2006, o então adversário de Lula Geraldo Alckmin (PSDB) prometeu "vender o Aerolula e construir cinco hospitais", algo definido pelo então presidente como "sandice".

Em 2010, a Folha revelou que a FAB preparava a aquisição de um avião de transporte com previsão de área VIP, apelidado então de Aerodilma, já que Dilma Rousseff estava eleita para o primeiro mandato.

Lula defendeu a compra. "Não tem por que não comprar. Acabou aquela bobagem de Aerolula. Acho que o Brasil precisa de um avião com mais autonomia para o presidente", disse, chamando de "humilhação" as escalas de até duas horas para reabastecimento.

Foi o abandono da defesa inicial do uso do Airbus, já que sua autonomia intercontinental não se comprovou na prática.

A compra acabou empacando por causa do alto custo, mas a presidente sempre se queixou do alcance do Airbus. Ainda assim, gostava de usar as escalas para fazer turismo ou apreciar a culinária local, como ocorreu em Portugal em 2012.

O aluguel do 767-300ER é considerado emergencial pela FAB e foi contratado nos EUA por meio de uma empresa paulista, a Colt, que ganhou licitação.

Ele enterrou a compra de duas unidades do mesmo avião, só que com capacidade de reabastecimento aéreo, junto à israelense IAI.

O Ministério da Defesa trabalha, contudo, com a hipótese de reativar a compra caso a situação de restrição orçamentária desanuvie. Nesse cenário, o 767 alugado poderá ser incorporado à frota da Presidência. Hoje ele está no Esquadrão Corsário, baseado no Rio.

A unidade opera o transporte de longa distância da FAB e estava sem opções desde a aposentadoria dos Sucatões, ocorrida após um acidente quase acabar em tragédia no Haiti, em 2013.

Uma semana após sua chegada ao Brasil o avião já foi usado para levar soldados para reforçar a segurança da Olimpíada do Rio.

Contando apenas com limitados turboélices Hércules C-130, a Força precisava de um avião para tropas –o 767 carrega 257 passageiros.

Enquanto isso, o reabastecimento aéreo ficará a cargo dos lentos C-130. A FAB informou que o plano é utilizar os futuros KC-390 da Embraer, que começam a chegar em 2018.

O avião é mais adequado para um cenário de reabastecimento tático, no teatro de operações brasileiro, enquanto o 767 é uma aeronave de longo alcance, de uso estratégico.

http://www.fab.mil.br/notimp#n125001

abs.

arcanjo

Re: Programa VC-X Avião Presidencial

Enviado: Qui Jul 20, 2017 4:39 pm
por FCarvalho
O próximo que sentar na cadeira do rei, com certeza vai dar um jeito de arrumar um 767 só para ele.
Quem sabe de lambuja a FAB não ganha os 3 que queria.

abs.

Re: Programa VC-X Avião Presidencial

Enviado: Qui Jul 20, 2017 6:21 pm
por gusmano
É o modus operanti da FAB..

Talvez os gripens sejam considerados como opção rápida de transporte do PR. Vai que assim rola mais um lote...

abs

Re: Programa VC-X Avião Presidencial

Enviado: Qui Jul 20, 2017 9:47 pm
por Energys
FCarvalho escreveu:O próximo que sentar na cadeira do rei, com certeza vai dar um jeito de arrumar um 767 só para ele.
Quem sabe de lambuja a FAB não ganha os 3 que queria.

abs.
Não ganhará os que quer e ainda perderá o que tem. :?

'Quem viver, verá' - diria o poeta.

Att.

Re: Programa VC-X Avião Presidencial

Enviado: Qui Jul 20, 2017 9:50 pm
por Túlio
gusmano escreveu:É o modus operanti da FAB..

Talvez os gripens sejam considerados como opção rápida de transporte do PR. Vai que assim rola mais um lote...

abs
Me parece que mataste a charada sobre para que serviria o Gripen F... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Re: Programa VC-X Avião Presidencial

Enviado: Qui Jul 20, 2017 11:19 pm
por FCarvalho
Energys escreveu:
FCarvalho escreveu:O próximo que sentar na cadeira do rei, com certeza vai dar um jeito de arrumar um 767 só para ele.
Quem sabe de lambuja a FAB não ganha os 3 que queria.
abs.
Não ganhará os que quer e ainda perderá o que tem. :?
'Quem viver, verá' - diria o poeta.
Att.
Eu que não ficaria surpreso. É só um filme velho com novos atores. :roll:

abs.

Re: Programa VC-X Avião Presidencial

Enviado: Qui Jul 20, 2017 11:20 pm
por FCarvalho
Túlio escreveu:
gusmano escreveu:É o modus operanti da FAB..
Talvez os gripens sejam considerados como opção rápida de transporte do PR. Vai que assim rola mais um lote...
abs
Me parece que mataste a charada sobre para que serviria o Gripen F... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
Fico com o voto do relator... [003]

abs.

Re: Programa VC-X Avião Presidencial

Enviado: Sex Jul 21, 2017 11:45 am
por gusmano
Uma excelente opção para fugir de algum intimação da PGR kkk

Que fase...

abs

Re: Programa VC-X Avião Presidencial

Enviado: Qui Ago 03, 2017 8:30 pm
por FCarvalho
Voltando um pouco ao tema do tópico, acho que a maioria não irá concordar, mas que este avião ficaria lindo nas cores do GTE - claro desde que sem aquelas faixas verde e amarela - para a PR.
Duas dessas na promoção é fácil de encontrar por aí. Basta arranjar alguém com um ego do tamanho dele no planalto ou então com um puta medo de altura. :lol: :twisted:

Imagem

Alcance Máximo em Carga Máxima:

A340-500 / 500 HGW: 16,020 km / 16,700 km

A340-600 / 600 HGW: 14,900 km / 15,900 km


abs.

Re: Programa VC-X Avião Presidencial

Enviado: Qui Ago 03, 2017 10:42 pm
por Tikuna
FCarvalho escreveu:Voltando um pouco ao tema do tópico, acho que a maioria não irá concordar, mas que este avião ficaria lindo nas cores do GTE - claro desde que sem aquelas faixas verde e amarela - para a PR.
Duas dessas na promoção é fácil de encontrar por aí. Basta arranjar alguém com um ego do tamanho dele no planalto ou então com um puta medo de altura. :lol: :twisted:

Imagem

Alcance Máximo em Carga Máxima:

A340-500 / 500 HGW: 16,020 km / 16,700 km

A340-600 / 600 HGW: 14,900 km / 15,900 km


abs.
O A340 alemão já foi testado aqui...

Re: Programa VC-X Avião Presidencial

Enviado: Sex Ago 04, 2017 2:10 pm
por FCarvalho
Que A-340 alemão? Onde? Quando?

abs

Re: Programa VC-X Avião Presidencial

Enviado: Sex Ago 04, 2017 2:35 pm
por Tikuna
FCarvalho escreveu:Que A-340 alemão? Onde? Quando?

abs
No Galeão há certo tempo atrás o A340 deles esteve aqui sob avaliação.

Re: Programa VC-X Avião Presidencial

Enviado: Sex Ago 04, 2017 7:50 pm
por FCarvalho
Tikuna escreveu:
FCarvalho escreveu:Que A-340 alemão? Onde? Quando?

abs
No Galeão há certo tempo atrás o A340 deles esteve aqui sob avaliação.
Mas os alemães não tem A-340 de nenhuma versão ao que eu saiba. O que eles tem por lá é o A-310 MRTT. Isso a nível governamental. Agora, se a Airbus andou fazendo demonstrações aqui à FAB dos A340-500/600 niguém sabe, ninguém viu.
Estranho isso. quando se sabe que existem muitas destas aeronaves em oferta no mercado internacional para leasing e venda por vários fornecedores. Porque a FAB iria pagar por aviões novos quando ela pode ir na lojinha da esquina e negociar ao seu gosto, e bolso, aeronaves disponíveis praticamente novas e com poucas horas de voo?

abs.

Re: Programa VC-X Avião Presidencial

Enviado: Sáb Ago 05, 2017 5:51 pm
por Tikuna
FCarvalho escreveu:
Tikuna escreveu: No Galeão há certo tempo atrás o A340 deles esteve aqui sob avaliação.
Mas os alemães não tem A-340 de nenhuma versão ao que eu saiba. O que eles tem por lá é o A-310 MRTT. Isso a nível governamental. Agora, se a Airbus andou fazendo demonstrações aqui à FAB dos A340-500/600 niguém sabe, ninguém viu.
Estranho isso. quando se sabe que existem muitas destas aeronaves em oferta no mercado internacional para leasing e venda por vários fornecedores. Porque a FAB iria pagar por aviões novos quando ela pode ir na lojinha da esquina e negociar ao seu gosto, e bolso, aeronaves disponíveis praticamente novas e com poucas horas de voo?

abs.

Imagem

Na verdade nem me recordo quem postou a notícia de que ele estaria aqui na época. Verei os arquivos.

O A-310 foi vendido há certo tempo.

Grande abraço!