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Enviado: Sáb Dez 18, 2004 8:59 pm
por Vinicius Pimenta
Desculpe, respeito a figura do Sr. Maurício Botelho, sem dúvida ele é um dos responsáveis por transformar a Embraer no que ela é hoje. No entanto, não posso deixar de discordar de algumas de suas afirmações.

CC: Todos os concorrentes no Projeto FX falam em transferir tecnologia...

MB: Todos falam, naturalmente, que farão transferência de tecnologia. Mas ninguém fala nos termos postos pela Embraer: transferência total sobre o conhecimento do produto, incluindo os códigos-fonte.


Russo, franceses e suecos transferem tecnologia em diferentes níveis. Mas transferência total e irrestrita não existe.

CC: A tecnologia militar migrou?

MB: Migrou. Não é só o avião militar. Mas sim, tudo aquilo que nos torna capazes de fazer aquele avião militar. Ocupamos o mercado internacional em posição relevante. O Projeto FX contempla avanços enormes: um avião supersônico, os sistemas internos, computadores de bordo, sistemas de navegação, detecção e ataque, que são diferenciados. Definimos nosssa opção para ganhar a disputa. Mas não podíamos ficar sentados, esperando que a Força Aérea escolhesse alguém e determinasse que a gente se casasse com esse alguém. Assim, estaríamos na condição de receber o que esse alguém quisesse nos dar. Fomos buscar um aliado que agregasse à nossa força um diferencial.


Errado! Erro fundamental da Embraer!!! Não é a Embraer quem deve decidir que aeronave se adequa a FAB. Isso me parece um absurdo total. A Embraer deveria trabalhar com a aeronave que a FAB escolhesse!! Deveria ter permanecido neutra na disputa. A FAB iria saber balancear a aeronave operacionalmente adequada e aquela que ofereceria a melhor independência porque isso é importante para a FAB, pro Brasil e para a Embraer e demais empresas brasileiras. O F-X não é um projeto para a Embraer! É um projeto de compra de uma aeronave de caça para a Força Aérea Brasileira!! Da nação brasileira!! Trata-se de Defesa Nacional! A Embraer, ao impor suas vontades ao processo deu um tiro no próprio pé. Conseguiu ficar sem F-X e, conseqüentemente, sem tecnologia alguma.

CC: E os ingleses, os russos...

MB: Quando Tony Blair (premier do Reino Unido) visitou a Embraer, em 2000, tínhamos discutido com os americanos e com os ingleses e suecos. O consórcio anglo-sueco até admitia transferir uma certa tecnologia. Acontece, porém, que 50 % da tecnologia do avião deles é americana. O cerne do avião é americano. Assim, enfrentaríamos as mesmas restrições de exportação. Os franceses aceitaram a nossa tese. Oferecemos essa participação na empresa. Eles aceitaram plenamente nossas condições.


Erro. Quem tinha que avaliar isso era o Brasil, através da FAB, e não a Embraer. A tecnologia americana do Gripen não seria absorvida pela Embraer mesmo que pudesse ser repassada!! São sistemas que a Embraer não fabrica nem deve fabricar.

CC: E os russos?

MB: Não fomos falar com eles. Além da barreira brutal da língua, têm estruturas industriais radicalmente diferentes das que são usadas no Ocidente. Os escritórios de projeto não têm nada a ver com as indústrias que fabricam o que é projetado, que, por sua vez, não têm nada a ver com as empresas que comercializam esses aviões. Não podíamos entrar num processo que, certamente, nos daria problemas.


Outro erro capital. Desconsiderar pura e simplesmente o know-how russo é incrível. A questão da língua parece ser piada. Os russos não falam inglês? Será que eles conversam com os franceses apenas em francês? Ele fala logo abaixo em ousadia. A Embraer sequer os procurou para saber se poderia ou não. Não fez sequer um estudo! Isso não me parece coisa de empresa séria. Nem parece a Embraer. Basearam-se em achismos. Nós aqui até podemos fazer isso! Mas a Embraer deveria, no mínimo, checar se esse pré-conceito era uma realidade. Lamentável.

CC: E o Gripen?

MB: Falam que é um avião moderno. Pelo que falam é um avião da quarta geração. Como já disse, ele tem 50 % dos componentes fabricados pelos americanos. O Mirage 2000-BR voa mais rápido, significativamente mais rápido que o Gripen. Voa mais longe, tem mais alcance e capacidade de armamento maior. Qual a vantagem de ser moderno?


:?: O Sr. Maurício Botelho certamente entende bastante sobre como gerenciar uma empresa, mas talvez deva entender pouco de aviões de caça.

CC: A licitação, nesse caso, era necessária?

MB: Na área de Defesa não se vê na França aviões voando que não sejam franceses. O mesmo acontece nos Estados Unidos. Os países procuram sustentar suas indústrias que têm a tecnologia. Nós temos contratos com a Força Aérea Brasileira feitos sem licitação. Estamos falando de produtos desenvolvidos com o objetivo específico de servir à Força Aérea, material bélico. Não se trata de comprar lápis e borracha. Nesse processo do FX haverá transferência de tecnologia também para o Centro Técnico da Aeronáutica. O Brasil não ficaria dependente da Embraer. Não se pode abdicar de oportunidades assim.


Primeiro, o F-X não é licitação, é concorrência. Há uma enorme diferença entre esses casos.

Exatamente por eu concordar com o que ele disse aqui, eu o critico. Não se trata de comprar lápis e borracha. Se trata de Defesa Nacional! Aqui não se permite pensar apenas no lado comercial. Há que se pensar, sobretudo, no que for melhor pra nação!

Concluindo, eu repito, há de que se respeitar o Sr. Maurício Botelho por tudo que a Embraer conseguiu nos últimos tempos. No entanto, pelo bem da democracia, do Brasil e da própria Embraer, devemos falar sobre aquilo que está errado. E o posicionamento da Embraer no processo do F-X foi bastante equivocado.

Minha opinião.

Enviado: Sáb Dez 18, 2004 9:50 pm
por FinkenHeinle
Luis Aurélio escreveu:Meu Deus!
Que Palhacada! Clermont, vc tem toda a razão sobre o lula, vamos ao ponto do texto, Pelo que li o Mario Botelho mostra claramente que defende o Mirage Br(Sucatão), Se querem vender tanto porque não tentaram vender o rafale? E isto mostra bem claro que querem passar algo ultrapassado pra nós. e quero apresentar algo bem claro pro Forum:


Já falei trinta vezes, mas falo de novo!


O Maurício Botelho tem o DEVER de defender o Mirage, haja visto que ele é o CEO da Embraer, que está oferecendo o caça. Não entendi essa crítica.

Como já foi citado trocentas vezes, o Rafale está fora da capacidade financeira do Brasil, assim como Eurofighter e F/A-18E/F, que seriam oferecidos à princípio, mas não correspondiam ao preço exigido!

Enviado: Sáb Dez 18, 2004 9:52 pm
por Clermont
Puxa, Vinicius passou margarina no Presidente da Embraer, e o engoliu com roupa e tudo...

Errado! Erro fundamental da Embraer!!! Não é a Embraer quem deve decidir que aeronave se adequa a FAB. Isso me parece um absurdo total. A Embraer deveria trabalhar com a aeronave que a FAB escolhesse!! Deveria ter permanecido neutra na disputa. A FAB iria saber balancear a aeronave operacionalmente adequada e aquela que ofereceria a melhor independência porque isso é importante para a FAB, pro Brasil e para a Embraer e demais empresas brasileiras. O F-X não é um projeto para a Embraer! É um projeto de compra de uma aeronave de caça para a Força Aérea Brasileira!! Da nação brasileira!! Trata-se de Defesa Nacional! A Embraer, ao impor suas vontades ao processo deu um tiro no próprio pé. Conseguiu ficar sem F-X e, conseqüentemente, sem tecnologia alguma.


A "Carta Capital" levantou rumores de que a FAB se tornou hostil a Embraer, justamente por isso. Por ter ela, tentado impor à Força Aérea um fato consumado: a parceria com os franceses.

Enviado: Sáb Dez 18, 2004 10:15 pm
por alex
Vinicius, voce chegou no ponto que eu já tinha mencionado: o erro foi fazer uma concorrencia em que não se determinou que as empresas brasileiras trabalharim com o vencedor ...xeque mate .
Quanto a não trabalharmos com os russos as noticias do Defesanet informam que a Russia e a França vão entrar na fabricação de avioes regionai em confronto com a Embraer.
Se fosse escolhido um avião russo no FX este avião regional poderia não existir devido a uma compra de modelos ou fabricação sob licença da Embraer. xeque-mate duplo

Enviado: Dom Dez 19, 2004 6:11 pm
por Lauro Melo
Clermont,
Um trecho da matéria da última "Carta Capital" nas bancas. Muito interessante a matéria, inclusive sobre as posturas de alguns dos membros do alto escalão, em relação a licitação. Fiquei com a impressão de que o Governo Lula está se mostrando tímido demais para tomar decisões definitivas. Onde um lado perde e o outro ganha. Eu sei que é muita responsabilidade. Eu leio os argumentos, aqui no fórum, pró e contra cada um dos modelos em análise, e fico tonto. Imagina o pessoal cuja carreira e reputação dependem da escolha certa. Um fracasso, e o sujeito pode acabar tendo que dar um tiro na cabeça, alguns anos depois.
Mas, ainda assim, uma decisão tem de ser tomada! Afinal, Lula não passou quase quinze anos sonhando ser presidente? Pois bem, presidentes tem que dar a última palavra. Ou não?
Devido à falta de conhecimentos, não sei até que ponto as opiniões do chefe da Embraer podem ser tomadas como certas. Mas, eu penso que a empresa dele já participou de um processo semelhante na construção do AMX. E também é muito mais sólida do que, por exemplo, a Avibrás (acho estranho que uma empresa que produz lança-foguetes e coisas do gênero, possa ter condições, de uma hora para a outra, de ser parceira de uma empresa russa para fazer manutenção de uma coisa tão sofisticada quanto um caça biturbina.)
As declarações sobre as restrições impostas a armamentos dos caças de fabricação americana, me parecem incríveis. Acho que o presidente da Embraer não seria moleque de inventar uma coisa assim. Um país que se pretenda, minimamente soberano, não pode se sujeitar a alguma aberração como essa.

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Valeu Clermont,
Por ter postado parte da matéria da última "Carta Capital. Entretanto queria dizer que a revista traz mais umas 6 páginas sobre o F-X e a EMBRAER.
Foi uma matéria paga e como foi.
O Título da matéria ( E DA CAPA DA REVISTA ) é : Porque a FAB não quer este caça ( M-2000).
A matéria acaba com o Gripen e fala mil maravilhas do M-2000, entre ouras coisas; fala sobre a transferência de tecnologia entre a França e a embraer; mas de modo bem parcial ( sempre falando bem do M-2000).
Abraços,

Enviado: Dom Dez 19, 2004 6:28 pm
por Visitante
alex escreveu:Vinicius, voce chegou no ponto que eu já tinha mencionado: o erro foi fazer uma concorrencia em que não se determinou que as empresas brasileiras trabalharim com o vencedor ...xeque mate .
Quanto a não trabalharmos com os russos as noticias do Defesanet informam que a Russia e a França vão entrar na fabricação de avioes regionai em confronto com a Embraer.
Se fosse escolhido um avião russo no FX este avião regional poderia não existir devido a uma compra de modelos ou fabricação sob licença da Embraer. xeque-mate duplo

Como é que é? Eu não entendi! :?
Não vai me dizer em que os franceses produzem melhores cacas atualmente.... É o que parece! Mas nem os russos não são bom em construir jatos regional, pelo que me lembro uns tempos atrás, os russos vieram pra cá para entrar em acordo com a embraer, para dar licenca de construir os Su-35, enquanto fornecem ou tão licenca pra construir os 170!
Inacreditavel, não é? Pois é, apenas 20% do controle não deixou fazer isto! Por que será? Não é por causa dos Americanos ou por causa dos Franceses? Tenho certeza é por causa dos dois países!
É isto que vou referir: Dependêcia Norte Americana!!!
Eu é que não iria aceitar ficar debaixo dos bracos de um inimigo rival!
Mas certeza em que o Su-35 é a escolha certa, não por que é impressionante, mas sim por falta de escolha... :(

Até mais! :wink:

Enviado: Dom Dez 19, 2004 6:42 pm
por Visitante
Aí! Que dor de cabeca pra ler isto!
Ainda não vi a Carta Capital nas Bancas! Legal não é?
E parece que deu o Su-35! [018]
VIVA! [082] [082] [082] [082] [082] [082] [082]
[082] Urra! [082]


Bricadeirinha! Só estou empolgado! Só por consegui namorar com uma gatíssima!
[009]

Abracos!

Até mais! [035]

Enviado: Seg Dez 20, 2004 1:07 pm
por César
Bricadeirinha! Só estou empolgado! Só por consegui namorar com uma gatíssima!

[018]

Ahh tá! Aí tudo bem, você tem o direito de ficar alegre. Se fosse somente pelo custo-benefício do Su-35, não sei se a alegria seria tanta :P

Brincadeira. Na real, não estou muito afim de começar essa conversa eterna de GripenX Su-35X Mirage. Mas dou os meus parabéns àqueles que ainda tem forças para falar as mesmas coisas depois de 2 anos de debates, mesmo sabendo que não há possibilidade de convencer o outro lado do contrário :D

Enfim, falou! :wink:

César

Enviado: Seg Dez 20, 2004 1:34 pm
por FinkenHeinle
César escreveu:Mas dou os meus parabéns àqueles que ainda tem forças para falar as mesmas coisas depois de 2 anos de debates, mesmo sabendo que não há possibilidade de convencer o outro lado do contrário :D


Dois anos se considerar apenas o DB!!!


Para mim, que participo de outros fóruns há mais tempo, isso tá insuportável. Simplesmente não há nada de novo que se possa acrescentar ás discussões relativo à parte técnica! Isso torna a discussão massante e sem sentido.

Enviado: Seg Dez 20, 2004 2:39 pm
por Morcego
senhores, estamos entrando no ano de 2005, ou seja, os mirrages III estão a caminho do museu, E AI????????

nossos f5 estão na oficina, os xavante HAAHHAHAHAAH, francamente estamos falando de superioridade aerea; os AMX, pelo que sei iriam começar a ir para a oficina TB, talvez uma boa opção para anapolis sejam os TUCANINHOS.

Enviado: Seg Dez 20, 2004 2:49 pm
por Carlos Mathias
Ô Finken, não fala isso não meu camarada, discutimos assim porque é o assunto top, e eu sei que vou te trazer prá tocida Su-35, mas prá isso tú e os outros tem que continuar respondendo, ou será que tú já caiu perante a óbvia superioridade do Flanker e meus irrefutáveis argumentos? [037] [018]

Enviado: Seg Dez 20, 2004 3:23 pm
por Morcego
Carlos Mathias escreveu:Ô Finken, não fala isso não meu camarada, discutimos assim porque é o assunto top, e eu sei que vou te trazer prá tocida Su-35, mas prá isso tú e os outros tem que continuar respondendo, ou será que tú já caiu perante a óbvia superioridade do Flanker e meus irrefutáveis argumentos? [037] [018]


não tão superior assim, podemos querer um avião como o gripen que pousa e decola de uma pista de auto estrada.

sim ele é menor carrega menor quantidade de armamentos, mass pode ser melhor trabalhar com ele do que o SU-35, pode ser melhor geopoliticamente ficar com o gripen que ja opera e ja ganhou varias disputas, e quantas o SU-35 ganhou até agora???

obviamente ele é um otimo avião, mas imbativel??? não mesmo.

Enviado: Seg Dez 20, 2004 4:06 pm
por talharim
Senhores,o FX ja acabou!

Caça zero Kilometro somente em 2007 no minimo!

Como o presidente Brasileiro nessa epoca deve ser o Aecio Neves ou entao o Geraldo Alckmin,poderemos vislumbrar 3 novos candidatos:

Eurofighter Typhoon
F-15I Eagle
Rafale F-3

O contrato devera ser de 16 compras firmes e + 180 opçoes de compra........

TYPHOON NA CABEÇA! 16 CAÇAS DESFILANDO NO 07 DE SETEMBRO DE 2007 EM BRASILIA.....................

Imagem
Imagem

Enviado: Seg Dez 20, 2004 4:24 pm
por Morcego
sinceramente acho que se for possivel, era melhor pegar o eurofight mesmo.

Enviado: Seg Dez 20, 2004 6:27 pm
por FinkenHeinle
talharim escreveu:Senhores,o FX ja acabou!

Caça zero Kilometro somente em 2007 no minimo!

Como o presidente Brasileiro nessa epoca deve ser o Aecio Neves ou entao o Geraldo Alckmin,poderemos vislumbrar 3 novos candidatos:

Eurofighter Typhoon
F-15I Eagle
Rafale F-3

O contrato devera ser de 16 compras firmes e + 180 opçoes de compra........

TYPHOON NA CABEÇA! 16 CAÇAS DESFILANDO NO 07 DE SETEMBRO DE 2007 EM BRASILIA.....................


Olá Talharim,


Meus comentários.

O F-15 não deverá ser candidato! Ele, assim como o Typhoon e o Rafale é muito caro. Novamente, apesar de achar o Eurofighter um esplêndido caça (e entre esses três, ficaria com ele), eu prefiro o Su-35 porque ele está dentro de nossa realidade orçamentária, ao contrário desses três!