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Mensagem
por FCarvalho » Sáb Nov 10, 2012 11:03 am
Até onde se possa perceber, a FAB parece ter dividido os BH e H-36 entre os 7o e 5o do 8 GAV, para os primeiros, e 1o e 3o do 8o GAV, mais o 2o/10o em CG, este último com a versão padrão de C-SAR da FAB para aqueles últimos. Seriam 8 BH para 2 esquadrões, e uma conta mais complicada para dividir-se 16 H-36 entre 3 esquadrões. Isso daria não mais que 5 helos por esquadrão, o que seria muito pouco, e nada convidativo em termos de logística.
Contudo, na edição passada da RFA, comentava-se que seriam 18 BH até o final do ano, o que daria 9 undes para dividir entre os dois esquadrões mencionados.
Com os boatos de que seriam comprados mais BH, desta vez em possível versão Pave Hawk, ou não, a mim pelo menos não seria de estranhar que a FAB possa vir a adotar esta dupla concepção de helos para suas missões C-SAR, já que pelo tanto que se comentou aqui, ambos são considerados helos de categoria diferentes. Penso mesmo que se tal opção seja a que ora se vê sobre o valor em questão, poderia ser esta compra daquela versão, servindo os BH como que um coringa aos H-36 C-SAR da FAB.
Neste sentido, insisto no que coloquei no post anterior e povo aqui parece não perceber. A FAB continua ansiosa e vorazmente comprando BH sempre e todas as vezes que a oportunidade, diga-se $, apresente-se, já faz algum tempo. Prova disto, é só observar o números de células de BH's em relação aos Caracal na frota da FAB, adquiridas com esforço próprio da força, e com sérios "riscos" de continuar aumentando. Junte-se a isso, penso, a consciência do alto comando da FAB de que não se verão mais compras de EC-725 para as ffaa's tão sedo da parte deste ou de qualquer outro governo futuro, e quiça, nunca mais, visto ter sido esta uma "compra de oportunidade" mais em função dos interesses politico-governamentais do que de uma escolha e/ou prioridade da FAB, e demais forças co-irmãs, quanto ao tipo de helo a ser escolhido.
Entendo isso não só como uma visão negativa quanto à opção pelos EC-725 Caracal feita pelo governo, que teve que ser engolida goela abaixo, como também fruto de uma decisão, e um desejo, já muito antigo dos fabianos em relação a dispor dos Black Hawks como sendo o helo ideal para substituir seus antigos "sapão", tornando-se assim o seu helo padrão. Inclusive como substituto dos próprios Super-Puma no 3o/8o Gav no longo prazo.
Resta saber se efetivamente estes $160 milhões de dólares pagam quantos BH, que penso, em se tratando da versão básica, possa se tratar de 8 a 10 helos, ou no caso da versão de C-SAR, de 4 a 6 aeronaves, face aos seus maiores custos.
A ver. Continuo colocando minhas fichas neste últimos. Seria uma solução de consenso para a FAB, que na visão dela, seria faz jus ao alcance de um bom equilíbrio de suas necessidades para C-SAR e transporte, haja visto esta entender, por tudo que já se viu até aqui, ser os BH o melhor helo para si. Apesar dos Caracal.
abs.
Carpe Diem