QUAL O MELHOR CAÇA TAMPAO PRA FAB ???

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça TAMPAO ideal para a FAB?

F-5
11
6%
F-16 MLU
34
20%
F-18 A/B
11
6%
Mirage 2000-9
57
33%
MIG 29
7
4%
SU-30 MK2
33
19%
nda...ficamos como estamos até o de 5 Geraçao
19
11%

Total de votos: 172

Mensagem
Autor
Italo Lobo
Intermediário
Intermediário
Agradeceram: 28 vezes

Re: QUAL O MELHOR CAÇA TAMPAO PRA FAB ???

#61 Mensagem por Italo Lobo » Dom Ago 05, 2012 3:14 pm

Se tivermos mesmo que recorrer a tampões, a conta que a FAB tem que fazer é a de melhor aproveitamento em termos de utilização do conjunto de mísseis/F5/R99 contra o do M2000/mísseis a ele integrados. Se o conjunto mísseis(Derby,Phynton 4,MAA-1B A-Darter)/F5/R99 em quantidades suficientes para prover a defesa do espaço aéreo, der maior capacidade de defesa a TODO o território nacional, então que partam direto para um caça de 5a geração.

Mas se for preciso ter outro caça tampão, então que não se fuja muito do que já temos-M2000, e se possível o -5 , já que os -9 dificilmente chegarão a tempo. Acho que a França, não se negaria a nos vender uns 12 M2000-5 e mais alguns M2000.

Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2050 vezes
Agradeceram: 833 vezes

#62 Mensagem por Viktor Reznov » Dom Ago 05, 2012 11:00 pm

Nos podemos simplesmente comprar M2000 B/C e fazer a modernização aqui mesmo.

I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
faterra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 89 vezes
Agradeceram: 79 vezes

#63 Mensagem por faterra » Dom Ago 05, 2012 11:03 pm

delmar escreveu:
faterra escreveu:O melhor caça tampão é o ZERO KM. Poderemos esperar pelo próximo FX por mais uns 40 anos! :roll: 8-]
Mas, se tu pode esperar 20, 30 ou 40 anos por uma coisa que deves usar, é sinal que tu realmente não está precisando dela. Se tu precisa mesmo de um automóvel para teu trabalho ou tua vida diária e fica sem, vais comprar de imediato um Gol usado ou um Fiat Uno usado, enfim qualquer condução, enquanto espera por um carro novo ideal. Agora se podes esperar, sem carro, um longo período, é sinal de que podes viver muito bem sem automóvel.
Assim, na minha opinião de leigo, penso que esta política de só aceitar material novo, mesmo que tenha que aguardar muito tempo, está equivocada. A política deveria ser a da necessidade imediata, da urgência, do "precisamos para ontem". Mas isto é o que eu penso e posso estar muito enganado.
Vou explicar melhor!
O melhor caça tampão é o ZERO KM = Defina o FX-2 e compre o caça escolhido. Sem choro nem vela.
O próximo FX, daqui uns 40 ou 50 anos, será a substituição dos caças adquiridos no FX-2.
Portanto, continuamos com os caças capengas que temos, nos agarremos aos orixás e Deus nos acuda, e aguardemos uns 3 a 4 anos após a assinatura do contrato quando receberemos os primeiros caças do FX-2. Pelo menos, os F-5 e A-1 que estão sendo modernizados, a FAB os conhece de cor e salteado, com exceção da sucata recebida da Jordânia. Escolher sucatas de terceiros que ninguém sabe como foi utilizada, como foi feita sua manutenção ou se tem algum problema estrutural escondido e armado? Isto para mim é suicídio, roleta russa, ou o que quer que seja. Lembrem-se que nos últimos 20 anos os principais fornecedores dessas sucatas estão em guerra em diversas partes do planeta.
Somente minha opinião.

Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
faterra
Sênior
Sênior

#64 Mensagem por faterra » Dom Ago 05, 2012 11:11 pm

Complementando:
Se a END for levada a sério, o Brasil entrará em algum projeto de 5ª geração em parceiria com algum país..

Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 6324 vezes
Agradeceram: 3544 vezes

#65 Mensagem por FCarvalho » Seg Ago 06, 2012 1:49 pm

faterra escreveu:Complementando:
Se a END for levada a sério, o Brasil entrará em algum projeto de 5ª geração em parceiria com algum país..
"Nunca antes na história deste país..."

Sério mesmo só as comissões, o papel (social) das ffaa's para o desenvolvimento do Brasil... e fazer as pazes com a "história" recente deste país. [001]

abs.

Carpe Diem
sapao
Sênior
Sênior
Agradeceu: 54 vezes
Agradeceram: 253 vezes

#66 Mensagem por sapao » Seg Ago 13, 2012 7:57 pm

Melhor não combina com Tampão...

[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#67 Mensagem por WalterGaudério » Ter Ago 14, 2012 6:00 pm

Italo Lobo escreveu:Se tivermos mesmo que recorrer a tampões, a conta que a FAB tem que fazer é a de melhor aproveitamento em termos de utilização do conjunto de mísseis/F5/R99 contra o do M2000/mísseis a ele integrados. Se o conjunto mísseis(Derby,Phynton 4,MAA-1B A-Darter)/F5/R99 em quantidades suficientes para prover a defesa do espaço aéreo, der maior capacidade de defesa a TODO o território nacional, então que partam direto para um caça de 5a geração.

Mas se for preciso ter outro caça tampão, então que não se fuja muito do que já temos-M2000, e se possível o -5 , já que os -9 dificilmente chegarão a tempo. Acho que a França, não se negaria a nos vender uns 12 M2000-5 e mais alguns M2000.
A França, só vai fazer isso se tiver algo em troca, como pelo menos a assinatura de uma carta de intenção de compra de alguns Rafas, mais para a Frente. Ou pelo menos 1 mistral, ou 4 A 330 MRTT, ou coisa que o valha.

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Guerra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 135 vezes

#68 Mensagem por Guerra » Ter Ago 14, 2012 6:14 pm

faterra escreveu: O próximo FX, daqui uns 40 ou 50 anos, será a substituição dos caças adquiridos no FX-2.
Portanto, continuamos com os caças capengas que temos, nos agarremos aos orixás e Deus nos acuda, e aguardemos uns 3 a 4 anos após a assinatura do contrato quando receberemos os primeiros caças do FX-2. .
São 17 anos de FX, mais 3 ou 4 anos para dar fim na novela são 20 anos. Esperamos na melhor das hipoteses mais 40 anos para o próximo FX, sendo mais 20 para a sua solução.
Cara, são 80 anos! A aviação de caça no Brasil não tem essa idade!!
Numeros absurdos para discutir um absurdo chamado FX!!

A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
faterra
Sênior
Sênior

#69 Mensagem por faterra » Ter Ago 14, 2012 11:44 pm

E olhe que somente a primeira compra de F-5 zero bala estará completando uns 40 anos daqui a 3 anos, mais ou menos. Já os lotes da 2ª compra foram "salvados de guerra" dos EUA, que já tinham "trocentos" anos de vida pregressa! 8-]
Mas, se Deus quiser, os futuros FX's serão desenvolvidos e produzidos pelo Brasil. Infelizmente, isto não será para o bico de boa parte de nós.

Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
Andre Correa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 890 vezes
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

#70 Mensagem por Andre Correa » Qua Ago 15, 2012 12:10 am

O que mais preocupa-me é que está a fechar a janela de oportunidade para finalizar o FX-2.
Mesmo que anunciem até o meio do próximo ano, a assinatura para um segundo lote estará a entrar no bloco do período "maravilhoso", situado entre 2015 a 2022, onde vamos ser o país que mais vai comprar meios militares no mundo, se seguidas as planilhas de compra...

:?

Audaces Fortuna Iuvat
faterra
Sênior
Sênior

#71 Mensagem por faterra » Qua Ago 15, 2012 3:08 pm

Tenho a impressão de que quando a FAB receber os primeiros lotes do FX-2 muitas pessoas já se foram vitimadas pela ansiedade, ataques cardíacos, infartos e avc's! :( Fico imaginando se, ao invés de míseros 36 caças, a FAB tivesse encomendado 120 unidades! :roll:

Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

#72 Mensagem por Luís Henrique » Qua Ago 15, 2012 4:03 pm

Para mim acho que o FX2 já PASSOU da hora.

Devemos partir para o FX3 mesmo.

Temos novos projetos que durantes estes anos todos de FX2 foram amadurecendo.

Temos F-15SE e o F-35 mais próximo da realidade operacional.
O Gripen está mais próximo da realidade também.
O MiG-35 também.
O Pak-Fa também.
Agora existem caças chineses que EM BREVE estarão disponíveis.

E por ai vai.

Devemos já solicitar de vez as 120 unidades e com isto ganhar um maior poder de barganha.
Tanto no preço como nas tots.

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
nveras
Sênior
Sênior
Agradeceu: 203 vezes
Agradeceram: 147 vezes

#73 Mensagem por nveras » Qua Ago 15, 2012 4:20 pm

Talvez a FA do Gabão tenha alguma coisa pra descarga. Ou podemos esperar o Chaveco receber o SU 35 e descarregar os SU30. Já deu pra bola.
:evil:

Não é nada meu. Não é nada meu. Excelência eu não tenho nada, isso é tudo de amigos meus.
Justin Case
Sênior
Sênior
Agradeceu: 146 vezes
Agradeceram: 230 vezes

#74 Mensagem por Justin Case » Qua Ago 15, 2012 5:23 pm

Luís Henrique escreveu:Para mim acho que o FX2 já PASSOU da hora.

Devemos partir para o FX3 mesmo.

Temos novos projetos que durantes estes anos todos de FX2 foram amadurecendo.

Temos F-15SE e o F-35 mais próximo da realidade operacional.
O Gripen está mais próximo da realidade também.
O MiG-35 também.
O Pak-Fa também.
Agora existem caças chineses que EM BREVE estarão disponíveis.

E por ai vai.

Devemos já solicitar de vez as 120 unidades e com isto ganhar um maior poder de barganha.
Tanto no preço como nas tots.
Boa tarde, Luís Henrique.

Eu discordo.
Já passamos por isso em 1997, em 2002, em 2008. Sempre haverá alguém para sugerir cancelamento do programa, busca de tampax e investimento único na próxima geração.
O mesmo aconteceria de novo se abandonássemos o F-X2, partindo para os "novíssimos" F-15 reloaded, Mig 29 reloaded, Gripen reloaded ou os realmente novos F-35 ou PAK-FA.
Buscar participação no desenvolvimento da próxima geração eu apoio, mas sem esquecer que temos uma missão a cumprir. Se isso não é importante, que se mude a Constituição.
Para obter um caça de primeiríssima linha, saltar etapas é "furada", embora seja importante tentar abreviá-las.
Se você tivesse sugerido "não considerar 120 aeronaves F-X2 e utilizar parte dos recursos para a preparação da próxima geração", tenho certeza que a aprovação seria unânime.
Abraço,

Justin

Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

#75 Mensagem por Luís Henrique » Qua Ago 15, 2012 7:31 pm

Justin,

apenas uma possibilidade:

FX3 = Pak Fa

Os U$ 6 bi do primeiro lote do FX2 + o restante da grana para totalizar as 120 unidades (se é isso que pretendem, eu acho pouco, mas vamos lá)

Os russos afirmam que o Pak começa a ser produzido em 2015.
Vamos colocar pós 2020 como garantia.

Precisamos de um tampão.

MiG-29SMT
A Índia pagou U$ 17 mi em cada unidade modernizada.
O Peru pagou menos de U$ 15 mi.

Vamos calcular que a Rússia nos forneceça os MiG-29 de graça como offset do contrato do Pak Fa.

36 MiG-29SMT custariam U$ 612 mi

Apenas uma das possibilidades. :wink:

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Responder