![Forca [002]](./images/smilies/002.gif)
Osório - sonho dourado da ENGESA e do Exército Brasileiro
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
- prp
- Sênior
- Agradeceu: 151 vezes
- Agradeceram: 437 vezes
Re: Osório - sonho dourado da ENGESA e do Exército Brasileir
Um fracasso dos anos 80 é mais moderno do que qualquer coisa semelhante no EB atualmente. ![Forca [002]](./images/smilies/002.gif)
![Forca [002]](./images/smilies/002.gif)
- Paulo Bastos
- Sênior
- Agradeceu: 80 vezes
- Agradeceram: 262 vezes
- Contato:
Desculpe PRP, mas novamente você esta errado.prp escreveu:Um fracasso dos anos 80 é mais moderno do que qualquer coisa semelhante no EB atualmente.
A versão do Osório proposta para o EB é INFERIOR a versão atual do Leopard 1A5.
A versão que esta no CIBld é a versão saudita.
“O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas e as idiotas cheias de certezas” – Henry Charles Bukowski jr
-
- Sênior
- Agradeceram: 25 vezes
GersonGerson Victorio escreveu:Helio,
Sabes onde está localizado o protótipo do VBTP Charrua...qual museu?
Estive no Rio semana passada...e visitei o Museu Conde de Linhares....tem um blindado do sistema Roland/Marder...show de bola ...imaginei que encontraria ou o Tamoyo ou o Charrua por la...![]()
Gerson
Acho que os prototipos do Charrua não existem mais. O Tamoyo existem dois, um deles em Santa Maria e outro num deposito no bairro do Ipiranga. Este cc iria para leilão ,mas foi impedido pelo EB, e a empresa que queria leiloar virou o fiel depositário.
Abraços
Hélio
- Gerson Victorio
- Sênior
- Agradeceu: 31 vezes
- Agradeceram: 28 vezes
Hélio,
valeu pelas informações.
valeu pelas informações.
de volta a Campo Grande - MS.
- GDA_Fear
- Sênior
- Agradeceram: 1 vez
Paulo Bastos escreveu:Desculpe PRP, mas novamente você esta errado.prp escreveu:Um fracasso dos anos 80 é mais moderno do que qualquer coisa semelhante no EB atualmente.
A versão do Osório proposta para o EB é INFERIOR a versão atual do Leopard 1A5.
A versão que esta no CIBld é a versão saudita.
Não é a informação que temos disponível, muito pelo contrário o Osório mais avançado é considerado melhor que os nossos atuais Leopards, inclusive com a perplexidade de tecnologia vista pelos europeus na LAAD 2003 e mesmo sendo a versão saudita nada impediria de ser fornecido para o EB.
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6702 vezes
- Agradeceram: 7015 vezes
- Contato:
A questão é que o EB nunca se interessou pelo Osório, tendo este sido desenvolvido à própria custa pela finada ENGESA visando às exportações.
E, segundo o GUERRA, nem o TAMOYO seria aceito. Mas, sobre isso, prefiro as opiniões do Bacchi, Bastos e Hélio que, pesquisadores há anos, têm muito a oferecer. Claro, que isso não seja visto como um desmerecimento aos colegas foristas que, do mesmo modo que eu, torram neurônios e bytes pesquisando pela net, o que digo é que há infos quie não estão nela e sim nos quartéis e nas mentes que lá vivem e vivenciam...
![Cool 8-]](./images/smilies/icon_cool.gif)
E, segundo o GUERRA, nem o TAMOYO seria aceito. Mas, sobre isso, prefiro as opiniões do Bacchi, Bastos e Hélio que, pesquisadores há anos, têm muito a oferecer. Claro, que isso não seja visto como um desmerecimento aos colegas foristas que, do mesmo modo que eu, torram neurônios e bytes pesquisando pela net, o que digo é que há infos quie não estão nela e sim nos quartéis e nas mentes que lá vivem e vivenciam...

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- GDA_Fear
- Sênior
Será que ele era tão ruim assim ? Porque será que os europeus se espantaram com o OsórioTúlio escreveu:A questão é que o EB nunca se interessou pelo Osório, tendo este sido desenvolvido à própria custa pela finada ENGESA visando às exportações.
E, segundo o GUERRA, nem o TAMOYO seria aceito. Mas, sobre isso, prefiro as opiniões do Bacchi, Bastos e Hélio que, pesquisadores há anos, têm muito a oferecer. Claro, que isso não seja visto como um desmerecimento aos colegas foristas que, do mesmo modo que eu, torram neurônios e bytes pesquisando pela net, o que digo é que há infos quie não estão nela e sim nos quartéis e nas mentes que lá vivem e vivenciam...![]()

- Reginaldo Bacchi
- Sênior
- Agradeceu: 27 vezes
- Agradeceram: 272 vezes
1. Onde está escrito que ele era ruim?GDA_Fear escreveu:Será que ele era tão ruim assim ? Porque será que os europeus se espantaram com o OsórioTúlio escreveu:A questão é que o EB nunca se interessou pelo Osório, tendo este sido desenvolvido à própria custa pela finada ENGESA visando às exportações.
E, segundo o GUERRA, nem o TAMOYO seria aceito. Mas, sobre isso, prefiro as opiniões do Bacchi, Bastos e Hélio que, pesquisadores há anos, têm muito a oferecer. Claro, que isso não seja visto como um desmerecimento aos colegas foristas que, do mesmo modo que eu, torram neurônios e bytes pesquisando pela net, o que digo é que há infos quie não estão nela e sim nos quartéis e nas mentes que lá vivem e vivenciam...![]()
2. Se eles se espantaram (coisa que eu nunca li, nem ouvi) só podia ser pelo fato de o chassi ter sido projetado em um ano por um grupo de projetistas que nunca tinha projetado um carro de combate antes.
Bacchi
- GDA_Fear
- Sênior
Reginaldo Bacchi escreveu:1. Onde está escrito que ele era ruim?GDA_Fear escreveu: Será que ele era tão ruim assim ? Porque será que os europeus se espantaram com o Osório
2. Se eles se espantaram (coisa que eu nunca li, nem ouvi) só podia ser pelo fato de o chassi ter sido projetado em um ano por um grupo de projetistas que nunca tinha projetado um carro de combate antes.
Bacchi
Para não aceitarem e preferirem um produto estrangeiro, a única conclusão que pode se chegar é que era ruim.
Pelo que li na net, se refere a toda tecnologia empregada no Osório, que convenhamos para fazer páreio com o M1 Abrams não deve ser pouca coisa.
- Túlio
- Site Admin
- Contato:
GDA véio
pegador
, do Osório ao Leo 1A5 passou-se uma década e meia, senão mais. O Bacchi - arquivo vivo da ENGESA - tem sido lido cuidadosamente por mim e isso me fez mudar de posição há anos. Se olhares posts mais antigos meus a respeito, verás que eram ainda mais radicais neste aspecto do que os teus. Não que queira me erigir em PARÂMETRO, Deus me livre, apenas uma idéia...

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
- GDA_Fear
- Sênior
Vou procurar, confesso que nesse assunto de terrestres sou mais leigo que nas áreas

- Túlio
- Site Admin
- Contato:
Nas buenas, e sem rasgação de seda mas o Bacchi, em ENGESA, para mim é REFERÊNCIA...

- Reginaldo Bacchi
- Sênior
Muito obrigado Tulio.Túlio escreveu:Nas buenas, e sem rasgação de seda mas o Bacchi, em ENGESA, para mim é REFERÊNCIA...![]()
Você não imagina como palavras como as suas são agradaveis de serem ouvidas por um velho de 81 anos cheio de problemas trazidos pela velhice.
Bacchi
- Túlio
- Site Admin
- Contato:
Não fiz mais do que dizer a VERDADE, logo, não mereço agradecimentos. Mudaste muito mais do que imaginas minhas idéias sobre o que foi a ENGESA.
(E véio por véio eu também sou...
)
(E véio por véio eu também sou...

- Reginaldo Bacchi
- Sênior
Meu caro GDA_Fear,
O EB não trocou o Osorio pelo Leo 1.
O Osorio dependia para entrar em produção, ser vendido para a Arabia Saudita (este foi o motivo do projeto).
Como a Arabia Saudita preferiu comprar o M1 Abrams, e não havia outro comprador endinheirado que bancasse o começo da produção, o projeto foi encerrado.
Cerca de 10 anos após isto, apareceu a oportunidade de comprar Leo 1 a um preço que era cerca de 100 vezes menor do que seria o preço de um Osorio novo.
Qaunto a tecnologia do material montado no Osorio, era toda ela de origem européia, e disponivel para quem quisesse comprar (após aprovação do governo do pais fabricante, é claro).
Bacchi
O EB não trocou o Osorio pelo Leo 1.
O Osorio dependia para entrar em produção, ser vendido para a Arabia Saudita (este foi o motivo do projeto).
Como a Arabia Saudita preferiu comprar o M1 Abrams, e não havia outro comprador endinheirado que bancasse o começo da produção, o projeto foi encerrado.
Cerca de 10 anos após isto, apareceu a oportunidade de comprar Leo 1 a um preço que era cerca de 100 vezes menor do que seria o preço de um Osorio novo.
Qaunto a tecnologia do material montado no Osorio, era toda ela de origem européia, e disponivel para quem quisesse comprar (após aprovação do governo do pais fabricante, é claro).
Bacchi