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Re: MB A-1X (Novos NAe's da MB)

Enviado: Qua Nov 23, 2011 10:35 pm
por Bender
Como disse: não precisei ser ufanista,e muito menos fui critico,e não quiz lhe atacar,quiz ilustrar! :) E lembrar! :)

Somente "martelo" mais uma vez que a questão fundamental não é saber ou não saber fazer,a questão é querer GASTAR! :D

E unido ao querer gastar,está a insistente politica de desenvolvimento da industria naval,desencadeada pelo então pres. Lula,que determinou que todas as compras a serem feitas por ex. pela Petrobrás,seriam obrigatoriamente se possível feitas aqui.

O problema então não está preso a 10,20 ou 30 mil toneladas a mais ou a menos :wink:
Está preso ao:Aqui se faz,aqui se paga! :)

Um novo navio do "peso" simbólico para nossa industria naval como um NAe,será feito aqui.

Abraços!

Re: MB A-1X (Novos NAe's da MB)

Enviado: Qua Nov 23, 2011 10:38 pm
por Andre Correa
Bender escreveu:Como disse: não precisei ser ufanista,e muito menos fui critico,e não quiz lhe atacar,quiz ilustrar! :) E lembrar! :)

Somente "martelo" mais uma vez que a questão fundamental não é saber ou não saber fazer,a questão é querer GASTAR! :D

E unido ao querer gastar,está a insistente politica de desenvolvimento da industria naval,desencadeada pelo então pres. Lula,que determinou que todas as compras a serem feitas por ex. pela Petrobrás,seriam obrigatoriamente se possível feitas aqui.

O problema então não está preso a 10,20 ou 30 mil toneladas a mais ou a menos :wink:
Está preso ao:Aqui se faz,aqui se paga! :)

Um novo navio do "peso" simbólico para nossa industria naval como um NAe,será feito aqui.

Abraços!
Se a França, que tem conhecimento em construção de NAe's, sofreu tanto com o CdG, e sofreu enormes críticas da sua imprensa, imagina isso acontecendo no Brasil, sabendo-se que haviam opções?
Eu não digo que devemos comprar o NAe que está a ser construído lá, e sim embarcar no projeto e ter um construído no Brasil, mas com o conhecimento deles, tal como fizemos no PROSUB.

Re: MB A-1X (Novos NAe's da MB)

Enviado: Qua Nov 23, 2011 10:46 pm
por Bender
Se a França, que tem conhecimento em construção de NAe's, sofreu tanto com o CdG, e sofreu enormes críticas da sua imprensa, imagina isso acontecendo no Brasil, sabendo-se que haviam opções?
Eu não digo que devemos comprar o NAe que está a ser construído lá, e sim embarcar no projeto e ter um construído no Brasil, mas com o conhecimento deles, tal como fizemos no PROSUB.
Mas é justamente isso que planejam Tyler. :) Se para daqui 20,30 ou 40 anos não sabemos,mas que será feito aqui será. Acho que a unica possibilidade de compra de oportunidade seria um transporte dos grandes,fora disso será tudo nos moldes do prosub.

Abraços!

Re: MB A-1X (Novos NAe's da MB)

Enviado: Qua Nov 23, 2011 10:49 pm
por pampa_01
Construir no Brasil é uma das formas de fazer a sociedade, no geral, aceitar mais facilmente os "gastos" com equipamento militar.

Re: MB A-1X (Novos NAe's da MB)

Enviado: Qua Nov 23, 2011 10:54 pm
por Andre Correa
Bender escreveu:
Se a França, que tem conhecimento em construção de NAe's, sofreu tanto com o CdG, e sofreu enormes críticas da sua imprensa, imagina isso acontecendo no Brasil, sabendo-se que haviam opções?
Eu não digo que devemos comprar o NAe que está a ser construído lá, e sim embarcar no projeto e ter um construído no Brasil, mas com o conhecimento deles, tal como fizemos no PROSUB.
Mas é justamente isso que planejam Tyler. :) Se para daqui 20,30 ou 40 anos não sabemos,mas que será feito aqui será. Acho que a unica possibilidade de compra de oportunidade seria um transporte dos grandes,fora disso será tudo nos moldes do prosub.

Abraços!
E a classe QE não é uma grande oportunidade?

Re: MB A-1X (Novos NAe's da MB)

Enviado: Qua Nov 23, 2011 11:06 pm
por Bender
pampa_01 escreveu:Construir no Brasil é uma das formas de fazer a sociedade, no geral, aceitar mais facilmente os "gastos" com equipamento militar.
Exato!

SDS.

Re: MB A-1X (Novos NAe's da MB)

Enviado: Qua Nov 23, 2011 11:13 pm
por Bender
E a classe QE não é uma grande oportunidade?
Antes precisamos é nos esforçar nos próximos 2 anos para tornar o A12 operativo novamente. É preciso mostrar a sociedade e a imprensa que tem utilidade como arma de guerra e funciona não somente para transportar ratos e baratas,e para justificar os gastos com sua manutenção.

Queen Elizabeth e qualquer outro Queen e King,por enquanto só em modo Hellmans,o que comprova como somos patriotas e otimistas com relação ao nosso país. :D

SDS.

Re: MB A-1X (Novos NAe's da MB)

Enviado: Qua Nov 23, 2011 11:20 pm
por Túlio
Há verdade aí: o A-12 TEM de 'mostrar bandeira' e tornar a ser um meio realmente operativo da MB, com alguns Skyhawks & quetales voando, até para manter a credibilidade da nossa capacidade de operação de NAes. Temo que se ele acabar ficando de vez na geladeira essa porta de feche definitivamente para nós...

Re: MB A-1X (Novos NAe's da MB)

Enviado: Qua Nov 23, 2011 11:35 pm
por Andre Correa
Túlio escreveu:Há verdade aí: o A-12 TEM de 'mostrar bandeira' e tornar a ser um meio realmente operativo da MB, com alguns Skyhawks & quetales voando, até para manter a credibilidade da nossa capacidade de operação de NAes. Temo que se ele acabar ficando de vez na geladeira essa porta de feche definitivamente para nós...
Mas será que a MB conseguirá operá-lo como deve ser ainda em 2012? Cada vez que sai da Baía, acho que muito gente reza para voltar, sozinho... :lol:

No que depender da MB, ele deverá ser mostrado ao povo, e tem que ser, para que se perceba a importância... mas espero que possa ser empregado de verdade, de maneira a mostrar a sua verdadeira funçao, mesmo que em manutenção da paz...

O QE ainda tem longos anos para se tornar uma realidade operacional, após a 2ª unidade construída...

Re: MB A-1X (Novos NAe's da MB)

Enviado: Qua Nov 23, 2011 11:53 pm
por Túlio
Com esses eternos cortes e contingenciamentos de verba, como pode a MB manter um planejamento? Concordo que o caminho é esse, o pessoal VER o São Paulo operando massss...

Re: PRONAE - Novos NAe's da MB (MB A-1X)

Enviado: Qua Dez 14, 2011 10:02 pm
por Andre Correa
Segundo o Comandante da Marinha, o Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto, na MENSAGEM DE FIM DE ANO da Marinha do Brasil, estipula-se o seguinte:

"- No Programa de Obtenção de Navios-Aeródromos (PRONAE), foram
iniciadas as tratativas para a elaboração do projeto de construção de um novo
Navio-Aeródromo, que deverá substituir o Navio-Aeródromo “São Paulo” até
2025"

Portanto, o programa já tem um nome oficial e uma data oficial (ano) como limite para a substituição do actual Navio Aeródromo São Paulo (A-12).

O que falta saber é quem será a contratada, se será a DCNS, Northrop Grumman ou Fincatieri, os principais na corrida pelo contrato, e quais serão as especificações finais da MB para o futuro NAe.

Fica aqui o texto postado em outro tópico pelo colega Zelhos:

Zelhos escreveu:A França está na corrida para o fornecimento de dois porta aviões para o Brasil

Texto: Tradução e adaptação Plano Brasil

E.M.Pinto

Segundo o periódico francês Le Point, o governo e o fabricante francês DCNS, estão acompanhando com muita atenção as intenções brasileiras em adquirir navios porta-aviões. Atualmente o Brasil dispõe de apenas um navio que acaba de retornar ao serviço operacional da frota após concluído um extensivo período de reparos.

O São Paulo, antigo Foch, apesar de remodelado, é um pouco cansado com quase meio século de navegação. Baseando-se nas pretensões brasileiras de reaparelhamento da força naval, A DCNs e o governo Francês encontram conjuntamente uma janela de grandes possibilidades.

Segundo informações da própria Marinha do Brasil, esta nova classe de navios utilizaria sistemas de catapultas para o lançamento de aeronaves: CATOBAR (Catapult Assisted Take Off Recovery Barrier Arrested), Além do modelo RXX um conceito da DCNS outra oportunidade poderia ser baseada no modelo PA 2 que será adquirido pela marinha francesa.

Em 18 de outubro passado, o ministro da Defesa brasileiro, Celso Amorim visitou Paris abordou o tema, dizendo que seu país está

“começando a pensar a necessidade de construir um porta-aviões. Este será um navio idealmente, construído no Brasil, com a importação de algumas tecnologias. “Em Paris, a informação não caiu em ouvidos surdos e as coisas têm sido um pouco esclarecido desde então.

O Brasil planeja construir seus dois próprios porta-aviões ( tal como o Plano Brasil pioneiramente informou em outras ocasiões).

PEAMB e os prazos de execução dos programas – PLANO BRASIL
Detalhes sobre o PEAMB e as perspectivas da … – Mudamos de casa
Segundo noticiamos no Plano Brasil o PEAMB (plano de articulação da Marinha do Brasil) contempla a aquisição de dois navios desta classe, clique aqui para ver o plano de articulação em sua escala temporal.

Os navios seriam de propulsão convencional e a intenção é construí-lo através de parcerias com estaleiros estrangeiros através de “assistência com gerenciamento de projetos.” Claramente, a ajuda no desenvolvimento de planos de concepção e implementação, bem como na construção naval suporte de engenharia militar, entre outros.

A Participação da DCNS bem como outros estaleiros como a Northrop Grumman e a Ficantieri na concorrência para a construção destes navios é dada quase como certa, resta saber qual modelo seria o vencedor desta concorrência, quando e como o Brasil pretende adquiri-los.

Fonte: lepoint



http://planobrasil.com/2011/12/06/a-fra ... -o-brasil/
[009]

Re: PRONAE - Novos NAe's da MB (MB A-1X)

Enviado: Qua Dez 14, 2011 10:05 pm
por Andre Correa
Se formos pensar na proposta do PA2 Francês, é totalmente fora do desejado pela MB, pelo que poderá ser uma adaptação do mesmo...

Aqui uma imagem proposta do futuro NAe Francês, com peso estimado entre os 70k a 82k ton, entre vazio e com carga total.
Imagem

Eu acho desnecessário para o Brasil a separação das Ilhas, pois acho que apenas toma espaço no convés e soma peso ao Navio, pois vemos a USN a operar com apenas 1 ilha, e eles operam muitas aeronaves, e com muita frequência, mais do que França + UK e Brasil vão operar nos seus futuros NAe's... além de não perceber porque invadir a area de recolha com a catapulta de vante.

[009]

Re: PRONAE - Novos NAe's da MB (MB A-1X)

Enviado: Qua Dez 14, 2011 10:09 pm
por Túlio
Sei lá, só acho esses teus NAes meio largos demais, André véio, uma das maiores fontes das qualidades marinheiras do São Paulo é justamente ser mais longo e estreito (melhor querena), menor caturro e balanço...

Re: PRONAE - Novos NAe's da MB (MB A-1X)

Enviado: Qua Dez 14, 2011 10:41 pm
por Andre Correa
Túlio escreveu:Sei lá, só acho esses teus NAes meio largos demais, André véio, uma das maiores fontes das qualidades marinheiras do São Paulo é justamente ser mais longo e estreito (melhor querena), menor caturro e balanço...
Sim, perfeitos para a pequena ala embarcada que pode levar, de menos de 40 aeronaves no total.
Agora imagina que o próximo NAe levará até 24 aeronaves de caça e ataque, +AEW +COD/REVO +ASW +Emprego Geral, ou seja, com numeros aproximados, poderemos falar de um total de até 55 aeronaves. Onde se vai levar tudo isso? E como vai se dispor no Convoo para um rápido lançamento?
Infelizmente, um Navio como o A-12 serve muito bem como um NAe mais limitado, mas para 50.000t não tem como manter o mesmo desenho.

*Esse desenho aí em cima não é meu, é do PA2 Francês.

[009]

Re: PRONAE - Novos NAe's da MB (MB A-1X)

Enviado: Qua Dez 14, 2011 10:43 pm
por Túlio
Bueno, se não dá, então não dá... 8-] 8-] 8-] 8-]